Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°79431
De: De um pai Data: Terça 10/2/2015 11:48:00
Cidade: montes claros  País: Brasil

senhores, nao e segredo algum que o Pentaurea clube deixou de ser o clube familiar e campestre projetado por dr Hermes para se tornar um clube de vícios que atende somente a um restrito grupo de (...), o clube que outrora era reconhecido por seus seletos sócios tornou-se um espaço de bebedeiras e badernas. uma pena. mas o que me traz a escrever nessa gazeta e o fato dos diretores decidirem deliberadamente trazer as dependências do clube, novamente uma festa chamada "luau do Pentaurea". neste mesmo mural em outros anos acompanhamos pais desesperados escrevendo sobre os horrores desta festa. voltada (...) para o uso de drogas. não rogo mais aos diretores, infelizmente eles não tem (...)de entender o mal que fazem ao clube e aos nossos jovens. rogo aos pais, não se enganem mesmo com outro nome a festa e a mesma e os perigos que a cercam também, protejam seus filhos. digam não .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79429
De: Ivana Rebello Data: Segunda 9/2/2015 16:24:40
Cidade: Montes Claros

Palavra da autora

Por que escrever um livro sobre Antônio Lafetá Rebello?
Os motivos são muitos. Entre eles o fato de que não há, na cidade em que ele foi prefeito e que verdadeiramente amou, nenhuma referência à sua memória. Nas muitas obras que realizou, as quais não costumava colocar placas, estão afixados os tempos em que importavam mais aos políticos executar que propagar.
Toninho Rebello, como era conhecido, não foi político, no sentido que hoje se entende pelo termo - e essa característica o afasta daqueles que insistem em vincular seu nome a qualquer grupo político. Ele foi um grande administrador e, indiscutivelmente, foi apaixonado por sua terra natal. Sua época não foi o da propaganda, cujo troar causa mais estardalhaço que as obras que pretende anunciar.
Era comum vê-lo sentado na mureta da antiga Caixa Econômica Estadual, na rua Dr. Santos, cercado de amigos, usando confortáveis calças de tergal e camisas de manga curta, sempre por fora das calças. Foi um homem simples, bom, leal a seus princípios. Era inquieto, obstinado e empreendedor. Muitas coisas se falam sobre ele. E nem todas são verdadeiras.
Este livro surgiu de uma admiração mútua: minha e do jornalista e escritor Jorge Silveira, a quem muito respeito pela coragem; pelo exercício do jornalismo seno, inteligente, e por seu zelo a Montes Claros. A ele, como grande jornalista que é, coube a parte mais densa deste livro: aquela que testemunha o político, o prefeito, o ideólogo. A mim, coube o retrato do homem de família, que, entre outras coisas, recobra lembranças de um menino comum, que corria nas ruas de Montes Claros. Sua vida pessoal não o diferencia de tantos que fizeram a história da cidade; cresceu, casou-se, teve filhos e netos. Mas também nessa vida íntima ele se pautou pela conduta íntegra e severa.
Durante minha vida, ouvi inverdades a respeito de Toninho Rebello. E ainda as ouço. Aceitei o convite de Jorge Silveira por duas razões: porque conheço sua inteligência e competência como jornalista, em todos os aspectos que engrandece essa tão nobre profissão, e porque precisava, como professora, sobrinha e montes-clarense, deixar escrito um testemunho à minha cidade.
Confesso que senti dificuldades, pois Antônio Lafetá Rebello foi um homem discreto ao extremo e bastante exigente com seus filhos. Tive receio de invadir uma casa tão serena que tão bem soube se resguardar da luz e da lama que costumavam resvalar da cena política. Agradeço a todos que me abriram suas casas, seus corações e suas memórias.
Este livro não pretende idealizar Toninho Rebello. Seu objetivo é apenas contar uma história.
Uma história que a cidade de Montes Claros merece conhecer.

(Extraído do livro "Toninho Rebello, o Homem e o Político", de Ivana Rebello e Jorge Silveira, a ser lançado na noite de 25 de fevereiro, no Parque de Exposições, em M. Claros)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79428
De: Tribunal de Justiça de Minas Gerais Data: Segunda 9/2/2015 10:11:49
Cidade: Belo Horizonte

Montes Claros terá Centro Judiciário a partir de 10 de fevereiro - Na próxima terça-feira, 10 de fevereiro, a comarca de Montes Claros vai contar com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade está marcada para as 10h, no Fórum Gonçalves Chaves que fica na Rua Raimundo Penalva, 70 - Vila Guilhermina.
A instalação do centro, que deverá ser coordenado pelo diretor do Foro da comarca de Montes Claros, juiz de Direito Richardson Xavier Brant, integra as realizações do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 3ª Vice-Presidência do TJMG.
O Cejus reúne em um só local uma série de serviços prestados pelo Judiciário à população. O setor processual promove audiências e sessões de conciliação e mediação de demandas que já se tornaram judiciais. O pré-processual se incumbe da negociação de acordos entre partes em conflito, com a ajuda de um terceiro capacitado e isento, quando o impasse ainda não se transformou numa ação na Justiça. Por fim, o setor de cidadania é voltado para o atendimento e a orientação ao público.
Em Montes Claros, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania vai funcionar através de parceria entre o TJMG e a Instituição Educacional Santo Agostinho, a Sociedade Padrão de Educação Superior, a Universidade Estadual de Montes Claros e Faculdades Unidades de Montes Claros.
Atualmente, as comarcas com centros judiciários são, pela ordem de instalação: Lambari, Itajubá, Governador Valadares, Caeté, São João del-Rei, Itaúna, Pouso Alegre, Viçosa, Patos de Minas, Belo Horizonte, Tombos, Conselheiro Lafaiete, Santa Bárbara, Paracatu, Curvelo e Varginha.
Leia mais sobre o cejus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79427
De: Alberto Sena Data: Segunda 9/2/2015 09:34:12
Cidade: Grão Mogol

(...) Esta era – e ainda deve ser – uma esquina bendita em Montes Claros. Rua Presidente Vargas com Rua Simeão Ribeiro, quarteirão fechado. Mas na década de 60, o quarteirão era aberto. Nessa esquina, a vida fervilhava em seus melhores tempos. Era uma passarela de moças bonitas e moços nem tanto – com exceção de uma meia dúzia de três ou quatro, eu incluso, claro.
Nessa esquina a juventude da época disputava assento na vitrine da Loja Ramos com a turma de Gerinha Português, integrada por Cici Santamaria, pai do amigo virtual “facebuquiano”, Ygor Santamaria; Fernando “Arrupiado”, Waltinho Fernandes, Saulo Wanderley (muito antes de se tornar o manda chuva da Cowan de hoje), Jabbur, filho mais novo do velho nem tão velho Jabbur, os irmãos Marco Antônio e Marco Aurélio Rocha, ex-colegas do ginásio da Escola Normal, naquele sobrado de portas mil, felizmente recuperado, entre outros. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79426
De: Walter Abreu Data: Segunda 9/2/2015 09:33:35
Cidade: Montes Claros

(...) No Norte de Minas vivemos isto permanentemente. Vejamos o exemplo do problema da água, que se agrava sem uma perspectiva de solução. Há um forte embate ideológico e político sobre a viabilidade das barragens e, enquanto um lado não impõe ao outro a vitória de suas teses, a água vai acabando. Nos inúmeros encontros em que participei para debater o tema, sempre há de um lado os que defendem as pequenas barragens, e de outro os que advogam em favor das grandes. Ambas são importantes e cada uma tem a sua função. As pequenas são indispensáveis ao controle ambiental, à infiltração da água no subsolo, ao combate à erosão, à pequena irrigação e a outros fins nobres. A grande barragem é importante para a geração de energia, para o aumento da oferta de água para fins econômicos, como irrigação, turismo e piscicultura, para perenizar rios, para a segurança hídrica e alimentar e mais outros tantos benefícios. Importante frisar que os fins econômicos são também sociais.
Mais ou menos como o debate entre os que defendem a ciclovia e os que querem a ferrovia. Ambas são ótimas, mas cada uma para seu fim. Não podemos pensar em usar a ciclovia para transportar minério de ferro, muito menos a ferrovia como forma de transporte individual. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79423
De: Lúcio Guimarães Data: Domingo 8/2/2015 02:21:58
Cidade: Montes Claros/MG

(...) não existe mais ação para combater a poluição sonora. ACABOU! Quando eu ligo para a PM eles não fazem mais questão de que me identifique e saber o meu endereço, qual carro é, onde ele está, eu só falo que minha casa é na Rua Raul Correia ele avisa que vai mandar a viatura e pronto (ai é eficiência pura). Na verdade ocorre que só existe uma equipe do Meio Ambiente para atender a região em qualquer tipo de ocorrência ambiental durante a noite. Já houve vez em que liguei para a PM as 02h30min da manhã e fui informado que existia 36 ocorrências na minha frente e as 06h30min da manhã quando acabou o barulho deixei para lá e não tive o retorno da PM. Por isso que os atendentes falam que vão enviar a viatura para enganar o cidadão e não ter desgaste com o mesmo, um dia desses fiz o pedido da viatura e como acabou o barulho liguei para cancelar o pedido e me identifiquei o atendente foi áspero sem saber o que eu queria dizendo que eu não era o único que estava com problemas e ficou sem graça quando disse que só queria cancelar o pedido. As pessoas me falam para eu mudar, mais a cidade jogada as traças para onde alguém pode mudar para encontrar paz. Hoje para PM liguei as 00h30min e já são 02h15min e nada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79422
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 7/2/2015 12:14:16
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Temos observado no Brasil, de igual modo, um outro fato preocupante, a nosso sentir, que merece profunda reflexão: É o caso de instituições que não conseguem cumprir bem o seu dever, preocupadas, cada vez mais, em absorver as atribuições de outras. Ninguém parece estar satisfeito com o que faz. A casa do vizinho é sempre a mais bela, a melhor. Todos querem ocupá-la. É preciso que se ponha freio a tamanha balbúrdia. Os norteadores que definem o que cada um pode fazer estão ora na Constituição, ora nas leis. A clareza é singular. Assim, cada instituição deve possuir suas próprias qualidades, respeitadas as virtudes das demais. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79420
De: Henrique Data: Sexta 6/2/2015 18:16:41
Cidade: Moc

Para conhecimento dos que moram fora e vivem em M. Claros, mantendo-se informados por este montesclaros.com: tivemos duas chuvas fortes, neste 6 de Fevereiro, histórico, como foi dito. O primeiro toró veio ao amanhecer. Outro, menor, ainda há pouco. O tempo segue fechado, bonito, como dizemos, ao contrário das TVs, cujos apresentadores não sabem o que dizem quando dizem....tempo ruim.. Nosso poeta mor e seresteiro, João Chaves resumiu na sua inexcedível lírica o que pra nós é dia, ou noite, de chuvas, como hoje - "festa nos ninhos". Alegres, cantamos; há festa nos ninhos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79419
De: Consumidor Data: Sexta 6/2/2015 16:28:06
Cidade: Montes Claros/MG

Na madrugada de hoje, 6/2/2015, houve interrupção do fornecimento de energia elétrica à minha residência, no Bairro Cândida Câmara, que percebi a partir das 5h e terminou por volta das 7h20m. Não sei o horário exato do início, nem a causa desta ocorrência, que sempre traz transtornos e prejuizos. Deve ter sido influenciada pela chuva, como há muitos anos. Como não vi, nem ouvi nada a respeito, peço detalhes, em meu nome e dos milhares de consumidores que devem ter sido atingidos também, até porque a tarifa está subindo muito e temos mais direito ainda de ser bem atendidos e informados pela Concessionária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79418
De: Lucas Talmon Data: Sexta 6/2/2015 14:10:13
Cidade: Lontra/MG

O Google anexou um novo lote de imagens ao Street View, serviço que permite ao usuário navegar pelas ruas das principais cidades do mundo com vista em 360º. Para saber se um município foi incluído no serviço, basta o usuário acessar o Maps e arrastar o bonequinho do Street View até a localização dele no mapa. Se a área for destacada com uma marca azul, ela está pronta para ser acessada. A cidade de Montes Claros já faz parte do Google Street View, imagens já disponíveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79417
De: Alberto Sena Data: Sexta 6/2/2015 14:11:05
Cidade: Grão Mogol

(...) Para não delongar mais o texto, convém pôr um ponto final, mas antes, é preciso fazer um alerta à população de Grão Mogol como um todo. SAM irá retirar daqui muito mais, mas muito mesmo do que promete deixar na região. Por Lei, a empresa tem que pagar os royalties, e além dos royalties promete deixar duas barragens ao final da extração do minério. Barragens que ela construirá para uso próprio e não poderá levar quando for embora.
É necessário exigir mais, muito mais da empresa. Ela precisa fazer um estudo das carências do município e ir contemplando ao longo do tempo em que permanecerá na região. E mais: assegurar meios de sobrevivência para os trabalhadores depois que a mina exaurir. Deverá oferecer às famílias que porventura sejam transferidas de lugar (e um cemitério) condições bem melhores do que as atuais, como se fazem em países do chamado primeiro mundo. Senão, ao final, os grãomogolenses correm o risco de ficar com a brocha na mão, como se diz. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79415
De: M. Helena Data: Sexta 6/2/2015 13:01:35
Cidade: M. Claros

Pela primeira vez este ano, sangrou a lagoa de Interlagos, bairro de M. Claros que a população próxima prefere chamar de Pampulha, tamanha a semelhança com o bairro de BH: um espelho dágua e a cabeceira dos pousos e decolagens de avião. A chuva deste amanhecer fez com que, até agora, a água a mais da capacidade do lago escape pel o vertedouro. A lagoa anda tomada de vegetação, que o povo chama de tabuas. No entanto, é o cartão postal de M. Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79414
De: O Tempo Data: Sexta 6/2/2015 08:38:51
Cidade: Belo Horizonte

Mineroduto vai gastar uma Montes Claros e meia de água - Para levar minério de Grão Mogol (MG) para Ilhéus (BA) serão necessários 6.200 m3 por dia - Ana Paula Pedrosa - Em plena crise hídrica, mais um mineroduto pode receber licença para funcionar em Minas Gerais e usar mais água para transportar minério para fora do Estado. Nesta quinta à noite foi realizada em Grão Mogol, Norte de Minas, uma audiência pública que faz parte do processo de licenciamento do projeto Vale do Rio Pardo, da Sul Americana de Metais (SAM). A empresa já tem outorga da Agência Nacional de Águas (ANA) para captar até 6.200 m³ de água por hora na barragem de Irapé, construída no rio Jequitinhonha.
Por ano, o projeto usará cerca de 50 milhões de m³, o suficiente para abastecer uma cidade e meia do porte de Montes Claros. O município, também no Norte de Minas, tem cerca de 400 mil habitantes e consome cerca de 30 milhões de m³ por ano, segundo Estudo de Impacto Socioambiental encomendado pelo deputado Rogério Correa.
Captação. O mineroduto será o segundo maior do país, atrás apenas do Minas-Rio, da Anglo-American, que é também o maior do mundo, mas vai ser o campeão em uso de água. Os três da Samarco, já em operação, têm outorga para captar 4.900 m³ por hora. Já o Minas-Rio capta 2.500 m³ por hora.
Em abril do ano passado, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, a mineradora informou que o volume que será retirado corresponde a 14% do volume outorgável da barragem de Irapé.
Naquela época, quando a crise hídrica ainda não era tão grave, já havia preocupação dos deputados e do Ministério Público em relação ao alto uso de água em uma região que tradicionalmente sofre com a seca. Nesta quinta, o deputado Rogério Correa voltou a dizer que o rio Jequitinhonha não comporta o projeto. “O rio está à míngua”, afirma.
A audiência desta quinta à noite faz parte do processo para obtenção de licença prévia (LP), o primeiro passo para viabilizar o projeto. Em abril de 2014, a empresa previa que a licença sairia até o fim do ano e o início da operação era esperado para 2017. Nesta quinta, a assessoria de imprensa informou que não há nova previsão para o licenciamento. A empresa não informou se houve alterações no projeto inicial.
Projeto
Extensão. O projeto inicial prevê um mineroduto que corta 21 cidades, em Minas Gerais e na Bahia, até chegar ao porto em Ilhéus. Serão 25 milhões de toneladas de minério por ano.
Minério da região tem baixo teor de ferro
O minério que será retirado da região de Grão Mogol tem baixo teor de ferro, cerca de 20%. Para comparar, o minério retirado de Carajás, no Pará, tem 65% de ferro. Para ser bem aceito no mercado internacional, ele será beneficiado e enriquecido antes de ser transportado e exportado.
Como o processo de beneficiamento encarece a produção, a empresa optou pelo transporte via mineroduto, que é bem mais barato. A explicação foi apresentada pela empresa em audiência pública na Assembleia Legislativa no an passado. As jazidas da região seriam suficientes para 25 anos de exploração. O investimento previsto no projeto é de US$ 3 bilhões. A SAM foi criada em 2006 e é controlada pela chinesa Honbridge Holdings.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79413
De: Oswaldo Data: Quinta 5/2/2015 16:09:42
Cidade: M. Claros

Passei ainda há pouco pela ponte, ainda não totalmente concluída, que ligará o setor leste de Montes Claros ao Distrito Industrial. Fica no fim da chamada Avenida Sanitária e sua inauguração foi anunciada para o mês de julho passado. Alguma coisa aconteceu e o pontilhão pré-fabricado, apesar de concluído, não dava passagem. Há poucos dias, fizeram os aterros e a passagem, mesmo que provisória, reforçou a importância desta obra, tão simples e barata, para todo o tráfego de Montes Claros. Chega com pelo menos 10 anos de atraso e vai desafogar, e muito, a avenida Magalhães Pinto e a avenida João 23. Agora, não será preciso descer até a Praça de Esportes para tomar o caminho do Bairro Santos Reis para quem está no lado leste da cidade. Pergunta: por que esta obra, tão necessária, só foi sair na atual administração do prefeito Ruy Muniz? Outro mérito: não esperaram a inauguração oficial, sabe Deus quando, para permitir o tráfego precário, que desafoga diferentes partes de Montes Claros.Os carros lá estão passando de um lado a outro das duas pistas do prolongamento da Avenida Sanitária, sendo esta a obra mais importante do sistema viário urbano da cidade em todos os tempos, construída pelo prefeito Toninho Rebello, sempre louvado. E o pontilhão que agora permite a passagem de carros não melhora só a vida de de quem mora neste setor de Montes Claros. Por exemplo, quem chega de Januária e quer seguir para Janaúba já vai usar o desvio permitido pelo pontilhão pré-fabricado, quando antes precisava entrar na área urbana. Quando uma obra justificadamente melhora a vida de todos é preciso aplaudir. É o que faço agora, apesar do atraso de tantos penosos anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79412
De: Arthur Data: Quinta 5/2/2015 12:08:12
Cidade: Moc mg

"05/02/15 - 8h - Reservatórios receberam em janeiro a menor quantidade de água em 85 anos. Pior do que em 1953"
Em 1953, no mês de janeiro, choveu pouco em Montes Claros, uma região historicamente de seca. Mas, naquele ano, a chuva reagiu: depois dos 29 milímetros de janeiro, tivemos 183mm em fevereiro, 251 em março, 6,9 em abril, 22 em junho, 6,9 em julho, 4,6 em agosto, 56 em setembro, 4 em outubro,278 em novembro e 572 em dezembro. Ao fim do ano, somamos 1.416 milímetros. Apesar do que o homem anda fazendo, a sábia natureza é generosa e pode vir novamente em socorro de todos. M,as precisamos parar de agredir a Natureza. Este ano, o janeiro foi seco. Mas, de ontem para hoje, tivemos 12 milímetros. É preciso ensinar a população a recolher a chuva e economizar água. Pena que a tarefa esteja entregue aos políticos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79411
De: Antônio Data: Quinta 5/2/2015 10:36:36
Cidade: Montes Claros

A região do Grande Maracanã está sem água desde a quarta feira 04/02/2014. A Copasa sequer dá informação, informa que a previsão era para retornar o abastecimento à meia noite o que não ocorreu até o momento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79410
De: Daniel Data: Quinta 5/2/2015 09:45:06
Cidade: Januária MG

Ontem, por volta das 16h30, uma chuva fina começava a cair sobre a cidade, uma breve pausa, e por volta das 18h a chuva começou a se intensificar, e perdurou por toda a noite, chovendo forte sem interrupção por toda a cidade. As ruas estão completamente alagadas, e a cidade em estado de alerta, mas nada que nos desanime, até porque, chegou a tão esperada chuva para o nosso sofrido norte de Minas. A chuva dura até agora, com intensidade forte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79409
De: Fabrício Data: Quarta 4/2/2015 22:15:27
Cidade: M. Claros

Chove agora em M. Claros. Uma chuva fina, mas capz de molhar. E quando a meteorologia eleva para 96% a chance de....chover 2 milímetros, nesta quinta-feira. Creio que a meteorologia, pobre dela, não nos entende. A centenária Folhinha Mariana acerta mais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79408
De: Gilson Leite Data: Quarta 4/2/2015 17:07:21
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Apesar da metereologia prever apenas 2mm de chuva para hoje, no alto da serra, para os lados da somai nordeste os produtores rurais comemoram o que parece ser mais de 30mm de chumva que cai há mais d e uma hora. Graças a Deus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79407
De: Píndaro Data: Quarta 4/2/2015 16:00:44
Cidade: Moc mg

Esta chuva que cai agora em Montes Claros, que penetrou pela parte sul e ainda há pouco chegou ao centro, pode ser descrita como a primeira do ano. As outras, tão esperadas, caíram apenas nas cercanias da área urbana, especialmente depois da montanha de lá, a serraria que recebeu dos bandeirantes o nome pelo qual somos conhecidos - montes claros. Pois esta chuva, uma cortinada dela, passa pela cidade, empurrada por ventos, e é, pois, a inaugural do ano. Pedimos que traga outras, muitas outras. A previsão melhorou, mas a previsão do tempo não é o tempo. Por ela, teremos algo como 68 milímetros de chuva até a próxima segunda-feira, em Montes Claros. Torçamos mais. Rezemos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79406
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 4/2/2015 15:32:13
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Governador em MOC Em visita hoje 04/02 em Montes Claros, o Governador de Minas Gerais Fernando Damata Pimentel prometeu que a questão da crise da água no Norte de Minas terá prioridade na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor, que é gerida pelo deputado Paulo Guedes no qual foi empossado hoje, fazendo um discurso, que abordou sua trajetória política e suas pretensões na pasta. O governador Pimentel citou que as barragens como, a de Berizal, Rio Congonhas e Jequitaí, sempre têm alguma pendência ambiental ou interferência subjetiva para atrapalhar, mas, que irá empenhar-se para que todas sejam concluídas ainda no seu governo. Diz ainda que a crise hídrica só tomou-se esta proporção na mídia depois que atingiu a região sudeste e sul do país, principalmente nas capitais, até então as estiagens prolongadas e o déficit hídrico do Norte de Minas não eram vistos como um problema sério, daí, prometeu aos prefeitos a sua participação mais de perto, e que virá mais nas regiões norte e nordeste de minas para juntos trabalhar com ações especificas. Ao funcionalismo público procurou enaltecer os servidores, imputando aos governos anteriores as mazelas encontradas nestes primeiros 30 dias de seu governo e que, doravante a transparência será fundamental. Criticou severamente os serviços prestados pela Copasa em Montes Claros, inclusive citando a poluição dos rios que cortam a cidade de Montes Claros e concluiu que, irá fazer mudanças necessárias e benéficas para melhorar os serviços e a relação do governo de Minas e o prefeito Ruy Muniz, chegando a dizer que o prefeito tem razão quando faz algumas criticas. Pela postura do governador, a relação da estatal com o paço, que, atualmente é de litígio poderá chegar ao final que favorecerá ambas as partes e a população. Agora e rezar que as obras tomem fôlego e as águas de São Pedro venham para aliviar esta crise hídrica que assola os nortemineiros dos vales do Verde Grande, Jequitinhonha e Mucuri. (*) José Ponciano Neto é Conselheiro no Conselho Estadual de Política Ambiental-COPAM-NM e do Programa Água Doce do Ministério do meio Ambiente -MMA e Tecnico em Meio Ambiente e Recursos Hidricos

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79405
De: Corpo de Bombeiros Data: Quarta 4/2/2015 14:43:31
Cidade: Montes Claros

Desde o dia 29 de Janeiro, Bombeiros do 7º Batalhão de Montes Claros, região norte do Estado, realizavam buscas diárias a Antônio Cardoso Silva de 68 anos que se encontrava desaparecido da localidade de Lavaginha, zona rural de Montes Claros. Por volta das 02h desta Terça-feira (04), o Corpo de Bombeiros foi informado por parentes do sr. Antônio Cardoso, que o mesmo havia chegado sozinho à sua residência, apresentando um quadro de confusão mental, porém sem nenhuma lesão aparente, não sabendo informar onde se encontrava no período que ficou desaparecido. Diante da situação o Corpo de Bombeiros realizou contato telefônico com um vizinho que confirmou o fato, informando ainda que Antônio foi encaminhado ao hospital universitário em Montes Claros para cuidados médicos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79404
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Quarta 4/2/2015 14:54:31
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

“TONINHO REBELLO – O HOMEM E O POLÍTICO”

Prometi guardar segredo, mas não posso me conter diante de tamanho entusiasmo!...
No próximo dia vinte e cinco, será lançada, em Montes Claros, uma obra extraordinária que, certamente, ficará para sempre gravada em nossa História. Um livro escrito a quatro mãos, unindo o talento literário de uma jovem mulher fabulosa ao de um antigo jornalista político conhecido por todos. Estou falando de Ivana Ferrante Rebello e Jorge Silveira.
O título do livro é “Toninho Rebello – O Homem e o Político”.
Até que enfim, alguém resolve deixar o registro na História de nossa cidade do mais extraordinário administrador público que tivemos.
Todos nós, da velha geração, sabemos bem quem foi Toninho Rebello. Entretanto, talvez não aconteça o mesmo com as mais novas. E, numa era em que a política anda tão desacreditada e a ética tão esquecida, nada melhor que mergulhar na personalidade fascinante de um homem tão raro como foi Toninho Rebello.
Acredito, também, que a parceria dos autores foi um casamento perfeito para retratar essa extraordinária personalidade.
Os mais velhos, aqueles da geração de sessenta, vão amar relembrar os dourados tempos das gestões de nosso inesquecível prefeito. E as novas gerações talvez possam aprender que se pode fazer política com justiça, integridade moral, honestidade, amor e respeito pela coisa pública.
Repetindo as palavras do prefaciador, o também jornalista e escritor, Itamaury Teles: “Ao final deste admirável livro, o leitor, com certeza, me dará razão...”.
Encontramos, na descrição de ambos, um homem inteligente, simples, humilde, embora rico, que nutria grande amor por sua terra natal e por sua família.
Eu mesma me lembro dele em frente à Caixa Econômica Federal da Rua Doutor Santos, com a camisa para fora da calça e rodeado de amigos e admiradores. Sempre gentil e atencioso para com todos.
Não estava aqui por ocasião de seu falecimento, pois jazia eu em um leito do Hospital Madre Teresa, na capital, mas bem posso imaginar a comoção que tomou conta da cidade. Recebi a notícia com tristeza e surpresa, sentimentos estes que sua sobrinha, a autora, mostra que compartilhava com toda a população.
Os autores foram muito felizes na descrição do Homem e do Político, Antônio Lafetá Rebello. Ivana, com seu estilo mais literário e poético, nos leva à comoção profunda, e Jorge, pelo “vício” do jornalismo, com um estilo mais objetivo, analítico e preciso, nos faz admirar ainda mais a retidão deste homem de tamanha grandeza.
O autor confessa: “Com ele aprendi o caminho dos verdadeiros homens públicos, marcado pela retidão, competência, honestidade e humildade. Mas o traço mais marcante de Toninho era a bondade. Ele era um homem bom de coração, solidário, que desconhecia o ódio.”.
Já a autora termina seu relato com essas belíssimas e emocionantes palavras: “Na minha mente, está muito vívida sua imagem: olhos tristes, mãos no bolso, fiscalizando alguma obra. Difícil imaginá-lo como anjo, mas certamente estará nalgum lugar bonito do céu, rodeado de José Gomes, Marão, Hermes de Paula, Dr. Santos, vovô Jayme e outros homens de bem, ouvindo João Chaves cantar e contando histórias de Montes Claros.”.
Nesse ponto, fechei o livro e não pude conter as lágrimas. Talvez minha alma se curvasse diante de um ser humano tão extraordinário. Ou, parafraseando o autor, porque ele foi o homem e o político com que sonhamos. Aquele tipo de homem e político que poderá construir um mundo mais justo, solidário e fraterno.
Ao fechar o livro, no final, fiquei silente, com uma secreta “inveja” dos dois autores que puderam gozar da convivência desse homem.
Livro perfeito e agradável, em todos os sentidos, que veio tarde, mas em tempo para se fazer justiça a quem tanto mereceu.
Se ele foi vilipendiado, algum dia, é porque os homens de alma pequena não têm condições de reconhecer a grandeza de outrem a quem não conseguem se comparar.
No relato de ambos os autores são lembrados outros grandes nomes de tantos que ajudaram nossa terra e nossa gente.

Maria Luiza Silveira Teles

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79403
De: O Tempo Data: Quarta 4/2/2015 09:54:55
Cidade: Belo Horizonte

Filho de ex-prefeito é assassinado a tiros em Nova Porteirinha - Suspeito do crime já foi identificado, mas conseguiu fugir; motivação do homicídio não foi esclarecida - Carolina Caetano - O filho do ex-prefeito de Nova Porteirinha, no Norte de Minas, foi assassinado com quatro tiros, na noite dessa terça-feira (3). O suspeito do crime já foi identificado, mas não foi localizado. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, Thiago Soares de Almeida, de 28 anos, filho de Wilmar Soares de Oliveira, que foi prefeito pelo PMDB, foi encontrado na avenida Castelo Branco, no centro da cidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o jovem não resistiu aos ferimentos nas costas, cotovelo e nuca. O atirador fugiu na garupa de uma motocicleta. A motivação do crime ainda não foi esclarecida e o caso será investigado pela Polícia Civil de Janaúba.
***
PM - Policiais Militares ontem, 3, por volta das 18h, compareceram na Av. Castelo Branco, Bairro Centro, em Nova Porteirinha/MG, onde depararam com a vitima T. S. A., 28 anos, caída ao solo e aparentemente sem vida. Equipe do SAMU compareceu ao local e constatou o óbito. A vitima foi atingida por 04 (quatro) disparos, possivelmente revólver, 02 (dois) nas costas; 01(um) no cotovelo; e 01 (um) na nuca. Segundo denúncia anônima a vitima teria sido alvejada por um indivíduo, garupa, que estaria numa motocicleta, cor preta, já conhecido nos meios policiais, que ainda não foi localizado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79402
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 3/2/2015 16:26:04
Cidade: Montes Claros

(...) "...da princesinha, filha de D. Pedro I, que morreu em Montes Claros e está enterrada perto do altar da Matriz, ao lado do fundador José Lopes de Carvalho. Da região, ele diz muitas coisas da Barra do Guaicuí, da Coluna Prestes, do Caminho Real, do canhão de guerra, que hoje é do Instituto Histórico, dos sertanistas e bandeirantes, do Frei Clemente de Adorno, de Francisco Sá, de Antônio Gonçalves de Figueira, de Jerônimo Xavier de Souza. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79400
De: montesclaros.com Data: Segunda 2/2/2015 15:23:13
Cidade: M. Claros

"Seg 02/02/15 - 13h - M. Claros teve o janeiro mais seco dos últimos 110 anos"


A seca em Montes Claros, e na região, é severa, mas não é inédita. É cíclica.

De 1934 a 1940, a região viveu o período de estiagem mais grave desde o início dos anos 1900 até hoje. Foram seis anos de pouca chuva, com a seguinte quantidade em milímetros:

1934 - 434,1 milímetros
1935 - 779,2 milímetros
1936 - 171,2 milímetros
1937 - 586,3 milímetros
1938 - 479,0 milímetros
1939 - 283,0 milímetros
1940 - 548,4 milímetros

Parecia que as chuvas não mais retornariam, quando, em 1941, o município recebeu 1.557 milímetros de chuva, repetidos pelos dois anos seguintes. A chuva havia voltado aos números de 1933, com seus 1.443 milímetros de chuva.

O janeiro atual parece ter sido o pior de chuvas de que se tem notícias, desde o princípio do Século 20. Mas ocorreram outros:

1910 - 22 milímetros
1922 - 15,9 milímetros
1938 - 2,5 milímetros
1951 - 26,8 milímetros
1956 - 19,4 milímetros
1963 - 10,2 milímetros
1971 - 28,7 milímetros
1996 - 24,3 milímetros
2010 - 27,8 milímetros.

A máxima chuva nos meses de janeiro - ao longo de 110 anos - ficou em 894 milímetros, em 1961. A mínima quantidade de chuva foi de 2,5 milímetros, em 1938.


Ao longo dos últimos 110 anos, ocorreram anos de abundantes chuvas:

de 1911 a 1914 - acima de mil milímetros
de 1916 a 1919 - acima de mil milímetros
de 1929 a 1930 - acima de mil milímetros
de 1941 a 1943 - acima de 1400 milímetros

1945 2.216,6 milímetros

de 1946 a 1949 - acima de mil milímetros
de 1952 a 1953 - acima de 1400 milímetros
de 1956 a 1957 - acima de 2000 milímetros

1960 2.763 milímetros

de 1964 a 1965 - acima de 2000 milímetros
de 1972 a 1974 - acima de 1000 milímetros
de 1976 a 1979 - acima de 1000 milímetros
de 1994 a 1995 - acima de 1000 milímetros
de 1997 a 1998 - acima de 1000 milímetros
de 2004 a 2006 - acima de 1200 milímetros
de 2008 a 2011 - acima de 1000 milímetros

***

Ainda não há números oficiais do janeiro que acabou, mas tudo indica que tenha sido ainda pior do que o janeiro de 1938, com seus 2,5 milímetros, pelo menos na área urbana.

Os números sugerem que as chuvas vêm diminuindo, mas não autorizam supor que estejam irremediavelmente indo embora.

Depende dos cuidados de toda a população. É preciso que os órgãos públicos que atuam na área divulguem os dados e os interpretem didaticamente para todos, ensinando como cada um deve proceder para impedir que um dia a chuva - a Irmã Chuva - desapareça de vez.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79399
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 2/2/2015 15:02:59
Cidade: Montes Claros-MG

Faleceu hoje por volta das 05:30 o Sr. Vicente Afonsino Lafetá. O corpo foi encontrado por populares, na LMG 656 acesso a São João da Lagoa – MG, pela as características dos ferimentos possivelmente foi vitimado por um atropelamento. Segundo os familiares era de hábito a sua caminhada matinal neste trecho. Vicente “pardal” como era conhecido, foi por muitos anos foi encarregado da Copasa em Coração de Jesus onde se aposentou; além desta atividade era político, já foi vereador em Coração de Jesus – MG e, atualmente ocupava o cargo de secretário de governo em São João da Lagoa-MG (pitinha). O velório está acontecendo na Câmara Municipal de Coração de Jesus até as 22:00 hs depois o corpo segue para São João da Lagoa, onde será sepultado amanhã 03/02 as 09:00. Vicente deixa uma legião de amigos devida sua índole. - A família enlutada nossos sentimentos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79398
De: José Alberto Data: Segunda 2/2/2015 10:02:13
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Quanta tristeza invade o nosso ser quando andamos e observando locais na nossa cidade deparamos com o grande número de adolescentes se drogando e traficando drogas à luz do dia e em locais públicos e movimentados como a praça da matriz. O que podemos fazer? Há um GRITO POR SOCORRO, quem pode ajudar? Já perdemos a batalha para as drogas, o poder público é impotente e incapaz, as famílias não controlam mais os seus filhos. É hora de unirmos, fazer alguma coisa para diminuir este caos. Quem se levanta para lutar?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79397
De: Jr Data: Domingo 1/2/2015 21:11:44
Cidade: M. Claros

Aqui no triangulo da impunidade, a banda que toca no barzinho sem paredes novamente impede a vizinhança de descansar. O mau exemplo está se alastrando pela cidade inteira, que imaginava ter virado esta pagina depois de tantos anos de luta. Recomeçou outra vez! Imploramos ao Ministério Púnlico e à PM para que faça valer as leis.(...) O barulho atinge especialmente os prédios vizinhos. Estamos reféns em nossas casas, tendo que vedar portas e janelas, no calor intenso, para permitir o descanso da família. Temo que uma tragédia possa acontecer a qualquer momento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79396
De: Paulo Anselmo Rocha Data: Domingo 1/2/2015 19:19:35
Cidade: Montes Claros

Não é só no "Triangulo da Impunidade" que a poluição sonora e a invasão do espaço público acontece não. Aqui na Rua Santa Maria, no Bairro Todos os Santos, dois barzinhos promovem música ao vivo, toda sexta feira e sábado, com o volume no máximo. E o que é pior, as mesas e a apresentação musical é em plena calçada, que seria de uso do pedestre. Ninguém aqui dorme também, antes do término do barulho, que é sempre depois da meia noite. Nem na administração anterior havia tanta impunidade quanto ao crime de poluição sonora e invasão dos espaços públicos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79394
De: jr Data: Domingo 1/2/2015 03:41:16
Cidade: mg  País: br

Anderson Spider Silva acaba de vencer por pontos Nick Diaz bela luta

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79393
De: Helena Data: Sábado 31/1/2015 23:03:12
Cidade: Montes Claros

Está difícil a coisa também no ressuscitado "triangulo da impunidade". De longe, ouço o esbravejar de alguém pregando ao ar livre, a esta hora, provavelmente respondendo ao que parece ser uma provocação. (...) O que de fato acontece é abafado pelo som da banda, vejam só, que toca na calçada, sem nenhuma proteção acústica, porque o barzinho está localizado...numa calçada. A região do barraco fica entre dois hospitais, a Santa Casa e o Prontocor. A cidade sem lei avança também pela noite. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79391
De: Josué Data: Sábado 31/1/2015 16:35:28
Cidade: Montes Claros

Cidade sem lei. Abasteço o carro num posto de gasolina na Avenida Geraldo Ataíde. Do outro lado do posto, há uma igreja. Na frente da igreja, há um carro preto, estaconado, com possantes alto-falantes sobre o teto. Deste carro sai um som no volume máximo, o que se repete sempre, como disse o frentista que me atende. Seria absurdo, típico de uma cidade sem lei, se não fosse o agravante: na esquina, a 30 metros, fica o segundo maior hospital da região, o Sao Lucas. O frentista disse que é costume, normal, este carro ficar lá, com o volume máximo aberto. Pobres doentes, que não podem se levantar. E fugir... Como farei agora, quando a temperatura é de 37 graus e a umidade do ar registra 11%, caracterizando estado de emergência. É o fim dos tempos. O pior é que as autoridades não se movem e (...).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79390
De: José Prates Data: Sábado 31/1/2015 15:26:50
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Jacaraci no passado

José Prates

Ás vezes, mesmo independente da vontade, alguma coisa surge na lembrança, nos conduzindo de volta ao passado distante. Agora mesmo, sem qualquer motivo, minha terra natal, Jacaraci, lá no velho e sofrido sertão baiano, acordou-me fazendo me lembrar dos meus sete ou oito anos de idade naquela pequena cidade berço de famílias ilustres como a família David composta por nomes importantes como Mozart que durante anos e anos governou o lugar levando-o de vila a cidade. Parte de minha infância foi vivida ali, gozando as delicias de um lugar poético onde todo mundo conhecia todo mundo que não dispensava a saudação mutua ao se cruzarem na rua. Coisa de lugar pequeno? Não. Coisa de amizade e consideração ao amigo, hoje ignorada ou desconhecida em muitos lugares que dizem civilizados.
Eram três ruas. Rua do Fogo, Rua do Meio e Rua de Baixo. Acima da Rua do Fogo, numa ruela chamada de rua das pedras, moravam as poucas mulheres, ditas de “vida livre”, afastadas da sociedade como pecadoras públicas. . Na rua de baixo, onde moravam Tia Candida, Tio Antonio Julio, “seu” Athanasio, tinha o beco de Titone que dava aceso ao riozinho de águas límpidas que nascia na serra geral e cortava a cidade de lada a lado. Do outro lado do rio, numa pequena elevação, tinha a “bica” correndo água que era apanhada em latas de 20 litros, geralmente latas de querosene, vazias, carregadas na cabeça, por mulheres queram chamadas de “b otadeiras dagua”para abastecer as casas. Eram as “botadeiras” d´agua, mulheres pagas por moradores para abastecerem sua casas. Era um trabalho remunerado, uma espécie de profissão. Começava cedo o vai e vem dessas botadeiras dagua, de lata cheia na cabeça, cantarolando, subia o beco de Titone, sempre alegres, sem sentirem o peso da lata na cabeça.
Os tempos eram outros, muito diferente do hoje em que vivemos. Naquele tempo, numa cidade como Jacaraci, os habitantes comportavam-se como em família. As dificuldades de vida eram suportadas com fidalguia porque existia a colaboração mutua espontânea num clima de fraternidade o que agora, na vida tumultuada dos grandes centros, não existe. A maioria da população procura resolver os seus problemas de modo próprio, com recursos próprios. O sentimento de fraternidade está desaparecendo corroído pelos interesses próprios ou de grupos que fazem desaparecer o interesse na ajuda ao próximo. O homem de hoje ao passo que se avolumam os problemas financeiros envoltos em grandes negócios, o sentimento de fraternidade, o amor ao próximo vão diminuindo, ofuscados pela riqueza material, pelo poder do dinheiro. O homem isola-se nos seus negócios, vivendo para eles e a família, exclusivamente. Salvo algumas exceções.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79389
De: Estado de Minas Data: Sábado 31/1/2015 13:54:52
Cidade: Belo Horizonte

Favorecimento em concurso público é investigado pelo MP na Unimontes - Integrantes de bancas examinadoras dos editais referentes a vagas para a área de direito estariam ajudando candidatos - Luiz Ribeiro - O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou procedimento para investigar a suspeita de favorecimento a candidatos por parte de integrantes de bancas examinadoras dos editais referentes a vagas para a área de direito no concurso público para professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Seiscentas e trinta e sete vagas do processo de seleção foram divididas em 27 editais. Cerca de 4.500 candidatos concorrem às vagas separadamente, de acordo com a área do conhecimento. A investigação está a cargo do promotor Paulo Vinicius Cabreira, da Curadoria de Defesa do Cidadão, de Montes Claros, no Norte de Minas.
O concurso foi iniciado em dezembro, com a aplicação das provas de conhecimento (primeira etapa), que foi eliminatória. Atualmente, os candidatos participam da segunda etapa, sendo submetidos às bancas examinadoras. Um dos editais, referente a vagas de professor para o curso de direito está suspenso. Ontem, a comissão especial do concurso alegou que antes mesmo do encaminhamento à denúncia ao MPMG, já tinha suspendido o edital das vagas da área de direito, por “questões administrativas”.
A Unimontes foi notificada a prestar eslcarecimento. Ainda não há data para aplicação das provas da segunda etapa da área de direito. Na representação encaminhada ao MP, candidatos questionam a composição das bancas examinadoras da área de direito, alegando que elas teriam como componentes “professores da própria universidade, que são colegas de trabalho de diversos candidatos”.
ESCLARECIMENTOS
Nessa sexta-feira, a comissão especial do concurso da Unimontes argumentou que “foram tomadas todas as medidas para evitar quaisquer favorecimentos a candidatos interessados” e que todos os procedimentos foram informados previamente ao MP. Explicou ainda que, antes do início das provas, foram divulgados os nomes dos componentes das bancas, dando a oportunidade de impugnação por parte dos candidatos.
O vice-reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, disse que a instituição vai prestar os devidos esclarecimentos ao MPMG, a fim de que o concurso para professor da área de direito possa ser retomado, sem prejuízo para nenhum concorrente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79388
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 31/1/2015 13:24:21
Cidade: Montes Claros

(...) Para sintetizar a ideia central do texto, nunca é demais rememorar Chico Xavier, em Nosso Lar, "a vida não cessa e a morte é um jogo escuro de ilusões. Fechar os olhos do corpo não decide os nossos destinos. É preciso navegar no próprio drama ou na própria comédia... Uma existência é um ato, um corpo, uma veste, um século, um dia. E a morte... A morte é um sopro renovador. Mas não vou sofrer com a ideia da eternidade, é sempre tempo de recomeçar!" (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79386
De: PM Data: Sábado 31/1/2015 10:13:18
Cidade: M. Claros

Policiais Militares ontem, 30, por volta dos 11h25min, compareceram na Rua Professor Monteiro Fonseca, nesta cidade, onde, segundo populares uma vítima estava em seu caminhão, placa HMF-5070, fazendo entregas num galpão e, após descarregar a mercadoria e recebeu R$2.455,00 (dois mil quatrocentos e cinquenta e cinco reais), em dinheiro; momento que uma motocicleta, com a placa dobrada, cor vermelha, com dois ocupantes; o passageiro de posse de uma arma de fogo, aproximou-se do caminhão e anunciou o “assalto”; que a vítima reagiu, endo o indivíduo efetuado um disparo atingindo-a na altura do peito do lado direito. Após o fato, os meliantes evadiram sem nada levar. A vitima foi conduzida por terceiros a um HPS local. Os objetos pessoais, o dinheiro e o caminhão da vitima ficaram sob responsabilidade de uma testemunha. A Polícia Militar recebeu informações sobre um dos possíveis autores, já conhecido nos meios policiais, deslocaram até a sua residência, contudo este não foi localizado.
Rastreamento continua.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79385
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Sexta 30/1/2015 16:23:43
Cidade: Montes Claros

(...) Na última, ela escrevera: Sou peregrina da Vida. Andei todos os caminhos e conheci todas as mortes. Sofri todas as dores, chorei todas as lágrimas, ri todos os risos. Bebi a água de todas as fontes, banhei-me em todos os rios e mares. Provei todo o fel e todo o vinho. Bati à porta de mil corações e explorei a terra de todos os homens. Busquei a Verdade em todos os livros, vasculhei terras e céus, galguei montes e desci abismos, recebi a mensagem de todos os seres. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79383
De: Luana Data: Sexta 30/1/2015 12:32:54
Cidade: Montes Claros - MG

Ontem (29/01) estive no cemitério Jardim da Esperança, em Montes Claros - MG, e fiquei assustada com o estado do local. Está quase impossível chegar a algum túmulo, tive bastante dificuldade, isso devido a imensa quantidade de mato que se encontra ali, sendo um local propício para diversos insetos. Além de muito mato, há também plantas com espinhos que, na minha tentativa de chegar no túmulo, me machucaram, assim como pode acontecer com outras pessoas. Quem é o responsável pelo corte dessas plantas e mato?? Alguma providência deve ser tomada a respeito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79382
De: SÉRGIO TADEU Data: Sexta 30/1/2015 00:27:43
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

(...) É com imenso pesar que comunico o falecimento da minha avó Dona Ana Rodrigues dos Santos de 99 anos que faria 100 anos no próximo dia 10/02. Dona Ana era Natural de Almenara mas viveu a maior parte da sua vida em Montes Claros. Foi ministra de Eucaristias nas paróquias São Judas e Catedral em Montes Claros. Faleceu em casa por causas naturais. o velório irá acorrer a partir de amanhã sem local definido. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79381
De: I.mendes Data: Quinta 29/1/2015 22:33:47
Cidade: Montes claros mg  País: Bra

Absurdo! A empreiteira da cemig interrompe a rede telefonica no bairro morada da serra e prejudica os moradores. A forma de trabalho questionável porque não tem acompanhamento da concessionária de telefonia "oi"na substituição de postes, absurda a falta de planejamento....agora os moradores que vão se danar, é muita falta de respeito - avenida hum (castanheira). QUEM VAI PAGAR O PREJUÍZO?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79380
De: Petrônio Braz Data: Quinta 29/1/2015 20:35:14
Cidade: Montes Claros

A reativação da Hidroelétrica de Pandeiros, município de Januária, deve ser pensada e repensada neste momento de crise de energia elétrica. Haverá um desafogo de Três Marias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79379
De: Corpo de Bombeiros Data: Quinta 29/1/2015 15:01:36
Cidade: Montes Claros

Bombeiros do 7º Batalhão (7ºBBM) atenderam no fim da tarde da última quarta-feira(28), dois graves acidentes automobilísticos na BR 365, zona rural de Montes Claros com duas vítimas fatais e quatro feridas.
No primeiro acidente que ocorreu às 17h45 no KM 17, dois veículos colidiram frontalmente ocasionando a morte de Elison Fernandes Pereira e Jorge Fernandes da Silva, ocupantes do Fiat Uno com placa de Montes Claros. Dois ocupantes do outro veículo acidentado, sofreram ferimentos e foram socorridos pelos Bombeiros e Samu e conduzidos para hospitais de Montes Claros. ​
​​​O segundo acidente ocorreu por volta das​ 18h15, no KM 08 da mesma rodovia próximo a Ponte Branca. ​Segundo relatos de um dos motoristas, chovia no momento do acidente, o Voyage rodou na pista sendo atingido pelo Gol que acabou caindo em uma ribanceira de 35 metros.​​​​ ​Devido ​ao difícil acesso do local onde o Gol caiu, os bombeiros precisaram montar uma ancoragem com técnicas de rapel, utilizando cordas e roldanas para assim ter acesso as duas passageiras do Gol que estavam caídas fora do veículo no fundo da ribanceira. Os militares avaliaram as vítimas que apresentavam ferimentos, uma delas com suspeita de fratura na clavícula. Foi utilizada uma maca especial para retirada de vítima deste tipo de terreno (SKED), as duas mulheres foram içadas da ribanceira e entregues a equipes do SAMU que aguardavam pelo resgate no local. As mulheres foram conduzidas a hospitais da cidade. Os condutores dos dois veículos nada sofreram.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79378
De: Petrônio Braz Data: Quinta 29/1/2015 15:02:44
Cidade: Montes Claros

(...) Montes Claros, a capital do Norte de Minas, também possui a sua via pública passeada e concorrida, leviana e indiscreta, bisbilhoteira e esbanjadora, fútil e noveleira, poliglota e enciclopédica: o Quarteirão do Povo.
São famosos o Café Procope em Paris e o Café Florian em Veneza, todavia, não menos famoso e conhecido é o Café Galo, em Montes Claros, situado exatamente no centro do Quarteirão do Povo. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79376
De: O Tempo Data: Quinta 29/1/2015 12:17:25
Cidade: BH

Lutador surta, bate em prostituta e pede para `Jesus queimar PMs` Confusão aconteceu dentro de motel e, ao ver policiais, agressor disse: "Já vem a legião de demônios"; mulher, que teria levado socos no rosto, foi embora antes da chegada da viatura - CAROLINA CAETANO - Um lutador de jiu-jítsu de 24 anos foi detido após promover a maior confusão dentro de um mootel de Montes Claros, no Norte de Minas, na noite dessa quarta-feira (28). Após agredir uma garota de programa contratada por ele, o jovem ainda tentou agredir policiais e chegou e pedir que “Jesus queimasse os militares”.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, os funcionários do motel, localizado na avenida Governador Magalhães Pinto, ouviram gritos da mulher e ligaram para o 190. Ao fazer contato na suíte, o jovem abriu a porta muito nervoso e começou a xingar e dizer frases religiosas.
Primeiro, o suspeito disse: “Já vem a legião de demônios”, referindo-se aos policiais. Em seguida, ele falou: “Senhor Jesus, queima eles”. A corporação pediu que o homem colocasse as mãos na cabeça, mas o lutador, que aparentava estar sob o efeito de bebidas e drogas, não respeitou.
O suspeito ainda tentou agredir a equipe e, nesse momento, foi necessário o uso da arma taser, que emite ondas de choques elétricos. Mesmo caído, ele ainda tentou se levantar, mas não conseguiu.
Ao se debater, ele teve escoriações e precisou ser levado ao Hospital Universitário, onde permaneceu sob escolta policial. Já a garota de programa que estava com o agressor foi embora antes da chegada da polícia.
Segundo funcionários, ela apresentava hematomas no rosto por causa de socos. A mulher não foi localizada.
A ocorrência foi encerrada na Delegacia de Plantão de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79375
De: Copasa Data: Quinta 29/1/2015 11:03:30
Cidade: Montes Claros

(...) nesta quinta-feira, 29, houve o rompimento de adutora de água tratada que abastece os bairros São Geraldo II e a região do grande Maracanã. Esses bairros estarão com o abastecimento comprometido nesta tarde e a previsão é de que o fornecimento de água volte ao normal a partir das 20 horas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79374
De: Bianca Data: Quarta 28/1/2015 17:25:10
Cidade: montes claros

Um amigo está na estrada indo para BH e entrou em contato próximo a Bocaiuva. Disse que chove muito por lá nesse momento. A ponto de ter que parar por não enxergar a estrada. Bom saber que aos poucos a chuva está se aproximando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79373
De: Greicy Data: Quarta 28/1/2015 08:21:32
Cidade: Montes Claros/MG

"O borracheiro cego, e feliz, que dispensa a possibilidade de voltar a ver: ´Apalpa pacientemente a superfície à procura do furo - quando o buraco é minúsculo passa a câmara no rosto - pelo tato facial sente o ventinho saindo de algum orifício. Descoberto o furo, marca o local, raspa ao redor..."

Gostaria de saber onde mora essa pessoa... trabalho com uma equipe de 5 borracheiros e gostaria de fazer contato com o mesmo para conversa, troca experiência. Obrigada!
***
N da Redaçao - O borracheiro cego, e feliz, mora e trabalha em São Gonçalo do Rio Preto. Seu embaixador em M. Claros é Ucho Ribeiro

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79372
De: Juliana Soares Data: Terça 27/1/2015 16:10:19
Cidade: Montes Claros

A Polícia busca por informações que levem ao paradeiro de seis homens que assaltaram um supermercado ontem, 24 de janeiro, por volta das 19h30 na Av. Artur Bernardes no Centro de Montes Claros. Segundo a vítima que é gerente do supermercado, quando trabalhava, juntamente com funcionários, foram surpreendidos por seis indivíduos, todos de capacetes fechados, um deles armado com uma arma de fogo.(...)

é mesmo revoltante, tive minha moto roubada neste sábado de manha, agiram com tanta rapidez e profissionalismo. Em segundos destravam a moto e sai. Espero q a polícia investigue, pois os fatos podem estar relacionados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79371
De: Luis Data: Terça 27/1/2015 15:23:19
Cidade: Montes claros

Até agora, a chuva que veio da direção do aeroporto, tocada pelo vento leste, passou sobre a cidade, sem pingar, e cai agora na direção da estrada de Pirapora. Chove tambem na serraria, a sudoeste. Apenas nesta direção as nuvens prosseguem"carregadas". .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: