"... foi acionado para atender a uma inundação no município de Manga, a cerca..."
Sexta 28/11/25 - 10h14(...)
Por volta de 19h50 desta quinta-feira (27/11/2025), o 7° Pelotão de Bombeiros de Januária foi acionado para atender a uma inundação no município de Manga, a cerca de 107 km da unidade.
Uma forte chuva iniciada por volta das 17h provocou alagamentos e o transbordamento da lagoa do Parque Uirapuru, atingindo ruas, residências, comércios e deixando moradores ilhados em diversos pontos.
A equipe de Busca e Salvamento deslocou-se imediatamente.
Ao chegar, o nível da água já havia baixado, permitindo o acesso seguro às áreas afetadas.
Em atuação conjunta com a Defesa Civil, os militares percorreram os principais bairros atingidos, prestando apoio à população, auxiliando no deslocamento para locais seguros e realizando os primeiros levantamentos de danos.
Até o momento, cerca de 15 residências foram vistoriadas, sendo uma interditada por risco estrutural.
Aproximadamente 10 famílias estão desalojadas e recebem suporte das equipes.
Também foi registrada a queda de um poste de energia no bairro Nova Brasília; a CEMIG foi acionada para o desligamento preventivo e demais providências.
Não houveram vítimas, apenas danos materiais.
Na manhã desta sexta-feira (28/11), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil continuam as vistorias e o acompanhamento das famílias atingidas.
O Corpo de Bombeiros reforça que, em situações de alagamento, a população deve evitar áreas inundadas, não atravessar enxurradas, manter distância de redes elétricas e buscar locais elevados e seguros.
Em emergências, ligue 193.
***
11h51m, sexta-feira, do jornal O Tempo, de BH:
Cidade de MG fica debaixo d’água após temporal de 150 mm, e Comitê de Crise é criado; VÍDEO
Alagamentos arrastaram veículos e inundaram residências; não há registro de feridos
Isabela Abalen
Um temporal deixou a cidade de Manga, no Norte de Minas Gerais, debaixo d’água na noite dessa quinta-feira (27/11). Mais de 150 mm de chuva caíram em cerca de duas horas, provocando alagamentos que arrastaram veículos e inundaram residências. A prefeitura informou que um Comitê de Crise foi aberto para avaliar os danos e as medidas emergenciais.
Vídeos feitos por moradores mostram que a forte chuva formou rapidamente áreas de alagamento. Em alguns pontos, a água chegou a cobrir os pneus dos carros. No Centro da cidade, lojas foram inundadas, e comerciantes relatam perda de materiais.
“A nossa loja foi inundada. A gente perdeu praticamente tudo. Os dois depósitos também foram inundados. Isso é o que leva sustento para minha casa. Todos os banheiros da cidade estão entupidos. O que é isso?”, reclamou uma funcionária de uma loja de eletrodomésticos, Dayelle Rodrigues (@dayellerodrigues).
Outra moradora da cidade compartilhou vídeos da casa de um parente tomada pela água, que alcançou móveis nos banheiros, cozinha e quartos. "Mantimentos tudo flutuando. A água transbordando do vaso (no banheiro). É muito triste", desabafou Karla Fernandes (@karla_fernandes003).
Comitê de Crise
A prefeitura de Manga informou que foi criado um Comitê de Crise, em parceria com a Defesa Civil, para gerenciar os danos e definir as ações urgentes a serem tomadas. “Todas as equipes estão em campo e de plantão, prestando apoio às famílias atingidas pelas fortes chuvas desta quinta-feira”, afirmou.
Até o momento, não há registro de feridos. O número de famílias que precisaram deixar suas casas ainda não foi informado. “A prefeitura segue atenta e comprometida em agir com rapidez e responsabilidade neste momento”, acrescentou.
***
15h35m, sexta-feira, do jornal Estado de Minas, de BH:
Manga (MG): chuva forte faz lagoa transbordar e inundar ruas e casas
Uma residência foi interditada por problemas estruturais e 10 famílias estão desalojadas no município
Ivan Drummond
A cidade de Manga, no Norte de Minas Gerais, ainda está em alerta devido ao transbordamento da lagoa do Parque Uirapuru, no final da tarde de quinta-feira (27/11), e que provocou o alagamento de ruas, residências e comércios, deixando moradores ilhados em diversos pontos.
O alagamento foi registrado por soldados do 107º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Januária. A equipe de Busca e Salvamento deslocou-se para Manga e, ao chegar, o nível da água já havia baixado, permitindo o acesso seguro às áreas afetadas.
O trabalho dos bombeiros foi feito em ação conjunta com a Defesa Civil. Os militares percorreram os principais bairros atingidos, prestando apoio à população, auxiliando no deslocamento para locais seguros e realizando os primeiros levantamentos de danos.
Cerca de 15 residências foram vistoriadas, sendo que uma delas foi interditada por risco estrutural. Dez famílias estão desalojadas e recebem suporte. Houve uma queda de um poste de energia elétrica, no Bairro Nova Brasília, com acionamento da Cemig, que efetuou o desligamento preventivo. Não houve vítimas, apenas danos materiais.
Nesta sexta-feira, os bombeiros realizam os trabalhos de vistoria e o acompanhamento das famílias atingidas.
Alerta
Com a chegada do período chuvoso, o Corpo de Bombeiros reforça o alerta para tempo instável. Em em situações de alagamento, a população deve evitar áreas inundadas, não atravessar enxurradas, manter distância de redes elétricas e buscar locais elevados e seguros. Em emergências, ligar 193.


