Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 5 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°78439
De: José Prates Data: Segunda 11/8/2014 17:40:20
Cidade: Rio de Janeiro RI

É agora, nestes dias, a festa do Rosário, tradição montesclarense. Pode passar o tempo que for distante de Montes Claros, mas, esquecer a festa do Rosário com sua beleza folclórica é difícil. Ninguem esquece os catopés dançando nas ruas. Quantos montesclarenses que deixaram a cidade por força do oficio ou interesse próprio, agora estão chegando alegres, felizes, para assistirem à festa que nunca lhe saiu da memória. Infelizmente, não posso ir por motivo de saúde, mas, estou presente em pensamento, acompanhando a procissão

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78437
De: Ucho Ribeiro Data: Segunda 11/8/2014 11:17:20
Cidade: Montes Claros

Um Didal de Irineu

Para uns, um ninguém. Para outros, um truão, um mentecapto. Isolado, disjunto, iletrado, isto ele é. Como mesmo diz: - não faço nem o “ó”. É mudo e mouco para este mundo apressado, máquino. Desconhece nossa vida elétrica, internética, televisiva. Ignora leis, política, papéis, carimbos, documentos. Não sabe sua idade, mas, se entrega: - Na grande cheia de setenta e nove eu era rapazim, fiquei apartado na Boleira, do outro lado do rio por luas, comendo só quiabo da lapa e samambaia cozida em enchu de galinha.
É devoto e doutor em formigas, árvores, passarinhos e besouros. Segue abelhas, pacientemente, atrás de favos de mel. Protege os insetos e não mata lagarta porque ela concebe as borboletas. Afirma categoricamente que alguns paus viram insetos e uns insetos quando morrem viram paus. Dá mansas e longas aulas sobre quebranto e mau olhado. Silencia-se, com olhar esconso, para decifrar pios e grunhidos. Conhece o tempo, o vento, as nuvens. Vigia o revoar dos pássaros, o canto da coãn, o colorido do céu, o deslize do rio. Sabe quando chove e quando estia.
- Vai parar de chover!
- Por que, Irineu? Está invernado há dias.
- Oh, olha aí as tanajura! Elas tá largano as asinha por tudo quanto é lado. Essas bichinha são danada de protegida, quando elas aparece, estia.
O céu amanheceu anil.
Alguns o acham um mané, um migué, um qualquer. Coitados, passarão a vida na ignorância, sem conhecer os mistérios e os encantos contidos na matuta cachola do sábio catrumano. Calado fica de tanto ouvir as asneiras e baboseiras dos citadinos. Só abre a boca afiançado e se for muito instigado.
- No garimpo você reza para achar a pedra grande?
- Moço, que é isso? Diamante não apreceia reza, não! Diamante gosta é de sangue, de confusão. Ouro é mais carola, é diferente, pegá com Deus é um djutóro bom pra bamburrar.
Depois de um espirro, perguntei: - O que cura gripe, Irineu?
- Quem gargareja urina de muié veia de madrugada num gripa nunca.
- Mas não serve urina de mulher nova, não?
- Não!
- Mas por quê?
- Muié nova num tem as “mardade”.
Dias desses caminhávamos na beira do rio, quando fui alertado:
- Olha o cipó!
- Cipó, que cipó?
- Na sua frente, moço, cuidado!
- Viche Maria! É uma cobra!
- Psiu! Não fale este nome! Ela num sabe que é peçonhenta, não. Se sabê, aí de nós!
Eu o conheci quando comprei uma terrinha num canto formoso do vale jequitinhonho. Era mata pura, rio límpido e mil criaturinhas – bichos, insetos, plantas, peixes, pássaros, que me foram por ele nominados e apresentados um a um: - Monjolo é madeira ispicial pra chão e brejo, já pereio é o pau pros cabo das ferramenta; o chá de barbatimão é cicatrizante e bom pra lavá as partes das muié; o burro é o animal que foi pra escola, dá aula pra cavalo; quando a vaca cruza na lua cheia o bezerro nasce macho; arapuá é boa para ezipa; pra tirá cascão de pé de gente, bom é esfregá jenipapo verde; bicho de se preocupá é taturana, é uma lagarta que faz homi mijá perna abaixo e se não acudi mata criança pequena; banha de sucuri serve pra torcicolo... Num jorro contínuo de sabedorias, foi me explicando a natureza em detalhes.
Em simpatias, então, é uma sumidade: - Pra não abortá é só colocá sobre o telhado uma caixinha com maribondo; pra fazer minino pequeno falá basta dá água pra ele em sineta de igreja; se a muié tá entulhada na hora do parto, a gente deve abrí as cancela, se não der certo, abri as janela e as porta, e se continuá encalhada, vai destelhando a casa pra dá passagem...
Nesta toada ele me fez ouvir todo tipo de sapiências e mil maravilhas. Tenho tomado nota de tudo, inclusive aprendi a usar um mundo velho de remédios: guapo, poejo, tipi, batata de purga, papaconha, calumba, macela, mastruz, alcanfor do campo e outros tantos, e, aqui para nós, estou até ficando craque em rezas e benzeduras.

Mas no começo de nossa convivência, como eu não tinha casa no Alecrim, deixava meus trecos – bicicleta, bóias, coletes, caiaque – com ele, que os guardava zelosamente em um dos seus cômodos. Quando chegava, era o primeiro lugar que eu passava, para pegar alguma das tralhas, filar uma boa prosa e encomendar um frango com ora-pro-nóbis, para comer no finalzinho do dia.

Sua casa era de chão batido, o piso esfregado com o esmeraldino esterco bovino e as paredes clareadas com tabatinga. Seu porco Filomeno tinha trânsito livre, porém usava um espetado brinco de arame no nariz, para impedi-lo de futucar e esburacar o chão. As galinhas dormiam empoleiradas pelos cantos, a do choco se aninhava confortavelmente num velho forno de um inativo fogão a gás. As rapaduras apuradas com abelhas petrificadas ficavam dependuradas acima do fogão de lenha. Perguntado como ele aproveitava as rapaduras com tantas abelhas grudadas, respondeu de pronto: - No café, elas fica no coador.
Num janeiro, época em que findam os mantimentos, me comovi com a carência remoída há meses por um malogro no garimpo, tristemente escancarada nos miúdos filhos e na mulher Maria, ossos à vista. Fui à cidade e comprei saco de arroz, feijão, açúcar, caixa de óleo, macarrão, café – feira farta, sacudida, para eles.
Sumi em meus afazeres montesclarinos por uns vinte dias. Ao voltar e passar em sua casa, com o sentido em pegar o colete para descer a cheia do rio, perguntei: - Cadê minhas coisas?
Ele disse: - Estão aí, no mesmo lugar.
Ao entrar no cômodo onde entulhavam as minhas tralhas, deparei com todos os sacos e caixas de alimentos intocados.
Sem entender, indaguei: - Vocês estão doidos? Porque não usaram a comida que lhes deixei?
Assustado, respondeu: - Uê, mas era sua...
- Que isso, Irineu? Eu comprei para vocês.
Par de lágrimas deslizaram dos olhos da bambeante Maria, abraçada em amparo pelos meninos.
Quando levei sua família à Diamantina, foi a primeira vez que os seus filhos saíram da roça. Ao chegarmos numa lanchonete para merendar, os três pequetitos, Ozéia, Onofrim e Paulim, mergulharam no piso de cimento queimado e nadaram de braços abertos, esfregando seus corpos e faces naquela lisa superfície. Era a inocência, cheia de risos e de encantamento.
Na volta, no carro, perguntei: - Irineu, você já viu televisão?
Ele deu um tempo e depois respondeu, seguro: - Já!
- Você viu onde?
- Vi no Alecrim. Tava desligada, mas eu vi!
No final da viagem, ao despedir, disse-me: - Ucho, a vida me ensinô que tem dois tipo de gente: os que agradece e os amuado. Eu aprendi a agradecê.
Eu também.
Bendito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78436
De: 11ª RPM Data: Segunda 11/8/2014 11:00:53
Cidade: Montes Claros/MG

A Polícia Militar prendeu ontem, 10Ago, dois homens suspeitos do homicídio que vitimou um policial militar na zona rural do município de Riacho dos Machados no último sábado.
A ocorrência iniciou quando uma guarnição policial retornava à sede do município após realizar policiamento preventivo numa festa religiosa que ocorria na localidade de Barreiro Preto. Durante o deslocamento, às 23h30min, os policiais depararam com uma cancela entreaberta e, no momento que um dos soldados que compunham a guarnição desceu para abri-la, foi alvejado na cabeça por um disparo de arma de fogo. Naquele momento, o policial que se encontrava na direção do veículo revidou o disparo, tendo o criminoso fugido pelas matas. O militar atingido foi imediatamente socorrido pelo colega, sendo conduzido ao HPS de _______ em estado grave, porém, não resistiu aos ferimentos e faleceu.
A Polícia Militar, no mesmo momento em que ocorria a tentativa de socorro, através de rápida comunicação, deflagrou um intenso rastreamento pela região e, sob a coordenação de dois Capitães, enviou vários reforços ao local com ações pontuais de cerco e bloqueio, resultando na localização e prisão de dois irmãos, de 23 e de 24 anos, que, conforme testemunhas, tramaram e executaram a emboscada que vitimou o militar.
Foram presos e autuados em flagrante M. P. X. e L. G. P. X, os quais ficaram à disposição da Justiça, e foram apreendidos uma motocicleta e chinelos que foram localizados e possuem as mesmas marcas encontradas no local do crime, e, ainda, um aparelho celular com registros de ligações realizadas no horário do crime. M. P. X. possui passagens, pela Polícia Militar, por ameaça, resistência à prisão, posse de drogas e porte de arma, sendo ainda localizado com vestígios de pólvora em suas mãos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78433
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 10/8/2014 23:59:03
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Nesta noite no Dia dos Pais, a lua no Perigeu deu um espetáculo incomensurável. Varias pessoas foram até a Serra do Espinhaço – próximo a nascente do Rio Congonhas em Itacambira - para assistirem o surgimento da Superlua.
Diante dos olhares das criaturas humanas ali sobrepostas, ela foi surgindo com a grandeza de um Pai, mas, com a beleza de uma Mãe. Veio imensa. Um fenômeno impressionante. Ela - sua majestade lua - ora avermelha... ora alaranjada... Porém, brilhante.
Mesmo a 356.890 quilômetros de distância, naquele momento era a menor proximidade entre a terra e o satélite mais vizinho dos “humanos”.
Um casal de adolescentes que estava há uns 50 metros de nós, revezava entre um binóculo e um cigarrinho do “capeta” – era a deles!
Porém, a maioria contemplava o espetáculo do nascer da Lua com vibrações, com orações e muita emoção.
Aos poucos o gigante satélite dos namorados foi subindo, afastando e, vestiu uma nova roupa - cor de prata. Final do crepúsculo no Oeste e inicio da luz prateada no Leste.
Segundo os cientistas, fenômeno como este, acontece cinco vezes ao ano, mas com esta aproximação de hoje, somente em 2035.
Todos comungaram com Deus, mesmo aquele casalzinho com toda fumaça sabia que somente as leis divinas das orbitas dos planetas podem proporcionar um momento daquele.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78432
De: Comando Regional da PM Data: Domingo 10/8/2014 22:38:27
Cidade: Montes Claros/MG

É com pesar que a 11a RPM noticia o falecimento de um Policial Militar da ativa da corporação que estava em serviço no município de Riacho dos Machados, realizando patrulhamento preventivo em Festa da localidade, quando foi vítima de um homicídio, fato ocorrido em data de ontem, 10Ago, por volta das 23h50min.O Policial Militar foi alvejado por disparos de arma de fogo, não tendo sido, até o momento, identificado o autor. Equipes policiais de Montes Claros deslocaram-se até o município para auxiliarem nas buscas pelos responsáveis por esse crime.Mais informações serão repassadas posteriormente, tendo em vista que a ocorrência ainda encontra-se em andamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78431
De: O Tempo Data: Domingo 10/8/2014 20:12:42
Cidade: BH

Policial militar é morto após tocaia em Riacho dos Machados - Dois irmãos suspeitos de terem cometido o crime foram detidos pela PM neste domingo; crime aconteceu no fim da noite de sábado (9) - José Vitor Camilo - Estão detidos dois irmãos que são suspeitos de terem armado uma armadilha para assassinar um policial militar no fim da noite deste sábado (9), no distrito Barreiro Preto, que pertence à cidade de Riacho dos Machados, no Norte do Estado. O soldado Leonardo Santos, de 26 anos, chegou a ser socorrido, mas sofreu várias paradas cardíacas e morreu antes de chegar à uma unidade de saúde.
Segundo as informações do sargento Marcos Antonio Nogueira, da 236ª Companhia do 51º Batalhão da Polícia Militar (PM), o policial estava acompanhado de seu parceiro atuando em uma festa religiosa no distrito de Barreiro Preto, distante 29 km da cidade. "Na festa não houve problema e, quando retornavam para a cidade, por volta das 23h30, se depararam com uma cancela fechada", explicou.
Após o militar descer para abrir a porteira, a viatura passou e neste momento o soldado foi surpreendido por alguém pelas costas. "Foi alvejado por um disparo de espingarda na nuca. Falamos com certeza que foi uma tocaia, o tiro foi quase a queima-roupa. Fecharam a cancela e esperaram eles passarem para cometerem o crime", informou o sargento.
Assustado, o colega do soldado que conduzia a viatura desceu e chegou a efetuar alguns disparos na direção de onde viu as faíscas da arma do suspeito, porém, sem atingir ninguém. Leonardo foi colocado na viatura e socorrido, porém, não resistiu ao grave ferimento. O policial morto, que era pai de uma criança de 3 anos, será enterrado na comunidade Paciência, na cidade de Porteirinha, onde nasceu.
Ele atuava há cerca de 6 anos na corporação. "Era um policial muito bom, dedicado, e muito querido tantos pelos militares como pela população. Tinha uma postura muito correta", lamentou o colega de trabalho sargento Nogueira.
Prisão
Neste domingo (10), após intenso rastreamento na cidade, os policiais conseguiram deter dois irmãos, de 20 e 24 anos. "Ainda não está confirmado, mas temos muitas informações de que sejam eles. Um dos jovens teria desacatado o soldado Leonardo recentemente e resistido à voz de prisão, sendo que na época os dois chegaram a entrar em luta corporal", explicou o sargento Nogueira.
Ainda conforme a PM, no sábado antes de irem para o povoado onde acontecia a festa, o militar abordou e apreendeu uma moto de um dos irmãos, o que aumenta a suspeita de que eles possam ter planejado a armadilha para executar o policial. "Os dois tem passagens policiais por badernas, desacato, danos ao patrimônio, furto e ameaças",

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78430
De: Ailson Data: Domingo 10/8/2014 18:22:40
Cidade: M. Claros

Hoje de madrugada bandidos arma emboscada e mata policial militar em serviço no distrito de Bem-Quer próximo à Cidade de Riacho Dos Machados MG

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78429
De: Tânia Data: Domingo 10/8/2014 09:07:35
Cidade: Riacho dos Machados

Riacho dos Machados acordou de luto... assassinaram o policial jovem, brincalhão, tio do EAC ,sempre sorridente Leo Santos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78428
De: Reinice Canela Data: Sexta 8/8/2014 15:40:47
Cidade: Montes Claros

Faleceu hoje e será sepultada as 16:00 Sra.Célia Lafetá Rebello, irmã do nosso saudoso prefeito Toninho
Estou profundamente sentida com a notícia da partida de Célia Rebello para o Mundo Espiritual. Ela era uma pessoa maravilhosa e deixa muita saudade, sinceros cumprimentos à toda família.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78427
De: 50º BPM Data: Sexta 8/8/2014 14:06:53
Cidade: Montes Claros/MG

Solicito (...) o apoio e a colaboração na divulgação do concurso do CFO-2015 (Curso de Formação de Oficiais), da Polícia Militar de Minas Gerais.Serão 108 vagas para candidatos do sexo masculino e 12 vagas para o sexo feminino, que possuam título de Bacharel em Direito. As inscrições para o concurso já estão abertas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78426
De: leitor Data: Sexta 8/8/2014 11:41:12
Cidade: M.Claros

Faleceu hoje e será sepultada as 16:00 Sra.Célia Lafetá Rebello, irmã do nosso saudoso prefeito Toninho Rebello

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78425
De: Afonso Data: Quinta 7/8/2014 10:27:25
Cidade: Moc/MG

"07/08/14 - 7h45 - Hoje é dia de lembrar o exemplar Cônego Quirino Queiroga, chamado de Padre Quirino. (Pelos 98 anos que faria, 34 da sua partida - numa véspera de aniversário)". Nasci pelas mãos da Irmã Beata e fui batizado por ele, em 8/8/1949, dia de São Domingos. Ele havia completado 33 anos, no dia anterior, a idade de Cristo. Quantas bênçãos no mês das festas religiosas tradicionais de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78424
De: felipe henrique Data: Sexta 8/8/2014 10:10:29
Cidade: montes claros mg  País: brasil

Desabafo de um policial militar com essas leis vigentes no brasil apos a morte da estudante de medicina no bairro ibituruna e que eu nao conhecia.Nossa como fiquei triste ,eu nao te conhecia ,porem mesmo sem lhe conhecer e apesar de ja ter visto sua foto no facebook existe um sentimento maravilhoso que une os seres humanos que é o amor.Admiro pessoas esforçadas.Sou contra essas leis brasileiras que ajudam (...).O sentimento de impunidade é muito grande.Eu sou policial militar a seis anos e meio porem hoje sou muito desmotivado por causas dessas leis onde o mau predomina sobre o bem ,porem se eu estivesse no dia eu teria feito honra ao juramento que fiz ao ingressar na policia militar e por vc teria dado minha vida.um dia seremos anjos no ceu ,um beijo minha amiga ,sei que DEUS esta contigo e comigo ,ate breve.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78423
De: José Prates Data: Sexta 8/8/2014 09:01:01
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ

Justiça na Homenagem

Avenida Leonel Beirão, bairro Maria Cândida, na cidade de Montes Claros, Norte de Minas Gerais pra quem mora lá ou viveu lá, pode ser que não represente nada ou não lhe re lembre de nada que se relacione ao nome dessa avenida. Para esses, pode ser apenas, um nome de rua. Quando, porém, eu vi na carta que recebi pelo correio, o endereço do remetente, parei com o envelope na mão porque aquela boneca gigante apareceu diante de mim, subindo a Rua Dr Santos com a meninada alegre, correndo atrás. Não posso negar que foi um momento de satisfação ao verificar que Montes Claros homenageou um seu filho, nascido do povo, gente do povo que viveu com o povo,humilde, vivendo a humildade. Um homem que não freqüentou faculdade, nem chegou a conhecê-la, mas, era um publicitário competente que inaugurou na cidade a propaganda de rua com seus bonecos gigantes anunciando as novidades que chegavam no comércio. Não era, porém, somente isso que fazia: ele estava sempre pronto a auxiliar as pessoas em seus problemas, principalmente quando morria alguém da família. Para melhor servir, criou uma funerária que tomava conta dos enterros, o que fazia com zelo, independente das condições da família do morto, dispensando a família desse problema.
O tipo de publicidade criado por Leonel Beirão em Montes Claros, isso na década de 50, era único na região, tronando-se conhecido em todo o Estado não só pela eficiência como pela originalidade o que contribuiu para que outras cidades o solicitassem, o que sempre acontecia. Nessa ocasião não havia televisão e no interior do Estado a imprensa escrita era rara. A publicidade, então, era difícil. Por isso, o modelo criado ppor Leonel Beirão, barato e eficiente, conquistou espaço em toda região. Portanto, é justa a homenagem que a cidade lhe presta com seu nome batizando uma sua avenida.

José Prates, 87 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Atualmente, é um dos diretores do Sindicato da Classe)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78422
De: Estado de Minas Data: Quinta 7/8/2014 11:18:37
Cidade: Belo Horizonte

Ex-vereadores de Montes Claros são condenados por desvio de verba pública - A condenação ocorreu em primeira instância, ou seja, cabe recurso da decisão - Luiz Ribeiro - Cinco ex-vereadores de Montes Claros foram condenados pela Justiça, na primeira instância, a quatro anos, seis meses e 13 dias de prisão em regime semiaberto pela acusação de desvio de recursos públicos da verba de gabinete, com o uso de recibos falsos dos Correios. Um outro ex-vereador foi condenado a três anos e quatro meses em regime aberto. Todos eles têm direito a recorrer em liberdade. A sentença foi proferida pelo juiz Francisco Lacerda de Figueiredo, da 1ª Vara Criminal de Montes Claros. Os réus já haviam sido condenados a devolver recursos numa ação civil pública.
A fraude foi investigada na operação Pombo Correio, deflagrada pela Polícia Federal em 5 de julho de 2006. Na época, foram presos temporariamente oito vereadores que estavam no exercício dos mandatos e um suplente, junto de dois funcionários de uma agência terceirizada dos Correios. De acordo com as investigações, Raniery Robson de Almeida, ex-funcionário de uma agência terceirizada dos Correios na cidade, repassava recibos falsos de postagem de correspondências pelos vereadores. Os recibos seriam apresentados para a contabilidade da Câmara para o recebimento daverba de gabinete, que era indenizatória. Só que, na prática, não existia a prestação do serviço.
Raniery Robson Almeida recebeu a condenação de sete anos, dois meses e 13 dias de prisão em regime semiaberto pelos crimes de furto, abuso de confiança e peculato. Segundo as investigações, Raniery seria o cabeça do esquema fraudulento. No decorrer do processo, todos os ex-vereadores foram ouvidos e alegaram inocência, dizendo que desconheciam os fatos. O juiz Francisco Lacerda de Figueiredo absolveu os envolvidos do crime de formação de quadrilha, mas condenou seis ex-vereadores pelo crime de peculato.
Foram condenados a quatro anos, seis meses e três dias de reclusão em regime semiaberto os ex-vereadores Ademar de Barros Bicalho, Athos Mameluque Mota, Lipa Xavier, Júnior da Samambaia e Maria de Fátima Pereira Macedo. O ex-vereador Rosemberg Medeiros foi condenado a três anos e quatro meses em regime aberto e a pena foi convertida em prestação de serviços. A reportagem tentou, mas não conseguiu falar com os ex-vereadores e seus advogados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78420
De: Jornal Aqui Data: Quarta 6/8/2014 08:11:55
Cidade: Belo Horizonte

Morte anunciada - Universitária é assassinada a facadas dentro de seu apartamento e seu ex-namorado confessa o crime. Acusado deveria estar preso desde maio, devido a ameaças que vinha fazendo à vítima - Luiz Ribeiro - A estudante de medicina Sara Teixeira de Souza, de 35 anos, foi assassinada a facadas, na manhã de ontem, dentro de seu apartamento, no Bairro Ibituruna, região de classe média alta na cidade de Montes Claros, Norte de Minas. Segundo a polícia, Leandro Dantas de Freitas, de 28 anos, ex-modelo com quem a vítima já namorou, confessou o crime. O homicídio poderia ter sido evitado, já que em maio foi expedido mandado de prisão preventiva contra o acusado devido a ameaças que ele vinha fazendo a Sara. Entretanto, ele só foi detido ontem, após o ataque fatal.
Sara e Leandro namoraram durante cerca de seis meses. Em 25 de fevereiro deste ano, dois dias após o término do namoro, a universitária recorreu à Polícia Militar (PM) e registrou um boletim de ocorrência relatando que o rapaz não aceitou o fim do relacionamento e passou a persegui-la. Na ocasião, ela reclamou que, além de ameaçá-la de agressões, o rapaz destruiu seu telefone celular e quebrou alguns vidros do prédio onde morava. Em 27 de fevereiro, novas agressões aconteceram.
Sara foi orientada pelos policiais a adotar medidas de segurança pessoal e tomar providências para o cumprimento das medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. Ela procurou a Delegacia de Prevenção à Violência contra a Mulher, em Montes Claros, denunciando agressões e ameaças de morte.
O juiz da 1ª Vara Criminal de Montes Claros, Isaías Caldeira Veloso, informa que, após outras medidas protetivas – que não foram suficientes para interromper as ameaças contra vida da estudante de medicina –, em 14 de maio ele decretou a prisão preventiva de Leandro após receber pedido da Delegacia da Mulher com parecer favorável da Promotoria Pública.
Porém, o mandado não foi cumprido a tempo de evitar a morte de Sara. A delegada Karine Maia, responsável pela Delegacia da Mulher de Montes Claros, informou que em 15 de maio os investigadores saíram à procura de Leandro Dantas, que seria funcionário de uma indústria têxtil local e que, atualmente, estaria afastado por causa de envolvimento com drogas. “O rapaz não foi encontrado”, disse a delegada, acrescentando que, por enquanto, não identificou nenhuma falha.
A delegada informou que, desde que a delegacia foi aberta, em março de 2013, foram recebidos 31 mandados de prisão e 22 deles (71%) foram cumpridos, resultado que considera satisfatório.
Maisa Rodrigues, defensora pública e coordenadora do Núcleo da Defesa da Mulher de Montes Claros, considera que o caso da universitária é um exemplo de ineficácia das medidas protetivas da Lei Maria da Penha. “A lei é um avanço. Mas, para funcionar mesmo, é preciso reforçar a estrutura de combate, com as delegacias da mulher funcionando 24 horas por dia”, disse.
COMOÇÃO
A universitária Sara Teixeira de Souza era integrante de família tradicional de Porteirinha, Norte de Minas, onde o pai dela, conhecido como Tião do Bazar, é dono de um conhecido comércio de armarinho. Ontem, houve comoção na cidade. O corpo de Sara será sepultado hoje em Porteirinha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78419
De: josé xisto Data: Quarta 6/8/2014 08:07:25
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: "Eu saía aos domingos, pela manhã, ia até a Praça da Matriz e ficava na feirinha. Não vou mais"
Eu que vivi vários anos no Rio de Janeiro, e que vim para esta cidade para buscar tranquilidade e paz, vejo que " sai do espeto e cai na brasa"!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78418
De: 11ª RPM Data: Quarta 6/8/2014 08:08:59
Cidade: Montes Claros/MG

Às 15h30min do dia 05Ago, na av. João XIII, no bairro Vila Santa Cruz, a Polícia Militar registrou um acidente de trânsito que vitimou fatalmente um homem de 22 anos. Segundo relatos de testemunhas e de um dos envolvidos no acidente, um homem de 62 anos, condutor do veículo Honda/Civic, ano 2008, cor preta, este encontrava-se parado próximo ao nr 1.450, no sentido centro / bairro Santos Reis e iniciou uma manobra de retorno, parando a quarenta e cinco graus para aguardar o fluxo de veículos contrário, momento em que a motocicleta Honda/Titan, 150, ano 2007, cor vermelha, que era conduzida por um homem de 22 anos, que transitava pela mesma via no sentido centro / bairro, veio a chocar-se em seu automóvel. Em consequência do impacto, o condutor da motocicleta veio a óbito no local, tendo a Unidade Avançada do SAMU comparecido e tentado reanimar a vítima, porém sem êxito. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78417
De: Juarez Data: Terça 5/8/2014 16:45:53
Cidade: Montes Claros

Transito interrompido na João XXIII na altura da avenida Carlos Ferrante, com sentido ao Eldorado e antiga Matsulfur.. Todo o transito desviado através da Carlos Ferrante. Alguém sabe o que aconteceu? Grande movimento..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78416
De: PM Data: Terça 5/8/2014 10:33:39
Cidade: Montes Claros/MG

A Polícia está em busca de informações que levem à identificação de localização de dois homens suspeitos de tentativa de homicídio no início da noite de ontem, 4 de agosto, na Avenida Leonel Beirão de Jesus, bairro Maria Cândida em Montes Claros. Conforme a vítima (um adolescente de 17 anos), transitava a pé pelo local, e, ao passar em frente a uma padaria, foi surpreendido por dois homens que estavam em uma moto Honda Titan 150, azul. O garupeiro, com uma arma de fogo em punho, efetuou vários disparos em sua direção, alvejando-o com 02 disparos no braço direito; 01 disparo no braço esquerdo; 01 nas costas lado esquerdo, e outro na perna esquerda. Em seguida os suspeitos fugiram em direção ao bairro Vila Telma. Pessoas que passavam pelo local no momento do crime, também foram atingidas pelos disparos: uma mulher de 27 anos que foi atingida nas costas e no braço direito, e uma mulher de 44 anos que foi atingida nas duas pernas, na altura das panturrilhas. No local, a Polícia Militar socorreu as vimas, conduzindo-as para o HPS Santa Casa, onde ficaram em tratamento médico. O adolescente, quando já se encontrava hospitalizado, informou aos militares que sabia quem seriam os suspeitos do crime, porém não falou a motivação do delito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78414
De: Estado de Minas Data: Terça 5/8/2014 10:12:19
Cidade: Belo Horizonte

Estudante de medicina é morta a facadas pelo ex-namorado em Montes Claros - Uma universitária de 25 anos foi assassinada a facadas dentro de casa na manhã desta terça-feira em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar (PM), o principal suspeito é o ex-namorado da vítima, que foi detido. De acordo com a PM, o homem, identificado como Leandro Dantas Freitas, de 28 anos, invadiu o apartamento da jovem, que fica no Bairro Ibituruna, e a agrediu com oito facadas no pescoço. Sara Teixeira de Souza, que cursava o 8º período de medicina, morreu na sala do imóvel. Testemunhas disseram ter visto o homem fugir por uma avenida. O ex-modelo foi detido perto da rodoviária da cidade e levado para uma delegacia, onde está sendo ouvido. O rapaz não se conformava com o fim do relacionamento. Sara estudava no campus da Faculdade de Medicina Pitágoras, que fica perto da residência onde o crime aconteceu. A jovem nasceu na cidade de Porteirinha, no Norte de Minas, e é filha de um comerciante conhecido na cidade. (Atualizado às 12h12m)
***
Delegado acredita que homem premeditou morte de estudante de medicina em MG - O ex-modelo Leandro Dantas Freitas, de 28 anos, confessou o assassinato e disse que havia consumido drogas minutos antes. Ele será indiciado por homicídio duplamente qualificado - O ex-modelo Leandro Dantas Freitas, de 28 anos, será indiciado por homicídio duplamente qualificado pela morte da ex-namorada e estudante de medicina, Sara Teixeira de Souza. O crime foi na manhã desta terça-feira em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. O homem, que confessou o assassinato, invadiu o apartamento da vítima e desferiu sete facadas no corpo da estudante. Em seguida, fugiu e acabou preso pela Polícia Militar (PM). Em depoimento, disse que estava sob efeito de drogas e agrediu a mulher por tê-la visto com outro rapaz. O delegado Bruno Silveira de Faria desmentiu a versão e acredita em premeditação.
O assassinato chocou vizinhos e amigos da estudante. Leandro chegou na casa de Sara, no Bairro Ibituruna, no início da manhã, aproveitando que um morador deixava o prédio. Ele entrou pelo portão e foi direto para o apartamento da garota, que estava no 8º período de medicina. Como não conseguiu entrar, arrombou a porta.
Lá dentro, o casal teve uma discussão. Na briga, Leandro pegou uma faca e deu sete golpes que acertaram o pescoço e o tórax da menina. “Ele disse que estava sob o efeito de drogas e não aguentou ter visto a jovem com outro homem. Porém, não há indícios de uma terceira pessoa no apartamento”, explica o delegado Faria.
O homem deixou o apartamento e fugiu. Testemunhas disseram tê-lo visto fugir por uma avenida. O ex-modelo foi detido perto da rodoviária da cidade e levado para uma delegacia. O rapaz não se conformava com o fim do relacionamento.
Um médico que mora do mesmo prédio de Sara acionou a PM. Ele chegou a prestar os primeiros socorros à vítima, porém, sem sucesso. A mulher morreu ainda no apartamento.
Em depoimento, o ex-modelo não se omitiu e confessou o assassinato. “Ele é uma pessoa fria, que não mostra nenhum arrependimento”, comentou o delegado. Para o policial, o crime foi premeditado. “O casal já tinha um histórico de brigas e estava separado, possivelmente por causa das desavenças. Depois disso, ele arrombou a porta, deu sete facadas e ela morreu. Creio que ele já teria ido ao local para matá-la. Se não fosse isso, iria socorrê-la e não fugiria”, diz Faria.
O ex-modelo foi autuado em flagrante por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e omissão de socorro à vitima. Ele será encaminhado para o Presídio de Montes Claros.
***
O Tempo - Estudante de medicina é esfaqueada dentro de casa em Montes Claros - Principal suspeito é o namorado da jovem; ele está detido na delegacia de plantão de Montes Claros - Bruna Carmona - Uma estudante de medicina foi morta a facadas na manhã desta terça-feira (5), dentro do apartamento dela, em Montes Claros, no Norte do Estado. O principal suspeito é o namorado da jovem, que detido na delegacia de plantão da cidade. Um morador do bairro Vila Guilhermina contou à reportagem de O TEMPO que o homem foi detido próximo à rodoviária de Montes Claros, no bairro Cidade Nova, enquanto tentava fugir.
"Logo de manhã ele passou sujo de sangue na rua Elvira Durães, no bairro Vila Guilhermina, sentido rodoviária", disse o morador. Segundo ele, os vizinhos do bairro desconfiaram e chamaram a polícia. "A PM disse que ele tinha assassinado uma pessoa e que já estavam atrás dele", conta.
De acordo com as primeiras informações repassadas pela Polícia Militar (PM), o suspeito arrombou a porta do apartamento da jovem, que fica no bairro Ibituruna, que é considerado de classe média alta. A estudante, que ainda não teve o nome confirmado, morreu no local. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o crime.
Ainda segundo a PM, a jovem morava sozinha e estava no sexto período do curso de medicina.
***
Hoje em Dia - Estudante de medicina é morta a facadas pelo ex em Montes Claros - Uma estudante de medicina foi assassinada a facadas, dentro de seu apartamento, na manhã desta terça-feira (5), em Montes Claros, no Norte de Minas. O caso é investigado, mas o principal suspeito do crime é o ex-namorada da vítima, identificado como Leandro. O suspeito foi detido.
Conforme a Polícia Militar, testemunhas contaram que o rapaz invadiu o apartamento de Sara Teixeira de Souza, de 35 anos, no bairro Ibituruna. Durante uma discussão, por motivo ainda desconhecido, ele pegou uma faca e desferiu vários golpes da vítima.
Após o crime, o suspeito fugiu, mas foi localizado e detido próximo a rodoviária da cidade. O resgate foi acionado para socorrer a universitária, mas ela já estava morta. O corpo será periciado e removido para o Instituto Médico-Legal (IML) do município.
***
Super Notícia - Estudante de medicina é morta a facadas em casa em Montes Claros - Principal suspeito é o ex-namorado da jovem; ele está detido na delegacia de plantão de Montes Claros - Bruna Carmona - Uma estudante de medicina foi morta a facadas na manhã desta terça-feira (5), dentro do apartamento dela, em Montes Claros, no Norte do Estado. O principal suspeito é o ex-namorado da jovem, de 28 anos, que está detido na delegacia de plantão da cidade. Sara Teixeira de Souza, de 35 anos, foi morta com sete golpes de faca, no bairro Ibituruna, considerado de classe média alta. Segundo a PM, a jovem morava sozinha e estava no sexto período do curso de medicina na Faculdade Pitágoras, que fica em frente ao apartamento onde o crime aconteceu
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que trabalha como vendedor, foi detido poucas horas após o homicídio, na rodoviária de Montes Claros, no bairro Cidade Nova, mas negou que estivesse fugindo.
"Logo de manhã ele passou sujo de sangue na rua Elvira Durães, no bairro Vila Guilhermina, sentido rodoviária", disse um morador do bairro à reportagem de O TEMPO. Segundo ele, os vizinhos desconfiaram e chamaram a polícia. "A PM disse que ele tinha assassinado uma pessoa e que já estavam atrás dele", contou.
Na delegacia, o suspeito confessou que esfaqueou a vítima depois de uma discussão, porque teria visto a estudante com outro homem, mas essa informação não foi confirmada. Ele disse também que estava sob o efeito de entorpecentes e remédios de uso controlado e que não lembra detalhes do que fez. A perícia esteve no apartamento de Sara e recolheu a faca usada no crime.
Vizinhos da estudante contaram à Polícia Militar que o suspeito era muito ciumento. O delegado que está com o caso, Bruno Silveira de Faria, constatou que havia uma medida protetiva pedida pela vítima contra o ele, desde fevereiro deste ano. Ele aguarda a chegada do Boletim de Ocorrência da Polícia Militar para fazer o flagrante do suspeito. Ele deve ser autuado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e por não oferecer resistência à vítima (que não teve como se proteger). Segundo a PM, o suspeito já tinha passagens pela polícia, por porte ilegal de armas e uso de drogas.
Vítima estava na cidade para estudar
De acordo com a Polícia Militar, Sara era natural de Porteirinha, a 160 km de Montes Claros, e morava na cidade para estudar. Os pais da estudante foram comunicados do crime pela corporação e, até o fim da manhã, ainda estavam a caminho de Montes Claros. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).
"Ela era uma pessoa super alto astral, inteligente. Não merecia morrer desta forma, é um momento muito triste", disse uma amiga da estudante, que preferiu não ter o nome revelado. Segundo a amiga, Sara tinha uma filha, de 15 anos, que não morava com ela. (Atualizada às 12h19)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78413
De: PM 11ª Data: Terça 5/8/2014 08:59:52
Cidade: Montes Claros/MG

Ocorrência de destaque em andamento (Homicídio consumado) na Avenida Professora Aida Mainartina, nº 100, bairro Ibituruna em Montes Claros. O suspeito do crime é o companheiro da vítima que já foi preso pela Polícia Militar. Segundo informações, o suspeito utilizou-se de uma faca para cometer o crime. Polícia Militar está no local aguardando a perícia. Outras informações seguirão oportunamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78412
De: Estudante Data: Terça 5/8/2014 08:48:42
Cidade: MOC

Por volta das 8 da manhã, em um prédio que fica ao lado das faculdades (...), um homem matou a namorada a facadas. Policiais e equipes de TV chegaram ao local, onde ainda estava o corpo mas o rapaz havia fugido. Minutos depois, o encontraram na rodoviária. Dizem que a estudante era de Janaúba. O corpo acabou de sair do prédio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78411
De: Estudante Data: Terça 5/8/2014 08:00:34
Cidade: Montes Claros

Policia está agora na rua das Faculdades (...) no Ibituruna. Dizem que um cara matou a ex-namorada dele.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78410
De: Santana Data: Segunda 4/8/2014 22:08:55
Cidade: Moc

Tremor nas cidades de Gramado e Canelas, na serra gaúcha, roteiro muito frequentado por montesclarinos. Foi um terremoto mixuruca, de 2,6 graus, mas que fez a gauchada correr.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78409
De: Haroldo Lívio Data: Segunda 4/8/2014 14:09:25
Cidade: Montes Claros

MDM, Embaixador do Norte de Minas

Haroldo Lívio

Magnus Dener Medeiros trombeteia em sua página de jornal que está completando, em sua promoção Mulheres de Ação e Nomes de Expressão, 35 anos de imprensa. Acontece que ele, antes de titularizar coluna social de renome, já fizera alguns cometimentos no jornalismo e na literatura regional. Trabalhos de sua autoria, ou melhor, de sua “griffe”, já tinham sido publicados em letra de forma e lidos pelo grande público leitor, com agrado. Sendo agraciado com o dom de escrever fácil e possuindo um vasto cabedal de conhecimentos gerais, além de ser muito bem relacionado na baixa, na média e na alta sociedade, de ser um verdadeiro cidadão do mundo, foi inevitavelmente convidado para assinar uma página de reportagem social no extinto Diário de Montes Claros, fundado pelo nosso compadre Décio Gonçalves de Queiroz e o saudoso Júlio César de Melo Franco, onde tudo começou.
O que começou ali, realmente, foi a carreira jornalística do futuro Embaixador do Norte de Minas, cognome que veio a calhar com seu perfil de pessoa pública dedicada aos interesses de nossa região. Para começar, Magnus Medeiros, embora não seja montes-clarense nato, nasceu ali mesmo, no balneário de Pirapora, de onde trouxe para nós, que não somos barranqueiros, o colorido, os sons e a alegria do carnaval piraporense. E para completar nossa felicidade tornou-se irmão de todos nós como montes-clarense de coração. Sua biografia é mais romântica que seu curriculum vitae.
Basta dizer que, ainda menino pequeno, veio “de trem pra Montes Claros”, como na conhecida canção, formando na mudança da família de “Seu” Tota, para fundar a Padaria Flor do Sertão. Crescendo em idade e graça, revelou-se um dos artistas mais aplaudidos de nossa Cidade da Arte e da Cultura, por ser um artista completo que sapateia, canta e dança ao som do violão por ele mesmo dedilhado. Nos bailes da vida, nos bons tempos do Clube Montes Claros e da boate da Praça de Esportes, a noite não podia terminar sem sua “canja” de encerramento com chave de ouro. Solicitado por insistente aplauso, para subir ao palco, ele atendia e abria o espetáculo cantando Agustín Lara, Maysa, Vinícius... Saía carregado em triunfo. Há uns cinqüenta anos atrás, vejam só, posou para a Revista ENCONTRO, num misto de entrevista e ensaio fotográfico. Já era VIP.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78408
De: Alberto Sena Data: Segunda 4/8/2014 08:25:00
Cidade: Grão Mogol/MG

Comentários de uma crônica anunciada

Alberto Sena

Por esses dias publiquei um texto que se pode chamar de crônica, sobre a Montes Claros querida, meu torrão natal, comparando a cidade das décadas de 60/70 com a que já vislumbrávamos para os dias atuais. Recordava-me de ter visto recentemente uma foto noturna panorâmica da cidade tão iluminada que parecia ter sido calçada de ouro. Linda foto focalizando o Parque de Exposições.
Falei que Montes Claros naquela época possuía vários lugares de encontro e que o crescimento horizontal e agora vertical fez com que se transformasse na cidade do “desencontramento”. E fui por aí relembrando os tempos em que era feliz e sabia, porque sentia ser privilegiado por ter vivido aí os melhores tempos da cidade.
Vai que recebi o comentário do conterrâneo e amigo Paulo Henrique Veloso Souto, conhecido de antes e de depois do “Cabaré Mineiro”, filme rodado por Carlos Alberto Prates em alguns pontos de Grão Mogol, no qual ele se mostrava exclamativo: “Vixe Maria, ainda não é assim não (referindo-se a Montes Claros), e Requeijão (um tipo humano citado) é nativo, da família Veloso; achei a crônica muito depreciativa, questão de opinião”, ele disse.
Fiquei deveras preocupado achando ter excedido nas minhas observações, mesmo porque morei em Belo Horizonte e moro atualmente em Grão Mogol, tenho ido a Montes Claros só pra buscar fogo, como se diz e talvez nem direito tivesse de futucar um pouco mais fundo em meus comentários, correndo o risco de ter sido injusto.
Lembrei-me de que Paulo Henrique viveu um bom tempo no Rio de Janeiro e de uns anos pra cá resolveu retornar às raízes e deve estar feliz da vida e se não estiver torço para que fique feliz porque pôde deixar toda a beleza do Rio, cuja violência urbana empana, para viver em Montes Claros, menor e por certo menos perigosa proporcionalmente. Será?
Mas qual não foi a minha surpresa ao receber dois outros comentários sobre o mesmo assunto, comentários estes que me deixaram respirar, aliviado, porque nem de longe passava por minha cabeça escrever um texto depreciando a minha terra natal, terra que exalto faz anos por meio de reportagens, crônicas e comentários.
Fora o fato de ter nascido pelas mãos de Irmã Beata e ter vivido em MOC durante 22 anos ininterruptos, onde estudei e iniciei carreira jornalística no O Jornal de Montes Claros, JMC e Mais Lido chamado.
O primeiro dos dois comentários foi enviado por Maria Helena Flávio Almeida, esposa do meu beque central preferido, Nicomedes Almeida. Maria Helena disse ter achado a crônica “realista”, e contou: “Eu saía aos domingos, pela manhã, ia até a Praça da Matriz e ficava na feirinha. Não vou mais. Nos meus 68 anos, bem vividos, as mudanças são notórias. Montes Claros mudou principalmente em questão de segurança”, disse ela.
Maria Helena foi mais além se perguntando o que muito montesclarino se pergunta diariamente se o que se passa pela cabeça “é neura, é medo?” ou quê nome dar? Ela não sabe, mas não tem a menor dúvida de que “curtir um passeio pelas ruas (de Montes Claros) está cada dia mais perigoso”.
E está mesmo, não dá para tampar o Sol com a peneira. Ou será que a mídia está inventando as ocorrências diárias as mais cabeludas? Evidentemente que eu, como filho da terra, gostaria que nada disso estivesse acontecendo, porque assim não dá pra ser feliz, “ora bolas”, diria o poeta Mário Quintana, aquele que disse em versos “eles passarão” e “eu passarinho”.
O outro comentário veio da parte de Wilma Nunes. Ela dizia, “estou em Montes Claros Alberto, dá tristeza. Maria Helena está certa, tudo mudou, para pior. O aspecto da cidade, loucura, suja, feia, esburacada... Vi aquela foto, um artista bateu”.
Eu nem cheguei a abordar essas questões urbanas achando que a essa altura isso já tivesse sido resolvido, pois constatei esses problemas numa das últimas vezes que fui à cidade. Se os problemas perduram, Paulo Henrique que me perdoe, mas não dá pra deixar de falar, porque isto sim deprecia a cidade que passa a ficar bonita só em fotografias sacadas por quem domina a arte da fotografia.
A propósito gostaria de saber do amigo onde poderia encontrá-lo numa próxima ida a Montes Claros, se é que os locais de encontro ainda existem além do Café Galo sobrevivente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78407
De: Wanderlino Arruda Data: Segunda 4/8/2014 08:25:50
Cidade: Montes Claros

(...) Não sei, contudo, se é bom despertar paixões em quem pode morrer de amor. Olhe que nossa língua - aqui brasileira - já não é tão desconhecida e obscura, mas ainda de alto clangor, do tom e silvo da procela, fruto da saudade e da ternura... Foi o que falou Bilac. Falou e disse... Academias Montesclarense de Letras e Maçônica de Letras do Norte de Minas. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78405
De: G1 Data: Domingo 3/8/2014 16:14:10
Cidade: Brasília DF

Terremotos no país liberaram energia de 20 bombas atômicas, diz professor - Aposentado da UnB, ele diz que registros acontecem uma vez por semana. - MG lidera número de casos; João Câmara (RN) registrou maiores prejuízos. - Raquel Morais - Parece estranho para quem acredita que o Brasil está imune a esse tipo de evento, mas abaixo dos nossos pés, e em uma frequência maior do que a que estamos acostumados a ouvir, também nasce aquilo que deixa o mundo todo em polvorosa: terremotos. Ex-chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o professor aposentado José Alberto Vivas Veloso diz que há pelo menos um tremor a cada sete dias no país e que eles nem sempre são tão inofensivos assim.
"É raro decorrer uma semana sem o registro de algum abalo sísmico no país, mas, geralmente, ele será um evento pequeno e poderá passar despercebido pelas pessoas”, disse ao G1. "Pode-se comparar o montante da energia liberada durante a ocorrência de um terremoto com uma explosão nuclear, mas apenas de forma aproximada. Assim, estimamos que todos os terremotos já registrados no Brasil liberaram energia equivalente a cerca de 20 bombas como a de Hiroshima [lançada pelos EUA no Japão durante a 2ª Guerra Mundial, matando 140 mil pessoas].”
Vivemos no meio de tanto progresso científico que é difícil explicar porque os terremotos ainda não podem ser previstos. Isto não significa que nada pode ser feito. [No entanto] Esta previsão, chamada de longo prazo, não traz benefícios imediatos para quem está sujeito a ocorrência de grandes terremotos. Na prática, o que se quer saber é, por exemplo, onde acontecerá um grande terremoto nos próximos dois meses. Mas ninguém sabe responder isto com segurança."
Dados do Sistema Nacional de Registros Sísmicos apontam que Minas Gerais lidera o número de casos, com 2.599 tremores. O estado é seguido pelo Mato Grosso, que já contabilizou 1.304 terremotos, e Rio Grande do Norte, com 1.245. As medições no país começaram em 1827, com a criação do Observatório Nacional, e até agora chegam a quase 8 mil. A intensidade dos abalos é avaliada por meio da escala Richter – uma escala logarítmica de base 10, que atribui um número de 1 a 9 para quantificar a energia liberada por um sismo.
Em geral, eles começam a ser sentidos pela população quando ultrapassam os 3 pontos. Nessa faixa, já são capazes de mover mobílias e derrubar objetos de prateleiras, além de quebrar pratos e janelas e balançar sinos de igrejas. Árvores e arbustos também sofrem oscilações.
Quando atingem magnitude igual ou maior que 5, os terremotos causam trincas e conseguem derrubar construções mais frágeis. O último deles aconteceu em abril de 2008, em São Vicente (SP). O tremor, de índice 5,2 e epicentro no mar, produziu pequenas rachaduras em paredes da capital paulista e provocou o deslocamento de uma adutora em Mogi das Cruzes, deixando mais de 20 mil pessoas sem água.
"As estatísticas mostram que, para todo o Brasil, acontece um terremoto de magnitude igual ou maior a 5 a cada cinco anos, em média, e um de magnitude 7 só a cada 500 anos", explica Veloso. "Os dois maiores tremores registrados atingiram magnitudes 6,1 e 6,2 e aconteceram em 1955. Apesar de tal magnitude ser considerada moderada, um sismo deste tamanho pode produzir muito estrago dependendo de onde aconteça e das condições geológicas locais e da qualidade das construções da área atingida."
“Vivemos no meio de tanto progresso científico que é difícil explicar por que os terremotos ainda não podem ser previstos. Isso não significa que nada pode ser feito”, diz o especialista. “[No entanto] Esta previsão, chamada de longo prazo, não traz benefícios imediatos para quem está sujeito a ocorrência de grandes terremotos. Na prática, o que se quer saber é, por exemplo, onde acontecerá um grande terremoto nos próximos dois meses. Mas ninguém sabe responder isso com segurança.”
O registro mais antigo que se tem de terremoto no Brasil é de 1720, em Salvador (BA) – ele não chegou a ser mensurado por aparelhos. E, desde então, houve um único caso comprovado de morte no país por causa de abalos sísmicos: um tremor de magnitude 4,9 ocorrido em Caraíbas (MG) provocou o desabamento de casas. O madeiramento do telhado de uma delas atingiu uma menina de 5 anos, que não resistiu aos ferimentos.
Atualmente, os pesquisadores têm se dedicado a acompanhar a atividade da região de Montes Claros (MG). Somente em abril passado, foram quatro ocorrências. Os mais intensos foram sentidos no dia 6: 3,9, às 10h39, e 3,8, às 16h31.
Tremores ininterruptos
A cidade de João Câmara (RN) foi a que mais sofreu danos materiais e sociais por causa de terremotos brasileiros. A terra tremeu intermitentemente por sete anos. O maior abalo sísmico atingiu magnitude 5,1, em 30 de novembro de 1986.
As estatísticas mostram que, para todo o Brasil, acontece um terremoto de magnitude igual ou maior a 5 a cada cinco anos, em média, e um de magnitude 7 só a cada 500 anos."
"Os tremores produziram danos em 4.348 edificações, que tiveram de ser reparadas e algumas reconstruídas totalmente. Mais de 26 mil desabrigados ocasionaram problemas em cidades vizinhas e também na capital, Natal. Os prejuízos chegaram a US$ 14 milhões", explica Veloso.
Quase 25 anos depois, a cidade voltou a registrar uma sequência de tremores. Foram nove casos entre 12 e 24 de outubro de 2011, que assustaram os moradores. O mais intenso deles chegou a 2,8 na escala Richter.
Para acompanhar os abalos na área, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte ampliou o número de estações na região da falha tectônica de Samambaia, que fica na cidade. Ela é considerada a maior do Brasil.
Causas
Os tremores são geralmente causados pela movimentação das placas tectônicas – um grupo de 12 grandes blocos da crosta terrestres onde estão assentados os oceanos e continentes. O registro mais intenso aconteceu em Valdívia, no Chile, em 1960. Ele obteve 9,5 graus na escala Richter, provocando um grande tsunami que atingiu ilhas do Havaí, a dez mil quilômetros de distância.
Há ainda terremotos induzidos por atividades humanas. Falhas em projetos podem provocar abalos durante o enchimento de lagos artificiais de barragens, perfuração de minas profundas e extração de gás e petróleo.
“Na verdade, o aparecimento desses sismos é mais exceção do que regra geral. Por exemplo, das dezenas de milhares de reservatórios hidrelétricos existentes no mundo, somente alguns produziram sismos”, explica Veloso.
Medição
O Observatório Sismológico da UnB foi fundado em 1968, seguindo uma recomendação da Unesco. O objetivo era que a América do Sul tivesse aparelhos de alta sensibilidade, capazes principalmente de monitorar tremores surgidos na região andina. Atualmente, o órgão conta com 49 estações nas cinco regiões do Brasil.
O órgão conta com uma página em rede social, na qual divulga informações a respeito e também recebe relatos de suspeitas de abalos sísmicos. Coordenadora do órgão, a geóloga Mônica Von Huelson afirma que os terremotos catalogados costumam ser sentidos em um raio máximo de aproximadamente 150 quilômetros.
“Muitos assustam-se e correm para a rua. As pessoas sentem falta de segurança. Os pratos, as louças, os vidros das janelas, os copos partem-se. Objetos ornamentais e livros caem das prateleiras. Os quadros caem das paredes. As mobílias movem-se ou tombam", diz a professora.
Desde o início da medição, foi detectado apenas um abalo sísmico com epicentro no DF (veja vídeo ao lado). Ele ocorreu na manhã de 20 de novembro de 2000 e fez com que moradores de São Sebastião acordassem sobressaltados pelo estranho movimento das camas. O tremor atingiu 3,7 pontos na escala Richter.
As causas do terremoto ainda não foram esclarecidas. Segundo o ex-chefe do observatório José Alberto Vivas Veloso, a possibilidade de a origem do tremor ter sido o resultado do desabamento do teto de uma caverna subterrânea não foi descartada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78404
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 3/8/2014 13:10:55
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Serra Ibituruna e o Parque Lapa Grande.
Quando o prefeito Ruy Muniz ponderou-se diante da moção apresentada e recebida acerca do zoneamento urbano com intuito de preservar a Serra Ibituruna (ou Serra do Melo), foi muito feliz ao solicitar um estudo mais aprofundado.
Apesar de que estudos como este não se faz em menos de dois anos, mais não custa esperar para decidir diante de uma questão tão... não digo polêmica, mais, de interesse.
Ouvir e assistir algumas entrevistas onde os entrevistados mostravam preocupados com a Serra (de idade bilionária) e com as supostas enchentes, tremores e, outros pontos de vistas sem fundamentos. Disseram até que a vazão do rio aumentou com a criação do Parque Lapa Grande.
Pois bem! Através do Organismo Internacional de Energia Atômica –OIEA; A Comissão Nacional de Energia Nuclear- CNEN; o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear-CDTN; a Unimontes e a Copasa foi firmado uma parceira com o objetivo a um projeto intitulado: Pesquisa dos Recursos Hídricos nos Aqüíferos de Rochas Carbonatadas situados próximos a Montes Claros, Ribeirão do Ouro e Rio Caititu. O projeto teve inicio em 1995, foram três missões realizadas, respectivamente, em Abril e Outubro de 1995 e de Outubro a Dezembro de 1996.
Esta pesquisa foi coordenada por uma das maiores autoridades em aqüíferos do mundo o especialista do OIEA o espanhol Dr. Antonio Plata Bedmar; pela Copasa, fui um dos escolhidos junto com a Mônica Ladeia e Sergio Ramos. De Montes Claros fui o único que trabalhou do inicio ao fim (em todas missões).
Foram pesquisados a composição litológica e a granulométrica do solo amostrado na medida do Trítio; a Taxa de infiltração usando Trítio como traçador e Rodamina corante fluorescente para medições de vazão e o balanço hídrico.
Através das pesquisas com o carbono -14 e 13 foram encontradas águas com até 140 anos de idade no Caititu e de 20 anos no Pacui e Cedro; conclui-se que parte das áreas de recargas do nosso solo é muito impermeável, mais não foi só estas bacias que apresentaram situações atípicas.
Este trabalho foi “também” para estudar o potencial do Rio Pai João (bois) na Fazenda Lapa Grande de propriedade do Banco Mercantil, hoje o Parque.
Nesta área foram encontradas duas áreas de recargas com pouca significância, São elas a 27 e 31 do relatório, são áreas de infiltrações rápidas com deflúvios breves.
Depois das analises químicos das amostras das bacias em pontos difusos como: São João da Vereda; Poço Verde (próximo a Coração de Jesus) ; Fazenda Lapa Grande; Candeal; Sr Alcebíades; Sr. Josimar; Rebentão dos Ferros e Cedro e os trabalhos encerrados, veio á fase final para interpretação dos resultados e a elaboração do relatório.
Concluíram que a maior parte da água que atrvessa em Buriti do Campo Santo e dentro do Parque Lapa Grande é derivada da Bacia do Rio Pacui de áreas de recargas longe do Parque. Concluem-se que as vazões dos Rios Pai João e Cedro estão atreladas a sazonalidade da Bacia do Rio Pacui que está em uma cota mais elevadas favorecendo a percolação.
Finalizando minha colaboração, se querem preservar a Serra e o Ex. Símbolo de Montes Claros – o morro Dois Irmãos - seria necessário a paralisação de todas mineradoras do calcário que foram licenciadas inclusive com votos dos que hoje defendem a Serra do MELO e não “mel”. Eu como conselheiro do COPAM-NM legitimado pelas Atas existentes, nunca votei pelo deferimento das explorações das jazidas calcarias. Mesmo ciente da importância da brita e o cimento para o desenvolvimento, mas, da forma que são apresentados os projetos degradadores, nunca concordei.
No mais, lutar para preservar o que já é protegido por lei, é meio incoerente. São “Ns” leis neste sentido é só cumprir – que não foi o caso daquele condomínio na encosta da serra aprovado no Codema pelos os mesmo que hoje estão contra a extensão urbana no planalto do Palmito.
Dizer que um condomínio ou dois, irão provocar inundação numa avenida calculada e projetada por especialistas; que pode provocar tremores. Por isso, que, entendo que a Câmara Municipal e o Prefeito tem que estudar bem os fatos antes de engessar o progresso de Montes Claros.
Não podem agir impulsionados pela poesia, e sim com a razão.
Tem muita gente honesta envolvida, mas, “outros querem adoçar o bolso com o mel da serra”

(*) José Ponciano Neto é Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros- IHGMC e da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas-AMLNM.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78403
De: Leandro Rabello Data: Domingo 3/8/2014 11:50:37
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Montesclarenses, prestemos atenção nas propostas dos candidatos quanto à unânime preocupação nossa que são os tremores de terra. Evidentemnte que não poderão prometer que acabem, mas cabe a eles demonstrar interesse e preocupação quanto às providências que possam amenizar as consequências de tremores de maiores magnitudes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78402
De: R7 Notícias Data: Sábado 2/8/2014 12:05:34
Cidade: S. Pauloe

Mãe e filho morrem em acidente na BR-365, no norte de Minas - Uma mãe e seu filho morreram em um acidente na BR-356, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, nesta quinta-feira (31). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o carro seguia de Jequitaí para Montes Claros e, a cinco quilômetros da cidade, durante uma ultrapassagem, o motorista teria perdido o controle do carro e batido em uma carreta.Willian Peres da Silva, de 24 anos, e sua mãe, Nair Pereira da Silva, de 42, faleceram na hora.
O motorista da carreta, Luiz Benedito da Silva, fez o teste do bafômetro e o resultado deu negativo. Ele alega que seguia na pista da direita e ainda tentou frear, mas não conseguiu evitar a batida.
— Eu vinha subindo e a pista estava molhada. O carro rodou e veio em cima de mim. Eu tentei sair fora e ainda caí na valeta.
Os bombeiros tiveram dificuldades em retirar os corpos do carro por conta do estrago no carro. Segundo a PRF, os pneus do carro estavam desgastados. Para a polícia, a imprudência de William da Silva causou o acidente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78401
De: M. Conceiçao Data: Sábado 2/8/2014 12:00:15
Cidade: M. Claros

Sáb 02/08/14 - 11h48 - "Seis pessoas morreram. Agora, o detalhe, para o qual desejo chamar a atenção: o pânico matou 4 pessoas. O terremoto em si, 2"
Houve ontem uma reunião de políticos em Montes Claros, da área federal, com a presença da exma. sra. presidenta da República. Será se alguem tomou a iniciativa de perguntar às nossas autoridades o que fizeram para nos socorrer no momento da aflição dos tremores em Montes Claros? Que providências tomaram?
Sabemos que o homem é impotente diante da natureza deste fenômeno. Mas, há ações que previnem os efeitos, como treinamento, estudos, orientações etc. Muitos vivem permanentemente em aflição, especialmente nós que temos crianças em casa, nas escolas, creches etc. Precisamos de informação, treinamento, ajuda em orientação. O Chile, devastado pelos piores terremotos do planeta, sabe que o tremor - por pior que seja - é menos letal que o pânico. A Argélia confirma.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78400
De: Ramon Data: Sábado 2/8/2014 11:41:00
Cidade: Montes Claros

Um terremoto de 5,6 graus provocou pânico nesta sexta-feira em Argel, capital da Argélia, na costa do Mediterrâneo, norte da África. Seis pessoas morreram.
Agora, o detalhe, para o qual desejo chamar a atenção: o pânico matou 4 pessoas. O terremoto em si, 2. As pessoas se atiraram de suas casas, de prédios, numa região sujeita a tremores vigorosos.
Por toda parte, as pessoas são instruídas de como devem se comportar em situações de emergência. Em M. Claros, que felizmente só registrou tremores de pequena escala, nada foi feito neste sentido, apesar das muitas promessas. Ignoram que o pânico entre os humanos é mais letal do que natureza às vezes turbulenta.
Envio também a notícia, originada da agência France Presse:" Argel - Ao menos 6 pessoas morreram e 420 ficaram feridas em um terremoto de magnitude 5,6 na escala Richter que provocou cenas de pânico nesta sexta-feira em Argel e nos departamentos limítrofes.
"Segundo um balanço médico definitivo, seis pessoas morreram e 420 feridos", anunciou à AFP um membro da célula de crise. Vinte e uma pessoas continuam hospitalizadas. Quatro vítimas faleceram ao saltar das janelas de suas casas e duas outras de parada cardíaca, segundo a mesma fonte.
As vítimas são de Argel, Boumerdes (oeste) e Blida, (sul) de Argel. Os muitos moradores locais saíram imediatamente às ruas, com medo de que os edifícios desabassem. O coronel Faruk Ashur, porta-voz da Defesa Civil, ressaltou que o tremor, registrado às 05h11 locais (01h11 de Brasília), não provocou grandes danos.O epicentro do tremor se situou no mar, 19 km a nordeste de Argel, segundo o centro de pesquisas em astronomia, astrofísica e geofísica (CRAAG), que ressaltou que o terremoto "encontra-se na atividade normal de sismicidade da Argélia". Em 2003, um terremoto em Boumerdes deixou 3.000 mortos."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78399
De: Katiane Data: Sábado 2/8/2014 08:39:42
Cidade: montes claros-mg

O que vamos fazer com essa falta de segurança?Só nesta quinta-feira(31/07)foram três fazendas assaltadas em menos de quatro horas.Pessoas perigosas e fortemente armadas.Os assaltos aconteceram de dia,entre a estrada de lavaginha,lages e estrada da produção.Acabou nosso sossego.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78398
De: agenciabrasil.ebc.com.br - Governo Federal Data: Sábado 2/8/2014 07:51:22
Cidade: Brasília DF

Em comício, Dilma garante que inflação está sob controle - 02/08/2014 00h11Brasília - Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massall - A candidata à reeleição a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, participou hoje (1º), em Montes Claros (MG), do seu primeiro comício ao lado do ex-presidente Lula desde que a campanha eleitoral começou. Em seu discurso, Dilma disse novamente que há uma tentativa de explorar o discurso do “caos” a respeito do seu governo.
Dilma também pediu que as pessoas presentes não acreditem que o Brasil passa por uma crise “na proporção em que eles falam.” “Estamos em ano eleitoral e muita gente usa de falsidades, mentiras e desinformação para criar a situação do quanto pior, melhor,” disse. Segundo a candidata, a inflação está sob controle. Ela também disse que, durante os governos petistas, a renda do trabalhador cresceu em termos reais.
Dilma prometeu ampliar os recursos para a capacitação profissional e citou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Os bons cursos de formação profissional eram pagos e eram caros. Hoje o governo paga os cursos e eles são gratuitos para todos os brasileiros que querem cursar,” disse. Segundo Dilma, até o momento, foram capacitados 8 milhões de pessoas. A candidata prometeu que, em um segundo governo, o programa atenderá a 12 milhões de pessoas.
Dilma prometeu ainda melhorar o atendimento no Programa Mais Médicos, trazendo médicos especialistas e agilizando exames laboratoriais. “Nós queremos que seja mais rápido, para dar um atendimento com qualidade”, disse.
A candidata também falou sobre as denúncias, feitas pelo jornal Folha de S.Paulo, de que o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, teria usado dois aeroportos irregulares em Minas Gerais. Os aeroportos ficam nas cidades de Cláudio e Montezuma e, segundo o jornal, beneficiaram propriedades de parentes de Aécio e são considerados irregulares pela Agência Nacional de Aviação Civil [Anac]. Hoje, o Diretório Nacional do PT entrou com pedido para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue a conduta do senador mineiro.
“Vocês viram a Copa do Mundo. Antes da Copa do Mundo começar, o que falavam: não vai ter Copa e, se tiver, vai ser um caos. Aconteceu que nós fizemos a melhor Copa de todos os tempos: Aeroporto funcionou; aeroporto de qualidade para o povo brasileiro... É obvio que sem chave, foram aeroportos em que todo o mundo pode entrar,” disse.
Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participam do evento o candidato a vice-presidente Michel Temer (PMDB), o candidato ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e seu vice, Antônio Andrade (PMDB). O comício também serviu para lançar a candidatura de Josué de Alencar (PMDB) ao Senado por Minas Gerais. Filho do ex-vice presidente José de Alencar (morto em 2011), Josué concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.
Principal cabo eleitoral de Dilma, Lula começou seu discurso falando de quando conheceu o ex-vice-presidente José Alencar e disse que acredita “no destino.” Para o ex-presidente, a vitória do PT em 2002 foi possível porque Alencar conseguiu acalmar os empresários que desconfiavam do partido. “Quando José Alencar entrou [na campanha] é como se fosse o time da Alemanha contra o Brasil,” disse.
Lula também disse que teve o mesmo pressentimento de destino com Dilma. “Foi a companheira que me deu a tranquilidade para poder dormir, porque sabia que tinha alguém comigo pensando neste país”, disse.
***
Revista Veja - Eleições 201 - No primeiro comício, Dilma usa retórica de embate - Presidente falou por 35 minutos e recorreu diversas vezes ao discurso de que os `pessimistas`, sempre citados genericamente, torcem contra o país - Gabriel Castro, de Montes Claros - A presidente Dilma Rousseff participou nesta sexta-feira de seu primeiro comício pela reeleição. E deixou mais claro quais devem ser as bases de sua campanha. Além de listar programas de governo, ela intensificou os ataques aos "pessimistas", sempre apresentados de forma genérica.
Em Montes Claros (MG), Dilma falou por 35 minutos e citou os principais programas de seu governo, como o Mais Médicos, o Minha, Casa, Minha Vida e o Pronatec. A Copa do Mundo também entrou no repertório: como já vinha fazendo, utilizando o palanque do governo, a presidente ironizou os que faziam críticas à organização do torneio, como se todos fossem contra sua realização ou ninguém pudesse questionar as promessas de legado jamais cumpridas.
A presidente repetiu o método quando falou de economia:"Não acreditem que o Brasil está numa situação de crise na proporção que eles falam", disse ela, que não detalhou quem seriam "eles".
Lula – Dilma discursou logo após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter falado por meia hora. Lula pediu que os petistas tentem conquistar o voto dos jovens. Ele também falou de inflação, um tema sensível porque tem potencial para retirar votos de Dilma: "Quem vai ajudar a gente a combater a inflação é o povo brasileiro não comprando as coisas que estão caras", disse o ex-presidente, ao insinuar que os adversários praticariam arrocho salarial para controlar os preços.
Lula também adotou um tom de embate similar ao de Dilma. E, no esforço, jogou até o aliado José Sarney no colo da oposição: "Em 1986 eles dirigiam o país e a inflação era de 80% ao ano", disse o petista. Em 1986, Sarney era o presidente da República.
Alencar – O ato também marcou o lançamento da candidatura de Josué Alencar (PMDB) ao Senado. O empresário é filho do ex-vice-presidente José Alencar.
No banner principal do evento, Josué era o protagonista. Em segundo plano, apareciam Dilma e Lula. Atrás, uma imagem do candidato petista ao governo, Fernando Pimentel, e uma do ex-vice-presidente. O comício também teve a exibição de um vídeo sobre a história de José Alencar. O filho Josué fez um discurso lido e mencionou o pai diversas vezes.
Levando em conta a disputa pelo governo dos grandes Estados, Minas Gerais é o que tem o cenário mais favorável para o PT. Fernando Pimentel, que também participou do comício desta sexta, aparece em primeiro lugar nas pesquisas. O Estado também tem importância estratégica para Dilma porque é o segundo maior colégio eleitoral do país e a base do tucano Aécio Neves.
Durante o dia, antes do comício, Dilma e Lula se reuniram com prefeitos da região, em um esforço para construir um contraponto à influência de Aécio e seus aliados no interior mineiro.
***
Folha de S. Paulo - Em comício, Lula e Dilma adotam tom defensivo ao comentar economia - PAULO PEIXOTO
ENVIADO ESPECIAL A MONTES CLAROS -,PATRÍCIA BRITTO DE SÃO PAULO - 01/08/2014 23h42 - A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitaram um comício no norte de Minas Gerais na noite desta sexta-feira (1º) para rebater críticas em relação ao desempenho da economia brasileira.
O ato de campanha em Montes Claros (MG) do candidato ao Senado pelo PMDB Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011), foi marcado por um tom mais defensivo de Lula e Dilma ao comentarem a situação econômica do país, que vem sendo alvo de questionamentos da oposição.
Enquanto Dilma afirmou que a "crise não é na proporção" que seus opositores dizem, Lula afirmou que "quem vai ajudar a gente a controlar a inflação é o povo brasileiro".
"A gente não vai fazer aquele negócio de criar fiscal para sair correndo atrás das pessoas, e depois o mercado paralelo fazer os preços subirem. Quem vai ajudar a gente a controlar a inflação é o povo brasileiro, não comprando as coisas que estão caras", disse Lula.
Dilma discursou depois de Lula. "Eu peço a atenção de vocês: Não acreditem que o Brasil está em uma situação de crise na proporção que eles falam. Nós não somos uma ilha, pelo contrário, somos um continente. Aqui a inflação está sobre controle", disse.
O candidato do PSDB, senador Aécio Neves, tem insistido no discurso da situação econômica ruim para tentar chegar ao segundo turno. O risco do descontrole da inflação é um dos pontos focados pelo tucano.
No seu discurso, Lula defendeu a política econômica do governo atual, comparando os índices de inflação da gestão petista com as gestões anteriores.
JOSÉ ALENCAR
O evento exaltou a memória de José Alencar, ex-vice-presidente nas gestões Lula e pai de Josué, que adotou o sobrenome do pai para disputar uma vaga no Senado por Minas Gerais nas eleições deste ano. Ele e Dilma choraram.
Ao lado de Dilma, do vice-presidente Michel Temer (PMDB) e do candidato petista ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, Lula usou seu discurso para contar como conheceu o empresário e o escolheu para ser seu vice, na campanha eleitoral de 2002, quando se elegeu presidente.
"Quando o Zé Alencar entrou, bicho, é como se fosse o time da Alemanha contra o Brasil. Era de uma magnitude. Porque o Zé Alencar chegava nos comícios, ele falava, que história é essa de você ter 30 empregados e ter medo do Lula? Como é que eu tenho 15 mil [empregados] e não tenho medo do Lula?", contou o petista.
O ex-presidente fez ainda referência ao escândalo do mensalão, e disse que seus opositores tiveram medo de tirá-lo do poder, por temer que Alencar fosse "mais esquerdista" do que ele.
"Quando golpistas que tentaram me tirar do governo em 2005, não foram adiante com medo de o Zé Alencar assumir, porque eles acharam que o Zé Alencar era mais esquerdista do que eu", disse Lula.
***
Hoje em Dia - Em Montes Claros, Dilma ressalta o legado do PT para o país - Bruno Porto - A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, exaltou nessa sexta-feira (1º), em comício em Montes Claros, o legado para o país dos 12 anos do governo petista. O evento, que reuniu também os candidatos ao Senado, Josué Gomes, ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o ex-presidente Lula, foi recheado de críticas e ironias aos 12 anos de governo do PSDB em Minas e no período que os tucanos estiveram no Planalto. “É um governo que faz propaganda do que não fez”, disse Pimentel.
“Quando entramos no governo, em 2002, dois em cada quatro brasileiros eram pobres ou miseráveis. Hoje, de cada quatro, três são de classe A, B ou C. Se o governo dá oportunidades, as pessoas são capazes de transformar suas vidas”, disse a presidente Dilma Rousseff.
Dilma ainda ressaltou os programas federais na área de educação, sempre comparando o cenário atual com o vivido no período pré-2002. “Em 2005, acabamos com uma lei que impedia que o governo federal fizesse escolas técnicas. Era (a impossibilidade) uma herança do governo anterior. O resultado são escolas técnicas hoje espalhadas por todo país”, afirmou.
Mais contundente nas críticas aos tucanos, e falando diretamente sobre Montes Claros, o ex-presidente Lula lançou um desafio irônico. “Vou dar 10 minutos para alguém lembrar alguma obra do nosso adversário aqui em Montes Claros”, disse. Ele também usou o comparativo PT x PSDB para valorizar o governo petista. “Antes a inflação era 80% ao mês e eles achavam pouco. Hoje é 6% ao ano e eles dizem que é muito. Seria fácil fazer como eles querem e diminuir a inflação cortando empregos ou com arrocho salarial”, atacou.
O candidato ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, atacou o governo estadual nas áreas da saúde e segurança. “Não construíram nem um hospital regional em 12 anos. Mas nós vamos acabar de fazer os esqueletos de hospitais que eles deixaram. Alguém hoje se sente seguro em Minas? A polícia tem que pedir ajuda nas prefeituras para abastecer a viatura. É um governo (o de Minas Gerais) que faz propaganda do que não fez”, afirmou.
Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Gomes, lembrou a trajetória do pai, exaltou o governo Lula e também criticou a gestão tucana em Minas. “Minas Gerais tem a energia mais cara do país por causa de imposto estadual. Tenho certeza que se fosse o Pimentel governador, teria reduzido o imposto”, disse.
Josué disse que entrou para a política para honrar o nome de seu pai e para trabalhar pelo Brasil. Ele fez elogio à política econômica do governo federal, destacando que o Brasil é um grande mercado em diversos setores da economia, como automotivo e farmacêutico. E emendou que as políticas sociais têm peso no que ele considera uma política econômica de sucesso, dando o exemplo do bolsa-família. “Implementar políticas sociais é fazer a mais importante política econômica. O bolsa-família é como tirar da miséria um país da população do Canadá”, afirmou.
Essa foi a primeira agenda de Dilma em Minas após a confirmação de seu nome na corrida pela reeleição. No Estado, PT e PSDB polarizam a disputa pelo governo. Pimentel e o tucano Pimenta da Veiga estão em empate técnico, segundo pesquisa Ibope realizada entre 26 e 28 de julho. O petista tem 25% e o tucano, 21%. Minas é o segundo Estado em número de eleitores, por isso, considerado estratégico.
***
Valor Econômico - 01/08/2014 às 12h15 - Dilma e Lula fazem juntos primeiro comício da campanha em MG - Por Marcos de Moura e Souza - MONTES CLAROS, MG - A presidente Dilma Rousseff (PT) faz nesta sexta-feira seu primeiro comício ao lado do ex-presidente Lula desde que campanha eleitoral começou. O evento será realizado em Montes Claros, a principal cidade do norte de Minas Gerais, uma região pobre e onde o PT tem um histórico de boas votações.
Ao escolherem Minas para o primeiro ato conjunto da campanha os petistas esperam produzir uma demonstração de força eleitoral no estado que é a base eleitoral do principal candidato de oposição, o senador Aécio Neves (PSDB-MG).O evento está marcado para começar às 19h e será realizado numa praça no centro da cidade.
Antes da começo da campanha Lula já esteve com Dilma em eventos no Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e no lançamento da candidatura dela à reeleição em Brasília. O período de campanha foi aberto oficialmente em 6 de julho.
Hoje no palanque estarão também o candidato a governador de Minas pelo PT, Fernando Pimentel, e o candidato a senador de sua chapa, o empresário Josué Gomes da Silva (PMDB), do grupo têxtil Coteminas. O evento servirá como um lançamento da campanha de Josué.
A Coteminas, cujo escritório central fica em São Paulo, tem quatro plantas industriais na região de Montes Claros, onde emprega 4 mil pessoas, segundo a assessoria de Josué, e onde também mantém uma escola para filhos de funcionários.
É aqui que José Alencar (morto em 2011), fundador da empresa e vice-presidente da República no governo Lula, começou a construir a empresa que se transformaria em um dos principais grupos têxteis do mundo.
Além de cuidar de sua campanha ao Senado, Josué terá outra missão nesta campanha: reunir-se com empresários para procurar desfazer resistências em relação ao governo Dilma, apontando medidas que o PT e o governo consideram que foram acertadas, apesar da séria de resultados fracos da economia. Josué disputa a vaga no Senado com o ex-governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), que aparece nas pesquisas com mais chance de ser eleito.
Dilma está em primeiro lugar nas pesquisas nacionais de intenção de voto, mas em Minas Gerais – Estado que concentra o segundo maior número de eleitores do país, atrás de São Paulo – o preferido é Aécio. Governador do Estado entre 2003 e 2010, ele tem 41% das intenções e Dilma 31%, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira. Eduardo Campos (PSB) aparece com 5%.
Lula e Dilma foram os mais votados em Minas nas eleições de 2002, 2006 e 2010. Dilma é mineira de Belo Horizonte, mas construiu sua carreira política no Rio Grande do Sul depois ter sido perseguida e presa em Minas durante o regime militar.
Segundo a mesma pesquisa do Ibope, Fernando Pimentel lidera a corrida pelo governo do Estado, com 25% das intenções de voto. O candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, aparece com 21%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois podem estar empatados.
Tucanos comemoraram o resultado porque, até o fim do ano passado Pimenta da Veiga estava, segundo pesquisa da MDA, na faixa dos 10% a 12% de intenção de voto enquanto Pimentel aparecia, dependendo do cenário, entre 31% e 42%.
O PT nunca elegeu um governador em Minas e, apesar das pesquisas mostrarem uma disputa acirrada, esta é a campanha em que o partido parece ter mais chance no Estado.
***
Estado de Minas - Dilma diz que Pré-Sal vai beneficiar a educação e gerar `economia do conhecimento` Ela abordou a questão no final do seu discurso durante comício em Montes Claros Luiz Ribeiro Publicação: 02/08/2014 A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, considera que a destinação de recursos do pré-sal para a educação, conforme lei aprovada no Congresso, além de melhorar o nível educacional, também vai gerar riqueza econômica para o país, com o surgimento da chamada "economia do conhecimento". Ela abordou a questão no final do seu discurso, durante comício, em Montes Claros (Norte de Minas), na noite de sexta-feira., ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal cabo eleitoral; e do vice-presidente Michel Temer (PMDB); do candidato a governador de Minas Fernando Pimentel (PT). "Com os recursos do pré-sal, vamos transformar o país, vamos fazer com que as pessoas formadas nas universidades criem ciência, criem tecnologias: inovem. E o Brasil possa entrar na era do conhecimento, na economia do conhecimento", declarou Dilma. %u201CVamos transformar a r riqueza finita do pré-sal na riqueza perene da educação de cada brasileiro e de cada brasileira%u201D, assegurou a petista. No comício houve o lançamento da candidatura ao Senado do empresário Josué Alencar Gomes da Silva (PMDB), filho do ex-vice-presidente José Alencar. Foi exibido um vídeo em homenagem a José Alencar, morto em março de 2011. Na oportunidade, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a inflação está sob controle e pediu para a população para dar ouvidos ao que ela chamou de "pessimismo" dos seus adversários em relação à situação da economia brasileira. "Não acreditem que o Brasil está numa situação de crise na proporção que eles (referindo à oposição) falam. Nós não somos uma ilha. Pelo contrário, somos um continente. Mas, aqui a inflação está sob controle e, enquanto no resto do mundo, entre 2008 e 2014, desempregaram 60 milhões de pessoas aqui no Brasil nós empregamos 1,5 milhão de pessoas e a renda do trabalhador cresceu 70% real". Segundo Dilma, "o que acontece é que no resto do mundo há desemprego, recessão e perda de direitos. Esse método de combater a crise, nós rejeitamos. Nosso compromisso é com os trabalhadores e com a população deste país; com o pequeno empresário, o médio empresário e o grande empresário; com o pequeno e com o grande agricultor%u201D. Na sua avaliação, "este país tem tudo para crescer". Apesar do otimismo expressado pela presidente, também na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que mostram em junho, a indústria nacional recuou 1,4%. Foi a quarta queda seguida do setor no ano. Na comparação com o mesmo período de 2013, a queda foi de 6,9%, sendo maior diminuição quando se faz a comparação no intervalo de um ano desde 2009, na época mais crítica da crise mundial.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78396
De: Castro Data: Quinta 31/7/2014 18:10:01
Cidade: Montes Claros

Gostaria de saber o porque da inluminação do estacionamento da rodoviaria de Montes Claros estão ficando apagadas a noita

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78395
De: Vicente Maia Data: Quinta 31/7/2014 17:24:35
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Hoje é o último dia do famoso bar Sibéria. Não estarei lá pra me despedir pois fui a uma semana antes e tirei até fotografia com o Tião. Taí uma pessoa maravilhosa, humilde e paciente. Vai fazer muita falta. Vai com Deus meu amigo. Tá na hora de descansar. Eu frequentei o Sibéria antigo onde hoje é o posto do mesmo nome. Naquela época do meu tio Biô, seu Novaizin, Carlucio muchibal, Walkir, Jesus, Zé cavalo, Rubim e vários outros, inclusive aquele que parava a carroça no passeio, parece que o nome é Amarildo. ADEUS.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78394
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 31/7/2014 14:29:49
Cidade: Montes Claros-MG

Audiência Publica para discutir Chacreamentos Irregulares.
Na manha desta Quinta-feira 31/07 vereadores e representantes de instituições e entidades de classes reuniram na Câmara Municipal de Montes Claros para discutir um problema que já estar se tornando crônico no Brasil e principalmente em Montes Claros.
Durante a reunião opiniões diversas dos vereadores confrontavam com os esclarecimentos dos representantes de entidades e instituições.
Tentando capitalizar politicamente; vários vereadores procuravam “sem conhecimento de causa” defender as irregularidades dos chacreamentos rurais. Tudo bem que é de obrigação pessoal do vereador defender seus eleitores para garimpar votos. Mas, sem embasamento na lei, é demagogia.
Só para citar uma. Um vereador chegou a dizer: “O trabalhador luta a vida toda para comprar um sitio na zona rural e, quando compra, a lei o impede de ter energia e escritura”. Chamou de Sitio, área de mil metros quadrados.
Se este mesmo vereador ler a Lei N. 11.9777/2009 no capitulo III /Seção I / Artigos 46 e 47, verá que não é bem assim.
O representante do INCRA elucidou muito bem, quando diz que o órgão só trabalha dentro da legalidade. Descartando qualquer interferência no assunto.
O mesmo diz o representante da Cemig. Diz que a empresa não tem obrigação de colocar energia prá ninguém, que a obrigação é do empreendedor, e até então os chacreamentos irregulares não terão energia. Diz ainda que, alguns chegaram a serem beneficiados no passado, mas, foi um equivoco no levantamento de campo, mas, doravante não é possível.
A representante dos Cartórios, embasada nas leis diz que, quem anda chacreando áreas rurais prometendo infraestrutura e escritura e não cumprindo, é um estelionatário, e que, esse crime é também imputado ao comprador que –revender- a chácara adquirida. Chegou a dizer: “Isto é má fé”. - Sem dúvida!!
Diz também, que semanalmente varias pessoas chegam aos cartórios tentando a titularidade das chácaras, e todas recebem um “não”.
Só pode escriturar e receber energia áreas com mais de vinte mil metros quadrados. Esclareceu.
Comentário subjetivo: Chacreamento sem infraestrutura é realmente uma Favela. Não no sentido pejorativo. Pois. As “favelas” são compostas de pessoas trabalhadoras e honestas, não obstante alguns que denigram o local. São aqueles que ficam à margem da lei.
E mais! Existem muitas favelas urbanas que são bem melhores que as rurais, contam com distribuição de energia elétrica; abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpezas nos becos e vielas, coleta e manejo de resíduos sólidos, são aglomerados consolidados que passaram ser de obrigação dos prefeitos darem condições humanas.
No caso dos chacreamentos é diferente; existem pessoas de Salvador-BA e do Paraná comprando áreas aqui em Montes Claros para chacrear, ganhar um “burro de dinheiro” e vão embora deixando os ludibriados proprietários de chácaras irregulares “a ver navios”. E assim são muitos.
(*) José Ponciano Neto é Tec. Meio Ambiente Natural e Urbano.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78392
De: Mary de Figueiredo Data: Quarta 30/7/2014 21:42:28
Cidade: Londres, Inglaterra

Meu caro Ucho,

Há tempos venho lendo seus ‘escritos’ no Montes Claros. com. Puro deleite. Comento sempre com Baby e João Carlos a gostosura da sua leitura. Mas nunca com você. Hoje, 30 de junho, no meu escritório em Londres, talvez inspirada em Chico Buarque – A Banda continua tocando, pano de fundo, no notebook – parei para pensar em você, em Cici, na sua mensagem e … pronto, aqui inicio nossa conversa.
A leitura da sua crônica hoje me cobriu de emoção. Essa emoção me chegou devagarinho, tomou conta de mim, sem chances de resistência. Narrativa linda. Sensacional. Intensa até às lágrimas. E ao sorriso do encantamento.
Parabéns, Ucho! Seu texto me transportou a Guimarães Rosa, naquelas conversas ao pé do fogo, no aconchego da sua estória, que, repentinamente, passa a ter vida, com personagens definidos, com evocações precisas de pessoas, fatos, atitudes. Senti-me entontecida. Seu poder de narrativa é sensacional. Fui dominada por uma verdadeira espiral – você reune Jacy, com seu jeito igualmente lindo e evocador de emoções, o tom íntimo de Guimarães Rosa, e, fantástico, o vigor de sensações de Marcel Proust.
Tenho algo ainda a dizer, em voo mais longe. Percebe-se, lendo além do que o texto explicita, o exemplo de vida, de amor, de visão, de amizade, de sentido de família que Jacy e Mário souberam cultivar, transmitir, legar e frutificar valores, hoje pouco apreciados. Vocês souberam e sabem realmente viver o Ser/Gente, no seu conteúdo ontológico. A dicotomia família-amigos, tão sutilmente evocada, é a representação maior do que disse nossa ilustre figura de Cordisburgo: “Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar (…) desarmado (…) Ou — amigo — é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é.”
Espero e desejo veementemente que outros apreendam tanta beleza e a incorporem em seu viver! Acho que não exagero ao afirmar que, como Marcel Proust, você consegue captar as nuances delicadas das emoções humanas. E como Rosa, em Grande Sertão: Veredas, falou: “O mundo é mágico. As pessoas não morrem, ficam encantadas.” No seu texto, você atingiu esta magia. Mário não morreu. Ficou encantado. Absoluta estrela, no brilho da noite.
Londres, 30 de junho, 2014
Mary de Figueiredo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78390
De: Lenir Data: Quarta 30/7/2014 10:47:24
Cidade: M. Claros

A população volta a ser bombardeada pelos carros de som, motos de som e bicicletas de som patrocinadas pelos políticos pedindo voto. É uma das temporadas mais difíceis para a população, quando deveria ser o contrário. É preciso que também o Ministério Público intervenha, para fazer com que os políticos cumpram as leis, o que prometem fazer - se eleitos. Mas eles não cumprem as leis, nem antes, nem durante, nem depois. Daí a péssima imagem que desfrutam. Os políticos se julgam superiores, muito acima dos eleitores a quem pedem voto - e massacram, de todas as formas. Tristeza.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78389
De: Estado de Minas Data: Quarta 30/7/2014 08:25:38
Cidade: Belo Horizonte

Comício de Pimentel e Dilma em Montes Claros acontecerá depois da missa - Na disputa pela atenção dos cidadãos, a vitória ficou com a religião, amparada pela norma que impede a realização de evento político próximo de igrejas nos horários de missas - Luiz Ribeiro - Líderes do PT e da coordenação da campanha de Dilma Rousseff esbarraram na tradição religiosa e na lei eleitoral ao organizar o comício que a presidente e candidata à reeleição fará em Montes Claros, na sexta-feira, em companhia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do candidato a governador Fernando Pimentel. Na disputa pela atenção dos cidadãos, a vitória ficou com a religião, amparada pela norma que impede a realização de evento político próximo de igrejas nos horários de missas. Um carro de som anuncia “concentração” na Praça Pio XII, em frente à Catedral de Nossa Senhora Aparecida, no Centro da cidade, a partir das 17 horas, com o comício devendo começar por volta das 19 horas. Às 18h30, entretanto, há missa na Catedral. Na tentativa de resolver o impasse, ontem de manhã, um representante da organização do comício petista foi à igreja pedir a mudança do horário da celebração. A resposta foi negativa. Segundo o vereador Eduardo Madureira (PT), “para não atrapalhar a missa”, os militantes farão a concentração na praça, “mas o som só será ligado às 19h30, quando terminar a celebração”.
O ato público, que servirá para o lançamento da candidatura ao Senado do empresário Josué Gomes da Silva (PMDB), marcará a primeira atividade de Dilma em Minas na atual campanha. Segundo a coordenação do evento petista, Lula chega a Montes Claros às 14 horas. Às 16 horas, o ex-presidente e Pimentel participam de um encontro com prefeitos no auditório do Hotel Dimas Lessa. “A nossa intenção é que a reunião conte com os prefeitos de toda a região do semiárido mineiro”, disse Madureira. Dilma deverá chegar à cidade às 18 horas. Ela seguirá direto para o ato público na Praça da Catedral.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78388
De: José Prates Data: Quarta 30/7/2014 08:14:43
Cidade: Rio de Janeiro RJ

IGREJA DOS MORRINHOS, A LEMBRANÇA QUE NÃO MORRE

Contemplando a miniatura da Igrejinha dos Morrinhos que está aqui em minha frente, na mesa do computador, vejo-me sentado na base do cruzeiro, junto com a namorada, hoje esposa, de mãos dadas, vivendo em sonho o futuro que juntos pretendíamos construir e que, pela graça de Deus, construímos no lar que erguemos sobre o alicerce do amor, para abrigo e segurança dos nossos filhos, onde lhes demos o nosso exemplo de vida. Éramos dois adolescentes, hoje, somos bisavôs, mas, ainda guardamos na lembrança os momentos de sonhos vividos no ádrio da Igrejinha que em miniatura, está em nossa frente para nos fazer continuar sonhando embalados pela felicidade que nos envolve, ignorando o tempo que passou e a velhice que chegou. Hoje, quantas vezes, sentados e mãos entrelaçadas, contemplando a miniatura, nós nos sentimos como ontem, fazendo voltar os sonhos, não os mesmos sonhos do passado que traziam esperanças, nutrindo o amor recém-nascido, mas, a visão do sonho realizado pela firmeza do amor, fortalecido pela compreensão, confiança e respeito mútuos; a certeza da família criada, refletida na alegria e saúde dos netos e bisnetos que nos conduzem ao paraíso.
Por isso, eu penso que a ninguém interessa abandonar, esquecer tudo que lhe possa conduzir ao passado. Em cada um de nós, porem, há pedaços da vida ou lugares em que vivemos que não merecem ser lembrados porque trazem dores, mas, esquecidos não; Outros pedaços, porem, existem que nos fazem retornar a momentos de alegria e romantismo vividos numa juventude inocente, num passado que a memória não apaga. No nosso caso, um desses pedaços de vida são as visitas dominicais à Igreja dos Morrinhos,. Sua miniatura tendo ao lado os “catopés” que lembram as festas de agosto, não sai de minha frente, aqui, na mesa do computador, acima do monitor. Pequena, humilde, com paredes brancas; portas e janelas em azul claro. À entrada do pátio, o cruzeiro majestoso mostra a porta aberta, convidando à oração. .Quantas vezes eu parei a digitação para contemplá-la deixando que momentos do passado voltassem à memória, trazendo recordações. A miniatura se transforma na imaginação e a igrejinha aparece real, plantada no alto do morro, abençoando a cidade aos seus pés. Assim ela é e assim a vejo sempre porque ela continua sendo a igrejinha acolhedora que nos recebia aos domingos em românticos passeios, longe de vistas fiscalizadoras. Ali, dois jovens sonhadores, de mãos entrelaçadas e brilho nos olhos, inocente casal de namorados contemplando a cidade, sonhando com a felicidade de um lar. Lar que nos dias de hoje, muitos anos depois de construído, recebe sempre com alegria a visita de filhos e filhas; netos e bisnetos.

(José Prates, 87 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Atualmente, é um dos diretores do Sindicato da Classe)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78387
De: Paulo Guedes <deputadopauloguedes@gmail.com> Data: Terça 29/7/2014 21:21:12
Cidade: BH

Nota à imprensa: Norte de Minas se prepara para receber Dilma, Pimentel e Lula Ato de campanha será na noite de sexta-feira (1º), em Montes Claros. Também faz parte da comitiva o candidato a senador Josué Alencar, que faz lançamento de sua candidatura. A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, o candidato a governador de Minas, Fernando Pimentel, o candidato a senador, Josué Alencar e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam de ato de campanha em Montes Claros. O local escolhido é a Praça da Catedral, que reunirá milhares de militantes a partir das 17 horas de sexta-feira, 1º de agosto. O grande ato terá como mote o lançamento da candidatura de Josué, que é filho do empresário e ex-vice-presidente José Alencar, já falecido. Mas, ao reunir Dilma, Lula e Pimentel, se transformará no maior evento de campanha em Montes Claros. Embora já tenha vindo a Minas várias vezes, cumprindo agenda presidencial, esse será o primeiro ato oficial de campanha de Dilma no estado, o que está entusiasmando a militância petista da região.Milhares de pessoas vindas de todo o Norte de Minas desembarcarão na cidade,. Os deputados Paulo Guedes (estadual) e Gabriel Guimarães (federal) estão coordenando a visita, que deverá incluir um corpo a corpo dos candidatos com os eleitores. A coordenação está chamando os militantes para recepcionar a comitiva que vai chegar à cidade em dois horários diferentes. Pimentel e Josué chegam acompanhados de Lula, às 15h30. Mais tarde, às 18h30, será a vez de Dilma, que concede entrevista coletiva ainda no aeroporto e em seguida se dirige à Praça (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78386
De: Ministério Público de Minas Gerais Data: Terça 29/7/2014 18:12:16
Cidade: BH

MPMG requer indenização coletiva de R$ 350 milhões à Copasa em Montes Claros
Valor foi calculado para reparar dano ambiental causado pelo lançamento, sem tratamento, de todo o esgoto da cidade em afluente do rio São Francisco
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Montes Claros, propôs Ação Civil Pública (ACP) para que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) pague indenização coletiva de cerca de R$ 350 milhões pelos danos causados ao meio ambiente provocados pela omissão da empresa no tratamento do esgoto da cidade.
Segundo a promotora de Justiça Aluisia Beraldo Ribeiro, o problema é antigo, principalmente em razão do lançamento in natura de todo o esgoto sanitário da cidade, que é feito diretamente no córrego Vieiras, afluente do rio Verde Grande, que, por sua vez, deságua no rio São Francisco. Em outubro de 1974, o município concedeu à Companhia Mineira de Água e Esgotos (Comag) – atual Copasa – o direito de implantar, administrar e explorar, com exclusividade, os serviços de esgoto sanitário e de abastecimento de água da sede do município, pelo prazo de 30 anos.
Pelo contrato de concessão originalmente firmado, o município transferiu à empresa todos os bens e instalações vinculados aos serviços de abastecimento de água destinados à captação, adução, tratamento, reserva ou distribuição de água e de recolhimento, tratamento e lançamento de esgoto sanitário. Ao cuidar especificamente das responsabilidades da concessionária, o contrato previu que, aceitando a concessão do serviço de água, a companhia se responsabilizava pela execução dos estudos, projetos e obras, direta ou indiretamente, objetivando equacionar e solucionar, de forma satisfatória, no mais curto prazo possível, o problema de abastecimento de água e também de esgoto sanitário da sede do município, visando eliminar o déficit e assegurar disponibilidade suficiente para atender o crescimento da demanda.
Em 12 de dezembro do ano seguinte ao da assinatura do primeiro contrato, houve o seu aditamento, oportunidade em que foi acertada a antecipação da assunção, pela ré, dos serviços que lhe foram concedidos, incluindo-se a operação do sistema de esgotos sanitários. “Daquela data em diante, não foram introduzidas alterações significativas no contrato, tampouco foram verificadas iniciativas concretas objetivando especificamente o tratamento do seu esgoto sanitário”, afirma a promotora de Justiça.
Em 1998, foi aprovada a Lei Municipal n.º 2.577, autorizando a prorrogação da concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à Copasa por 30 anos. Estabeleceu-se, como condicionante, que, até o final de 2001, a empresa teria que dotar a sede do município de um sistema completo de abastecimento de água e esgotamento sanitário, inclusive redes de água, redes coletoras de esgotos, interceptores e estação de tratamento de esgotos.
De acordo com a ação, os aditivos ao contrato de concessão não alteraram as obrigações principais nem as responsabilidades dos contratantes. Cuidaram, basicamente, dos interesses estritamente econômicos envolvidos, tanto que foram redefinidos prazos, detalhadas algumas novas obrigações decorrentes do atual estágio de desenvolvimento do município e compensações financeiras a serem prestadas pela empresa através da assunção dos custos pela realização de algumas obras de interesse da municipalidade.
A promotora de Justiça explica que, com base nas novas negociações, surgidas exclusivamente em razão da proximidade de vencimento do prazo da concessão contratada inicialmente e da pressão da sociedade civil, desenvolveu-se um longo caminho de cobranças para a efetiva instalação do sistema de tratamento de esgoto sanitário do município. “No curso desse longo caminho, entre as muitas intervenções feitas pelo Ministério Público, foi ajuizada uma outra ACP que atingiu o objetivo de sustar a cobrança ilegal de tarifa integral dos cidadãos para remuneração do serviço de esgoto, quando, na verdade, contrariando critérios legais estabelecidos, sua atividade, quanto a este aspecto, ficava restrita à coleta e ao seu despejo in natura nos cursos d’água”.
No primeiro semestre de 2010, foi inaugurada a estação de tratamento de esgoto local. Entretanto, segundo a promotora de Justiça, “nos últimos quarenta anos, a ré pouco fez para minimizar os impactos da sua atividade altamente poluente. Muito ao contrário, quedou-se acomodada durante muitos desses anos, mesmo diante da grave responsabilidade assumida e da exuberância do crescimento experimentado pelo município de Montes Claros no mesmo período, a exigir o enfrentamento da questão”.
***
Estado de Minas - 30/7/2014 -MP quer que Copasa pague indenização milionária por danos ambientais em Montes Claros - João Henrique do Vale - Por 40 anos, a cidade de Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, sofreu com o lançamento do esgoto, sem o devido tratamento, no córrego Vieiras, afluente do Rio Verde Grande, que, por sua vez, deságua no Rio São Francisco. O descarte dos dejetos de maneira irregular causou imensos danos ao curso d`água. Uma estação de tratamento foi inaugurada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em 2010, porém a poluição e os prejuízos não foram recuperados. Por causa do longo período de descaso, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do município entrou com uma ação civil pública (ACP) na Justiça contra a Companhia pedindo uma indenização de aproximadamente R$ 350 milhõe s. A situação irregular, segundo a promotora Aluisia Beraldo Ribeiro, autora da ação, começou em 1974, quando o município concedeu à Companhia Mineira de Água e Esgotos (Comag), atual Copasa, o direito de implantar, administrar e explorar, com exclusividade, os serviços de esgoto sanitário e de abastecimento de água da sede do município, pelo prazo de 30 anos. Em 1998, a concessão foi prorrogada pelo mesmo período de tempo. Neste novo contrato, a empresa teria que construir, até final de 2001, um sistema completo de abastecimento de água e esgotamento sanitário, inclusive redes de água, redes coletoras de esgotos, interceptores e estação de tratamento de esgotos. Como não houve o cumprimento da medida, o MP entrou com uma ação para que a cobrança dos moradores não fosse feita integralmente. "Era cobrado o valor integral. Depois da ação, passou a ser cobrada pela metade, mas a partir de 2010, quando a estação foi inaugurada, veio a ser cobrada integralmente, mas ainda sem o tratamento adequado", afirma a promotora. Conforme Ribeiro, a nova estação tem feito o tratamento da água, porém, a ação se refere ao tempo em que os dejetos eram lançados no córrego Vieiras de forma irregular. "Os danos, especialmente no curso d`água, atinge a população da área rural. São prejuízos imensuráveis", diz a promotora. Durante as investigações, uma perícia foi realizada para detectar os danos causados do meio ambiente. Na ação, a promotora pede R$ 100 milhões para os danos coletivos e aproximadamente R$ 220 milhões por danos materiais. Os valores serão destinados ao Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos (FUNDIF). "A população poderá se beneficiar com o montante para fazer projetos ambientais", comenta Ribeiro. Outras ações promotoria também investiga outras situações de danos ambientais em cidades próximas a Montes Claros. "Infelizmente estamos entrando com uma série de ações por causa das questões de tratamento de esgotos. Em Mirabela e em um distrito da cidade, inclusive, temos situações que caracterizam crimes ambientais. O esgoto está sendo lançado no curso d`água sem o tratamento. Além disso, é cobrado a tarifa integral", comenta a promotora. Em nota, a Copasa afirmou que apesar de Montes Claros ser classificada como uma das cidades mais bem saneadas do País, de acordo com pesquisa do Instituto Trata Brasil, baseada em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a Companhia não vai se pronunciar sobre a ação promovida pelo Ministério Público, por ainda não ter sido sequer notificada oficialmente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78384
De: Alberto Sena Data: Terça 29/7/2014 09:50:30
Cidade: Grão Mogol

“Desencontramento”

Alberto Sena

Outro dia, deparei-me na internet com linda foto noturna de Montes Claros toda iluminada, parecia calçada de ouro, se não me engano focalizando o interior do Parque de Exposições João Alencar Athayde, e fiquei deslumbrado com a beleza do meu torrão natal.
Realmente, dependendo do equipamento fotográfico, dotado de lentes várias, inclusive grande angular, e do olho de quem está por trás da câmera, Montes Claros possui ângulos magníficos e pode vir a impressionar a quem não conhece a cidade ou quem conheceu e nela viveu em passado nem tão longínquo se levado em conta à relatividade temporal.
Só um insano da cachimônia entraria numa de querer barrar o tempo a fim de evitar as transformações e as intervenções na cidade desrespeitando a sequência do cumprimento do seu destino como polo de atração que sempre foi de tudo vindo do Nordeste brasileiro rumo à capital mineira ou São Paulo.
Nas décadas de 60/70, sempre que a seca brava se instalava no norte de Minas e no nordeste brasileiro, levas e mais levas de retirantes chamados surgiam da noite para o dia na cidade amontoados em carroçaria de caminhão sem conforto e segurança fugindo do estio. Eram os “paus de arara” apelidados.
Uns nem conseguiam seguir em frente, ficavam pelas ruas da cidade e ganhavam a simpatia de quem conheceu tipos humanos como Requeijão, Galinheiro, João Doido, entre outros, de origem incerta e não sabida.
É preciso ter vivido a Montes Claros de antes para comparar com a metrópole de hoje. A cidade era um lugar de encontros. Tanto que na época surgiu uma revista batizada de Encontro, idealizada pelos jornalistas Lúcio Bemquerer, grãomogolense; e os montesclarinos Waldyr Senna Batista e Décio Gonçalves, uma publicação além do próprio tempo.
Nesse período, podíamos encontrar os amigos na Praça de Esportes, nas esquinas da Rua Doutor Santos com Dom Pedro II, nos cafés Zim Bolão e Galo, na porta da Cristal, no Clube Montes Claros, no Automóvel Clube e na porta dos cinemas (Coronel Ribeiro, Fátima, São Luis, Ypiranga).
Com o crescimento horizontal e vertical da cidade, pelo que acompanhamos daqui, dos píncaros do Maciço do Espinhaço, em Grão Mogol, Montes Claros já não possui lugares de encontro. “Encontro” agora é só revista, cujo nome Lúcio Bemquerer cedeu, em finais da década de 90, ao belo-horiozontino/montesclarino, Paulo César de Oliveira, PCO chamado, revista que atualmente pertence aos Diários Associados e circula, conforme está publicado no expediente, com 72 mil exemplares, tiragem auditada.
Pelo que se ouve dizer e é publicado pela mídia montesclarina sair de casa vem se tornando um tormento como acontece em todas as grandes cidades brasileiras. Se na época dos encontros as famílias podiam sair a qualquer hora do dia, da noite ou da madrugada, atualmente quem sai não tem certeza se voltará pra casa, ileso, sem ter sofrido assalto ou atropelamento no trânsito intenso e confuso da cidade.
O problema da insegurança pública existe e ainda é superestimado pelos montesclarinos. Surgiu, então, “uma neura coletiva”, o que faz aumentar o medo de sair de casa. Proliferam-se muros altos, cercas elétricas, câmeras e uma parafernália que em síntese não oferece segurança nenhuma. Quem está disposto a praticar um crime sabe como superar esses obstáculos.
Em vez de se ocuparem com as causas do problema, o governo federal e a sociedade brasileira continuam fazendo ouvidos moucos e quando muito combatem os efeitos como quem costura pano novo em roupa velha ou tenta enxugar gelo. As populações colhem cada dia mais os frutos amargos da omissão dos governos que tiveram todas as oportunidades para estancar o problema no nascedouro socioeconômico e político gerador da violência. Ficaram olhando o crescimento do monstro criado pelo egoísmo e pela ganância dos que só conjugam o verbo possuir. E quanto mais eles têm mais querem ter.
Montes Claros é atualmente a cidade da contradição. Nunca teve plano diretor que pudesse reprogramar a velha urbe compatibilizando o desenvolvimento com o bem-estar da população. Nunca. Houve uma tentativa seguida de desistência quando o prefeito era Toninho Rebello.
Montes Claros cresceu desembestadamente. Agora está entre a cruz e a caldeirinha vitima em potencial do materialismo e do consumismo, fenômenos que põem em risco a sobrevivência humana no planeta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78383
De: PM - 50º Batalhão Data: Terça 29/7/2014 09:15:31
Cidade: Montes Claros/MG

Polícia Militar prende três jovens por tentativa de assalto a convento - Na noite de segunda-feira (28), a Polícia Militar prendeu dois jovens um de 18 e outro de 19 anos, e apreendeu um menor de 14 anos, por tentativa de assalto a convento no bairro Jaraguá II. Após ser acionados via COPOM, os policiais compareceram ao local, onde segundo informações da solicitante, três indivíduos teriam sido vistos pelo sistema interno de monitoramento, pulando o muro do convento. Foram realizadas buscas e os militares localizaram os três infratores escondidos atrás de um arbusto. Com eles foi encontrada uma pistola PT 380, municiada com seis cartuchos intactos e um revólver calibre 32. Os jovens foram presos e o menor apreendido tendo eles confirmado que realmente tinham a intenção de realizar o assalto no convento, sendo que já teriam logrado êxito em um assalto anterior no mesmo local. As armas foram apreendidas e entregues na Delegacia de Polícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78382
De: Manoel Hygino Data: Terça 29/7/2014 09:04:32
Cidade: Belo Horizonte

Caetana, a inexorável

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Não só agosto traz desgosto como geralmente se crê. Não apenas o oitavo mês é aziago, como se pensaria, o que se depreende dos fatos registrados em julho de 2014. Depois do misterioso desaparecimento do vôo MH 370 da Malaysia Airlines, em 8 de março, desastres aéreos se repetiram e daquele sequer se encontraram vestígios da tripulação e passageiros a bordo, somando 239 pessoas. Abdução?
Em seguida, o vôo MH 17, ainda da Malaysia Airlines, deixou 298 pessoas mortas, ao sobrevoar o Leste da Ucrânia, talvez abatido por um míssil, em meio ao complexo ambiente de tensão entre a Rússia e Ocidente. Houve mais. Na sequência, um jato com 118 passageiros e tripulantes sumiu dos radares entre Burkina Faso e Argélia. Era a terceira grave ocorrência na aviação comercial em apenas sete dias, sem falar na queda de um bimotor da Transásia, em Taiwan.
Meras coincidências?
Porque, cá entre nós, também sofremos no Brasil golpes no período. O irreverente escritor João Ubaldo Ribeiro, baiano e fumante inveterado, fugiu ao rol dos vivos, entre os quais os seus confrades na Academia Brasileira de letras. Legou inédito “O correto uso do papel higiênico”, que certamente trará novidades.
Mineiro de Boa Esperança, cidade cantada em música e letra na composição de Lamartino Babo, subiu a lugar feliz Rubem Alves, embora pouco caso se tenha presentemente às boas e bonitas coisas do intermezzo terreno. Deixou escrito: “Compreendi, então, que a vida não é uma sonata que, para realizar a sua beleza, tem de ser tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum de mini-sonatas. Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade. Um único momento de beleza e amor justifica a vida inteira”.
Finalmente, no entardecer de 23 de julho, Ariano Suassuna, largou as amizades e admiradores da Terra, para fazer alegria em novas companhias. Sofrera um AVC, foi operado em Recife e entrou em coma, para em seguida deixar seus seis filhos e quinze netos.
Nasceu em 1927, em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital do estado, em 16 de junho, entre as festas de São João e São Pedro. Seu pai, João Suassuna, era governador da Paraíba. Após o mandato, mudou-se com a família para o interior. Quando Ariano tinha 3 anos, na revolução de 1939, um pistoleiro executou-lhe o pai com um tiro pelas costas, numa rua do Rio de Janeiro. Apontavam-no como mandante do assassinato de João Pessoa, que o sucedera no governo, também assassinado. Um dia antes, deixara carta aos nove filhos pedindo para não tentarem vingar-lhe a morte. Escritor feito e consagrado, querido, o autor paraibano, confessou: “Escrevo para enfrentar a transitoriedade. Não gosto da idéia de ter medo de morrer. A morte, na Paraíba, é uma mulher e se chamava Caetana. Eu me contento de encarar a maldita, se ela vier na forma de uma mulher, acolhedora, carinhosa, bonita e amante”.
Se bela e afetuosa, não se pode dizer, mas ela chegou. Mas Ariano, como Rubens, o mineiro, e João Ubaldo, o baiano, foi juntar-se às centenas de vítimas das aeronaves sinistradas e outros desastres graves. Caetana é inevitável e inexorável, em vias aéreas ou terrestres.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78381
De: hypescience Data: Segunda 28/7/2014 14:13:14
Cidade: ...

Cientistas brasileiros descobrem que Minas Gerais já teve um mar - Uma equipe de geólogos e paleontólogos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ambas do Brasil, encontrou evidências de que Minas Gerais já teve um mar. As evidências foram encontradas em pedreiras nos arredores do município de Januária, no norte de Minas. Ali, os pesquisadores descobriram um tipo de fóssil especial: fragmentos de animais marinhos do gênero Cloudina, animais pequenos e extintos que viveram do período Ediacariano ao Cambriano na Terra. Os fósseis são uma prova quase irrefutável de que, no passado, um braço de mar raso, com no máximo 10 metros de profundidade, cortava a região. Há um oceano de água no interior da Terra, conclui estudo com diamante brasileiro. Mas quanto tempo é “no passado”? Muito tempo. Há cerca de 550 milhões de anos. Nessa época, os continentes tinham uma configuração muito diferente. A América do Sul, a África e a Antártida eram unidas em um bloco que formava o megacontinente de Gondwana. Os cientistas creem que o braço de mar tenha derivado de um antigo oceano batizado de Clymene, que separava o Gondwana da atual Amazônia. A área onde o fóssil foi encontrado faz parte do chamado Grupo Bambuí, formação sedimentária da bacia do rio São Francisco, que se estende por cerca de 300 mil quilômetros e abrange também os estados da Bahia, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal, de forma que o mar devia passar por todas essas regiões. “Até agora ninguém havia seguramente encontrado fósseis de animais no Grupo Bambuí”, afirma Lucas Warren, professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, mas que fazia pós-doutorado na USP quando a descoberta foi feita, no ano passado. “Além das cloudinas, também achamos ao menos três fragmentos atribuídos ao gênero Corumbella e rastros em rocha deixados provavelmente por um animal de corpo mole”. [Galileu, FAPESP]

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78380
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 28/7/2014 13:06:54
Cidade: Montes Claros-MG

Faleceu hoje 28/07 o Contador Francisco Alves dos Santos Filho. Proprietário da Contabilidade Minas; foi Venerável Mestre da Loja Maçônica Deus, União e Trabalho e atualmente Conselheiro do Grande Oriente do Brasil de Minas Gerais –GOB-MG. Francisco sofreu um infarto no ultimo Sábado - no momento foi socorrido por alguns médicos que se encontravam no local. Destacamos o atendimento do SAMU que chegou a tempo hábil e, com muito trabalho, o reanimou, conduzindo-o ao hospital. O velório será no Templo Maçônico situado a Rua Gentil Dias 430 no Bairro Cândida Câmara. Sepultamento a ser marcado. Roguemos a DEUS (Grande Arquiteto do Universo) pelo seu passamento, que traga conforto a sua esposa Cleonice e a toda família.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: