Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Comoção mundial pela morte do menino recolhido na praia só faz aumentar; outro irmão, de 5 anos, e a mãe também morreram. "Eles escaparam das minhas mãos", chora o pai

Quinta 03/09/15 - 12h

O menino Aylan, de 3 anos (primeiro à esquerda), cujo corpo encontrado em praia na Turquia chocou o mundo, tentava seguir com a família para a Europa, pois o Canadá rejeitou o pedido de asilo. Sua tia, Teema Kurdi, que mora na cidade canadense de Vancouver, procurava asilo para os parentes que viviam na cidade síria de Kobani, região devastada pelo Estado Islâmico. A tia disse que seu irmão Abdullah, a mulher e os filhos, de 5 e 3 anos, embarcaram depois que o asilo foi negado. Os corpos dos dois meninos foram conduzidos pelas marés até a costa da Turquia e as imagens causam crescente comoção mundial.
BOTE
O bote em que viajavam a família dos dois meninos e outros refugiados sírios - 6 pessoas no total - saiu na noite de terça da península de Bodrum (sudoeste da Turquia) com destino à ilha grega de Kos. Junto com o pequeno sírio, morreram seu irmão, Galib (de 5 anos, na foto à direita), sua mãe, Rihan Kurdi (de 35 anos) e um jovem de 18 anos. Só duas pessoas, uma delas o pai dos meninos, foram resgatadas pela guarda costeira turca.
ESCAPARAM
O pai dos meninos - na foto, à direita deles - relatou que não conseguiu segurá-los durante o acidente. "Eu segurava a mão da minha mulher, mas meus filhos escaparam das minhas mãos":
- Estava escuro e todos gritavam. Não conseguia ouvi-los". Nadei até a praia, mas não consegui encontrá-los. Soube da notícia no hospital."
Contou ainda que esta era a segunda vez que a família tentava chegar à Grécia pela Turquia. Na primeira vez, o barco foi interceptado pela Guarda Costeira grega e mandado de volta.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais