Presidente Trump quer que países da OTAN imponham tarifas de 50 a 100% sobre produtos importados da China. E que deixem de comprar petróleo da Rússia, para encerrar a guerra
Domingo 14/09/25 - 9h27O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu que os países membros da OTAN imponham tarifas de 50% a 100% sobre produtos importados da China.
A medida, segundo ele, serviria para pressionar economicamente Pequim e reduzir sua influência global.
Trump também pediu que os aliados do bloco deixem de comprar petróleo da Rússia, como forma de pressionar Moscou a encerrar a guerra na Ucrânia.
Em carta enviada à OTAN e em publicação em sua rede social, ele criticou alguns países que continuam comprando petróleo russo, classificando a situação como “chocante” e prejudicial à eficácia do bloco.
Trump ressaltou que as tarifas poderiam ser suspensas caso haja avanços significativos na resolução do conflito ucraniano.
Especialistas em relações internacionais avaliam que a proposta de Trump, caso seja adotada, teria impactos econômicos, afetando cadeias de suprimentos e preços de produtos globalmente.