1) Fala do chefe do governo alemão, que veio com jornalistas participar da COP 30 em Belém, constrange o Brasil e repercute pelo mundo. "Todos ficaram felizes ao deixar aquele lugar...." - ele disse
Segunda 17/11/25 - 22h37 O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou que ele e os jornalistas alemães que o acompanharam na COP 30, em Belém, ficaram “contentes” por voltar para a Alemanha após o evento.
Em discurso durante o Congresso Alemão do Comércio, Merz comparou a Alemanha ao Brasil e disse que seu país é “um dos mais bonitos do mundo”.
Segundo ele, ao perguntar à delegação se alguém gostaria de permanecer no Brasil depois da COP, “ninguém levantou a mão”.
Na mesma fala, o principal líder alemão destacou a importância de defender a democracia, a ordem de mercado e uma economia livre na Alemanha.
Durante sua estadia em Belém, Merz participou de uma reunião bilateral com o presidente brasileiro, em que anunciou a contribuição alemã para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), embora não tenha detalhado o valor.


