Dos Bombeiros: "... incêndio em povoados de Olhos d’Água, Planalto Rural e região: (...) diversas residências tiveram que ser evacuadas com o auxílio e orientação de militares do 7º Batalhão...". (Veja imagens no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)
Segunda 22/09/25 - 7h13
Corpo de Bombeiros combate incêndio em povoados de Olhos d’Água, Planalto Rural e região.
O Corpo de Bombeiros atendeu, neste fim de semana, uma ocorrência de incêndio nos povoados de Olhos d’Água, Planalto Rural e região.
O incêndio teve início na tarde de sábado e foi controlado com a atuação dos militares e brigadistas da empresa Somai. No entanto, no domingo (21), novos focos surgiram e a equipe precisou ser novamente acionada. O combate começou por volta das 8h30 e se estendeu até as 21h do mesmo dia.
Diante da gravidade, diversas residências tiveram que ser evacuadas com o auxílio e orientação de militares do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM). O combate direto foi realizado com o uso de sopradores, abafadores e bombas costais, além do apoio de um caminhão-pipa da Somai.
O incêndio provocou danos materiais a famílias da região, destruindo maquinários, rede elétrica, sistemas hídricos e plantações. Alguns animais também precisaram ser resgatados.
Apesar dos prejuízos, nenhuma família ficou ferida graças à rápida atuação dos bombeiros. Durante a operação, foram feitas avaliações com drones do 7º BBM, que auxiliaram na identificação de novos focos. A linha de fogo se mostrou bastante extensa.
Os trabalhos de monitoramento e combate terão continuidade na manhã desta segunda-feira.
***
6h51m, segunda-feira, do jornal O Tempo, de BH:
Incêndio causa destruição e prejuízos em comunidades de Olhos d’Água
O Corpo de Bombeiros atendeu, neste fim de semana, uma ocorrência de incêndio que atingiu os povoados de Olhos d’Água, Planalto Rural e comunidades vizinhas.
O fogo teve início na tarde de sábado (20) e foi controlado com o trabalho conjunto de militares e brigadistas da empresa Somai.
No entanto, na manhã de domingo (21), novos focos surgiram, exigindo nova mobilização.
O combate começou por volta das 8h30 e se estendeu até às 21h do mesmo dia.
Diante da gravidade da situação, diversas residências precisaram ser evacuadas com apoio e orientação de equipes do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM).
A operação envolveu uso de sopradores, abafadores, bombas costais e o suporte de um caminhão-pipa da Somai.
O incêndio causou prejuízos significativos: destruição de maquinários, rede elétrica, sistemas hídricos, plantações e resgate de animais em risco.
Apesar dos danos, nenhuma família ficou ferida, resultado da rápida e coordenada atuação das equipes.
Durante os trabalhos, drones do 7º BBM foram utilizados para mapear a extensão das chamas e identificar novos focos, já que a linha de fogo era bastante extensa.
As ações de monitoramento e combate seguem nesta segunda-feira (22), para garantir que a situação seja totalmente controlada