Descoberta de gripe aviária no Rio Grande do Sul leva China a suspender a compra de carne de frango do Brasil por 60 dias. (Horas depois, a União Europeia fez a mesma coisa). Veja o que precisa ser feito e como fica o consumo de frango
Sexta 16/05/25 - 10h11A decisão foi tomada após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária - de alta patogenicidade -em granja comercial no município de Montenegro, Rio Grande do Sul.
O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que enfatizou a rápida resposta das autoridades brasileiras para conter o foco da doença.
O Ministério da Agricultura esclareceu que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos, e que os produtos inspecionados continuam seguros para consumo.
A pasta também informou que medidas de contenção e erradicação do foco já foram iniciadas, seguindo o Plano Nacional de Contingência.
A suspensão das importações pela China, principal destino da carne de frango brasileira, representa impacto para o setor de frangos.
Em 2024, o Brasil exportou aproximadamente US$ 1,29 bilhão em carnes e miudezas de aves para o país asiático, com uma média mensal de vendas superior a US$ 100 milhões.
Outros países, como Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, optaram por restringir temporariamente as compras apenas do estado do Rio Grande do Sul, demonstrando confiança nas medidas sanitárias adotadas pelo Brasil.
Segundo especialistas, o consumo de frango pode seguir normal.