3,6 milhões de meninos, de 12 e 13 anos, vão ser vacinados contra vírus de transmissão sexual, o HPV de antigos nomes. Veja quais
Terça 03/01/17 - 14hA rede pública de saúde começou a aplicar a vacina contra o HPV nos meninos de 12 e 13 anos como parte do Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde disse que a faixa etária será ampliada gradativamente até 2020.
DOSES
A expectativa é vacinar mais de 3,6 milhões de meninos este ano, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids no Brasil. O esquema vacinal contra o HPV para meninos será de 2 doses, com 6 meses de intervalo entre elas.
INFECTAR
Já para os que vivem com HIV, o esquema vacinal é de 3 doses, com intervalo de 2 e 6 meses, respectivamente. O HPV é o papiloma vírus humano, capaz de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos.
CÂNCER
Em alguns casos nos quais a infecção persiste, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
CAVALO
Explicação técnica: o papilomavírus humano é o causador de uma doença sexualmente transmissível chamada HPV. Ela é de difícil cura e se manifesta através de sintomas como verrugas que surgem na região íntima após o contato íntimo com um indivíduo infectado. Seu tratamento é feito com o uso de medicamentos e cirurgias de cauterização e dura em média 2 anos, embora os sintomas desapareçam um pouco antes. O HPV é também conhecido por: condiloma acuminado, verrugas genitais, crista de galo, figueira e cavalo de crista.