Governo dos EUA retalia a Rússia e expulsa 35 agentes por ação hacker na sua eleição; Putin não reage, e aguarda a posse de Trump
Sexta 30/12/16 - 8hOs Estados Unidos anunciaram sanções à Rússia por "sabotagem a processos e instituições eleitorais". Entre as medidas, está a expulsão de 35 agentes de inteligência russos em Washington e San Francisco e o fechamento de 2 complexos dos serviços de inteligência da Rússia em Nova Iorque e Maryland.
ROUBO
O presidente Obama divulgou declaração sobre as medidas. Disse que o roubo de dados e a exposição de informações durante a eleição só podem ter sido coordenados pelos níveis mais elevados do governo russo. Além de fechar os complexos de inteligência e expulsar os 35 agentes, os EUA puniram 9 entidades e indivíduos.
REAÇÃO
O porta-voz do Kremlin disse que as sanções "destroem as relações diplomáticas com a Rússia" e são um sinal da "política externa agressiva de Washingtpn". Ontem, o Kremlin declarou que o presidente Putin vai tomar decisão sobre a resposta russa e que a retaliação vai ser "adequada". Hoje, Putin disse que não vai expulsar nenhum diplomata americano da Rússia, e que vai aguardar a posse de Trump, que pretende melhorar as relações com a Rússia.