Bagagem aérea despachada - que atualmente é grátis, até 23 quilos - será cobrada a partir de 14 de março; só escapa a bagagem de mão
Terça 13/12/16 - 9hA Anac informou que, a partir de 14 de março, as companhias aéreas brasileiras e internacionais estarão autorizadas a cobrar por bagagens despachadas. Atualmente, as empresas são obrigadas a despachar gratuitamente uma mala de 23 quilos em voos domésticos e duas de 32 quilos em voos internacionais.
MÃO
Na prática, a mudança deve atingir principalmente as passagens aéreas promocionais, mais baratas. A tendência é que as passagens mais caras deem a bagagem despachada como cortesia. As normas sobre bagagens de mão também mudam, com o passageiro podendo levar até 10 quilos a bordo. Atualmente, o peso máximo é de 5 quilos.
MULTA
Outra novidade limita a multa por cancelamento e alteração de voos. A multa não pode superar o valor pago pelo bilhete. O passageiro também poderá desistir da compra em até 24 horas sem custos extras, desde que a partida seja em 7 dias ou mais.