Reator na Alemanha começa a fazer a fusão nuclear que o Sol realiza há 4 bilhões de anos; pode ser a solução, para sempre, do suprimento de energia na Terra
Segunda 12/12/16 - 11h Um reator na Alemanha está prestes a imitar o que faz o Sol e assim produzir energia limpa, sem radiação e quase ilimitada. Os primeiros testes têm apresentado resultados promissores. O Sol produz quantidades imensas de energia por meio da fusão nuclear – processo muito diferente da fissão nuclear, usada nas usinas.
SOLUÇÃO
Se a experiência for bem sucedida, a humanidade terá conseguido a solução energética para a Terra por todo o futuro previsível. Juntar átomos de hidrogênio é o que o Sol faz há 4 bilhões de anos – e deve continuar fazendo pelos próximos 4 bilhões.
SUPEROU
O reator começou a ser pensado nos anos 1950, mas a versão alemã só saiu do papel em 2015. O equipamento superou um dos maiores desafios da fusão nuclear: manter o plasma sobre controle. Em 2019, o reator vai começar a usar deutério, um isótopo do hidrogênio, muito abundante nos oceanos terrestres. No início, só vai gerar energia suficiente para se manter funcionando.