Polícia Federal monitora 70 suspeitos de fraude no Enem, mas eles não apareceram ontem - revela o ministro Mendonça; 16 serão expulsos
Segunda 05/12/16 - 11hO ministro da Educação, Mendonça Filho, não revelou nomes, mas disse, em entrevista, que a Polícia Federal monitorava 70 suspeitos de fraude que não compareceram à 2ª aplicação do Enem de 2016. Segundo o ministro, as 70 pessoas não compareceram às provas, porque ficaram com medo do que ocorreu no 1º Enem, onde alguns foram presos em flagrante enquanto tentavam fraudar o exame.
EXPULSOS
Mendonça disse também que 16 alunos, que fizeram as provas do Enem em 2013 e 2014, serão expulsos dos cursos que frequentam atualmente em universidades. Eles teriam se beneficiado de esquemas de fraudes naquelas edições. Pelo menos um desses candidatos hoje estuda medicina.
VAZAMENTO
O ministro repetiu que não há indício de vazamento do gabarito oficial, e que "não há nenhum indício de envolvimento de qualquer servidor público em qualquer tentativa de fraude com relação ao Enem". De acordo com Mendonça Filho, os vazamentos verificados não comprometem a "lisura" do processo. O gabarito oficial das provas do fim de semana será divulgado quarta-feira.