Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Terroristas armados com facas invadem missa na França, degolam padre de 86 anos e são mortos pela polícia. (No Japão, também a golpes de faca, 14 pessoas deficientes foram assassinadas)

Terça 26/07/16 - 7h

Dois homens portando facas fizeram reféns padre, 2 freiras e 2 fiéis em igreja de Saint Etienne du Rouvray, na região da Normandia, a 125 quilômetros de Paris, na manhã de hoje. O padre identificado como Jacques Hamel foi morto. De acordo com o jornal francês "Le Figaro", os dois homens armados entraram na igreja durante a missa. Fontes policiais informaram que pelo menos um deles usava barba e gorro de lã utilizado por muçulmanos. O motivo da invasão não está claro. A polícia cercou a igreja e tentou negociar com a dupla. O cerco só acabou após 40 minutos quando agentes de segurança mataram os criminosos. Refém ficou ferido gravemente.
AJOELHADO
Uma freira que conseguiu fugir contou: os terroristas obrigaram o padre a se ajoelhar e o degolaram enquanto filmavam o crime. Os terroristas falavam árabe e declararam agir em nome do Estado Islâmico. A freira acrescentou que os 2 ordenaram ao padre, às duas irmãs e aos dois fiéis que estavam dentro da igreja para ficarem juntos. Apesar das súplicas dos reféns, eles não hesitaram em praticar a violência. O sacerdote foi então forçado a se ajoelhar e, quando ele tentou se defender, “começou o drama”, segundo a freira. “Gravaram em vídeo. Fizeram uma espécie de sermão em árabe em torno do altar. Foi horroroso”.
PAPA
"Estamos particularmente abalados por esta violência horrível ocorrida em uma igreja, um lugar sagrado no qual se anuncia o amor de Deus", disse o comunicado do Vaticano, expressando a dor do Papa. O padre tinha 86 anos. O Papa condenou "da forma mais radical toda forma de ódio e reza pelas pessoas atingidas", disse o Vaticano.
TERROR
O presidente francês, François Hollande, viajou para o local do ataque, logo pela manhã. Ele declarou que os dois homens que atacaram a igreja e cortaram a garganta do padre "disseram pertencer ao Daesh", utilizando o acrônimo em árabe do grupo Estado Islâmico.
TORNOZELEIRA
Um dos degoladores do padre já havia sido preso no ano passado, quando estava a caminho da Síria. Acusado de terrorismo, foi posto em liberdade provisória, mediante o uso de tornozeleira eletrônica. Só podia sair de casa entre 8h30 e 12h30. Foi neste horário que ele degolou o padre.
JAPÃO
Pelo menos 19 pessoas morreram e 25 ficaram feridas depois de serem esfaqueadas por homem que invadiu centro de assistência a pessoas com deficiência em Sagamihara, no Japão. Segundo o canal de TV japonês NHK, a polícia afirma que o autor

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais