Anticorpos "poderosos" detectados contra o zika virus abrem caminho para vacina universal, também contra a dengue
Sexta 24/06/16 - 11hPesquisadores europeus anunciaram que encontraram "poderosos" anticorpos que são capazes de "neutralizar" o zika vírus, uma descoberta que abre caminho para uma vacina. Os anticorpos permitiram "neutralizar eficientemente" o zika e o vírus da dengue em testes com células humanas realizados em laboratório, o que "poderia levar ao desenvolvimento de uma vacina universal" que protegeria contra as duas doenças, segundo os pesquisadores.
DENGUE
Esta descoberta coincide com outro estudo que sugere que a recente explosão de casos de zika vírus na América Latina poderia ter sido favorecida por uma pré-exposição à dengue. Os dois vírus têm vários aspectos em comum e são transmitidos especialmente por mosquitos. Outro estudo dos mesmos pesquisadores revela que a maioria dos anticorpos produzidos por pessoas infectadas pela dengue pode aumentar a potência do zika.
ABORTO
Os países afetados pelo zika vírus na América do Sul estão registrando uma escalada inusitada nos pedidos de aborto, de acordo com estudo divulgado hoje. O zika vírus provoca sintomas suaves, na maioria dos casos, mas também está associado a malformações cerebrais no feto. Em muitos dos países afetados, o aborto é muito restrito, por isso as mulheres grávidas podem ser forçadas a ter filhos que, na realidade, não desejam. Com essa situação, a própria Organização Mundial da Saúde pediu que os países atacados pelo vírus facilitem o acesso à interrupção da gravidez a todas as mulheres que desejarem. No Brasil, o país mais afetado pelo vírus, dobrou o número de pedidos de aborto, assim como no Equador e na Venezuela.