Abin confirma que aplicativo em português doutrina e arregimenta jovens brasileiros para causa islâmica
Sexta 17/06/16 - 7hA Agência Brasileira de Inteligência confirmou a informação de que pessoas ligadas ao Estado Islâmico criaram um grupo para trocar mensagens em português, através de aplicativo de celular. A Abin emitiu nota afirmando que a abertura desta frente de difusão de informações, voltadas à doutrinação extremista, “amplia a complexidade do trabalho de enfrentamento ao terrorismo e representa facilidade adicional à radicalização de cidadãos brasileiros”.
ARREGIMENTAR
O grupo é chamado Nashir Português, o mesmo nome do canal criado pelos extremistas há 15 dias, com o objetivo de arregimentar brasileiros para a causa jihadista. Os integrantes do grupo se comunicam em português e já estariam sendo monitorados pela Abin. Eles têm usado o aplicativo Telegram.
NOTA
Em nota, a Abin destacou:: “O compartilhamento desses conteúdos em grupos de troca de mensagens instantâneas é uma estratégia utilizada não apenas no Brasil. Organizações terroristas têm empregado ferramentas modernas de comunicação para ampliar o alcance de suas mensagens de radicalização direcionadas, em especial, ao público jovem”.