Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Águas do Atlântico invadem o Rio de São Francisco e deixam população ribeirinha sem peixe e água doce

Segunda 06/06/16 - 11h

O Rio de São Francisco está sendo invadido pelo mar. Por causa da estiagem dos últimos anos, a vazão após a barragem de Xingó vem sendo reduzida desde o início de 2013. Sem força, o rio é invadido pela água salgada do Oceano Atlântico, num fenômeno conhecido como "cunha salina", que provoca alterações no ecossistema e afeta o dia a dia de comunidades ribeirinhas.
SUMIU
Relatos apontam a presença de crustáceos marinhos em Penedo, no estado de Alagoas, a cerca de 40 km da foz. Para a população local, a falta d’água e o sumiço dos peixes de água doce são os principais problemas. A situação é particularmente grave em Piaçabuçu, município alagoano a 13 km da foz. Todos os dias, a captação de água é interrompida durante a maré alta, quando as águas do mar invadem o rio com mais força.
HIPERTENSÃO
Por causa do aumento do sal na água, o posto de saúde do município registra aumento de pacientes com hipertensão arterial. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco diz que há priorização do setor elétrico em detrimento das populações ribeirinhas e do ecossistema.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais