Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Morre em BH (e dispensa honrarias) o ex-governador Hélio Garcia, aos 85 anos. Brasília sepulta com tiros de canhão o corpo do coronel Passarinho, que foi cogitado para presidente da República

Segunda 06/06/16 - 9h29

Morreu ainda há pouco, em Belo Horizonte, o ex-governador de Minas, Hélio Garcia. O ex-governador, de 85 anos, morreu por volta das 8 horas. Com a saúde fragilizada há tempos, Hélio Garcia estava internado desde 28 de maio para tratamento de uma embolia pulmonar.
HONRARIAS
Garcia foi governador de Minas de 1984 a 1987 e de 1991 a 1995. Foi vice-governador na chapa de Tancredo Neves em 1982 e teve papel fundamental na campanha que elegeu Tancredo Neves presidente da República. Terminou suas gestões com alta popularidade e ficou conhecido como tocador de grandes obras. Hélio Garcia, antes de ingressar num quadro prolongado de perda de memória, pediu que por ocasião de sua morte fossem dispensadas homenagens e honrarias. O corpo será velado em cemitério de BH e cremado, às 17h.
PASSARINHO
Em Brasília, morreu ontem e foi sepultado o ex-senador Jarbas Passarinho. Passarinho, de 96 anos, morreu em casa por “problemas de saúde decorrentes da idade avançada”. Por ser coronel da reserva do Exército, promovido a general ao se aposentar, Passarinho foi sepultado com honras militares, na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Houve salva de tiros de canhão e de fuzil. Passarinho foi senador por 3 mandatos e atuou como ministro nos governos militares e do ex-presidente Fernando Collor.O ex-senador foi também governador do Pará.
PRESIDENTE
Poucos hoje ainda se lembram. O coronel Jarbas Passarinho foi cotado para ser presidente da República, no regime militar. Não foi escolhido, porque mais de um general do Alto Comando, que de fato fazia as escolhas, vetou, com o argumento - "não bato continência para coronel". Ele precisava de uma estrela de general, mas não conseguiu, a tempo.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais