Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 11 de janeiro de 2025

Sem a presença do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara e do Senado, Dilma dá posse a Lula em função que foi de montes-clarense; terminada a cerimônia, a posse foi anulada por juiz federal de Brasília

Quinta 17/03/16 - 12h01

Mais um lance no clima de extrema tensão em Brasília, agora cedo: logo depois da presidente Dilma dar posse a Lula como novo ministro chefe da Casa Civil (cargo que foi ocupado pelo montes-clarense Darcy Ribeiro, em 1964), o juiz federal Itagiba Cata Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, concedeu liminar anulando o termo de posse do ex-presidente.
POPULAR
A medida foi pleiteada por ação popular e a decisão do juiz provavelmente será reformada pela instância superior da Justiça Federal, mas vale até lá. A prevalecer a decisão do juiz, Lula perde as prerrogativas de ministro de Estado.
VICE
O vice-presidente Michel Tamer não compareceu à posse de Lula, no Palácio do Planalto, segundo sua assessoria para marcar posição contra a posse do ministro do PMDB, Mauro Lopes, partido do qual Temer é presidente. O PMDB, sábado, proibiu a seus membros assumirem postos no governo federal pelos próximos 30 dias.
CERIMÔNIA
Junto ao ex-presidente, tomaram posse Mauro Lopes (PMDB-MG) como ministro da Aviação Civil, Jaques Wagner como chefe de gabinete e Eugênio Aragão no posto de ministro da Justiça.
GILMAR
À tarde, o Supremo Tribunal Federal recebeu dezenas de ações contra a posse de Lula. Por sorteio, as ações foram distribuídas ao ministro Gilmar Mendes, principal crítico do governo. Ações com o mesmo teor estão sendo ajuizadas em comarcas de todo o País. Ao mesmo tempo, o Palácio do Planalto trabalha para cessar o efeito da liminar concedida hoje em Brasília, anulando a posse de Lula como chefe da Casa Civil.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais