Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 16 de novembro de 2024

Coreia do Norte anuncia que fez teste com bomba de hidrogênio, até mil vezes mais potente que a bomba atômica; terra tremeu na área

Quarta 06/01/16 - 7h

A Coreia do Norte anunciou hoje ter realizado seu primeiro teste "com sucesso" de uma bomba de hidrogênio – com potencial destrutivo muito maior que uma bomba atômica tradicional. O teste surpresa foi autorizado pessoalmente pelo ditador Kim Jong-Un, exatamente dois dias antes do seu aniversário, informou a emissora estatal da Coreia do Norte. Mais cedo, um terremoto de 5,1 graus foi registrado no país, perto de uma zona de testes nucleares.
REPERCUSSÃO
A Coreia do Sul "condenou com força" o teste, enquanto o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abes, falou em "grave desafio". O governo dos EUA prometeu uma reação apropriada às provocações da Coreia do Norte. Segundo fontes diplomáticas, o Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião de emergência hoje para discutir o episódio.A Coreia do Norte alegou nesta quarta-feira (6) ter realizado seu primeiro teste com bomba de hidrogênio.
MIL VEZES
A bomba H, ou de hidrogênio, é até mil vezes mais potente que a bomba atômica comum. A bomba atômica produz energia a partir da fissão, ou divisão, dos núcleos de átomos. A bomba de hidrogênio utiliza a fusão de átomos, liberando quantidade maior de energia, como fazem o Sol e outras estrelas para gerar energia.
A PIOR
A bomba H mais poderosa já testada até hoje foi a "Bomba-Czar", detonada pela União Soviética em 1961 no arquipélago de Novaya Zemlya, no Círculo Polar Ártico. A explosão teve um poder de destruição equivalente a 50 milhões de toneladas de dinamite. A bomba foi 3.000 vezes mais poderosa que a bomba atômica lançada pelos Estados Unidos sobre Hiroshima, no Japão, em 1945.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais