"Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado” - aconselha Vigilância do Ministério da Saúde
Sexta 13/11/15 - 10h O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, aconselha mulheres de Pernambuco a adiarem os planos de gravidez até que haja maior clareza sobre as causas do aumento de casos microcefalia em bebês no estado. "Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado”, disse Maierovitch.
AGOSTO
Até o momento, foram identificados 141 casos da má-formação em Pernambuco, a maior parte desde agosto. O indicador é 15 vezes superior à média registrada entre 2010 e 2014, de 9 casos por ano. Por isso, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência sanitária nacional. Além de Pernambuco, outros estados começam a relatar aumento expressivo de casos.
ZIKA
Em Sergipe foram identificados 49 casos em setembro e outubro. No Rio Grande do Norte, foram 22 casos - a maioria a partir de agosto. Entre as hipóteses em análise está a influência do vírus zika, espalhado pelo mosquito da dengue. No início do ano, os 3 estados enfrentaram uma epidemia de zika.