Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°80126
De: Adão Data: Sábado 20/6/2015 13:53:01
Cidade: mg  País: Brasil

Ontem fui ajustar a antena parabólica e notei que o cano que segura a mesma, estava cheio de água, provavelmente por muito tempo, um criadouro em potencial para o mosquito da dengue, será que ninguém atentou para isto. Fica a dica, vamos olhar também o cano que segura a parabólica (todos que estão "chumbados" na parede).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80125
De: Manoel Hygino Data: Sábado 20/6/2015 12:20:54
Cidade: Belo Horizonte

Quando setembro vier

Manoel Hygino - Hoje em Dia

O fim do mundo sempre preocupou o homem, o único animal que raciocina (ou deveria). A coisa que habitamos teve início, e cientistas e curiosos sempre se interessaram pelo tema e admitem também o fim, havendo muitas versões para vaticinar como seria o end, evidentemente não happy. Há milênios aguardamos, confiando que isso não aconteça conosco ou que somente ocorra em época remota do futuro, quando já sepultados. Em verdade, a Terra permanece em mutação incessante. Os sucessivos registros de sinistros, no Chile, no Haiti, no Japão, no Sudeste asiático e no Nepal lançam o homem em perspectivas extremamente sombrias. Só no Nepal, em abril, o terremoto, de 7,8 graus da escala Richter, com seus mais de oito mil mortos, assustou os terráqueos.
Mas, o terremoto não era fenômeno isolado, como depois se constatou. O monte Everest, o mais alto do mundo, se moveu 3 centímetros para Sudeste, segundo estudo chinês. O curioso é em que ele “andava”, nas últimas décadas sempre, para o Nordeste, mas mudou de direção, provocando gigantesca avalanche na região. Ainda bem que o Brasil não sofre de tremores catastróficos, embora uma criança tenha falecido em consequência de um cismo no Norte de Minas.
O asteróide, Ícaro, que passou de raspão pela Terra no dia 16, não afetou o planeta. Quando digo “de raspão”, refiro-me a oito milhões de quilômetros de distância. Ainda bem, porque se a pedra gigantesca nos atingisse, poderia destruir o mundo em que estamos ou parte dele.
Poderosos telescópios acompanharam a passagem do tenebroso objeto, mas não vi as imagens, detalhe tão pouco significativo. O essencial é que passou bem longe, não representando perigo ou risco. O que agora gera inquietação é um outro, programado para setembro, quando a primavera chegar.
Difícil imaginar qual mês seria melhor (?) ou pior para arrasar este pedaço de universo em que nos achamos. Verdadeiramente sobreviver se tornou um imenso desafio, com nações guerreando entre si, grupos étnicos em luta na África, Europa ou Estados Unidos, enquanto traficantes de drogas e usuários do poder ainda se ajeitam, como aliás sempre aconteceu.
Até o nono mês de 2015, certamente persistirá o conflito entre as ideias e previsões de religiosos e cientistas da NASA. Aqueles crêem que, entre 22 e 28 de setembro, a Terra será destruída por um asteróide como forma de “castigo divino”, o que até certo ponto seria compreensível.
Para a NASA, “em centenas de anos não existem objetos tão grandes se aproximando da Terra”. Seus técnicos lembram que esses corpos sísmicos quando entram em contato com nossa atmosfera, geralmente se destroem em decorrência do forte aquecimento.
De todo modo, os fanáticos acreditam que em setembro ocorrerá o início de sete anos de angústias para o ser humano. Haveria, contudo, ainda uma expectativa. Alguns entes sobreviveriam como parte da metade que se salvará, para testemunhar os fatos e descrevê-los. Até setembro.
Deixe seu comentário!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80124
De: PM Data: Sábado 20/6/2015 12:07:25
Cidade: Montes Claros

No bairro São Judas, na rua Frei Caneca, às 02h de hoje, 20Jun, policiais militares registraram um roubo à mão armada tentado à transeunte. Segundo relatos da vítima, um homem de 52 anos, quando transitava pelo referido endereço, foi abordado por um infrator que, armado com uma faca, anunciou o roubo, momento em que ela correu, tendo então o infrator desferido um golpe contra seu pescoço, causando um pequeno corte.A vítima foi socorrida ao hospital por uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar. O infrator, responsável pelo crime, é procurado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80123
De: Gilmar Data: Sábado 20/6/2015 11:02:44
Cidade: Brasília DF

O clima em Brasília está tenso, depois da prisão do herdeiro e executivo da segunda maior empreiteira do Brasil, a Odebrecht, empresa menor apenas que o super frigorífico JBS. Prisão também do executivo da Andrade Gutierrez, que ao lado da Odebrecht são as maiores do Brasil.
O clima se reflete nos noticiários, como este, de ainda há pouco, do influente jornal Folha de S. Paulo:
"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que a prisão dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Guiterrez é uma demonstração de que ele será o próximo alvo da operação Lava Jato. Lula também reclamou nesta sexta-feira (19) do que chamou de inércia da presidente Dilma Rousseff para contenção dos danos causados pela investigação.Ainda segundo seus interlocutores, Lula se queixa da atuação do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que teria convencido Dilma a minimizar o impacto político da operação.Nas conversas, ele se mostra preocupado pelo fato de não ter foro privilegiado, podendo ser chamado a depor a qualquer momento. Por isso, expressa insatisfação que o caso ainda esteja sob condução do juiz Sérgio Moro.Para petistas, os desdobramentos podem afetar o caixa do partido e por em xeque a prestação de contas da campanha da presidente. A detenção de Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo colocou a cúpula do PT em "estado de alerta" e preocupa o Palácio do Planalto pelos efeitos negativos na economia.Para assessores do ministro Joaquim Levy (Fazenda), o "ritmo da economia, que já está fraco, ficará mais lento"

Como em outros momentos graves da política nacional, nos últimos 50 anos, tudo - ou nada - pode acontecer...Mas que a crise subiu aos telhados, isto aconteceu. O herdeiro da maior empreiteira do Brasil teria dito, e repetido, que não cai sozinho.



.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80122
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Sexta 19/6/2015 15:43:27
Cidade: Montes Claros

(...) Sua encíclica me fez lembrar palavras de Carl Sagan sobre nosso planeta, um ponto apenas na imensidão do universo, um “pixel” revelado, que parece estar apoiado em um raio do sol.
Neste minúsculo ponto, nossa casa, estão todos os seres que amamos, que conhecemos e viveram todos aqueles de que temos notícias. Aí se desenrola toda a história da espécie humana. Tanta luta e crueldades têm sido cometidas, muitas vezes, por uma fração deste minúsculo ponto.
Não há nenhum outro lugar conhecido do universo para onde possamos migrar e de onde possamos esperar socorro. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80120
De: Estado de Minas Data: Sexta 19/6/2015 10:21:58
Cidade: Belo Horizonte

CPI investiga esquema de fraude em hospitais de Montes Claros - Parlamentares querem saber se a direção de duas instituições está envolvida com desvio de recursos dos SUS praticado por empresas e médicos - A Comissão Parlamentar de Inquérito da Máfia das Próteses e Órteses investiga a suspeita de envolvimento ou omissão da direção de dois hospitais no esquema de fraudes no Sistema Único de Saúde, como venda de próteses coronárias (stents) e dupla cobrança de pacientes. Durante sessão ontem em Montes Claros, no Norte de Minas, o presidente da CPI, deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), informou que solicitará auditoria ao Departamento Nacional do SUS (Denasus) nos pagamentos feitos na cidade, a fim de apurar o possível envolvimentos dos hospitais.
Os integrantes da CPI foram à cidade ouvir autoridades e vítimas do esquema de desvio de recursos do SUS desmontado pela Operação Desiderato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2 de junho. Foram presos temporariamente em Montes Claros três médicos, suspeitos de receber propinas de duas empresas fornecedoras stents, pagas com recursos do SUS.
As investigações apontam também simulações de uso de stents nos pacientes, que, na verdade, não recebiam as próteses. A suspeita é de que materiais faturados em nome do SUS eram desviados para clínicas privadas e pacientes particulares.
Durante a sessão na Câmara Municipal, o procurador do Ministério Público Federal André Vasconcelos Dias e o delegado da Polícia Federal Marcelo Eduardo Freitas repassaram para a CPI todas as informações sobre a Operação Desiderato. O procurador disse que, ainda como “bonificação”, empresas fazem doações de equipamentos caros para médicos, cujos valores variam de US$ 700 mil a US$ 1 milhão.
O delegado Marcelo Freitas, que chefia a PF em Montes Claros, reafirmou que em três anos uma empresas pagou cerca de R$ 1,5 milhão aos três médicos, mediante simulação de “prestação de serviços” por uma firma fantasma. Afirmou também que outra empresa pagou aos envolvidos R$ 450 mil em espécie. “Os pagamentos eram feitos no próprio setor do hospital”, revelou o policial. Ele informou que foram bloqueados R$ 5 milhões depositados em contas dos médicos.
O assunto que acabou tomando conta de grande parte dos trabalhos da CPI foi o questionamento se havia conhecimento das irregularidades pela direção das duas instituições onde os médicos envolvidos trabalharam, o Hospital Dilson Godinho e a Santa Casa de Montes Claros. A questão foi levantada logo no início da reunião pelo procurador André Vasconcelos. “Ainda não conseguimos comprovação que aponta a participação dos hospitais (no esquema). Mas, se houver algum indício, deverá ser investigado”, afirmou o procurador, lembrando que a Operação Desiderato ainda terá novas fases e desdobramentos.
PREFEITO FAZ ACUSAÇÕES O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), declarou que “pelo menos 20% dos pagamentos feitos aos hospitais conveniados pelo SUS na cidade, referentes a procedimentos de alta complexidade, são fraudulentos. Informou que, de R$ 180 milhões anuais repassados aos hospitais locais, R$ 120 milhões se referem a procedimentos de alta complexidade, sendo que R$ 24 milhões correspondem ao valor das fraudes.
Ele anunciou ainda que a prefeitura vem criando mecanismos para combater as irregularidades, “mas que tem dificuldades para impedir os desvios porque apenas recebe a documentação enviada pelos hospitais e faz o repasse dos recursos”.
Muniz reafirmou a suspeita de conivência dos hospitais com as fraudes, lembrando que são as instituições – e não os médicos – que enviam as faturas para o pagamento dos procedimentos feitos pelo SUS. “Não tem jeito de o gestor (do hospital) não ficar sabendo que tem coisa errada”, disse. Ele informou também que suspeita de fraude em outras áreas, como ortopedia e oncologia.
O prefeito provocou um clima tenso na reunião ao acusar uma série de supostas irregularidades na Santa Casa, onde trabalhava a equipe dos três médicos detidos na Operação da PF do MPF e onde foram identificados também casos de dupla cobrança de pacientes do SUS. Afirmou que, há anos, existem denúncias de cobrança indevida de pacientes do SUS na Santa Casa e que nunca foram apuradas pela direção do hospital. Também apontou a suspeita de enriquecimento ilícito por parte de integrantes da gestão anterior da direção do hospital.
Dirigente da Santa Casa nega fraude
Convocado pela CPI, o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Souza, rebateu as denúncias do prefeito Ruy Muniz. “Todas as acusações do prefeito são falsas”, alegou, garantindo que o hospital nunca foi conivente com fraude, mesma argumentação do diretor do Hospital Dilson Godinho, Dilson Quadros Godinho Junior, ouvido antes dele.
Souza foi pressionado pelos deputados, que questionaram se a direção dos hospitais tinha conhecimento do esquema e o que foi feito para punir os infratores. Alegou que assumiu o cargo em 2014 e que um mês depois foi aberta sindicância contra o médico Zandonai Miranda (preso na operação da PF), para apurar a dupla cobrança de R$ 40 mil da família de um paciente internado pelo SUS em 2013, que recebeu quatro stents farmacológicos.
Após a conclusão da sindicância, Zandonai foi suspenso por seis meses. O período de punição acabou sendo reduzido para três meses. Questionado sobre o motivo da atenuação da “pena”, Maurício respondeu que o período de suspensão foi diminuído em atendimento a um pedido de outros médicos que trabalhavam com Zandonai, que alegaram que o colega “estava passando dificuldades”.
Dois médicos detidos na operação - Zandonai e o irmão dele, Gerson Miranda - foram convocados a depor na CPI, mas o advogado deles, Enio Ribeiro, disse que eles estavam viajando e não conseguiram retornar a tempo para depor.
Ainda durante a reunião da CPI, foram ouvidos depoimentos de pacientes, que contaram terem sido vítimas dos médicos detidos em Montes Claros. Uma delas, Maria Elci, declarou que pagou R$ 30 mil ao médico Zandonai Miranda pela instalação de três stents farmacológicos.
Outra depoente, Eliana Alves disse que pagou R$ 15 mil por uma cirurgia particular e foi submetida a colocação de um stent farmacológico. Mas um laudo indicou que ela teria recebido três próteses. “Agora, estou na dúvida se recebi um ou três stents”, disse.
Entenda o caso
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagaram em Montes Claros, em 2 de junho, a Operação Desiderato, para desmontar um esquema de desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Duas empresas são suspeitas de pagar propinas a médicos para fraudar cirurgias cardíacas (angioplastias). Segundo a investigações, médicos recebiam “bonificações” no uso de próteses fabricados pelas duas empresas, pagas pelo SUS. O valor da propina era de R$ 500 pelo stent convencional e R$ 1 mil pelo stent farmacológico. Sete pessoas foram detidas na operação, incluindo três médicos. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Máfia das Próteses e Órteses foi instalada no Congresso Nacional para investigar o esquema.

***

O Tempo - Esquema de desvio de órteses e próteses causa rombo de R$ 30 milhões - Diagnóstico foi apresentado nesta quinta-feira (18) na cidade, por Polícia Federal (PF), prefeitura e Ministério Público Federal (MPF), durante audiência feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - Marcus Celestino/Rafaela Mansur - Um esquema de desvio de órteses e próteses do Sistema Único de Saúde (SUS) praticado por médicos e empresários, conhecido como a máfia das próteses, causou um rombo R$ 30 milhões aos cofres públicos.
As irregularidades, que incluem realização indevida de procedimentos e recebimento de propina por parte de médicos, de acordo com o prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, Ruy Muniz (PRB).
O diagnóstico foi apresentado nesta quinta-feira (18) na cidade, por Polícia Federal (PF), Prefeitura e Ministério Público Federal (MPF), durante audiência feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Órteses e Próteses no Brasil.
“Nós estimamos que quase R$ 30 milhões tenham sido desviados”, comenta Muniz, que nesta semana passou ao Estado a gestão dos recursos do SUS. Conforme inicialmente divulgado pela PF, que no dia 2 realizou a operação Desiderato na cidade, o valor desviado em Montes Claros era de aproximadamente R$ 5 milhões.
A prefeitura informou estar “investigando internamente (o caso) para saber quem são os realizadores (da fraude). Os nomes dos suspeitos de envolvimento no caso ainda não foram relacionados.
O prefeito apontou o envolvimento na fraude de Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente da Santa Casa de Montes Claros. “Ele é o líder do bando.”
No entanto, na audiência, Sousa e Silva se disse “tranquilo” e afirmou que sindicância foi aberta para apurar denúncia feita por paciente da unidade que teria sido cobrado em R$ 40 mil para a colocação de prótese. O prefeito ironizou. “Como um ladrão desses pode investigar alguma coisa? Os gestores dos hospitais certamente sabem dos desvios".
Procurado para se posicionar sobre as acusações, o superintendente da Santa Casa não foi encontrado.
Convocados, médicos faltam a audiência
Convocados pela CPI a comparecer à audiência pública de quinta, dois dos médicos suspeitos de envolvimento no esquema, Gerson Miranda e Zandonai Miranda não foram ao evento.
Afastado da Santa Casa por 180 dias, Zandonai é apontado pelo superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, como o responsável pela cobrança de R$ 40 mil a um paciente por colocação de prótese, em quatro parcelas de R$ 10 mil. Sindicância da unidade apura o ocorrido. O profissional se dispôs a devolver o valor recebido.
Nove deputados da CPI ouviram o procurador da República André Dias e o delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo Freitas, que apuram o caso. Também foram ouvidos a secretária municipal de Saúde, o diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, o prefeito, o superintendente da Santa Casa, pacientes e testemunhas da operação Desiderato, deflagrada pela PF no início do mês. (MC)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80119
De: Governo de Minas Data: Quinta 18/6/2015 16:26:17
Cidade: Belo Horizonte

Comissão acompanha de perto situação da saúde em Montes Claros - Negociações de ajustes serão mantidas diante do recuo da prefeitura na decisão de transferir ao estado a gestão da saúde no município - A comissão composta por membros da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) mantém as conversas com a prefeitura de Montes Claros para solucionar o impasse da gestão hospitalar e da atenção de média e alta complexidade no município. Na semana passada, o prefeito Ruy Muniz comunicou à SES-MG que devolveria ao estado a gestão dessas áreas, ficando apenas com a atenção básica à saúde. No entanto, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (17/06), o gestor municipal recuou da decisão e solicitou ao Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, que não fizesse a retirada da gestão plena do município, propondo uma pactuação para superar os principais problemas e se comprometendo a cumprir os acordos que forem firmados e a regularidade dos pagamentos dos prestadores de serviço.
A situação do município é acompanhada por um grupo de gestores municipais e estadual formado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS) do mês de maio. O Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, explicou, durante a reunião da CIB-SUS realizada nesta quarta-feira, que diante do recuo da decisão do prefeito, fica suspensa a resolução que transferiria para o estado a gestão de saúde do município. De imediato será mantida a comissão que acompanha a gestão municipal. O objetivo é ter um processo transparente, que garanta os contratos com os prestadores de serviços, processos de regulação adequados e que possam ser acompanhados pela regional de saúde.
“O processo de Montes Claros é muito complexo porque a situação do prefeito entregando a gestão de um município do porte de Montes Claros é bastante inusitada. Essa mudança de posição da prefeitura traz para nós uma nova realidade. É importante deixar claro que não é um processo de agora. É um processo que já teve idas e vindas. Tem análises, recursos, problemas e essas questões não são questões menores que podem ser resolvidas em uma reunião de meia hora. São questões que precisam de demonstrações práticas e cotidianas que possam ser acompanhadas”, frisou o Secretário de Estado.
Para a Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, é uma oportunidade de diálogo, de participação e construção técnica baseada no território. “Acho que para Montes Claros o processo foi muito importante”, afirmou. A comissão deve realizar uma nova visita ao município para continuar a discussão dos ajustes necessários para que haja uma gestão transparente e de qualidade para os usuários.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80118
De: Alberto Sena Data: Quinta 18/6/2015 11:24:06
Cidade: Grão Mogol

Da Distância Se Enxerga Melhor

Muitas das vezes é necessário distanciar das coisas para visualizar e entendê-las melhor. Isto vale para uma porção de atribuições no dia a dia. Particularmente, adoto isso no caso de escrever um texto. Não dou por concluído sem antes ler e reler o que faço. Tiro ou acrescento alguma coisa. Dou uma saída e volto ao texto até achar que está no ponto.
Em se tratando do Brasil e das suas mazelas, quando a gente tem a oportunidade de distanciar do País por meio de uma viagem ao exterior, entende melhor a terra onde nós brasileiros nascemos. Apesar de tudo, dos maus políticos, da corrupção, das desigualdades que insistem em imperar, não há lugar melhor pra gente viver que no Brasil.
Como estou fora de Montes Claros, minha terra natal, há mais de 40 anos, embora esteja sempre retornando à querida urbe, posso dizer com toda sinceridade como a vejo e com mais propriedade se estivesse morando o tempo todo com os conterrâneos.
Antes de prosseguir convém fazer algumas ressalvas. O intuito não é culpar ninguém nem criticar nenhuma das administrações públicas do passado nem a atual. Mas o crescimento desordenado de Montes Claros, sem um plano diretor, torna a cidade feia. Por mais que a queiramos bonita, não posso deixar de fazer essas considerações, sem a paixão que sempre alimentei e alimento pela terra natal.
Hoje, retornei a Montes Claros naquela base do “bate e volta” a fim de participar do lançamento do II Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé, na sede da Unimontes, que se iniciava quando saí fui morar em Belo Horizonte. Funcionava no sobrado antigo da Escola Normal Professor Plínio Ribeiro. Pra mim foi uma surpresa adentrar ao campus da Unimomentes.
Mas a gente nota que Montes Claros com o seu porte de capital do Norte de Minas, não perdeu o verniz amarelo avermelhado que sempre impregnou as suas estreitas ruas. Não perdeu e a gente nota que o verniz aumentou de intensidade, nem o pó de asfalto o escondeu. Parece que as ruas estão empoeiradas como eram no tempo aí vivido.
Outra coisa que deixa devera contristado é o trânsito de veículos. Montes Claros não nasceu para comportar trânsito de veículos tão intenso. As ruas estreitas foram feitas para charrete, carroça, originariamente. Tomadas de carros, motos e bicicletas – e muita gente – palmilhar as ruas ficou difícil.
Além disso, no ‘centrão’, ali pelas bandas da Praça Doutor Carlos até a Praça de Esportes, a poluição visual proporcionada pelas placas do comércio em geral, é de causar má impressão a todo ser visitante. E decepciona quem ouviu falar, viu na TV ou ouviu pelo rádio as maravilhas de Montes Claros cidade cantada em verso e prosa.
Vendo tudo isso e principalmente o trânsito de veículos, tem-se uma visão estapafúrdia de Montes Claros em futuro próximo. A continuar esse trânsito insuportável de veículos, logo chegará a hora em que os montesclarinos ficarão parados nas ruas dentro dos carros.
É incrível pensar que o carro feito para dar conforto e velocidade aos acontecimentos humanos se vai tornando um inimigo supermortal. O carro pode matar de várias maneiras, e por último está matando os montesclarinos de estresse, tensão, irritação e mau humor. As pessoas irão o tempo todo desejar que os carros venham adaptados com hélice para sair dos congestionamentos.
Outra coisa que é motivo de tristeza: ao chegar a Montes Claros pela Rua Justino Câmara foi constatado casas em estilo colonial em processo de desabamento. Casas que podiam ser recuperadas e servir de amostras da cidade quando o modus vivendi era outro, bem diferente, pacato, lento, pachorrento.
Os jovens das gerações de hoje não terão nem ideia de como Montes Claros era. Vão achar que sempre foi assim, congestionada, poluída visualmente, perigosa desde que ganhou a BR 251, que o tempo provou ser, como diria sr. Nilo, açougueiro lá da Rua São Francisco, do tempo nem tão longínquo assim, quando se era criança, “isto é faca de dois gumes”. Trouxe o progresso a qualquer preço. E é mesmo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80117
De: Polícia Militar Data: Quinta 18/6/2015 10:26:57
Cidade: Montes Claros

Policiais Militares ontem, 17, por volta das 15h10min, receberam informações da vítima relatando que recebeu uma ligação telefônica de uma adolescente, 13 anos, residente no Bairro Major Prates, nesta cidade, convidando-a para ir à sua casa; lá chegando, foi recebido pela adolescente e conversavam, quando um adolescente em conflito com a lei, 17 anos, namorado da menor, apontou-lhe uma arma de fogo, provavelmente um revólver, efetuou 06 (seis) disparos em sua direção, atingindo-a em vários locais do corpo; que conseguiu deslocar ao HPS, em sua motocicleta, onde deu entrada com três perfurações (cotovelo direito, joelho direito e dois cortes no tórax), provavelmente causados por disparos de "raspão", onde ficou sob cuidados do médico. Após o ocorrido o menor evadiu. Durante o rastreamento localizaram a menor em conflito com a lei, a qual relatou que a vitima teria comentado haver tido um relacionamento intimo com ela e seu namorado, ao saber dos fatos, pediu que ela convencesse a vitima a comparecer àquele local, onde o aguardaria, armado, com a intensão de matá-la. Diante do exposto a menor infratora foi apreendida e, acompanhada de sua genitora, conduzida a Depol, juntamente com seu aparelho celular, também apreendido, utilizado para atrair a vítima.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80116
De: Manoel Hygino Data: Quinta 18/6/2015 09:26:23
Cidade: Belo Horizonte

O Macaúbas do Sertão

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Itacambira significa “pedra pontuda no meio do mato”. É tupi-guarani, mas tem outras acepções. Ficamos com a que aí está para não criarmos mais problemas. É o nome de uma cidade pequena e pacata no Norte de Minas, que não quer incomodar ninguém: apenas viver e ser útil com sua população.
Agora, o Ministério de Integração Nacional promete dar andamento à construção de uma barragem ali, abrangendo também Grão Mogol (é novela como toda obra pública neste país) para abastecimento de água e geração de energia para vários municípios. Servirá ainda para ajudar no controle de cheias nos rios Verde Grande e Jequitinhonha.
Mas Itacambira tem história, às vezes triste. Anos atrás, despertou o interesse da mídia americana, pelo elevadíssimo índice de pessoas castigadas pela doença de Chagas. Para lá se deslocaram repórteres de Tio Sam. Em seguida, descobriram-se corpos mumificados na sua igreja de Santo Antônio, que impressionaram estudiosos, mas especialmente o eng. Simeão Ribeiro Pires, que aprofundou pesquisa sobre sua origem e causas. Uma das peças se encontra em instituto científico do Rio de Janeiro.
Guimarães Rosa, no desbravamento do sertão e suas veredas, lança a hipótese de ali ter sido batizada Diadorim, o que também mereceu consideração de Simeão. Há alguns anos, marginais invadiram o templo à noite (naquele tempo, ainda se davam ao cuidado de surrupiar após as trevas chegarem) e levaram consigo imagens, jamais recuperadas.
Em tempo mais próximo, encontrei na “Histórias de Minas Gerais”, do excelente João Camillo de Oliveira Torres (2015 é seu centenário), informação de que em Itacambira existiu um estabelecimento para recolhimento, moradia, estudo e oração para moças e senhoras. Até então, as mais conhecidas casas do tipo eram o Caraça, para rapazes, e o Macaúbas, em Santa Luzia, para o sexo feminino.
Dário Teixeira Cotrim, dos Institutos Históricos e Geográficos de Montes Claros e Minas Gerais, tem belo livro sobre Itacambira, mas não faz referência ao fato. Não é o único, o que me levou a aprofundar a investigação. Colhi dados valiosos em livro do Instituto Cultural Amilcar Martins, na rua Ceará, na capital, que seleciona, protege, recupera e disponibiliza muito do que há de valioso em termos de nossa história. Finalmente, cheguei a Ana Cristina Pereira Lage, professora de Licenciatura em História e Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, recentemente chegada de Portugal.
Ana Cristina esclarece de vez; o recolhimento que recebeu o nome de Vale de Lágrimas existiu, não é ficção. A Casa ficava entre os rios Araçuaí e Fanado, aos pés de um morro, mas foi obrigada a transferir-se em consequência da insalubridade causada pelas cheias.
O novo local, era o Arraial de Santa Cruz da Chapada e um médico atendeu as enfermas: o dr. Antônio Xavier Ribeiro. Em seu novo acolhimento, já se encontravam aquelas senhoras e moças, com suas escravas e gado, em 1780.
Tampouco em Chapada do Norte permaneceu. A minha pergunta: não se encontraram sequer ruínas da primeira Casa do Acolhimento? Encontrá-las fisicamente seria grande achado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80115
De: Luiz Ortiga Data: Quarta 17/6/2015 23:34:52
Cidade: BRASILIA/DF

Aqui fala o torcedor logo após o final do jogo (cabeça quente!). Uma derrota a que nós não estamos acostumados. O time jogou mal, muito mal. Sentimos como o tecnico é fraco. A imprensa falava que o escrete brasileiro sofria de Neymar dependência. Antevendo que o dia em que o Neymar jogasse mal, o time iria afundar. Não deu outra. O Neymar jogou num nível de jogador da várzea, abaixo da crítica e com os nervos a flor da pele. No final da partida agrediu um jogador colombiano o juiz viu e levou cartão vermelho, já que havia tomado um amarelo durante o jogo. Deve pegar uma suspensão de uns dois jogos, no mínimo. O técnico tem que montar uma equipe boa e sem o Neymar. Oportunidade de mostrar se é bom de ofício. Perdeu o Brasil a invencibilidade a que estamos acostumados. Uma pena!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80114
De: Polícia Militar Data: Quarta 17/6/2015 09:51:32
Cidade: Montes Claros

Policiais Militares ontem 16, por volta das 20h, compareceram na Av. Mendes Camelo, Bairro Centro, em Patis/MG, onde, segundo I. A. F. C., 35 anos, encontrava-se tomando banho num banheiro, externo à residência, deixando em seu interior 02 (duas) crianças, 01 (uma) de 01 (um) e a outra de 02 (dois) anos, quando ouviu um estouro e aos sair do banheiro deparou com a casa em chamas; que tentou socorrer a vitima de um ano, contudo ao tentar adentrar ao local, estando as chamas altas, algo teria caído em seu rosto, impossibilitando-o de adentrar ao local, vindo a vítima de 01 (um) a falecer no local; a outra criança, 02 (dois) anos conseguiu sair da residência sem ferimentos. Equipe de Bombeiros Militar compareceu ao local e debelou o incêndio. A vítima I. A. F. C., sofreu queimaduras pelo corpo e foi atendido no centro de saúde local. Perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo ao serviço funerário, para encaminhamento ao IML.

***

Corpo de Bombeiros - O 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) de Montes Claros, foi acionado no município de Patis, Norte de Minas Gerais, na noite da última terça-feira (16) para atendimento de ocorrência de incêndio em residência.Já no município de Patis, distante 90 km de Montes Claros, os bombeiros encontraram a residência isolada pela Polícia Militar e a criança Maria Fernanda Fiuza da Costa de apenas 01 ano e 05 meses de idade carbonizada em cima de uma cama box.Segundo a versão do pai da criança, que se encontrava com algumas queimaduras pelo corpo, o mesmo teria percebido o incêndio no momento em que utilizava o banheiro que fica localizado fora da residência. Disse ainda que tentou salvar a filha mas não conseguiu chegar até a cama onde ela se encontrava devido a intensidade do fogo. Outra criança de 03 anos de idade que também se encontrava na casa, teria conseguido sair sozinha e não teve ferimentos.O incêndio ainda destruiu móveis, eletrodomésticos, roupas, utensílios domésticos além de parte do telhado de amianto que acabou desabando.Foram empenhados 01 caminhão de combate a incêndio, 01 viatura de salvamento de 05 bombeiros nesta ocorrência.As reais causas do incêndio serão investigadas pela perícia da Polícia Civil que compareceu e ficou responsável pelo local.

***

Estado de Minas - Menina de 1 ano morre queimada em incêndio no Norte de Minas - Parte do telhado da casa desabou. Uma criança de 3 anos conseguiu sair sozinha, sem se ferir. O dono do imóvel, que também sofreu queimaduras, disse ter tentando salvar a filha - Cristiane Silva - Uma menina de apenas 1 ano e cinco meses morreram em um incêndio em uma casa noite de terça-feira na cidade de Patis, a 90 quilômetros de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. O pai disse ter tentando salvar a criança, mas não conseguiu chegar até a cama onde ela estava. Ele sofreu várias queimaduras pelo corpo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o dono da casa disse que percebeu o incêndio quando estava no banheiro, que fica fora da residência. Uma criança de 3 anos que estava na casa conseguiu sair sozinha e não se feriu. O homem disse aos bombeiros que tentou salvar a filha, mas não conseguiu chegar à cama onde ela estava por causa da intensidade do fogo. A menina morreu carbonizada.
A casa foi completamente destruída pelo fogo. Conforme os bombeiros, móveis, eletrodomésticos e roupas foram destruídos. Parte do telhado de amianto desabou. As causas do incêndio serão investigadas pela Polícia Civil.

***

Hoje em Dia - Bebê de um ano morre carbonizado em incêndio no Norte de Minas - Um bebê de um ano morreu carbonizado em meio a um incêndio em uma residência em Patis, a 90 quilômetros de Montes Claros, no Norte de Minas, na noite dessa terça-feira (16). Além do bebê, na casa, localizada na avenida Mendes Camelo, no Centro da cidade, havia uma outra criança de 2 anos e o pai de 35 anos.
De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM), o senhor I. A. F. C. estava tomando banho, quando ouviu um estouro e, aos sair do banheiro, deparou com a casa em chamas. Ele teria tentado retirar o bebê da residência, que possuia apenas um cômodo, mas não conseguiu agir a tempo. Ainda segundo ele relatou aos militares, as chamas estavam muito altas e algo teria caído em seu olho, impedindo que ele entrasse novamente na casa.
A criança de dois anos conseguiu sair da casa em chamas sozinha sem ferimentos. A vítima I. A. F. C., sofreu queimaduras pelo corpo e foi atendido no centro de saúde local.
A perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo ao serviço funerário, para encaminhamento ao Instituto Médico Legal (IML).
O incêndio destruiu telhado, sofá, cama, berço, guarda-roupas, geladeira, TV, roupas e utensílios domésticos.

***

O Tempo - Bebê de 1 ano morre em incêndio dentro de casa no Norte de Minas - Uma outra criança de 3 anos, que também estava na residência, conseguiu sair do local sozinha e não teve ferimentos; vítima foi encontrada carbonizada em cima de uma cama - Fernanda Viegas - Um bebê de 1 ano e 5 meses morreu carbonizado dentro de sua casa, em Patis, no Norte de Minas Gerais, na noite dessa terça-feira (16). Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio que ainda destruiu móveis, eletrodomésticos, roupas, utensílios domésticos, além de parte do telhado de amianto que acabou desabando.
De acordo com versão do pai ao Corpo de Bombeiros, quando ele estava no banheiro, que fica do lado de fora da casa, percebeu o fogo na residência. Ele contou que tentou salvar a filha Maria Fernanda Fiuza da Costa, mas não conseguiu chegar até a cama onde ela se encontrava, devido a intensidade do fogo. O corpo dela foi encontrado completamente carbonizado.
O pai teve algumas queimaduras pelo corpo, e uma outra criança, de 3 anos, que também estava na casa, conseguiu deixar o local sozinha e não se feriu.
A causa do incêndio será investigada pela perícia da Polícia Civil, que compareceu e ficou responsável pelo local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80113
De: João Paulo Data: Terça 16/6/2015 20:17:39
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Para quem apreciar...alinhados na direção Norte do belo céu de Montes Claros o planeta Vênus (Estrela D`alva - De brilho inconfundível, agora já quase no horizonte), o planeta Júpiter (logo acima com brilho menor.) e logo acima a estrela Regulus da constelação de Leão.
Tenham uma boa noite!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80112
De: Marinho Data: Terça 16/6/2015 19:46:23
Cidade: Montes Claros

Nada mais parecido com o alto Verão do que o chegante Inverno de M. Claros. Neste momento, 29 graus. Assim se despede o Outono montesclarino. Benza-o, Deus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80111
De: Eduardo Data: Terça 16/6/2015 10:04:51
Cidade: Belo Horizonte / MG

A Acqualimp, subsidiária de empresa mexicana que se instalou em Montes Claros e funcionou durante 4 anos para produzir imensas caixas dáguas distribuídas - aos milhares, pelo menos 50 mil - pelo governo federal, vai expandir sua produção no sul de Minas. Motivo: abastecer o sul e sudeste do Brasil. A unidade de M. Claros foi simplesmente fechada, desempregando dezenas de operários depois que o programa entrou em colapso, na esteira da crise econômica. Infortúnio aqui, expansão na cidade de Extrema, que fica no limite de Minas e S. Paulo. Em M. Claros, a filial mexicana produzia cisternas para captação de água de chuva, feitas de politetileno, pelo programa Água para Todos. Experientes analistas políticos dizem que este programa, aliado a outros, resultou na grande votação que o governo obteve no semiárido mineiro. No Nordeste, duas unidades seguirão funcionando: em Maracanaú, no Ceará, e Simões Filhos, na Bahia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80110
De: Estado de Minas Data: Terça 16/6/2015 09:15:04
Cidade: Belo Horizonte

Prefeitura de Montes Claros entrega gestão do SUS para o estado - Luiz Ribeiro - A Prefeitura de Montes Claros abriu mão da gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), passando a responsabilidade para o governo do estado. O prefeito Ruy Muniz (PRB) enfrenta problemas com hospitais da cidade, que reclamam de atrasos nos repasses do SUS. Ele nega que esteja “lavando as mãos” e afirma que a situação é decorrente de um impasse entre o município e o Palácio Tiradentes.
Pelo modelo vigente da gestão plena, iniciado em 1992, o município de Montes Claros recebe do Ministério da Saúde e transfere R$ 180 milhões, por ano, para quatro hospitais da cidade conveniados do SUS. Com a decisão da prefeitura, a União terá que transferir as verbas para o governo do estado. Ruy Muniz alega que a iniciativa surgiu em decorrência de um impasse com o governo estadual, que, segundo ele, estaria obrigando a prefeitura a pagar valores mais altos aos hospitais, complementados pelo orçamento municipal. “O município de Montes Claros nunca propôs, por livre iniciativa, a devolução da gestão plena para o estado. O que está ocorrendo é um impasse – aliás, três impasses inadmissíveis”, sustenta Muniz.
Segundo ele, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) propôs à prefeitura a assinatura de um contrato que obriga o município a pagar R$ 1.020 por autorização de internação hospitalar (AIH) a dois hospitais da cidade, enquanto que o valor repassado pelo Ministério da Saúde é de R$ 880. A diferença teria que ser bancada pelo município. Muniz alegou ainda que, no mesmo contrato, o estado quer que sejam feitos pagamentos integrais também a dois hospitais, sem que eles cumpram a meta de 100% da prestação de serviços, e ainda que a prefeitura assuma leitos de saúde mental sem a devida cobertura pelo SUS. Em nota, a SES informou que, no início do ano, foi acionada pela Federação das Santas Casas do Estado (Federassantas) e pelo Ministério Público pedindo providências em relação a atrasos no repasse de recursos aos prestadores de saúde de Montes Claros. E que, logo em seguida, a prefeitura assumiu o compromisso de regularizar a situação. Por outro lado, acrescentou a SES, a gestão municipal abriu edital para novo contrato com os hospitais, mas com valor da AIH diferente do praticado anteriormente.
No final de abril, a SES realizou uma reunião entre o prefeito e representantes dos hospitais em Montes Claros e propôs um “termo de compromisso, garantindo a regularidade no repasse de recursos”. Mas o chefe do Executivo se recusou a assinar o documento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80109
De: Quadros Data: Terça 16/6/2015 08:25:59
Cidade: BH

Ficou para o próximo trimestre a instalação completa do equipamento 4G da Claro em M. Claros. O de Divinópolis já foi concluído. O atraso é mais uma consequência da concentração de recursos, no ano passado, nas cidades que foram sede da malfadada Copa do Mundo 7 x 1. O 4G melhora a velocidade de uso da internet.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80107
De: Prefeitura Data: Segunda 15/6/2015 16:41:57
Cidade: Montes Claros

Será realizada na tarde desta segunda-feira, 15, às 17h30, na sala de reuniões do terceiro andar da Prefeitura de Montes Claros, Coletiva de Imprensa com a procuradora geral do município, Marilda Marlei Barbosa Oliveira Silva. Serão reveladas diversas fraudes recentemente descobertas na cidade, envolvendo o programa Bolsa-Família.

***

Prefeitura - 18h49m - Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 15, o assessor de Gabinete André Mori, e a diretora de Assistência Social da Prefeitura de Montes Claros, Simone Torres Gusmão, anunciaram que o município vem realizando, por determinação do Prefeito Ruy Muniz, desde o ano passado, um levantamento das famílias que atualmente são atendidas pelo programa Bolsa-Família na cidade.
Cerca de 26 mil famílias pessoas são beneficiadas pelo programa de transferência de renda do governo federal no município, e metade delas já foram visitadas por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsável pela gestão do programa na cidade.
Até o momento, já foram identificadas mais de 100 beneficiários em situação irregular, inclusive a companheira e dois filhos de Rodrigo Maia de Oliveira, que atualmente exerce o cargo de vereador do município. Segundo a apuração da Secretaria, o benefício foi pago entre janeiro de 2010 e janeiro de 2015, quando o pagamento foi suspenso.
Após a completa apuração dos dados pela equipe da Secretaria de Prevenção à Corrupção, chefiada por José Pedro de Oliveira, as informações serão encaminhadas para o Ministério Público e Polícia Federal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80105
De: Marlene Data: Segunda 15/6/2015 11:42:23
Cidade: N. Claros

O assalto contra joalheria, hoje cedo, na Rua Lafetá, centro de Montes Claros, foi muito mais ousado do que dá a entender a nota inicial da PM. Ouvi de testemunhas que os dois ladrões chegaram de moto, armados, e um deles trazia uma marreta debaixo da blusa. O ladrão usou a marreta para quebrar a porta de vidro, entrou com arma em punho e levou o que suas mãos criminosas alcançaram, inclusive mostruários de joias. O dono da loja estava atrás da porta de vidro e foi surpreendido - mais uma vez, pela ação dos assaltantes, que fugiram. Antes, atiraram várias vezes.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80104
De: Polícia Militar Data: Segunda 15/6/2015 11:12:26
Cidade: Montes Claros

Ocorrência de destaque em andamento na rua Lafetá, no Centro de Montes Claros, às 09h40 de hoje, 15Jun. Dois homens, em uma motocicleta preta, invadiram uma joalheria e, armados com uma arma de fogo, subtraíram 02 (dois) mostruários de joias, efetuando um disparo de arma de fogo no momento da evasão. Ninguém ficou ferido na ação. Os infratores são procurados. Mais detalhes seguirão oportunamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80103
De: Escobar Data: Segunda 15/6/2015 09:34:05
Cidade: Montes Claros/MG

Joalheria localizada na Rua Lafetá no centro da cidade e que já fora assaltada (...), digo (...) de vez foi mais uma vez vitima de ação de tentativa de assalto hoje quando o proprietário abria seu estabelecimento. O dono da joalheria vitima (...) de vezes já tomou todas às providencia preventivas a chegando ao ponto de trabalhar sempre com as por tas fechadas, isso mesmo uma loja tendo que trabalhar com portas fechadas e ainda assim as ações de bandidos continuam a prejudicar e por vidas em perigo. Na tentativa de hoje um tiro foi disparado. Informações de vizinhos dão conta de que não houve vitimas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80102
De: Renato Data: Segunda 15/6/2015 08:49:48
Cidade: M. Claros

Trecho da revista Veja, publicada no seu site, admite que a empresa Cowan, criada em Montes Claros no início dos anos 60, é uma das seis que vão ocupar o espaço das mega-empreiteiras, atingidas pelo escândalo do petróleo.
A Cowan - Co, de Colares, e Wan, de Wanderley, foi criada por Dio Colares, irmão de Zezé, e Walduck Wanderley, filho de Flamarion, irmão de Terezinha.
Veja que diz a Veja:

"O novo clube do bilhão: quais empresas podem desbancar as enroladas no petrolão. Há quem encontre na desgraça das empreiteiras da Lava Jato uma janela de oportunidade: empreiteiras médias se armam para abocanhar contratos que antes seriam distribuídos às grandes. O petrolão atingiu em cheio a operação das maiores empreiteiras do país, e algumas delas já entraram, inclusive, com pedido de recuperação judicial. Mas há quem encontre na desgraça do clube do bilhão uma oportunidade. Enquanto um bloqueio cautelar impede que 30 empresas envolvidas na Lava Jato prestem serviços para a Petrobras, e processos em curso na Controladoria-Geral da União (CGU) as ameaçam com a inidoneidade, que as proibiria de de trabalhar para a União, construtoras médias se preparam para crescer no vácuo das grandes. O conceito de "construtora média" é impreciso. A reportagem do site de VEJA, contudo, selecionou seis empresas com faturamento anual entre 300 milhões e 2 bilhões de reais que, seja pela saúde financeira, pelo estilo de gestão ou por contarem com alguma expertise no atendimento ao governo, estão aptas a conquistar território rapidamente: Método, Racional, Encalso, Cowan, Aterpa e Hochtief. Elas têm caminho livre para se tornar gigantes - em um novo ambiente, no qual impere a legalidade."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80101
De: Gersier Data: Domingo 14/6/2015 16:13:29
Cidade: Montes Claros

Lendo a mensagem 80099 de Petrônio Braz,relembrei que fato semelhante ocorreu comigo quando eu ainda estava na ativa,como se diz para os que ainda não conseguiram um carimbo com a escrita “aposentado” na sua Carteira de Trabalho. A mim prometeram um carro zero,que em valores atuais corresponderia a um sedã de porte médio. Argumentei que preferia esse valor em peças sobressalentes e a resposta que eu ouvi me deixou surpreso. “Se vc não levar, alguém da fábrica irá faze-lo”. A compra não foi concretizada e com certeza,por motivos óbvios,alguém deve ter ficado com muita raiva do “idiota”. E tem os que acreditam que a corrupção é só política e teve inicio em tempos recentes. É muito simples,se combate a corrupção, exercendo a cidadania e não dando uma de “esperto”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80100
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 14/6/2015 14:33:57
Cidade: Montes Claros - MG

Ildeu e Fernando
Quatorze dias depois de Ildeu Braúna se despedir da musica e desta dimensão, foi a vez do compositor mineiro Fernando Brant; ambos de complicações cirúrgicas.
Estes dois artistas têm muitas coisas incomuns: eram artistas e gostavam de compor musicas, tinham seus parceiros e fundadores de Grupos musicais. Claro que, cada um na sua dimensão.
Ildeu Braúna um dos fundadores do antigo grupo Agreste encantou muitas pessoas com suas canções – algumas com projeção nacional – chegando a ser trilha sonora de novela. Ildeu brilhou com a parceria junto ao seu companheiro Pedro Boi, deixou musicas que em todos os barzinhos são interpretadas por diversos cantores.
A ultima vez que tive com Ildeu Braúna, lhe perguntei sobre a o pleito judicial com o plagiador Nelson Moralle, um cantor desconhecido do interior de São Paulo; esse plagiou a musica “Passarim cantador” de sua autoria com o Pedro Boi. Ildeu, com aquela voz mansa me diz que a tratativa estava nas mãos de uma advogada. O “Agreste de Minas perdeu muito com a perda do compositor e cantor Ildeu Braúna.
O escritor e compositor Fernando Brant também tinha seu companheiro nas composições letras/ musicas - eram muitos parceiros, mas, o mais destacado foi o Milton Nascimento – Brant foi um dos fundadores do antigo Clube da Esquina – suas musicas jamais serão esquecidas.
Certo dia (por acaso) fui ao Palácio das Artes em Belo Horizonte entregar um documento a um produtor que organizava um evento para a empresa que trabalho, chegando lá deparei com o músico e publicitário Tavito conversando com outra pessoa. Eu, “capial” da nossa capital do norte de minas, porém, conheço o Tavito autor da musica “Rua Ramalhete” devido ele ter morado (não sei se ainda mora) perto da casa da minha grande amiga Patricia V. D. que morava na Rua do Ouro (Serra/BH) onde começa a Rua Ramalhete. Na época conheci o Tavito através da Patricia – comprei seu disco vinil, foi autografado pelo artista . Mas o caso é o seguinte... Ao puxar conversa com Tavito ( coisa de interiorano) procurei falar sobre a Patricia e do disco autografado, neste momento ele me revelou que, a pessoa que com ele conversava era o Fernando Brant. Depois das formalidades, me identifiquei que era de Montes claros; momento que o Brant diz: - “terra do Godô, pai do Beto Guedes... conhece? Sim! Respondi. Ficou assim. Poucas palavras. Despedi-me dos dois; entrei para a galeria do Palácio e fui resolver as coisas da empresa, que não eram da minha alçada, porém, o favor que fui fazer, foi compensado por ter encontrado com Tavito e conhecer o Fernando Brant.
“Pobre de mim, Passarim - pobre de mim, cantadô” // “Vejo um muro branco e um vôo pássaro - vejo uma grade e um velho sinal – Mensageiro natural de coisas naturais”. - Dois grandes compositores!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80099
De: Petrônio Braz Data: Domingo 14/6/2015 10:44:52
Cidade: Montes Claros

A corrupção neste País é crônica, sem dúvidas, mas sempre existiram administradores “idiotas” ou “burros”. Quando prefeito, para construção do serviço de abastecimento de água de São Francisco, foi a São Paulo para comprar os canos para a rede de distribuição de água, dezenas de caminhões de canos para transportar. Preço dado, preço discutido, preço abaixado. Finalmente, um diretor disse, para fechar a venda: “Nós lhe damos 10% do valor da fatura”. “Então reduzam os 10% no próprio valor da fatura”. O diretor fez uma cara de incompreensão e deve ter pensado “idiota”.
Nesse País, até os tempos atuais, todos os administradores honestos são taxados de “idiotas” ou “burros” pelos próprios eleitores. “Voto nele porque ele furta, mas faz.”
Antônio Montalvão vendeu uma fazenda para asfaltar Montalvânia, raso exemplo de homem público.
Em São Francisco/MG, a safra de “idiotas” acabou em 1977.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80098
De: Hildebrando Data: Sábado 13/6/2015 14:04:18
Cidade: M. Claros

Está fora de controle a poluição sonora em M. Claros. Vou dar um exemplo, didático. Estava no coração da cidade, na esquina das ruas Simeão Ribeiro e Governador Valadares, quando apareceu um carro de cor escura, com um som a toda altura. O motorista-locutor parou o carro na passarela alta exclusiva dos pedestres, aumentou o som, empunhou o microfone e passou a dizer, o mais alto que o som permitia, que "Minas tem a melhor PM do Brasil". De uma só vez transgrediu várias leis - a do trânsito, inclusive quanto a guiar usando um microfone, a de parar em local proibido e as repetidas regras que coíbem a poluição sonora. Pena que não apareceu um só PM, que ele imaginava elogiar, para lhe exigir o cumprimento da lei, das leis. Assim fazendo, com sua atitude exemplar estaríamos mais convencidos de que Minas tem a melhor PM do Brasil, agindo contra a reiterada transgressão por toda parte, a qualquer hora. .(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80097
De: Luiz Ortiga Data: Sábado 13/6/2015 13:51:50
Cidade: BRASILIA/DF

A Ministra Carmen Lúcia, mineira da nossa região de Espinosa. È defensora incansável da liberdade de expressão e preocupada em enterrar a censura, em numa declaração no Supremo, saiu com esta que é bem do nosso tempo de criança em Montes Claros: "Cala a boca já morreu, quem manda aqui sou eu".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80096
De: Andreia Data: Sexta 12/6/2015 21:23:48
Cidade: MONTES CLAROS-MG  País: BRASIL

hoje pela manhã no centro de montes claros,rua camilo prates esquina com dom pedro ii,uma senhora de aproximadamente 90 anos foi atropelada por uma moto,onde dezenas de pessoas presenciaram o fato,a mesma ficou mais ou menos 20 minutos deitada no asfalto aguardando assistencia do samu e corpo de bombeiros e no momento fomos informados que não havia ambulãncia disponível,a mesma teve várias escoriações,fiquei indignada com a demora das ambulãncias,onde a reportagem chegou quase primeiro (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80094
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 13/6/2015 12:43:12
Cidade: Montes Claros

(...) Caso o Brasil venha a consolidar o mesmo entendimento da Corte Europeia de Justiça, a regra funcionaria basicamente de três formas. A primeira não é controversa: garante a quem publicou determinado conteúdo on-line o direito de apagar tudo. O Google e o Facebook já consideram esse procedimento usual. A segunda abre a discussão: se uma pessoa divulga um post e outros o espalham, o autor tem direito de excluir as reproduções? O terceiro ponto é mais polêmico ainda: um indivíduo pode remover algo que escreveram sobre ele?
Na Europa, para solicitar a remoção de links do buscador do Google, o usuário precisa enviar uma cópia de sua identidade, dados pessoais e indicar cada um dos links que gostaria de remover dos resultados de busca. Para cada link, é preciso enviar uma justificativa, que será avaliada pela equipe do Google. Em casos controversos, a empresa consultará os órgãos reguladores para decidir se os dados devem ser removidos. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80093
De: Manoel Hygino Data: Sábado 13/6/2015 12:38:37
Cidade: Belo Horizonte

(...) O Norte de Minas, esquecido pelos políticos por não produzir minerais de grande valor material, convivia com outros costumes, com outras terras e outras gentes.
É o que se pode dizer para não menosprezar os homens que surgiram, revelaram-se e produziram na órbita literária (prosa e verso), na música, nas letras jurídicas, no cinema, por que não?
Por tudo isso é que se deve dar ênfase à atividade literária das mulheres norte-mineiras, de que é exemplo Yvonne de Oliveira Silveira, presidente da Academia Montesclarense de Letras, falecida recentemente em pleno labor, ao completar 100 anos. É uma glória, admirada e querida.(...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80091
De: Luiz Ortiga Data: Sábado 13/6/2015 10:49:34
Cidade: BRASILIA/DF

Dia 13 de junho, dia de Santo Antonio.Uma saudade imensa me invadiu o coração. Saudades da rua Padre Teixeira e os moradores preocupados em armar uma fogueira na sua porta. Era bonito ver aquelas fogueiras enfileiradas, à noite, fogos de artifício. Ladainhas, As pessoas se tornando compadres eternos. O meu pai, Antonio Ortiga surgia na esquina com um pacote imenso debaixo do braço. Com certeza havia passado no "seu"Marciano Fogueteiro que tinha uma loja no início da rua Semeão Ribeiro, ao lado do prédio onde morava o colega Felisberto, ali no jardim de baixo. Com as fogueiras vinham as batatas doces, as conjicas e mais umas guloseimas que nos faziam ficar até mais tarde acordados. Era uma confraternização incrível entre vizinhos,pureza e sorrisos e muita alegria. Essas coisas sinceras que não existem mais. A TV não deixa. O tempo não mais nos pertence. Saudades imensas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80090
De: Genival Data: Sexta 12/6/2015 17:58:06
Cidade: MOC

A terra tremeu em montes claros aqui no centro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80089
De: Carla Data: Sexta 12/6/2015 17:40:52
Cidade: montes claros

A terra tremeu aqui no sumaré.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80088
De: nanda Data: Sexta 12/6/2015 17:35:19
Cidade: santa Rita

Senti um tremor agora alguém mais sentiu estou preocupada pois esta tornando frequente esses abalos.esse solo ta parecendo q esta oco

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80087
De: silvio Data: Sexta 12/6/2015 17:29:28
Cidade: moc

acaba de tremer no Augusta Mota....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80086
De: Geraldo Jr. Data: Sexta 12/6/2015 17:29:25
Cidade: Montes Claros / MG

Terra tremeu!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80085
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Sexta 12/6/2015 15:15:44
Cidade: Montes Claros

(...) Um dia, em Belo Horizonte, fui assaltada por três bandidos, com a arma em meu estômago. Tratei-os com lhaneza e amorosamente, como irmãos. Sabem o que fizeram? Entreolharam-se, guardaram a arma e levaram-me apenas o dinheiro. Não tive medo. Acho que o medo e o pensamento negativo atraem apenas o que é ruim. É preciso que nos libertemos de qualquer emoção negativa. São elas que nos criam o inferno.
O paraíso está dentro de nós, sem dúvida. E eu o encontrei. Simples assim como a própria vida. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80083
De: Haroldo Tourinho Filho Data: Sexta 12/6/2015 15:13:51
Cidade: Montes Claros

(...) A ida do homem à Lua, em 16 de julho de 1969, foi um salto tecnológico sem precedentes na história da humanidade. Estudante em Belo Horizonte, eu passava as férias em casa. Vovó Carlota não acreditava na façanha americana. “É tudo mentira, fizeram um filme em algum deserto, tiraram retratos em alguns cenários...” Não houve meios de convencê-la de que Neil Armstrong pisara o solo do nosso satélite natural aos 20 de julho daquele ano. E aos 23 de dezembro Vovó Carlota partiria para a Eternidade – ruptura dos capilares – às vésperas do seu aniversário. Nascera em 26 de dezembro de 1872. Viveu no planeta Terra quase 97 anos. Salve a eterna Vovó Carlota! (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80082
De: O Tempo Data: Sexta 12/6/2015 09:17:18
Cidade: Belo Horizonte

Professora é morta por ex-namorado na frente de alunos em Japonvar - Vítima chegava para trabalhar, quando foi baleada três vezes na região do pescoço; crime foi na porta da única escola municipal da cidade - Fernanda Viegas - Uma professora foi assassinada pelo ex-namorado, na frente de alunos, na manhã desta sexta-feira (12), em Japonvar, na região Norte de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar (PM), Regiane Alves de Almeida, 30, foi atingida por três tiros na região do pescoço, logo que desceu de seu carro.
Ela chegava para trabalhar na Escola Municipal São José, no centro da cidade, por volta das 6h40, e morreu no local. Os estudantes que presenciaram o crime ficaram apavorados, chorando muito, segundo relato de moradores da cidade.
O suspeito fugiu em um Uno preto e até o momento não foi localizado. Conforme a PM, o homem não aceitava o fim do relacionamento.
"A cidade parou", afirmou o prefeito Eraldino Soares de Oliveira. Foi decretado luto oficial de três dias. "Nós determinamos que as crianças fossem para casa. estão todos desesperados", contou Oliveira.
A instituição é a única municipal da cidade, onde estudam cerca de 360 alunos, cursando o Ensino Fundamental.
Regiane morava com os pais. Ela e o suspeito brigavam muito, segundo moradores da cidade. O homem tem um irmão gêmeo, que deve ter o ajudado com o assassinato.
Os dois têm várias passagens pela polícia por tentativa de homicídio e assassinato, tanto eles sendo os autores dos crimes, como vítimas.
"Os alunos estão esperando a professora chegar, ela era muito querida. Foi uma tragédia, não tem nada que pode explicar", desabafou o prefeito.
A prefeitura dá apoio à família. A população total do município é 8.298 pessoas, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

***

Estado de Minas - 10h03 - Atualizado: 13h52 - Uma professora foi assassinada a tiros na manhã desta sexta-feira na porta de uma escola municipal em Japonvar, no Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar (PM), o principal suspeito do crime é o ex-companheiro dela.
Regiane Alves de Almeida, de 27 anos, morreu quando chegava para trabalhar na Escola Municipal São José, no Centro do município, por volta das 6h30. De acordo com o sargento Ricardo Rodrigues Xavier, ao desembarcar ela foi abordada pelo suspeito, de 28 anos. “A informação que a gente teve é que ela chegou, parou o veículo, ele aproximou dela, conversando com ela, colocou até a mão no ombro e realizou esses disparos,” explica.
A professora foi atingida por três tiros e morreu na hora. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Japonvar, o crime foi presenciado por alunos que chegavam para as aulas. A escola está fechada e foi decretado luto no município. A cidade tem pouco mais de 8,5 mil habitantes, que estão chocados com o crime poruqe a vítima era muito conhecida da população. O sargento Rodrigues diz que depois do crime muitos moradores foram para a casa dos pais da professora prestar apoio.
A polícia acredita que a motivação do crime seja passional, já que o casal brigava constantemente. “Há oito ou 10 dias eles tiveram um desentendimento. O pai dela veio aqui pedir apoio. A viatura foi lá porque ela queria pegar as coisas para ir embora, e levou tudo para a casa do pai”, explica o policial, que suspeita que o homem não tenha se conformado com a saída de Regiane de casa.
Ainda de acordo com o sargento Rodrigues, o suspeito do crime é conhecido na cidade, tem várias passagens pela polícia e chegou a cumprir pena na cidade de Montes Claros. Ele ficou ficou no presídio regional da cidade entre março e abril de 2010, quando conseguiu um alvará de soltura, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O militar informou que ele tem um irmão gêmeo, que também não foi localizado. Policiais militares da região estão fazendo buscas pelo suspeito. Um perito da Polícia Civil de Januária esteve no local e o corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80081
De: Jaime Pinto Data: Sexta 12/6/2015 01:52:46
Cidade: Montes Claros

Moro na região das pedreiras da (...) e já me acostumei, mas acho um absurdo a população não ser avisada com antecedência das explosões que aquela empresa realiza. Quase diariamente nos horários entre 12:00 e 12:20hs e 17:00 e 17:20hs são realizadas explosões. Basta verificar o horário de relatos de "tremores" sentidos pelos muralistas e conferir. Alguma autoridade "competente" deveria cobrar daquela empresa mais respeito e consideração com a população.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80079
De: Vila Regina Data: Quarta 10/6/2015 17:09:01
Cidade: Montes Claros/MG

Tremor agora no Vila Regina!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80078
De: Rogério De Castro Data: Quarta 10/6/2015 17:03:36
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

Tremeu aqui no Edgar Pereira, foi Lafarge?...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80077
De: Estado de Minas Data: Quarta 10/6/2015 10:40:42
Cidade: Belo Horizonte

Justiça afasta sete vereadores de Jaíba, no Norte de Minas - Luiz Ribeiro - Por decisão da Justiça, sete dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Jaíba, no Norte de Minas, foram afastados da função. O motivo foi uma manobra dos parlamentares para evitar a apuração no Legislativo municipal de denúncia de recebimento ilegal de diárias por eles próprios. O caso já havia sido apurado pelo Ministério Público (MP) estadual, que apresentou denúncia criminal e civil contra os sete vereadores, em razão do pagamento indevido de mais de R$ 500 mil em diárias.
Após o ajuizamento da ação pelo MP, foi apresentado na Câmara Municipal de Jaíba um requerimento para a investigação da “farra das diárias”, que, conforme mostrou o Estado de Minas, também foi verificada em outras cidades do interior do estado. No entanto, sete vereadores votaram pelo arquivamento do requerimento, visando impedir a apuração da denúncia.
O prefeito de Jaíba, Enoch Vinicius Campos de Lima (PDT), entrou com um mandado de segurança na Comarca de Manga, relatando que os vereadores rejeitaram a apuração de irregularidades que teriam sido praticadas por eles no ano de 2013, “consistentes no recebimento de diárias de viagens em troca de apoio político” ao ex-prefeito Jimmy Murça (PCdoB), afastado do cargo naquele mesmo ano por causa de denúncias de fraudes apresentadas pelo Ministério Público.
O juiz de Manga, Eliseu Silva Leite Fonseca, decidiu pelo afastamento dos sete vereadores e pela convocação dos seus respectivos suplentes, determinando também o desarquivamento da denúncia pela Câmara Municipal. De acordo com a decisão do magistrado, os suplentes deverão ser convocados dentro de no máximo 30 dias. Foram afastados o presidente da Câmara de Jaíba, Valdemir Soares da Silva (PDT), e os vereadores Júnior Leonir Guimarães Freitas (PSDB), Noelson Costa de Oliveira (PSL), Welton Luiz Silva (PMDB), Fernando Lucas Fernandes (PSDB), José Geraldo Soares Aguiar (PSDC) e Elias dos Santos Silva (PHS).
Os suplentes convocados para assumir as vagas são: César Luiz da Silva (PRP), Neudilan Oliveira (PMDB), Adão Antonio de Souza (PHS), Kleder Nogueira Batista (PSDB), Antonio Silvestre (PSDC), Tassio Dutra (PSDC) e Marcos Roberto Ruas (PSC). Com o afastamento do presidente Valdemir Soares da Silva, assume o comando do Legislativo Municipal o vice, Farrique Xavier da Silva (PDT).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80076
De: Polícia Civil Data: Quarta 10/6/2015 10:35:55
Cidade: Montes Claros

Presos autores de homicídios de agente penitenciário - A Delegacia de Homicídios de Montes Claros prendeu no início da manhã de hoje, 10 de Junho de 2015, em Araxá, Estado de Minas Gerais, com apoio da Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade, três indivíduos envolvidos em dois homicídios ocorridos em Montes Claros, sendo que dois dos suspeitos tem participação no homicídio do agente penitenciário, Wesley Fabrício Ribeiro. O crime aconteceu no dia 20 de abril deste ano, nas proximidades do Presídio Regional de Montes Claros.
Os suspeitos ainda estão envolvidos no homicídio de Matheus Koolk de Jesus Castro, registrado no dia 24 de abril deste ano, no Bairro Edgar Pereira.
A Vara do Tribunal do Júri de Montes Claros decretou, em ambos os casos, a prisão temporária de 30 (trinta) dias dos suspeitos envolvidos.
Os suspeitos estavam foragidos na cidade de Araxá desde o início das investigações, depois de terem sido ouvidos no Inquérito Policial que apura o homicídio de Wesley Fabrício, sendo localizados pela equipe da Delegacia de Homicídios de Montes Claros após diligências.
Os nomes dos suspeitos/autores presos pelos homicídios de Wesley Fabrício e Matheus Koolk não serão divulgados, pois as investigações tramitam sob Segredo de Justiça, havendo impedimento legal para divulgação de nomes e detalhes das investigações e diligências realizadas.
Os detalhes da operação e das investigações serão divulgados após o encerramento das investigações e com o indiciamento dos suspeitos/autores dos fatos.
As prisões são um passo importante para as investigações, uma vez que, tiraram de circulação os suspeitos/autores de participarem da execução do agente penitenciário, Wesley Fabrício Ribeiro, tendo em vista que os envolvidos estavam articulados para atrapalhar as apurações e se eximir da responsabilidade penal sobre os fatos.
Há indícios de participação de outros envolvidos no caso do agente penitenciário, pelo que as investigações continuam visando a completa apuração dos fatos. Trata-se de uma investigação complexa, diante da natureza do ataque à agente do Estado e das circunstâncias do crime, pelo que a Delegacia de Homicídios tem trabalhado para apurar, prender e responsabilizar todos os envolvidos nos fatos.
Os cumprimentos de mandados de prisões e buscas e apreensões foram realizados simultaneamente em Araxá, pela Delegacia de Homicídios, e Montes Claros, com apoio do GPV – Grupo de Proteção à Vida da Polícia Militar. A Polícia Militar cumpriu em Montes Claros 10 (dez) mandados de busca e apreensão, nos Bairros Vila Tiradentes, Santa Cecília, Trancredo Neves, Renascença, Vila Regina, Clarice Athayde e Planalto, e 02 (dois) mandados de prisão temporária de outros suspeitos, um envolvido no homicídio de Matheus Koolk e outro no homicídio de Jonas Cruz Souza, ocorrido em Outubro de 2014.
Pelo Homicídio de Jonas Cruz Souza foi preso Lucas Soares Colares, vulgo LUCÃO, sendo apreendido com o mesmo um revólver calibre .32, uma motocicleta produto de roubo e um malote, também produto de roubo ocorrido em uma imobiliária no início do mês de Junho de 2015. Com o suspeito preso em Montes Claros pelo envolvimento no homicídio de Matheus Koolk foi apreendida ainda pequena porção de “cocaína”.
A operação ainda continua com diligência visando localização de suspeito foragido investigado no homicídio de Matheus Koolk.
Os suspeitos presos em Araxá serão recambiados pela equipe da Delegacia de Homicídios ao Presídio Regional de Montes Claros. Os detidos em Montes Claros serão encaminhados para a Delegacia de Plantão para formalização de procedimentos e posterior encaminhamento ao mesmo presídio.
Trata-se de uma atuação policial de repressão qualificada visando o controle da violência em Montes Claros, com a prisão de autores perigosos envolvidos em vários homicídios, inclusive em atentado contra agentes do Estado, em serviço, significando uma resposta contundente à ousadia do crime organizado e uma estratégia voltada para a redução do número de homicídios em Montes Claros que já chega à 33 (trinta e três), somando-se ainda aos 03 (três) latrocínios (roubos seguidos de morte) registrados em Montes Claros, no ano de 2015.
Outras informações referentes às investigações serão obtidas junto à Delegacia de Homicídios. Informações sobre as buscas e prisões em Montes Claros deverão ser obtidas diretamente com a Polícia Militar. Ao todo, foram presos 05 (cinco) suspeitos/autores por mandados de prisão temporária, e cumpridos 10 (dez) mandados de busca e apreensão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80075
De: José Ponciano Neto Data: Terça 9/6/2015 18:48:32
Cidade: Montes Claros - MG

“Com a instalação definitiva da estação sismográfica, uma nova fase se desponta para Unimontes em relação aos estudos e pesquisas na busca pelo domínio do conhecimento no campo da Sismologia. Isso, sem dúvidas, possibilitará disponibilizar para a população de Montes Claros e região as informações sobre ocorrências sísmicas com maior rapidez e maior qualidade”

Acerca da mensagem 80072 da Unimontes: Conforme prometido acima, doravante saberemos as possíveis origens dos abalos; se, são oriundos das explosões das mineradoras do calcário ou de causa natural.Parabéns para o professor Expedito José Ferreira, Coordenador do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes e do Centro de Convivência com o Semiárido que sempre esteve à frente na luta para que uma estação sismográfica fosse instalada por definitivo em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80074
De: Unimontes Data: Terça 9/6/2015 16:14:03
Cidade: Montes Claros

Homologados resultados de mais 38 subáreas do concurso para professor da Unimontes - Foram publicadas nesta terça-feira (09/06), no Diário Oficial do Estado (Minas Gerais), as homologações dos resultados de 38 subáreas do Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os atos, assinados pelo reitor João dos Reis Canela, contemplam 150 aprovados, dos quais 49 dentro do limite de vagas e 101 da lista de espera. No dia 31 de maio, foi publicada a homologação dos resultados de 256 subáreas, contemplando 597 aprovados, dos quais 339 dentro do limite de vagas e 258 da lista de espera. Desta forma, já foram homologados os resultados de 294 subáreas, abrangendo 747 aprovados, sendo 388 do dentro do limite de vagas e 359 da lista de espera. Total Ao todo, foram abertas no concurso 637 vagas (420 subáreas), distribuídas em 27 editais, em igual número de departamentos, publicados separadamente. As 38 subáreas em que ainda não foram realizadas todas as etapas de provas terão o seu andamento retomado após a conclusão dos procedimentos administrativos pendentes e readequação dos calendários respectivos. Segundo a Comissão Especial do Concurso Público, em 29 subáreas, o processo teve concluídas todas as etapas e chegou ao seu final sem a existência de candidatos aprovados. O resultado final que abrange mais 59 subáreas será brevemente divulgado após a conclusão do julgamento dos recursos pelas bancas examinadoras e o processamento dos resultados pela Comissão Especial de Concurso. Logo em seguida, haverá a homologação. Faça a consulta no Diário Oficial do Estado "Minas Gerais" desta terça-feira (a partir da página 18 no Diário do Executivo).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80073
De: Isabel, mãe Data: Terça 9/6/2015 13:20:39
Cidade: M. Claros

Ter 09/06/15 - 10h48 - "Montes Claros vive hoje os problemas urbanos das grandes cidades: violência, trânsito caótico e falta de espaços públicos e áreas verdes"
Creio que o problema não é "falta de espaços públicos e áreas verdes". É que não podemos usá-los, apesar de existirem. Cito: A Praça de Esportes, com suas magníficas árvores, foi aviltada e sucateada por sucessivas administrações, que por fim querem vende-la como coisa inútil, quando deveriam recuperá-la e devolve-la aos dias em que foi o coração vibrante da cidade, especialmente da sua juventude; Parque Municipal Milton Prates, uma área infestada de drogas e de variados perigos; Praças de Montes Claros, em geral muitas não podem ser visitadas, mesmo de dia, sem risco; A chamada Avenida Sanitária, no trecho que o canal foi coberto e construído um calçadão acima, poderia ser um local para as famílias, para as mães, para nossos filhos. Mas, o que virou, especialmente à noite? Com iluminação precária, quase sempre queimada, árvores sem poda, etc. , o trecho foi ocupado por "tomadores de conta de carros", traficantes, baderneiros, alcóolatras, sujeito a "cavalos de pau", como foi relatado aqui. Quem então vai se arriscar neste "espaços públicos e áreas verdes"? Falta citar que na última administração a prefeitura fez de tudo para "vender" áreas verdes e espaços públicos, que de nenhuma forma pertencem à prefeitura, aos administradores de passagem. Pertencem, isto sim, à população - é bem público, antes de ser do estado, o que não é. É preciso pois que a população ordeira tenha um mínimo de oportunidade de frequentar as áreas verdes e o espaço público disponível há décadas, como era antes - e a Praça da Matriz, hoje também judiada, é o símbolo.
Estamos acuados nas nossas casas, muitas vezes também invadidas, importunadas, dia e noite, pelo barulho articulado pela delinquência, que nada respeita, nem a própria polícia. (Há poucos dias, li: na região mais bem planejada da cidade, onde uma escola centenária perdeu parte do seu belo projeto para a construção de um posto policial, nem isto impediu que estabelecimento comercial bem na frente fosse assaltado - do outro lado da rua, a metros do posto policial, bem defronte dele. Cumprimento o autor pelo artigo, mas deixo esta reflexão, pedindo desculpas por algum raciocínio que possa estar errado).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80072
De: Unimontes Data: Terça 9/6/2015 11:02:50
Cidade: Montes Claros

Estação sismográfica da Unimontes é instalada em definitivo - Equipamento permite monitoramento de abalos em tempo real - A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) concluiu os trabalhos da instalação definitiva da sua estação sismográfica, que vai possibilitar o monitoramento em tempo real das ocorrências de abalos sísmicos em toda região do Norte de Minas. O equipamento foi instalado por intermédio do trabalho conjunto do Núcleo de Estudos Sismológicos (NES/Unimontes), Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) e do Departamento de Geociências (do Centro de Ciências Humanas/CCH), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP).
A estação sismográfica da Unimontes foi montada dentro do Parque Estadual da Lapa Grande, a cinco quilômetros da área urbana da cidade e a instalação foi concluída após a cessão de terreno por parte do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para construção de um abrigo e instalação dos aparelhos. O IEF, que administra o Parque, também parceiro no projeto. O local também fica próximo à região do Bairro Vila Atlântida, epicentro de tremores de terra registrados no município.
Os equipamentos foram importados da Inglaterra, por intermédio de uma empresa especializada do México, em um processo de licitação de caráter especial. O investimento foi viabilizado com recursos da ordem de R$ 185 mil, liberados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O coordenador do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes e do Centro de Convivência com o Semiárido, professor Expedito José Ferreira, salienta que a instalação definitiva da estação sismográfica representa uma grande conquista para a universidade e para toda a região, por possibilitar o monitoramento on-line e a maior confiabilidade nos dados sobre os fenômenos sísmicos.
Nova Fase
“Com a instalação definitiva da estação sismográfica, uma nova fase se desponta para Unimontes em relação aos estudos e pesquisas na busca pelo domínio do conhecimento no campo da Sismologia. Isso, sem dúvidas, possibilitará disponibilizar para a população de Montes Claros e região as informações sobre ocorrências sísmicas com maior rapidez e maior qualidade”, avalia o coordenador.
Por outro lado, ele lembra que os dados sobre a magnitude dos fenômenos sísmicos não serão disponibilizados diretamente pela Unimontes. “As informações coletadas na estação sismográfica serão transmitidas para o Observatório Sismológico (SIS) da UnB e para o Centro de Sismologia da USP. A partir daí, os especialistas vão fazer a análise, o processamento e a interpretação em tempo hábil dos dados sobre os registros sísmicos”, explica o professor Expedito Ferreira.
A estação, que ocupa um terreno de 100 metros quadrados, é composta basicamente de um abrigo para instalação do sismômetro (cabo de conexão com o digitalizador). Ela dispõe de uma série de equipamento eletrônicos e acessórios sismográficos, incluindo digitalizador sísmico, controlador de carga, cabos para alimentação, internet para transmissão de dados, baterias, painel solar e GPS. A instalação em caráter definitivo da estação sismográfica foi executada pela equipe técnica do Observatório Sismológico da UnB, com o apoio da equipe técnica do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes. Nesse sentido, foi firmado um termo de cooperação técnica entre as duas instituições.
Serviço
Estação Sismográfica da Unimontes
Onde foi instalada
Parque Estadual da Lapa Grande, a cinco quilômetros da área urbana de Montes Claros – próxima à Vila Atlântida (epicentro de tremores de terra ocorridos no município);
Dados
Os dados registrados sobre as ocorrências sísmicas são transmitidos em tempo real, via internet, para o Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes,para o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e para o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.
Conclusão
Especialistas da UnB e da USP vão fazer a análise e interpretação dos dados para a conclusão sobre os índices de magnitude dos abalos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80071
De: Manoel Hygino Data: Terça 9/6/2015 10:00:22
Cidade: Belo Horizonte

Em Moscou, o ‘Lago dos Cisnes’

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Eles estão de volta. Falo dos integrantes da comitiva político-religiosa que fez uma excursão pela Europa e Oriente Médio, aproveitando o feriadão de Corpus Christi, que começou numa semana e terminou nesta de agora. Enfim, eles merecem, assim como os convidados, e esposas (dos parlamentares) que não poderiam deixar de acompanhá-los numa turnê tão emocionante e em condições especiais.
Quinze pessoas participaram do périplo, organizado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que quis aproximar-se mais e promover uma efusiva integração de parlamentares e religiosos, ou parlamentares religiosos. Entre os acompanhantes, o Pastor Everaldo, ex-candidato do PSC à Presidência da República. Tudo no estilo que convém e sem mais rigorosas orientações sobre divulgação, para que não se pense tratar-se de mais uma presepada para usufruir de recursos públicos. Até porque o contribuinte brasileiro já sabe aproximadamente para onde vai o dinheiro da arrecadação.
Na última sexta-feira, aliás dia muito próprio, houve uma visita ao Norte de Israel, para conhecer o mar da Galileia e a vila de Nazaré, locais ligados à vida de Cristo. É uma região cheia de história, tanto que qualquer cidadão gostaria de ir até lá. Mas é privilégio de grupos reduzidos. Por aquele pedaço de mundo, o filósofo grego Celso imaginou um judeu perambulando e pregando idéias e disseminando lições. Que oportunidade tiveram os brasileiros que lá estiveram na primeira semana de junho!
O líder dos 15 levou a esposa, um assessor de imprensa e um policial legislativo, responsável pela segurança. A Câmara dos Deputados, conforme informado, só pagaria passagens dos parlamentares, não das esposas e acompanhantes. Cunha não receberia diárias, porque viajou a convite. Não se divulgou o custo da excursão, mas a diária do deputado em viagem fora do país custa US$ 428.
Houve, ou se programara, encontros no Parlamento de Israel (afinal se tem de encontrar uma justificativa), uma visita ao Museu do Holocausto e um encontro em Ramallah, com Abas, presidente da Autoridade Nacional Palestina. Inevitavelmente, incluiu-se uma chegadinha ao Mar da Galileia, junto ao qual está Tiberíades.
Finalmente, o grupo desembarcou em Moscou, para reunir-se com Renan Calheiros, presidente do Senado, que se encontrou com chefes de parlamentos do BRIC, grupo formado pro Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na ida para Moscou, Calheiros passou três dias em Paris com a esposa, para onde voara pela Air France. No último domingo, os russos brindaram Renan e Cunha com uma récita de balé, no Teatro Bolshoi, constando do programa “O Lagos dos Cisnes”, com música de Tchaikovsky. Em Paris, as despesas correram por conta do senador, que recebeu meias diárias. Aliás, ele viaja acompanhado por um diplomata da Assessoria Internacional da Casa Alta do Congresso.
Agora, estão todos de volta. Deve ser profundamente incômodo retomar o exame da reforma política e da desoneração da folha de pagamento. A prestação de contas da viagem é com a assessoria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80070
De: Davidson Caldeira Data: Terça 9/6/2015 09:26:22
Cidade: Montes Claros

Falando das questões urbanas - Contribuição urbana

Montes Claros vive hoje os problemas urbanos das grandes cidades: violência, trânsito caótico e falta de espaços públicos e áreas verdes. Algumas questões urbanas devem ser colocadas em discursão, pois refletem na qualidade de vida da cidade em que vivemos. Por um lado, sabemos que o adensamento urbano controlado é bom, uma vez que a cidade ideal é aquela onde as pessoas moram, trabalham e se divertem num mesmo bairro, por isso é importante incentivar o uso de moradia no centro da cidade. Este conceito evita os grandes deslocamentos entre o trabalho e a moradia. A ideia de edificações altas não é maléfica, desde que ocupem apenas 25% a 40% do terreno, deixando áreas livres permeáveis para paisagismo e lazer. Porém, nossa legislação de Uso e Ocupação do Solo atual permite que um terreno antes ocupado por 4 casas (20 moradores) se transforme em uma edificação de 20 pavimentos com 80 apartamentos (400 moradores). Este tipo de empreendimento causa impactos negativos ao espaço, pois ocupa toda a área do terreno no subsolo, térreo e 2° pavimento, sem nenhuma contribuição urbana. Não deveríamos ser contra as edificações altas, afinal as cidades não podem ser muito horizontais, pois o custo da infraestrutura e do transporte público se torna impagável. Por outro lado, a legislação deve equilibrar o uso do solo permitindo grandes coeficientes de aproveitamento do terreno com pequenas taxas na ocupação e principalmente exigindo que grandes empreendimentos deem a sua contribuição para o espaço público urbano. Na prática, uma forma de se fazer isso é exigir que edifícios altos sejam construídos com afastamento frontal de 10 metros, criando uma praça pública neste afastamento, com área verde permeável. Essa praça aberta a população seria a compensação do impacto gerado pelo empreendimento, além obviamente de valorizar todo o entorno do edifício.
Davidson Caldeira é arquiteto, urbanista, construtor e professor universitário.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: