Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 11 de janeiro de 2025

De mãos dadas, Coreias prometem assinar, este ano, acordo de paz para acabar com a guerra (apenas) interrompida em 1953

Sexta 27/04/18 - 7h


O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-um, ajustaram hoje a assinar acordo de paz para colocar fim à guerra entre as Coreias, ainda este ano. O pacto vai substituir o armistício de 1953.
HISTÓRICO
A declaração conjunta acontece durante encontro histórico entre os 2 líderes que acontece na zona desmilitarada entre os 2 países. "Os 2 líderes solenemente declaram que não haverá mais guerra na península da Coreia e que uma nova era de paz começou", diz a declaração feita nesta manhã, segundo a CNN.
RELAÇÕES
O governo sul-coreano informou que, no encontro “falaram sobre a desnuclearização, estabelecimento da paz na península e sobre melhoria das relações” entre os 2 países, que tecnicamente seguem em guerra. A conversa entre os 2 líderes teve início às 10h15 (22h15 de quinta-feira, em Brasília).
SORRINDO
Após se cumprimentarem, Moon aceitou o convite de Kim e pisou brevemente no lado Norte da fronteira, sorrindo. Em seguida, os 2 cruzaram para o lado Sul. Kim é o 1º líder norte-coreano a pisar em solo sul-coreano desde o final da Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais