Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sábado, 18 de janeiro de 2025

Rubro Império do Divino, daqui a pouco, marca o auge da Festa dos Catopês pelas ruas de M. Claros. Relíquia - guardada por Doutor Hermes - foi reposta na igrejinha do Rosário

Sábado 19/08/17 - 9h17

Esfuziante dia para o penúltimo desfile dos Catopês de Montes Claros, hoje, quando "o vermelho" do Império do Divino seguirá pelas ruas sob a guarda particular da Marujada, os que armazenam as canções mais bonitas da festa bicentenária. Como sempre, o desfile está marcado para as 11h, do Automóvel Clube para a igrejinha do Rosário. Como sempre, deve atrasar.
ÚNICO
Segundo a historiadora Virgínia de Paula, filha de Hermes de Paula, pai dos Catopês modernos, o desfile de hoje é o único originalmente realizado na Igreja da Matriz, no marco zero da cidade, e que depois migrou para a Igrejinha do Rosário, juntando-se aos reinados de Nossa Senhora e de S. Benedito
RELÍQUIA
Deste templo do Rosário, na avenida Coronel Prates, derrubado no início dos anos 60, quando ainda era vigoroso e não tão velho, resta uma relíquia: parte de uma coluna branca que hoje sustenta o sacrário da igrejinha, relíquia que foi zelosamente guardada por Hermes de Paula e reposta no ano passado.
RETIRADA
A previsão do tempo esfuziante (que sibila, "que é muito alegre, vivaz"), para hoje, vem da meteorologia. M. Claros vai ter, nesta Sábado do Império, temperaturas entre 32/14 graus, e sol permanente, que vão seguir até terça-feira, quando o tempo - (vencidas as horas dos catopês, entoada a ordem de "a retirada, a retirada, ê meus camaradas" dos marujos) - o tempo se tornará nublado, pela previsão.
DEZESSEIS
M. Claros teve temperatura de 16 graus, às 5h desta madrugada, medida registrada na Vila do Rádio, nos estúdios da 98 FM, no Alto dos Morrinhos.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais