Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 11 de janeiro de 2025

Irmão e rival de ditador norte-coreano foi borrifado e morto com gás usado em destruição massiva, revela polícia da Malásia

Sexta 24/02/17 - 8h

A polícia da Malásia anunciou hoje que a substância química usada para matar Kim Jong-nam, rival e irmão mais velho do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, foi gás VX, considerado arma de destruição em massa. Agentes disseram o gás letal foi encontrado nos tecidos faciais e nas pálpebras de Jong-nam durante a perícia do corpo.
GÁS
O Centro de Armas Químicas malasiano ainda analisa outros itens e a presença de mais agentes químicos. O VX é um gás de ação mais rápida que seus congêneres, o sarin e o mostarda. Quem o inala demora menos a morrer devido a sua intensa ação no sistema nervoso central, provocando convulsões e insuficiência respiratória.
BORRIFOU
Kim Jong-nam foi morto no dia 13 no aeroporto de Kuala Lumpur, capital da Malásia, após ser atacado por uma mulher que borrifou líquidos químicos em seu rosto.
BANIDO
O gás VX é um neurotóxico, age diretamente no sistema nervoso. Já fez parte do arsenal militar de diversos países por décadas, até que foi banido pela Convenção Internacional de Armas Químicas da Organização da ONU, em 1993, por ser considerada uma arma de destruição em massa.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais