Guerra entre facções: Roraima confirma 33 mortes na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior do estado, localizada perto da capital Boa Vista
Sexta 06/01/17 - 10h03O governo de Roraima confirmou que pelo menos 33 presos morreram, na madrugada de hoje, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona rural da capital, Boa Vista. A Secretaria de Justiça de Roraima disse que a chacina aconteceu por volta das 2h30, quando grupo de apenados deixou as celas e iniciou o massacre. A nota do governo acrescenta que o Batalhão de Operações Especiais e a PM estão na penitenciária e que os presos foram recolocados em suas celas.
REFORMA
No ano passado, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro diferenças entre o PCC e o Comando Vermelho causaram a morte de 18 presos. Na ocasião, o governo federal disse que a solução para a violência e as violações de direitos humanos nos presídios passa por reforma do sistema prisional.
FACÇÃO
O governo de Roraima acredita que as mortes são uma reação do PCC (Primeiro Comando da Capital) ao massacre ocorrido em Manaus, no começo da semana. Na nova matança, os mortos são, em sua maioria, ligados à FDN (Família do Norte), braço do Comando Vermelho que disputaria a hegemonia nos presídios do Norte.