Terremoto de 6,2 graus atinge a região de São Francisco, na Itália, e deixa pelo menos 159 mortos; tremor foi sentido em Roma e poupou Assis
Quarta 24/08/16 - 7hForte terremoto sacudiu na madrugada de hoje (noite de terça-feira em Brasília) a região central da Itália, deixando ao menos 159 mortos e mais de 360 feridos. O tremor despertou a população por volta das 3h30 no horário local. O serviço geológico dos EUA informou que o tremor teve magnitude 6,2. O epicentro foi situado entre as cidades de Perugia e Riete, e apenas a 10 km de profundidade, o que pode tornar os efeitos do tremor maiores.
ROMA
O terremoto foi sentido em Roma, a 100 km do local onde ele ocorreu. O prefeito da cidade de Amatrice disse à rádio estatal que há prédios caídos na cidade e que a região central ficou sem energia elétrica. Em 2009, tremor de magnitude 6,3 abalou o centro da Itália e deixou mais de 300 mortos na região de Áquila.
ASSIS
A região atingida pelo terremoto fica na área onde viveu o mais popular santo da Igreja Católica, Francisco de Assis. Ele viveu na Úmbria, região que abrange a Perúgia e Riete. Nesta última, no século 13, Francisco de Assis, pela primeira vez, representou o presépio de Jesus. Contudo, não há notícias de danos graves na cidade de Assis, onde estão as relíquias do santo, que morreu aos 44 anos. O Itamaraty informou que não há registro de brasileiros entre vítimas do terremoto na Itália.