Embarques nos aeroportos do Brasil - M. Claros no meio - terão fiscalização mais rigorosa, a partir de segunda-feira, por razões de segurança; atrasos são esperados
Sábado 16/07/16 - 10hA Agência Nacional de Aviação Civil anunciou que todos os aeroportos brasileiros passarão a reforçar, a partir de segunda-feira, seus procedimentos de inspeção de passageiros e de suas bagagens em voos domésticos no Brasil. Na prática, as regras de segurança nos voos nacionais passam a ser parecidas com as de um voo internacional. Embora as novas regras tenham sido tomadas a menos de um mês da Olimpíada, a Anac declarou que os procedimentos não têm qualquer relação com o evento internacional.
LENTIDÃO
Segundo a Anac, o objetivo é padronizar o embarque às práticas recomendadas internacionalmente. Para empresas do setor aéreo, as novas regras deverão causar lentidão e filas no embarque para os voos. Uma das mudanças é que, ao passar pelo setor de raio-X, o passageiro deverá retirar seu notebook e outros dispositivos eletrônicos da bagagem de mão, deixando-os em outra bandeja. Atualmente, esse procedimento apenas é obrigatório em voos internacionais, que seguem normas de segurança mais rígidas.