Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

150 cientistas internacionais sugerem que Olimpíada do Rio seja transferida ou adiada por causa do zika e "outros riscos"; OMS responde, e diz que não há motivos

Sábado 28/05/16 - 7h

Em carta aberta enviada à Organização Mundial da Saúde, um grupo formado por 150 cientistas internacionais afirma que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro deveriam ser transferidos ou adiados em decorrência do surto de vírus zika. Os especialistas dizem que descobertas recentes sobre o zika tornam "antiética" a manutenção dos Jogos no Rio.
URGÊNCIA
Na carta, os cientistas também pedem que a OMS reveja com urgência suas recomendações sobre o zika. A carta ainda diz que o adiamento ou a transferência da olimpíada também "diminui outros riscos trazidos por uma turbulência histórica na economia, governança e na sociedade do Brasil - que não são problemas isolados, mas que fazem parte de um contexto que tornam o problema do zika impossível de resolver com a aproximação dos Jogos".
REJEITOU
O Comitê Olímpico Internacional rejeitou a proposta do grupo de cientistas. Também a Organização Mundial da Saúde rebateu neste sábado as declarações do grupo de cientistas e reafirmou que não há motivos para adiar ou cancelar os Jogos Olímpicos, devido ao surto do vírus Zika. Na avaliação da OMS, eventual mudança no calendário não alteraria significativamente a propagação do vírus. O Brasil é um dos 60 países que registraram a presença do Zika em seu território.
"Com base na avaliação atual do vírus Zika circulando em quase 60 países globalmente e em 39 nas Américas, não há nenhuma justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os Jogos. A OMS continuará monitorando a situação e atualizando as recomendações, se necessário", afirmou a entidade, em comunicado.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais