Esta música de 1928, que é tocada a todo instante em algum lugar do mundo, passou ao domínio público, e pode ser reproduzida livremente
Segunda 02/05/16 - 11hO "Bolero" de Ravel, de 1928, uma das músicas mais populares no mundo, entrou para o domínio público. Desde ontem, a canção deixou de arrecadar direitos autorais e pode ser reproduzida livremente.
1ª VEZ
O clássico foi interpretado pela primeira vez há 88 anos na Ópera de Paris. "Costumamos dizer que uma execução do ´Bolero´ começa a cada 10 minutos no mundo. Uma vez que a peça dura 17 minutos, ela é tocada, portanto, a todo momento em alguma parte", explica o presidente da Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música da França.
SUCESSO
"É uma obra simples e direta, sem a menor pretensão de virtuosidade", dizia o próprio Ravel, morto em 1937. Até 1994, "O Bolero" era o campeão mundial dos direitos autorais. Ravel morreu aos 62 anos, sem deixar descendentes. O único herdeiro foi o irmão Eduard, morto em 1960. A partir dessa data, teve início uma batalha jurídica pelos direitos da obra do compositor.