Minas e outros 11 estados barram exame que detecta uso de drogas por caminhoneiros e motoristas de ônibus
Terça 26/04/16 - 15hEm vigor desde o início do ano, a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas de ônibus e caminhões foi barrada em parte do Brasil após questionamentos de entidades ligadas ao trânsito e associações médicas. Departamentos de trânsito de pelo menos 12 estados, incluindo Minas, conseguiram liminares no judiciário para suspender a exigência, e sua constitucionalidade é contestada no Supremo Tribunal Federal.
DROGAS
Conforme determina a lei, desde janeiro, motoristas precisam fazer exames que detectam o uso contínuo de drogas nos últimos 90 dias para tirar ou renovar carteiras de motorista nas categorias C, D e E. Além disso, o teste também é exigido em processos de admissão e demissão nas empresas para as quais esses motoristas trabalham.
ACIDENTES
Entre os argumentos para a exigência está a alta incidência do uso de drogas em profissionais desses setores, o que pode causar acidentes. Para o Detran de Minas, não existe comprovação científica de que o exame ajude a reduzir acidentes.