Estados Unidos mandam submarino nuclear à Coreia do Sul, onde estacionam 28.500 dos seus soldados
Quinta 11/02/16 - 9h Fonte militar em Seul informou hoje que os EUA enviaram submarino nuclear à Coreia do Sul, em resposta ao lançamento recente de foguete espacial por parte da Coreia do Norte. O USS North Carolina (SSN-777) "está a caminho da Coreia do Sul", indicou a fonte. A embarcação de propulsão nuclear, cuja velocidade de cruzeiro é de 46 km/h, tem capacidade para transportar mísseis Tomahawk e até 48 torpedos submarinos.
AVIÕES
Segundo a mesma fonte, os EUA cogitam mandar dois novos aviões de combate com capacidades furtivas à Coreia do Sul, possivelmente um bombardeiro B-2 e um caça F-22 Raptor. Os EUA mantêm 28.500 soldados de forma permanente na Coreia do Sul, país do qual se compromete a defender em caso de conflito com o Norte como herança da Guerra da Coreia (1950-1953).
PARQUE
Hoje, a Coreia do Norte informou que vai expulsar todos os sul-coreanos do Complexo Industrial de Kaesong, que administra com a Coreia do Sul, classificando a decisão de Seul de suspender as operações, em retaliação ao lançamento de um foguete de longo alcance de Pyongyang no domingo, como uma "declaração de guerra".Os norte-coreanos declararam o parque industrial, símbolo de cooperação das Coreias durante mais de uma década, uma zona de controle militar