"Paralisia associada ao virus zika explode no estado do Rio"- alerta manchete de jornal carioca
Sexta 05/02/16 - 8hJovens adultos lutam para sobreviver após desenvolver uma forma severa da síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica que tem sido associada ao vírus zika. Dois dos 6 internados no Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, estão em estado muito grave. Todos tiveram zika no estado do Rio e, duas semanas depois, começaram a apresentar sintomas de comprometimento do sistema nervoso. Alguns ficaram totalmente paralisados e só conseguem mexer os olhos. O hospital diz que, em janeiro, atendeu outros 10 casos, de pacientes menos graves e que já receberam alta. A notícia é destaque hoje no jornal “O Globo”, do Rio.
CORRELAÇÃO
A correlação entre o zika e distúrbios neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré, está entre os motivos de a Organização Mundial de Saúde ter decretado a emergência internacional. Embora só uma parcela pequena de pessoas com zika apresente distúrbios neurológicos, estes chamam atenção pela gravidade. Cientistas não sabem se condições preexistentes dos pacientes, como doenças autoimunes e uso de corticoides, poderiam ter ligação com o problema. Tampouco se haveria predisposição genética.
ALARMADO
À frente do atendimento e das pesquisas sobre a relação entre zika e Guillain-Barré está o professor em Neurologia da Universidade Federal Fluminense, Osvaldo Nascimento. “Sabemos ainda muito pouco sobre como zika causa a Guillain-Barré. E tampouco o motivo de certas pessoas apresentarem a forma branda ou assintomática de zika e outras evoluírem para um quadro tão grave” - diz o médico.