Surto do Zika vírus no Brasil pode ser pior do que o imaginado, com 80% dos casos sem sintoma - admite ministro da Saúde
Terça 02/02/16 - 8hO ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse que o surto do Zika vírus no Brasil pode ser ainda pior do que o imaginado, já que 80% das pessoas contaminadas não apresentam sintomas. Marcelo Castro alega que o governo só terá noção mais clara da situação a partir da semana que vem, quando a notificação de casos da doença passará a ser compulsória. “A notificação ainda não é obrigatória, porque ainda não temos os exames para identificar o vírus Zika em todo Brasil", disse o ministro em entrevista à agência Reuters.
TESTES
"A partir desta semana 24 laboratórios foram credenciados e temos outros 5 do Ministério da Saúde que estarão habilitados para fazer o exame. A partir dessa semana começaremos a fazer os testes e vamos tornar a identificação obrigatória”, disse Castro. O ministro admitiu que o governo não tem ideia hoje de quantas pessoas estão ou foram contaminadas pelo vírus Zika. Até agora, as notificações foram feitas nos casos de microcefalia, que também não precisavam ser informadas ao governo. Atualmente, são 4.180 notificações, com 270 casos confirmados e 462, descartados.