Queda de jato russo foi “uma punhalada nas costas" e terá "consequências graves", ameaça Putin, presidente da Rússia; OTAN convoca reunião urgente
Terça 24/11/15 - 13h O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o abate do avião militar russo hoje foi "uma punhalada nas costas" por parte da Turquia e que terá "consequências graves" nas relações entre os dois países. O Ministério de Defesa da Rússia afirmou que jatos F16 da Turquia derrubaram um jato SU-24 perto da fronteira com a Síria. De acordo com fontes presidenciais turcas, a força aérea alertou a Rússia previamente e agiu de acordo com as regras de violação do espaço aéreo.
SEGUNDO AVIÃO
As mesmas fontes informaram que um segundo avião também se aproximou da fronteira e foi avisado. As autoridades de Defesa da Rússia negam qualquer infração no território da Turquia. Um porta-voz da Otan informou que a aliança vai convocar reunião sobre a situação ainda hoje a pedido do governo turco. Segundo integrantes de um grupo sírio rebelde, um dos dois pilotos se feriu e morreu ao chegar ao solo de paraquedas. O outro continua desaparecido. O porta-voz do presidente russo Vladimir Putin disse que a queda do jato é "um incidente muito sério".