Já com 400 casos, microcefalia pode se espalhar pelo Brasil; zika vírus, principal suspeito de ser o causador, já circula em 14 estados
Sábado 21/11/15 - 8hEm entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, o diretor do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, disse que a microcefalia (malformação do crânio) pode se espalhar pelo Brasil. À frente das investigações no Ministério da Saúde sobre o aumento de casos no Nordeste do Brasil de recém-nascidos com microcefalia, o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis afirma que "o cenário pode ser pior do que se imagina". Para ele, a tendência é que o surto se espalhe pelo Brasil, caso se comprove a relação com o zika vírus, transmitido pelo mosquito da dengue.
GESTANTES
Ao jornal, Maierovitch diz que está em discussão o acompanhamento de gestantes com sintomas de zika. De acordo com o governo, o vírus circula em 14 estados, mas não há dados de quantas pessoas foram infectadas. A Folha lembra que, em 3 meses, já são 400 casos de microcefalia registrados no Brasil. O diretor disse que, além da Zika, existem outras hipóteses que podem explicar o aumento dos casos, como medicamentos, substâncias tóxicas e vários tipos de infecção. Essas causas, porém, teriam comportamento diferente.