Mineiro com suspeita de ebola já foi, em avião da FAB, de BH para o Rio, onde está isolado; funcionários passarão por quarentena
Quinta 12/11/15 - 7hO homem com suspeita de infecção pelo vírus ebola, que estava em Belo Horizonte, foi transportado em avião da FAB para o Rio. Duas equipes da Fiocruz foram mobilizadas para cuidar do paciente 24 horas por dia. O primeiro resultado de exames do paciente deve ser divulgado por volta de meio-dia de hoje. Em caso negativo para o ebola, os exames serão repetidos 48 horas depois. Até lá, o paciente seguirá isolado. Ele é brasileiro, tem 46 anos e chegou a BH na sexta-feira passada vindo da Guiné, na África, onde há registros de casos do ebola.
SINTOMAS
No domingo, ele apresentou sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça. Na noite de terça-feira, ele foi atendido em uma UPA da capital mineira. O Ministério da Saúde informou que o paciente está estável e não apresenta quadro de gravidade. A UPA onde o paciente recebeu atendimento foi "isolada e não está recebendo pacientes". O paciente e os funcionários que trabalhavam na unidade estão em quarentena. O ministério informou que "o ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes".