Prisão ontem no centro de M. Claros: "Implantado com recursos próprios da Prefeitura de Montes Claros, que investiu mais de 6 milhões de reais, o programa (...) conta com centenas de câmeras..."
Quinta 14/08/25 - 10h48
(...)
Primeira prisão por reconhecimento facial marca avanço na segurança pública de Montes Claros
A Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, tem intensificado a proteção da comunidade utilizando Inteligência Artificial.
Isso é realizado por meio de um sistema de reconhecimento facial que atua em locais estratégicos da cidade. Quando um rosto é reconhecido e correspondente a um foragido presente no banco de dados, um alarme sonoro é ativado na sala de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada na 11ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública), na Avenida Major Alexandre Rodrigues, 301 - Ibituruna. Assim, os agentes da GCM e da Polícia Militar podem ser rapidamente mobilizados para a ação.
Foi o que aconteceu na tarde dessa quarta-feira (13), quando um homem de 35 anos, com um mandado de prisão em aberto desde setembro de 2024, emitido pela comarca de São Paulo, foi detido pela Guarda Municipal. A prisão foi possível graças à tecnologia implementada recentemente pela Prefeitura de Montes Claros.
As câmeras inteligentes identificaram e os guardas prenderam imediatamente o homem, no centro da cidade. Essa foi a primeira detenção realizada com o uso da tecnologia de inteligência artificial, implementada pela Prefeitura de Montes Claros. Para o secretário municipal de Segurança Integrada, Jarson Hansen, o resultado confirma a eficiência do investimento em tecnologia para reforçar a segurança pública. “O Guardiã dos Montes é um marco para Montes Claros, permitindo ações mais rápidas e precisas no combate à criminalidade”, ressaltou Hansen, informando que “a ocorrência reforça o compromisso da administração municipal em modernizar os recursos de vigilância, proteger a população e tornar Montes Claros referência em monitoramento inteligente”.
Guardiã dos Montes
Implantado com recursos próprios da Prefeitura de Montes Claros, que investiu mais de 6 milhões de reais, o programa de monitoramento Guardiã dos Montes conta com centenas de câmeras espalhadas pelos quatro cantos da cidade.