Cadeal Camerlengo deu 3 batidas na testa do Papa com martelo de prata, e o chamou pelo nome de batismo. Jorge Mario Bergoglio não respondeu e, então, foi declarado morto
Segunda 21/04/25 - 7h12Com a confirmação da morte do Papa Francisco, a Igreja Católica deu início imediatamente a um processo cerimonial que remonta há séculos.
O primeiro passo foi a atuação do Cardeal Camerlengo, figura central durante o período sem papa.
O Camerlengo é o responsável por confirmar oficialmente o falecimento do pontífice.
Para isso, ele se dirige ao local onde está o corpo e realiza um ritual simbólico: dá três leves batidas na testa do papa com um pequeno martelo de prata, chamando seu nome de batismo em voz alta por três vezes.
Caso não haja resposta — como manda o protocolo —, o óbito é então oficialmente reconhecido pela Igreja.
A partir daí, o Vaticano entra no período chamado Sede Vacante, quando todas as atividades do papa são suspensas até a escolha de seu sucessor.
A função do Camerlengo nesse momento é administrativa.
Ele cuida dos bens da Igreja, lacra os aposentos papais e coordena os preparativos para o funeral e para o Conclave — a reunião secreta onde os cardeais elegerão o novo papa.
Esse processo une tradição, fé e responsabilidade, marcando a passagem de um ciclo na liderança espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos no mundo.