Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 21 de abril de 2024

Ir para data:


Efemérides - Nelson Vianna   
67325
Por Efemérides - Nelson Vianna - 21/4/2011 08:12:23
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

21 de abril

1843 – Lê-se na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, uma portaria do Govêrno de Montes Claros de Formigas, uma portaria do Governo da Província, datada de 23 de fevereiro de 1843, comunicando que o bacharel José Christiano Garção Stokler tomou posse do cargo de Juiz de Direito da Comarca.
1919 - Falece o professor José Rodrigues Prates Júnior. Nasceu, em Montes Claros, a 17 de outubro de 1846, filho do cel. José Rodrigues Prates e dona Constança Maria Prates. Fêz o curso primário em sua terra natal com o professor público João Gualberto de Sousa, e o de línguas, Português, Francês, e Latim, com o padre Antônio dos Reis. Exerceu as funções de Promotor Público, Escrivão de õrfãos e Secretário da Câmara Municipal. Criada a Escola Normal, ainda no Império, foi nomeado Secretário e professor catedrático, tendo sido também seu Diretor, por muitos anos. Regeu a cadeira de Pedagogia, até a data em que a Escola foi suprimida. Nomeado Inspetor Técnico do Ensino exerceu várias comissões do Govêrno. Criado o Grupo Escolar desta cidade, foi êle o seu primeiro Diretor. Militou, por muitos anos, como advogado no fôro de Montes Claros. Casou-se, nesta cidade, a 9
de novembro de 1871, com dona Luisa Antoniana Chaves.
1928 – Noticia a “Gazeta do Norte” desta data que o engenheiro José Paleta já se encontra empossado no cargo de Engenheiro-Residente da Central do Brasil em Montes Claros, em substituição ao dr. Samuel Cantarino.
1929 – Realiza-se o primeiro livramento condicional em Montes Claros, concedido ao réu João Ciríaco dos Santos, rnado a 28 anos de prisão por homicídio na pessoa de Justino Rodrigues de Figueiredo, tendo já cumprido 21 anos de cárcere.
1931 — O dr. Eugênio Müller assume a direção dos serviços do Pôsto de Higiene, antigo Centro de Saúde, de Montes Claros.
1934 - Falece José Leite Vieira, Escrivão do Cartório do 1.º Ofício de Montes Claros, por nomeação de 23 de maio 1916. Casou-se com dona Honorina de Medeiros Leite.
1939 - Inaugurada a Cantina Escolar, no Grupo Escolar Gonçalves Chaves, em Montes Claros, por iniciativa do Prefeito Municipal, dr. Antônio Teixeira de Carvalho, e do Chefe do Centro de Saúde local, dr. Levy
Lafetá. A sessão foi aberta pelo prof. Alvaro Prates, antigo Diretor do educandário.
1952 – É inaugurada a linha de ônibus Montes Claros-Belo Horizonte, da emprêsa Boa Viagem, de propriedade dos Irmãos Leal Ltda.
1961 — Em ato revestido de simplicidade, assume o cargo de Delegado de Polícia do município de Montes Claros o cap. Geraldo Tito Silveira, em substituição ao tte. cel. José Coelho de Araújo, que pediu a sua exoneração.




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Iara Tribuzzi
Ivana Ferrante Rebello
Manoel Hygino
Afonso Cláudio
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Isaías Caldeira Brant
Isaías Caldeira Veloso
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
montesclaros.com
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira