Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°86819
De: Eduardo Ferreira Data: Quarta 2/8/2023 18:05:51
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

O Bloco Carnavalesco "Biô e Salomé" ficou muito conhecido por seus desfiles em Montes Claros.

Biô era o apelido de Gabriel da Silva Maia (29 de março 1929 – 25 Junho 1999), filho do fazendeiro Antônio da Silva Maia (Tonico Maia) e Balduina de Azevedo Maia (Badú).

Enquanto Salomé é parte do nome de Maria Salomé Freire (21 de Junho de 1915 – 10 de maio de 1999), filha de Mariana Salomé Freire e Antônio da Silva Maia, portanto, irmã mais velha do Biô por parte de pai.

Maria Salomé Freire era muito próxima de sua tia Laudelina Ribeiro Maia, esposa do Coronel Filomeno Ribeiro dos Santos. Tendo cuidado dela especialmente nos últimos anos de vida. Além de ajudar nas questões sociais da cidade, com o cuidado das crianças órfãos. Maria Salomé Freire trabalhava na Caixa Econômica Federal e por ser solteira adotou várias crianças. O primeiro foi João Gonçalves da Silva em 1935, filho de Auto Gonçalves Dias e Ana Gonçalves da Silva.

Os sobrinhos de Gabriel Maia e Salomé Freire decidiram prestar homenagem a esses dois irmãos e criaram o Bloco Biô e Salomé. Especialmente Waldomiro Leão foi responsável pela criação do bloco nos primeiros anos.

Eduardo Ferreira
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros
Mestrando em História pela Unimontes

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86818
De: Manoel Hygino Data: Sexta 4/8/2023 08:02:49
Cidade: Belo Horizonte

Guerras sem fim

Não há paz no mundo. Quem tiver o cuidado de ler os jornais com mais atenção e sem pressa constatará que estamos com projeção de guerra em várias partes do planeta. A despeito das sucessivas reuniões que se fazem em várias regiões para amenizar o quadro, prevalecem as divisões e ameaças.

Já não vamos nos referir ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que segue sem previsão de fim, já que o presidente Putin é avesso a falar em paz. Os recentes entreveros na região demonstram, de maneira muito clara, que o Kremlin não cogita de negociar com Kiev, sequer aproximar-se.

Russos e ucranianos trocam acusações e anunciam que revidarão qualquer ataque que se faça no Mar Negro, onde se disputa espaço milha a milha. Os navios com grãos que tentam sair da área conflagrada são considerados de guerra e se tornaram alvo da frota do Kremlin. Deste modo, torna-se ineficaz praticamente qualquer tentativa para pacificação.

Russos atacam em terra forças da Ucrânia, esta faz contraofensiva, mas, segundo o presidente russo - “sem resultado”. Disse Putin: “Os recursos colossais de armas fornecidos à Ucrânia pelos aliados ocidentais não estão tendo efeito nas linhas de frente”.

Acrescentou que tudo fará para proteger Belarus, sua indesviável aliada de possíveis ataques. “Uma agressão contra Belarus será como uma agressão à Federação da Rússia”, concluiu.

Na Ásia, o panorama é de permanente e tensa expectativa. A China não abre mão de possuir Taiwan, que se mantém no mesmo posicionamento que vem de longos anos, enquanto a frota e as esquadrilhas adversárias vigiam severamente as águas e os céus em torno de Formosa. Até quando, não se sabe.

Não muito distante, a Coréia do Norte vigia com sua força aérea e seus mísseis o ingresso de aviões e submarinos norte-americanos e da Coréia do Sul. Ali, a guerra ainda não acabou.

O Grupo Wagner, companhia militar e mercenária, que se aliou ao Ministério da Defesa Bielorusso ao anunciar exercícios militares conjuntos junto à fronteira polonesa. A Alemanha promete apoiar a Polônia, sua aliada na Otan, caso haja ataque de caças do Grupo em Belarus, país vizinho da Polônia.

Em uma coletiva de imprensa em Praga, o ministro da Defesa, Boris Pistorius, foi questionado se a Alemanha estava preocupada com a presença do Grupo Wagner em Belarus, ao que ele respondeu: “Estamos todos juntos, sempre na mais estreita coordenação, não só quando nos reunimos fisicamente ao nível dos ministros da defesa, mas também fora dele. Onde nossos amigos poloneses precisam de apoio, se o pior acontecer, eles o receberão”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86817
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 3/8/2023 10:47:08
Cidade: Montes Claros/MG

Vem da história de Montes Claros, há 206 anos:

"3/8/1817 – O sábio naturalista, Augusto de Saint-Hilaire, chegado na véspera ao Arraial de Formigas, assiste, à tarde, domingo, uma procissão em honra à Virgem."

"A primeira estimativa da quantidade populacional foi expressada quando a cidade de Montes Claros era chamada de Arraial das Formigas. Em viagem realizada em 1817, Saint-Hilaire escreveu: "Essa povoação, que pode compreender atualmente duzentas casas e mais de oitocentas almas, é certamente uma das mais belas que vi na Província de Minas".

De acordo com o Censo Populacional promovido pelo Império Brasileiro em 1832, em Montes Claros havia 3 350 habitantes, dentre eles 499 pessoas escravizadas (cerca de 0,24% em relação ao total da Província de Minas Gerais)."

"Crescimento populacional de Montes Claros (MG)

Ano / Sede / Distritos / Total

1808 400 600 1000

1817 800 1200 2000

1832 1000 2350 3350"

Fontes: Efemérides Montesclarenses e Wikipédia.

População atual do Município de Montes Claros: 414.240 habitantes (IBGE - Censo Demográfico de 2022).

Saúde e paz!

Afonso Cláudio

3/8/2023, 10h23m

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86816
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 2/8/2023 01:31:09
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

O QUE FAZ A MAÇONARIA? POR QUE AINDA É REPELIDA POR MUITOS CRISTÃOS?

Maçonaria é um termo que é utilizado para identificar várias organizações fraternais, que atribuem suas origens às corporações de ofício (guildas), de pedreiros a partir do século XIII. -Depois em outros países, exemplo: no início do século XVIII na Inglaterra.

Atualmente essas organizações costumam se descrever como um sistema de moralidade, velado em alegorias e ilustrado por símbolos.

De forma resumida, isso significa que os membros se reúnem em atividades que remontam, de forma alegórica, as atividades dos antigos pedreiros.

Porém, em vez de falar sobre construções de maneira literal, as Lojas Maçônicas dialogam entre irmãos sobre uma construção moral e ética, desbastando ou lapidando a pedra bruta interior para tornar o membro uma pessoa melhor do que era antes de ingressar na Ordem Maçônica. E esses ensinamentos vão sendo desenvolvidos de maneira escalar e se aprofundando conforme o aprendiz avança nos graus de ensino.

As regras para fazer parte da maçonaria dependem de qual organização maçônica o candidato quiser participar - lembrando que muitas Lojas Maçônicas não são reconhecidas como regulares – são conhecidas como lojas ilegítimas.

Em geral, para fazer parte o candidato tem que atender aos seguintes requisitos:

• Ser do sexo masculino.
• Venha de livre vontade por sua própria iniciativa ou por convite, mas isso depende da jurisdição.
• Acredite no “Ser Supremo” – que é DEUS.
• Ser de boa moral, reputação e sustentar-se financeiramente a si próprio e à família.
• Ter pelo menos 21 anos de idade.
• Ser aprovado nas entrevistas e sindicâncias feitas por um comitê que analisará o seu passado conversando com pessoas que o conhecem.

O termo Loja é uma questão de tradução, do inglês "Lodge", indica uma oficina erguida no local de uma grande obra, sendo a primeira menção em 1278. Mais tarde, ganhou um significado secundário, se referindo a um conjunto de pedreiros reunidos em um determinado lugar.

Em um TEMPLO MAÇÔNICO pode reunir várias Lojas em dias diferentes ou em reunião conjunta.

Na Maçonaria, independente da jurisdição, você vai encontrar pessoas que lhe tratarão como membro da família e estarão sempre dispostas a lhe ajudar no que for preciso - sem infringir nenhuma lei ou regra. É claro! Além disso, você poderá encontrar muitas oportunidades para aprender mais sobre si mesmo, como se falar em público, como se tornar um líder e participar em diversas ações filantrópicas e de caridade.

Na minha concepção, embasado na minha experiência - as pessoas do mundo profano costumam não gostar da maçonaria por preconceito mesmo. Especialmente com a ideia criada de que ela é uma organização secreta responsável por diversas teorias da conspiração.

Esta desinformação faz com que pessoas que não querem tomar conhecimento, utilizem argumentos como: - "você não sabe a verdade, pois só os membros do grau 33 a conhecem", entre outros argumentos sem embasamento.

Geralmente estes argumentos vêm de pessoas extremamente religiosas, que buscam demonizar quaisquer doutrinas ou filosofias que ‘sejam’ divergentes das suas próprias. - “Jesus, ao apresentar a sua nova concepção filosófica para a vida – acenou com uma Vida Futura – que os céticos de hoje, batizam de ficção”. – A verdade absoluta será revelada pelo o homem estudioso; a Cabala será a “Ciência da Verdade”.

Há também as pessoas que não gostam da maçonaria por argumentar que os membros da maçonaria se beneficiam “indevidamente” de favores de outros membros em detrimento de outras pessoas do mundo profano, (infelizmente isso pode acontecer) – mas não é admissível na Ordem Maçônica. - O Irmão só pode ajudar o outro de forma honesta – dentro das leis da constituição do seu país, além de lutar em prol dos mais necessitados.

II – VIII – MMXXIII
(*) José Ponciano Neto é ex-Venerável da Loja maçônica Deus União e Trabalho nº 3.310 – Membro da Loja Maçônica União, Paz e Justiça nº 1.781 - Membro da A.`.R.`.L.`.E.`.P.`. Cavaleiros do Vale do Jequitaí nº 4.764 - Suplente de Dep. Federal no Grande Oriente do Brasil em Brasília DF. CIM: no GOB nº 243.540

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86815
De: Afonso Cláudio Data: Terça 1/8/2023 09:00:31
Cidade: Montes Claros/MG

(...) . O tremor de terra de anteontem em Martinho Campos/MG, às 20h46m, foi de 3,2º R, conforme o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.

Afonso Cláudio
01/08/2023, 8h42m - Santo Afonso Maria de Ligório

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86814
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 31/7/2023 17:10:43
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

A ÁGUA EM MONTES CLAROS – 31 de JULHO 2023

Dados de 31 de JULHO 2023

A BARRAGEM DE JURAMENTO chega ao último dia de Julho de 2023 com 62,23 % da sua capacidade - ficando com 4,15 metros abaixo da cota de transbordo.

Hoje a Barragem é responsável em torno de 55% do abastecimento de Montes Claros, ofertando em média 550 litros por segundo.
A Barragem de Juramento é uma reserva estratégica para o período de estiagem que vai de Março a Setembro.

Região de Juramento MG (bacia hidrográfica) responsável por grande parte do abastecimento de Montes Claros, choveu 12,0 mm em JULHO - somando 807,3 milímetros de chuva desde 01 de Outubro/ 2022.

Montes Claros tem demanda em torno de 1100,00 litros por segundo. A cidade é abastecida por VÁRIAS CAPTAÇÕES, sendo elas: as MAIORES Rio São Francisco em Ibiaí-MG > Barragem de Juramento MG e Rio Pacuí em Coração de Jesus.

Além de outras captações de MÉDIO PORTE, como: Rebentão dos Ferros > Lapa Grande que municia 11,8 % do abastecimento e Barragem dos Porcos KM 07 - BR 365.

Captação “Sazonal” situada no Rio Verde Grande na Comunidade Rural de Riacho do Fogo (zona rural de Montes Claros) está parada devido à falta de água neste período.

INFORMAÇÃO: em breve estaremos no centro da fervura do hemisfério sul. Alguns meses atrás (02/04/23) comentei acerca da volta do “El ñino” – Pois bem, no tocante o calor extremo sequencial ao redor no mundo, especificamente no hemisfério Norte, onde a temperatura já chegou a 49º na Tunísia (norte da África) - seguramente não vamos escapar das ondas de calor no Norte de Minas. Podemos chegar a situações graves de falta de água no campo, a fervura forçará maior demanda de água e o produtor rural terá de economizar – assim, em algumas cidades.
Montes Claros está em condições melhores para vencer o “El ñino”- diga-se de passagem , o fenômeno trará chuvas extremamente volumosas – ótimas para completar a barragem, porém, os prejuízos na agricultura são evidentes.

XXXI – VII – XXIII
(*) José Ponciano Neto é Técnico em Recursos Hídricos /Meio Ambiente – Ex- Supervisor de Gestão de Barragens e supervisor de Estação Climatológica com tanques Classe A – membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros -IHGMC e da Academia Maçônica de letras do Norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86813
De: Manoel Hygino Data: Quinta 27/7/2023 17:33:50
Cidade: Belo Horizonte

Moscou e a fome

Manoel Hygino

Pelo que se deduz do amplo noticiário que se tem pelos meios de comunicação, a “operação especial” (este o apelido que Putin deu à guerra com a Ucrânia), movida pela Rússia há mais de 500 dias, se prolongará. Em conflitos assim, não haverá paz se uma das partes não quiser empunhar a bandeira branca. E pelo que se conhece do mandatário do Kremlin, não há perspectiva sequer de um armistício, a curto prazo.

Enquanto Zelinski percorre vários países e pede ajuda ao Ocidente, seguem os confrontos à distância, como permite o maquinário bélico sem combates de infantaria e o corpo a corpo. O tempo de Napoleão está longe e perempto. A Polônia, entretanto, sofre com ameaça do Grupo Wagner, talvez impelido por Putin ou por Belarus.

Mas a guerra que não é guerra, segundo Moscou, continua matando. Milhares já perderam a vida, os mercenários do Wagner estão em lugar incerto e não rigorosamente sabido, enquanto as espera sobre o uso ou não uso dos equipamentos de destruição fragmentar, cogitado pela Casa Branca.

Mas a Rússia anuncia que não renovará sua participação no acordo que permitia à Ucrânia exportar grãos pelo Mar Negro. E a Ucrânia é um dos maiores produtores mundiais de girassol, milho, trigo e cevada para nações daquelas regiões ou do Norte da África.

O fim do acordo pode levar à escassez de alimentos, produzidos na Ucrânia e ficarão parados nos portos de Odessa, Chornomorsk, e Yuzhny/Pivdennyi, no Mar Negro, o que equivale a mais de 32 milhões de toneladas de alimentos deixando de chegar aos mercados mundiais, principalmente a países que deles dependem.

Em resumo: a Ucrânia sentirá profundamente a interrupção de fornecimento desses alimentos a seus tradicionais compradores, os preços continuarão subindo, como já ocorre, e países africanos e do Oriente Médio sofrerão a falta de comida. Mais gente morrendo.
A África Oriental, que já enfrenta desafios com a seca e inundações e quando perdeu grandes quantidades de suas colheitas, agora vê 80% dos grãos exportados da Rússia e da Ucrânia desperdiçados. A guerra é uma prova de insânia, como se depreende.

Como resultado, mais de 50 milhões enfrentam fome, enquanto os preços dos gêneros já aumentaram quase 40% neste ano. É questão mais do que de voracidade territorial de Moscou. Para os brasileiros, é burrice, simplesmente, ou insânia, como dito.

A semana que passou não legou perspectivas alvissareiras. Mas, enfim, assim vive a humanidade estes momentos sombrios. A América Latina é exceção, porque tem problemas regionais próprios e até aqui incontornáveis. É uma pena.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86812
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 30/7/2023 12:50:19
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

Ir.’. Dr. JOSÉ ESTEVES RODRIGUES.

Há 56 em 30 de Julho de 1967 – partiu para o Oriente eterno o Ir.’. Dr. JOSÉ ESTEVES RODRIGUES (político mineiro).

Filho de Américo Esteves Rodrigues e Maria J. F. Maia Esteves. Fez o curso primário em Sete Lagoas MG, o secundário, no Ginásio Mineiro, em Belo Horizonte MG.

Cursou a Escola Mineira de Agronomia e Veterinária, onde se formou Agrimensor. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói, RJ, a 08.12.1938.

Foi vereador à Câmara Municipal de Montes Claros - Secretário da Viação e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais no Governo Juscelino Juscelino Kubitschek - suplente de Senador da República - Diretor do Banco de Crédito Real de Minas Gerais e Deputado Federal, por Minas Gerais.

Foi membro da Comissão que escolheu o Planalto Central para sediar a nova Capital da República.

Sua participação foi decisiva para introduzir a região Norte-mineira na área de abrangência da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

Foi professor de ensino comercial e secundário, fazendeiro, agrimensor e advogado.

Foi Fundador e Primeiro VENERÁVEL MESTRE DA LOJA MAÇÔNICA DEUS E LIBERDADE- N° 62 em Montes Claros MG, no período de 1932 a 1934.

Em sua homenagem a Avenida que leva o seu nome – antiga Avenida Sanitária.

- O Ir.’. Dr. Esteves Rodrigues nasceu há 120 anos, em 17.10.1903 em Sete Lagoas MG.
(foto)

XXX – VII – MMXXIII
(*) José Ponciano Neto é Escritor – Historiador - Ex -Venerável da Loja maçônica Deus União e Trabalho nº 3.310 – Obreiro da Loja Maçônica União, Paz e Justiça nº 1.781 – Obreiro da A.`.R.`.L.`.E.`.P.`. Cavaleiros do Vale do Jequitaí nº 4.764 - Suplente de Dep. Federal no Grande Oriente do Brasil em Brasília DF. CIM: no GOB nº 243.540

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86811
De: Afonso Cláudio Data: Domingo 23/7/2023 21:03:23
Cidade: Montes Claros/MG

Segurança Pública

Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 20/07/2023, a taxa de mortalidade do Brasil em 2022 é de 23,4/100 mil habitantes, devido às mortes violentas.

Vinte Estados registraram taxas de mortes violentas acima da média nacional, ou sejam 74,1% do total de Estados e Distrito Federal.

As armas de fogo seguem como o principal instrumento utilizado para matar no Brasil.
76,5% dos homicídios foram praticados com uso de revólver.

Para além das armas de fogo, 37,1% das mortes derivadas de lesões corporais foram provocadas por agressões, enforcamentos e sufocamentos.
A faixa de variação da taxa por 100 mil habitantes ficou entre 8,40 e 50,6.

"Apesar de queda em mortes violentas, o Brasil é o oitavo país mais letal do mundo" - O Globo, 28/06/2022 (30,9 mortes violentas por 100 mil habitantes em 2021)."

"O Brasil é o oitavo país mais letal do mundo, aponta o Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime" - Site Brasil Paralelo, 11/05/2023 (23,40 mortes violentas por 100 mil habitantes em 2022)."

Número de mortes violentas no Brasil em 2022 e classificação em ordem crescente da taxa por 100 mil habitantes

Estado / N° absoluto / Taxa por 100 mh / Class.
São Paulo 3735 8,40 1º
Santa Catarina 689 9,10 2°
Distrito Federal 318 11,30 3°
Minas Gerais 2588 12,60 4º
Mato Grosso do Sul 515 18,70 5º
Rio Grande do Sul 2154 19,80 6º
Paraná 2595 22,70 7°
Piauí 818 25,00 8º
Goiás 1780 25,20 9º
Paraíba 1036 26,10 10º
Rio de Janeiro 4485 27,90 11º
Maranhão 1897 28,00 12º
Acre 237 28,60 13º
Espírito Santo 1122 29,30 14º
Mato Grosso 1072 29,30 14º
Tocantins 461 30,50 15º
Roraima 194 30,50 15º
Rondônia 542 34,30 16º
Sergipe 768 34,80 17º
Ceará 3123 35,50 18º
Rio Grande do Norte 1212 36,70 19º
Pará 2997 36,90 20º
Pernambuco 3423 37,80 21°
Alagoas 1186 37,90 22º
Amazonas 1531 38,80 23°
Bahia 6659 47,10 24º
Amapá 371 50,60 25°

Conclusão:
Se os 26 Estados e Distrito Federal adotarem como meta a taxa do Estado de São Paulo, de 8,40 mortes violentas por 100 mil habitantes, analisarem seus métodos e processos adotados atualmente, identificando as causas e reduzindo suas influências para elevação dessas taxas para níveis mais próximos ou iguais à meta, o Brasil vai atingir nível de segurança pública de qualidade para seus habitantes, em relação às mortes violentas.
As armas de fogo têm que ser a primeira causa a ser combatida e reduzida, através de melhor controle dos órgãos de segurança pública, federais, estaduais e das Forças Armadas, o que exige medidas eficazes contra os crimes praticados em larga escala pelos portadores das mesmas.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro
23/07/2023, 20h55m

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86810
De: montesclaros.com Data: Domingo 30/7/2023 13:17:24
Cidade: Montes Claros




Desconhecido dos homens, conhecido de Deus.

A 98FM Montes Claros invoca esta frase - que empolga o pórtico de um dos maiores cemitérios militares do mundo, o de Arlington - para reafirmar que não divulga tragédias familiares, ainda mais que de pungente repercussão sobre os filhos.

Declina de divulgar a notícia, e declinará sempre, na esperança de minimamente ajudar a conter o impulso que historicamente segue esse tipo de divulgação, ainda que compreenda os que o fazem por outro entendimento.

Na nossa direção ensinou, predicou e deu exemplos convincentes o mais premiado dos jornalistas mineiros de todos os tempos, o imenso repórter Fialho Pacheco.

Fialho, cujas relíquias guardamos entre nós, desde 1989, no Cemitério de Montes Claros, e no florilégio de nossas recordações mais sagradas e mais profundas.

No lugar da triste notícia local deste domingo, em bairro de M. Claros, a 98FM Montes Claros e este montesclaros.com pedem licença para publicar uma outra, dolorosa também, mas de viés oposto, acontecida nas últimas horas, no Rio de Janeiro:

- Hugo Sérgio, um homem de 30 anos, estudante de educação física e fisioculturista, perdeu a vida ao tentar salvar sua família de um incêndio em seu apartamento no bairro do Anil, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

- Ao perceber o fogo, ele agiu rapidamente e conseguiu resgatar sua esposa e filha, porém, ao tentar salvar o cachorro da família, acabou ficando preso no local e não resistiu aos ferimentos.

- As autoridades estão investigando as causas do incêndio, sendo que há suspeitas de que um curto-circuito em uma TV possa ter sido a causa do trágico incidente.

***

Assim acreditamos.

E aos Céus também erguemos um olhar de esperança, de súplicas, de remissão e de misericórdia, de perdão para toda a humanidade ferida, que pede, implora e espera pela Paz e pela Concórdia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86809
De: Manoel Hygino Data: Sábado 29/7/2023 07:59:46
Cidade: Belo Horizonte

O crime sem peias

Manoel Hygino

Quem vê televisão diariamente, sobretudo durante as tardes, não mais se espanta ou se surpreende com o teor das notícias e das reportagens veiculadas. Trata-se de uma fonte inesgotável de crimes de toda a natureza, nas remotas localidades do interior ou nas mais ricas e prósperas cidades brasileiras, mesmo nas capitais.

A despeito dos esclarecimentos oficiais sobre providências tomadas para conter o descalabro que se disseminou por todos os recantos, a situação é mais do que assustadora, porque se tornou um vendaval de crimes que não amaina. Autoridades, como de dever, esclarecem sobre medidas determinadas para conter o mal, sem produzir resultados positivos.

Os crimes cortam a vida de crianças e idosos, de mulheres e homens, de pretos e brancos, de pessoas que vieram para as cidades maiores em busca de melhores condições de vida, mas não conseguem.

Há os criminosos que se utilizam dos meios mais avançados de comunicação, mas também instrumentos modernos para eliminar a vida alheia, de avançar sobre os bens de pacatos integrantes da sociedade. Não se pode ignorar o sequestro de pessoas, o furto e o roubo em todos os locais em que vive um homem de bem procurando suster-se à família. Todos estão ameaçados, em qualquer lugar e hora.

A vida está por um fio.

Os jornais não dispõem mais de espaços para receber o fortíssimo noticiário das violências praticadas incessantemente. As páginas dos jornais são insuficientes para abrigar o sem número de ilegalidades e atrocidades cometidas, sendo impotentes ou insuficientes as ações de segurança adotadas.

O cidadão brasileiro, o comércio legal, os pequenos e grandes, contribuintes ou não, estão esmagados pelas forças do mal, pelas organizações criminosas ou pelos assassinos solitários, sem falar nos débeis mentais inseridos na população.

Até quando?

Não há quem possa responder à pergunta. Na realidade, os bandidos continuam soltos, crescendo em número, formando-se novas quadrilhas integradas por novas gerações de brasileiros que deveriam e poderiam trabalhar e produzir. Não é o que acontece infelizmente. Até quando e como conseguiremos viver assim? Uma dolorosa indagação de uma sofrida população.

O direito constitucional de ir e vir não mais existe entre nós. A bandidagem, em todas as suas modalidades e níveis, toma conta da situação, disseminando o medo e a morte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86808
De: Manoel Hygino Data: Quinta 27/7/2023 17:07:25
Cidade: Belo Horizonte

Pisando em ovos

Manoel Hygino

Há gente falando demais, falando o que não devia, o que é terrivelmente pernicioso neste período grave e sumamente delicado de nossa história. Grave e delicado, porque os ânimos se encontram tão ou mais exaltados do que na campanha eleitoral à presidência, em 2022, que não serve como exemplar.

O cuidado em dizer coisas tem de ser adotado em caráter de urgência, considerando que se criou e estabeleceu no país um ambiente de intolerância jamais visto. Os parlamentares debatem em seus respectivos foros, mas as discussões se espalham por todos os recantos, desde os botequins, ao interior dos aviões, nos aeroportos, gerando mal estar generalizado que pode evoluir para atitudes mais sérias, desavenças que não se circunscrevem ao palco dos episódios.

Os nervos estão à flor da pele, a sensibilidade excita todos os níveis da sociedade. Os próprios membros de superiores tribunais perdem a noção da repercussão que pode assumir uma frase, aparentemente inocente, mas que irá ferir interesses e suscetibilidades.

Este o caso, por exemplo, do ministro Luís Roberto Barroso, uma das vozes sensatas da mais alta corte de Justiça do país, ao manifestar-se sobre bolsonarismo. Não é hora de tais expressões, principalmente quando ele logo será o presidente do STF, com aposentadoria da ministra Rosa Weber.

Por outro lado, o inquérito sobre os acontecimentos de 8 de janeiro, em Brasília, não tem prazo para terminar. Compreende-se que a matéria é complexa e extensa. São milhares de pessoas que agiram contra as sedes dos três poderes na capital federal. Os presos e ex-presos aguardam veredito ou sentença. Todos estão evidentemente preocupados com o que lhes pode acontecer, as penas que lhe serão impostas. Suas famílias, seus companheiros de ideias e de insânia, estão inquietos ante as perspectivas que lhes são reservadas. Assim, vivenciam momentos de ansiedade que podem explodir.

Há de ter-se cuidado extremo, porque estamos pisando em ovos. Vamo-nos conter, antes que sejamos contidos pela força.

Fiz um retrospecto pessoal desta e de outras épocas no país. Chego à conclusão de que a hora não é melhor do que outras passadas, do suicídio de Vargas ou do AI-5. Confesso que temo pelo Brasil e os brasileiros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86807
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 27/7/2023 11:29:25
Cidade: Montes Claros/MG

montesclaros.com: "Militares na reserva falam ao Congresso dos Estados Unidos e afirmam: 1 - que o governo tem OVNIs e restos mortais de pilotos "não humanos"; 2 - que depararam com tecnologia alienígena "muito superior"
Quarta 26/07/23 - 17h33"

Lembrei-me da mensagem 84468, de 16/1/2020, na qual dei o meu testemunho sobre OVNIs, abaixo reproduzida, para possível apreciação de quem já a conhece ou não.

"Mensagem N°84468
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 16/1/2020 15:28:51
Cidade: Montes Claros/MG

Contato imediato do terceiro grau

Mensagem 84463 - Tenho um testemunho sobre OVNI, incentivado que fiquei pela mensagem do Sr. José Ponciano Neto. Em 8/12/1978, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, minha esposa e eu passávamos pela Rua Euzébio Godinho, bairro São José, Montes Claros, por volta das 19 horas, quando, de repente, avistei um possível OVNI, a uma altura aproximada e presumível de 200 a 300 metros, parado no ar, com três lâmpadas acesas, sendo uma vermelha, uma amarela e uma verde. Disse à esposa: "Olha um objeto voador identificado". Encostei o carro, para melhor observação, saímos do mesmo e constatamos que o objeto não emitia nenhum ruído e continuava parado no ar. Tive a ideia de chamar mais alguém por perto, mas desisti, pois o objeto se deslocou muito rápido, em curva, na direção leste da cidade, e desapareceu no horizonte. Intrigados com o que vimos, fomos ao Aeroporto no dia seguinte e conversamos com o comandante da base aérea, narrando os fatos acima, e ele confirmou que estavam ocorrendo várias aparições de OVNIs na nossa região, tendo inclusive nos mostrado transcrições de conversas entre pilotos que voavam por aqui e o Sindacta (Sistema Integrado de Controle do Tráfego Aéreo), de Brasília-DF, com registros de avistamentos de OVNIs. Ainda em dezembro de 1978, um colega de trabalho, estudioso do assunto, disse-me que tivemos um "contato imediato do terceiro grau". Alguns anos depois, no início dos anos 90, um primo meu, piloto da base aérea de Anápolis/GO, que nos visitou em Moc, disse que havia entrado em comunicação por sinais luminosos, com OVNIs, quando voava naquele Estado, o que também confirmou a nossa experiência visual de 8/12/1978 em Montes Claros. Tudo indica que há séculos nós, terráqueos, temos sido visitados por extraterrestres, conforme muitos documentários exibidos pelo cinema e TV e vasta literatura a respeito, ou então por exploradores de outras regiões da Terra, que preferem o anonimato, mais avançados na tecnologia aérea."

Com as bênçãos e proteção de São Joaquim e Sant`Ana, avós de Jesus e pais de Nossa Senhora.

Saúde e paz.

Afonso Cláudio - Engenheiro
27/7/2023, 11h05m.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86806
De: Hildebrando Data: Segunda 24/7/2023 18:42:32
Cidade: M. Claros

Segunda 24/07/23 - 6h37 - Incomum chuva da última madrugada, muito rara no mês de julho, foi de 12 milímetros na Vila do Rádio, nos estúdios da Rádio 98FM, no Alto dos Morrinhos

Realmente, a chuva foi muito incomum.

Estive num local de terraplenagem nos arredores de M. Claros, onde máquinas pesadas trabalham, e todas elas estavam paradas, porque o solo ficou encharcado, impróprio para a continuação dos serviços.

Como o título disse, nunca é impossível chover em junho, julho e agosto na região de M. Claros, mas é difícil.

Numa das recentes Festas de Agosto, o cortejo inicialmente passou pelas ruas...molhadas de alguma chuva.


O certo é que o período chuvoso comece aí pelo fim de setembro, na Festa de S. Miguel Arcanjo, e engrene.


Vou ao serviço meteorológico.


Marca frio de 12 graus, no amanhecer desta terça-feira, em contraste com os 16 graus da última alvorada.

Depois, teremos 14/15 graus, esperados ,até segunda-feira da próxima semana, com os dois primeiros próximos dias de sol, sol e nuvens em seguida e, depois, tempo encoberto.

As máximas devem ficar ao redor de 26/27 graus pelos próximos dias.

A ver, pois.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86805
De: Manoel Hygino Data: Sábado 22/7/2023 07:46:15
Cidade: Belo Horizonte

Prazo de validade

Manoel Hygino

O povo brasileiro acompanha com relativo interesse o desenrolar das démarches em torno de projetos que visam ao seu desenvolvimento, isto é, melhores condições de vida ou de sobrevivência de grandes segmentos de seu contingente populacional. Disse “relativo”, no primeiro período do parágrafo, porque parcelas significativas, depois de sacrificadas através de sucessivos anos, já se sentem esvaziadas de esperanças diante de promessas e compromissos dos que detêm o poder de equacionar e solucionar seus problemas.

Enquanto o Planalto e a Câmara dos Deputados comemoravam a aprovação da reforma tributária em dois turnos, em que aguerridamente se posicionaram os parlamentares sob interesses vários, o Senado se preparava para avaliar o texto recebido, que inevitavelmente envolveria a vida do país ,evidentemente influenciando todos os setores.

O cidadão sente na mesa, no posto de saúde, nos balcões das mercearias, nas farmácias, na quitação da mensalidade dos alugueis, na preparação dos filhos para a jornada escolar, no transporte para ou do cotidiano trabalho, em toda e qualquer atividade do dia a dia, imensas dificuldades para se haver bem e dignamente. E sabe, em contrapartida, que existem milhares de pessoas e grupos exatamente agindo em sentido contrário, procurando formas e fórmulas novas para ludibriá-lo, furtá-lo e roubar-lhe o duramente conquistado.

Em tudo e por cima de tudo, constata-se a ação insuficiente, repetidamente incompetente do poder público, enquanto a corrupção perpassa silenciosa nos negócios, os milicianos de todos os estados e grandes capitais, com essa classificação ou outra qualquer, ganham prestígio e formam associações a despeito da fiscalização.

Atravessa a nação um período difícil como nação, aquele espaço de tempo em que as pessoas desconfiam ou perdem confiança nas autoridades. A reforma prioritária aprovada na Casa Baixa do Congresso é um passo importante, mas exigirá mais paciência e capacidade de sobrevivência para ponderáveis segmentos da população. Esta não pode ser esquecida, além do que paciência tem prazo de validade.

No entanto, parece não haver pressa, porque as circunstâncias são adversas. Agora, entraram em férias os nobres parlamentares que preferirão descansar em suas áreas eleitorais. Pensando, inclusive, que 2024 é tempo de nova disputa nas urnas. Que se faça como manda a lei e mais interessar ao Brasil e sua em grande parcela de sofrida população.

* Jornalista montes-clarense , escritor e membro da Academia Mineira de Letras

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86804
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 20/7/2023 22:32:50
Cidade: Montes Claros/MG

Violência no Norte de Minas

Com todo o respeito ao Sr. Antônio, autor da mensagem 86800, e agradecendo seus elogios aos meus humildes levantamentos e análises de dados estatísticos, acrescento o seguinte à minha mensagem 86799:

Classificação em ordem decrescente dos percentuais das armas usadas nas 8 ocorrências citadas na mensagem 86799, de hoje:

Class. / Tipos de armas / Quant. / %
1º Armas de fogo 5 62,5%
2º Paus 2 25,0
3º Facas 1 12,5
Total 8 100,0

Portanto o maior percentual do quadro acima, 62,5%, é relativo às armas de fogo, conforme os textos publicados pelo montesclaros.com, referentes às citadas 8 ocorrências.
E a Globo News afirmou hoje que 76,8% das mortes violentas no Brasil são provocadas por armas de fogo.

Concordo integralmente quanto ao direito de defesa ser legítimo para nossas famílias, nossas casas, nossas vidas e a minha confiança é no Senhor Nosso Deus, o Pai de todos nós, e nos Poderes constituídos, com todo o respeito a quem pensa diferente.
Que Ele nos livre de todo mal.

Saúde e paz.
Afonso Cláudio
20/7/2023, 22h25m.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86803
De: Ivana Data: Terça 18/7/2023 17:10:36
Cidade: SÃO PAULO  País: Brasil

Boa tarde!
Gostaria de deixar aqui meu apelo as autoridades de transito de Montes Claros desse mais atenção com respeito aos pedestre de Montes Claros,
as pessoas fiacam horas e horas parado na faixa de pedestre tentando atravessar para o outro lado da rua e não consegue pq os motoristas não param, não sei se ai e obrigatório o motorista parar mesmo onde não tem semaforo mas tem a faixa, pq aqui em sp e obrigatorio o motorista parar, a Cidade ai deve ser sem lei pq os motoristas não respeitam o pedestre, estive em Moc. de Férias em fevereiro e oooo lugarzinho de gente sem educação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86802
De: Manoel Hygino Data: Quarta 19/7/2023 08:01:02
Cidade: Belo Horizonte

Escritor tem vez

Manoel Hygino

Ao terminar seu mandato, sendo dois consecutivos, na Academia Mineira de Letras, o jornalista e escritor Rogério Vasconcelos Faria Tavares, deixou extensa herança ao sucessor, escritor Jacyntho Lins Brandão.

A partir deste 2023, ficou estabelecido que se dará cumprimento à decisão de agraciar, a cada ano, livro publicado em primeira edição, ao longo dos doze meses do calendário.
O candidato ao Prêmio tem de ser natural do Estado de Minas Gerais ou estar nele radicado há mais de 5 anos.

“O Prêmio Academia Mineira de Letras pretende somar-se aos já existentes em Minas e no país. A Academia entende ser importante valorizar os autores daqui, até por ser uma instituição que atua no âmbito do Estado”, comenta o presidente da AML, Jacyntho Lins Brandão.

O Prêmio será concedido tanto ao autor quanto à editora, como sublinha em comunicado o novo presidente, que também informa o valor: de R$ 60 mil para o escritor e de 40 mil para a casa publicadora.

Trata assim, como se vê, de uma herança bendita, que fará os autores sempre se lembrarem do Rogério Faria Tavares, que deixou uma porta aberta àqueles que por aqui se dão ao mister de escrever. Um estímulo, inclusive para os que começam a carreira e quase sempre encontram portas fechadas e dificuldades de toda natureza.

Por sua valia, é que redijo estas linhas, de quem ao longo da vida sempre encontrou barreiras, dificuldades ou pouco interesse pela divulgação de seu trabalho, mui repetidamente de difícil consecução.

No respectivo regulamento, prevê que a escolha do felizardo se fará por Comissão Julgadora, formada pelo Secretário Geral da Academia, a quem cabe à presidência, mais seis acadêmicos indicados pelo Presidente. Neste primeiro ano, os integrantes já foram escolhidos: J. D. Vital, Ângelo Oswaldo, Humberto Werneck, Luís Giffoni, Maria Antonieta Cunha, Maria Esther Maciel, Olavo Romano e Wander Melo Miranda. A Comissão recebeu de acadêmicos da instituição (até 30 de junho), sugestões de obras já publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022.

As regras do jogo já estão definidas, portanto. Agora é dar as cartas. Um pormenor está fixado desde este princípio. O Prêmio não poderá ser concedido à obra do autor ou editora de propriedade de membros da Academia ou de seus parentes em linha reta, natural ou por afinidade até o terceiro grau.

Resumindo: é uma bela oportunidade que se oferece. Não se admitem falcatruas, que não passam pela porta do Palacete Borges da Costa, sede da centenária entidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86801
De: Maria Izabel Data: Segunda 17/7/2023 08:25:51
Cidade: Monte Claros/ B. Alvorada

"Motel desativado, no bairro Santo Antônio, em Montes Claros."
---Este lugar é uma grande cracolãndia.
Tráfico de drogas corre frouxo!
Dá muita dó ver idosos, jovens, adolescentes e crianças naquela sociedade que está acabando as famílias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86800
De: Antônio Data: Quinta 20/7/2023 18:15:33
Cidade: M. Claros

"20/7/2023, 15h49m - Hora da Misericórdia"

Aprecio muito os dados estatísticos, escorreitos, sempre mostrados pelo sr. Afonso.

Contudo, desejo mencionar: a maioria dos crimes que ocorrem ultimamente é praticada com o uso de facas...

As pessoas que, com muita tristeza, recorrem à compra de armas creio que o fazem como último recurso para defender a sua família, a sua casa, em situações extremas, cada dia piores.


É legítimo o direito de defesa, ainda mais da própria vida, da casa e dos que, mercê de Deus, estão debaixo da nossa proteção.


Sou um pai preocupado com os dias absurdos que estamos vivendo, de absurdas inversões em todos os sentidos. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86799
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 20/7/2023 15:57:05
Cidade: Montes Claros/MG

Violência no Norte de Minas

1) "Violência também no campo: "...teve as mãos amarradas para trás e foi levada até o interior da plantação de banana, onde ficou cerca de 20 minutos até que os autores fossem embora"Segunda 17/07/23 - 10h10" (Zona rural de Porteirinha)

2) "No domingo à noite, pauladas em motel desativado de M. Claros: o homem morreu. (Na prisão em seguida, a PM teve de usar da força)
Segunda 17/07/23 - 7h32"

3) "Tiroteio em Januária, com 4 pessoas feridas, nesta segunda. PM descreve: "...as vítimas (homens, de 36, 37, 43 e 47 anos), todas atingidas pelos disparos de arma de fogo, ensanguentadas, caídas no chão e gritando por socorro"
Segunda 17/07/23 - 19h10"

4) "M. Claros, pela manhã: "O garupa desceu e, após sacar uma arma de fogo tipo pistola, anunciou o roubo, empurrou o jovem contra a parede, ordenou que ele levantasse as mãos e não reagisse e, em seguida, roubou R$ 1.000,00 que estavam no bolso da sua bermuda"
Terça 18/07/23 - 9h02"

5) "Na tarde de terça: "...relatou que estava com problemas financeiros e usaria a referida arma para ameaçar um jovem que estava lhe devendo R$ 15.000,00, sendo marcado um encontro pelo telefone"
Quarta 19/07/23 - 9h45" (Bairro Interlagos, M. Claros)

6) "Novamente em M. Claros, na madrugada desta quarta-feira: "...cinco indivíduos encapuzados, armados com armas de fogo, invadiram a residência do casal, ameaçaram e amarraram as vítimas no banheiro, e exigiram dinheiro"
Quarta 19/07/23 - 9h41"

7) "2) Na mesma noite de quarta: "O homem, após ser golpeado, caiu no chão, levantou-se e tentou ir atrás do autor, que saiu do local correndo e tomando rumo ignorado"
Quinta 20/07/23 - 7h16" (tentativa de homicídio em Botumirim)

8) "1) Violência nas pequenas comunidades: "O homem, que estava sob efeito de álcool, disse que, após comprar o entorpecente, foi agredido com várias pauladas pelos indivíduos que venderam o material"
Quinta 20/07/23 - 6h51" (Mocambinho, zona rural de Jaíba)

Quando paramos um pouco e verificamos um conjunto de 8 notícias policiais, como as acima destacadas pelo montesclaros.com nesta semana, fica mais fácil de perceber como a violência em cidades e zonas rurais assumem proporções crônicas e imprevisíveis, com mortos e feridos, infelizmente, além dos prejuízos materiais.
Fica a esperança de que o novo decreto de armas, que deverá ser divulgado hoje, venha contribuir para diminuir a violência que vem aumentando de 2017 para cá, conforme números do Fórum Brasileiro de Segurança:
- Registro de armas cresceu 12 vezes no Brasil, na comparação com 2017.
- Munições vendidas no mercado nacional: em 2017, 170,2 milhões; em 2022, 420,5 milhões (aumento de 147%).
Fonte: Globo News, 20/7/2023, 13h24m.

Saúde e paz.
Afonso Cláudio
20/7/2023, 15h49m - Hora da Misericórdia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86798
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 17/7/2023 22:35:37
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

INICIA A FLORAÇÃO DA ÁRVORE MAIS FORMOSA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Esta é uma árvore muito original que não parece muito à primeira vista e ainda assim... Sua aparência exótica é apenas uma imagem, pois é bastante resistente ao clima tropical do Brasil.

Caducifólias, suas folhas são simples, sem a floração passam despercebida no meio do cerrado, suas folhas generosamente caem e uma multidão de flores se desdobra em toda a copa da árvore. São cachos de médias flores roxas – amarelas – brancas e rosas, sempre estreladas.

Uma espécie absolutamente única que merece destaque no início do inverno até o final do final da primavera.

Uma beleza inconfundível!

A floração e a tonalidade do Ipê dependem muito do clima e do solo, por isso o florescimento tem épocas diferentes, porém, nos meses mais frios e secos,

Primeiro a floração do IPÊ ROXO: Junho e Julho - IPÊ AMARELO: Julho e Agosto – no finalzinho de Agosto (com a ventania) vem o IPÊ-ROSA - na chegada da Primavera em Setembro o IPÊ-BRANCO e o AMARELO NOVAMENTE.

O encanto dos ipês convive com a paisagem rural e contribui com a beleza arquitetônica das áreas urbanas.

XVII - VII - XXIII
(*) José Ponciano Neto é Escritor – Historiador – Técnico em Meio Ambiente e Ecologista.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86797
De: Polícia Militar Data: Terça 18/7/2023 08:36:41
Cidade: Montes Claros

Divulgação da PM:

A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de sua 11ª RPM, foi acionada, na manhã dessa segunda-feira (17), a comparecer à Rua Professora Júlia dos Anjos, Bairro Alice Maia, em Montes Claros, onde um jovem, de 18 anos, foi vítima de roubo.

A vítima relatou aos policiais que transitava de bicicleta na direção do centro e, no trajeto, foi surpreendido por dois indivíduos com capacetes fechados em uma motocicleta.

O garupa desceu e, após sacar uma arma de fogo tipo pistola, anunciou o roubo, empurrou o jovem contra a parede, ordenou que ele levantasse as mãos e não reagisse e, em seguida, roubou R$ 1.000,00 que estavam no bolso da sua bermuda.

A dupla fugiu na motocicleta para o interior do Bairro Vila Regina.

A Polícia Militar segue empenhada para localizar e prender os autores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86796
De: Manoel Hygino Data: Terça 18/7/2023 08:39:59
Cidade: Belo Horizonte

Reforma no recesso

Manoel Hygino

Em nossa terra, diz-se que quem tem pressa come cru. É assim mesmo. Faço o comentário em virtude da celeridade que se quer imprimir às providências do governo instalado em primeiro de janeiro. Ainda assim, o resultado não é dos mais bem exitosos como se constata.

Aliás, a propósito, o ex-ministro da Previdência Roberto Brant, em artigo que publica semanalmente em nossa Imprensa, comentou: “Circula no meio dos economistas e da turma do mercado financeiro um rico conselho, conhecido como o axioma de Brainard: quando você não sabe bem o que está fazendo, faça devagar, por favor, “uma prova de sabedoria, que devia fazer parte do senso comum, e muitas vezes ignorado por governantes e legisladores”.

E o articulista acrescenta: “Se você não tem certeza das consequências do que vai fazer, não faça”. No momento, porém, as iniciativas vão sendo tomadas a todo vapor, porque o tempo urge e não pode perder um minuto e, ano que vem, há nova eleição.

Os comentários são múltiplos, às vezes antagônicos. Segmentos ilustram a imposição de medidas rápidas, porque Lula precisava demonstrar que veio para mudar, não para acomodar. Por outro lado, o próprio presidente é loquaz suficientemente até para extrapolar em declarações, principalmente em discurso (o que, aliás, vem gerando mal-estar e desconforto em determinadas ocasiões). Mas seus adeptos são de opinião que ele precisa fortemente deixar a convicção, principalmente junto a outros países, de que é o líder das nações latino-americanas, pois presidente da maior nação das Américas. Quiçá, fazer jus ao Nobel da Paz, algo consagrador.

Tem-se de convir que a Reforma Tributária produzirá uma transformação geral na vida nacional, não só em termos de tributos. Seus efeitos serão duradouros, profundos, com “efeitos permanentes e profundos, cujas consequências são um desafio para a nossa imaginação”. “(...) reforma vai retirar de Estados e Municípios a autonomia para cobrar e fiscalizar os impostos que lhe correspondem na Constituição de 1988 e na nossa longa tradição constitucional. Na prática, não seremos mais uma Federação, mas um Estado Unitário, rompendo uma história que vem desde o nascimento da República”. Trata-se de mudanças radicais, tanto que exigiu uma PEC.

De todo modo, cumpre aguar como num cassino: O jogo está feito, ou quase. Ainda resta muito a definir, muito a avaliar, neste período de recesso. Que haja bom-senso, competência e patriotismo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86795
De: Isabela Data: Domingo 16/7/2023 08:47:39
Cidade: M. Claros

Sábado 15/07/23 - 7h03 - Câmara quer estabelecer multas de 5 salários mínimos para os carros pancadões, podendo chegar a 4 vezes mais, além de apreender o equipamento e o carro

Infelizmente, em M. Claros, estamos caminhando para trás, neste aspecto, embora tenhamos excelentes leis que estão sendo ignoradas por quem tem a responsabilidade de exigir o fiel cumprimento das leis.

Neste amanhecer de domingo, já depois das 3h da madrugada, carros "pancadões" ocuparam novamente a área central, perto do ambiente hospitalar, e ficaram por mais de 1 hora, impedindo o sono da cidade, sem serem incomodados.

Busquei o registro da mais recente e lamentável tragédia ocorrida na cidade, há poucos dias, tendo como motivação o barulho que volta a se alastrar, impunemente:

"Nova tragédia em M. Claros, já de madrugada, por causa de som sem limites: "Uma confraternização terminou com dois irmãos, de 33 e 38 anos, baleados. O mais novo foi atingido na cabeça e morreu", resume jornal de BH
Segunda 03/07/23 - 17h40"

Será que outras tragédias virão até que as leis voltem a ser novamente cumpridas??

Até quando seremos reféns da delinquência?

(....)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86794
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 15/7/2023 19:58:28
Cidade: Montes Claros/MG

montesclaros.com: "Transportadores de cargas do Brasil anunciam greve em função das mudanças feitas pelo STF na Lei dos Caminhoneiros Sábado 15/07/23 - 6h47"

"As empresas do setor querem a reversão das alterações que incluem questões sobre jornada de trabalho, descanso e fracionamento de intervalo", cujo acórdão ainda não foi publicado.
Levando em conta as consequências de eventuais greves, por exemplo, aumento dos preços do frete: "os preços do frete aumentarão significativamente, ...tornando o transporte de cargas inviável...", recorri à mensagem 83903, de 7/4/2019, com o título "Vantagens do transporte ferroviário", sendo uma delas exatamente a opção de transporte de cargas quando houver greves como no primeiro semestre de 2018:
"- conforto, economia e segurança dos passageiros: em 80 anos de transporte ferroviário nas regiões Norte e Central de Minas, ocorreram 3 ou 4 mortes, ao contrário das rodovias, onde esse número é quase diário. Além disto, o usuário tem opções de poltrona, poltrona-leito, cabine e restaurante, por exemplo, como o excelente "trem de luxo", que circulou em nossa região nos anos 60 e 70.
- o transporte de cargas por ferrovias também é muito mais econômico e seguro do que por rodovias, sendo que nestas o intenso tráfego de enormes caminhões, bi-trens, tri-trens, cegonheiras etc tem grande influência para que ocorram acidentes gravíssimos nas mesmas, com maior número de vítimas nos veículos de menor porte. E quase sempre os congestionamentos nas rodovias, provocados por esses grandes veículos, em casos de acidentes, são de longa duração e paralisam o trânsito normal da estrada, com grande número de outros veículos bloqueados.
- as ferrovias podem ser opções para o transporte de passageiros e cargas quando houver eventuais greves de caminhoneiros, que conseguem parar até todo o pais, como ocorreu no 1o. semestre de 2018.
- as locomotivas podem tracionar os vagões usando combustíveis derivados do petróleo ou através de linhas de energia elétrica, o que também contribui para menor dependência dos combustíveis e de poluição gerada pelos mesmos.
- por ser muito mais econômico, no transporte ferroviário não há cobrança de pedágios, como a atual na BR-135, com tantos problemas para os usuários, conforme recentes mensagens neste Mural. Em 4/4/2019 fiz a viagem Moc-BH, paguei 6 pedágios, no total de R$41,20, com mais de 1 hora de acréscimo ao tempo de viagem, por este motivo e devido a paradas para obras.
- quem sabe algum dia nós ou nossos descendentes poderemos usufruir de uma malha ferroviária digna dos países mais desenvolvidos, como França, Alemanha, Inglaterra, Japão, Rússia e Estados Unidos, com trens de velocidades médias mais altas do que os do Brasil, como destacou a mensagem 83528, de 11/9/2018:..
...Sabemos que o transporte ferroviário é o mais confortável, seguro e econômico, tanto de cargas, como de passageiros. Falta sua modernização e expansão no Brasil, com enormes benefícios para todos.
Por outro lado, considerando rodovias: "11/09/18 - 9h - Só nas estradas federais de Minas, 8 morreram em 101 acidentes no feriadão, com 144 feridos".

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro
15/7/2023, 19h45m

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86793
De: Manoel Hygino Data: Sábado 15/7/2023 07:38:20
Cidade: Belo Horizonte

Rodovia sem morte

Manoel Hygino

Os jornais de Belo Horizonte deram ao assunto as dimensões das esperanças depositadas no tema no decorrer de décadas. Refiro-me à duplicação da BR-381, ligando a capital a Governador Valadares. Enfim, trata-se mais do que uma simples esperança, porque um anseio e uma necessidade sensível e sentida em dois trechos enormes do território mineiro.

Durante o tempo decorrido desde a primeira ideia até agora, somando um extenso lapso de tempo, a economia mineira ficou gravemente estrangulada, enquanto o projeto ou planos (quem saberia a verdade?) permanecia ou permaneciam nas gavetas oficiais ou transitando por ínvios caminhos da burocracia.

Todos perdemos. Desde os pequenos produtores regionais como as poderosas empresas transportadoras de cargas pesadas, obrigadas a percorrer distâncias maiores, em detrimento de sua economia e da nacional.

Popularmente, esta estrada definida como BR-381 prejudicou as regiões pelas quais deveria passar em Minas Gerais, cuja malha rodoviária é a maior do país e também o prejudicou, estrangulado como se disse por motivos jamais sabidos realmente, mas em todo caso sinistros.

O adjetivo cabe bem na frase “sinistro” também pelo grande número de acidentes, muitos fatais e com número elevado de vítimas. Não sem razão passou a ser conhecida como a Rodovia da Morte.

Mas não se deve ignorar que as obras ora equacionadas, pelo menos no papel, não se executarão a curto ou médio prazo. A expectativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres é de o empreendimento estar concluído até 2032. Serão mais nove longos e sofridos anos, meses e dias, além dos já transpostos pelo relógio do tempo e da história.

Não se trata, porém, de apenas a rodovia propriamente dita, porque estão inseridas a duplicação de trechos, a construção de terceira pista, cinco praças de pedágio. No entanto, não tenhamos apressadas esperanças. Por enquanto, o que se leiloará será apenas trecho Belo Horizonte-Governador Valadares, nove dias antes de festejarmos a proclamação da República.

Os mineiros interessados, os que vivem na região a ser beneficiada com o projeto, sentem-se felizes, embora com alguma natural desconfiança. Perguntam-se: Será que, desta vez, se concretizará o empreendimento? Sem ser lúgubre, com a obra só perderão as funerárias e as famílias das vítimas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86792
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 12/7/2023 09:51:49
Cidade: Montes Claros/MG

Classificação em ordem decrescente das cidades citadas na mensagem 86786, de 11/07/2023, considerando os casos confirmados e mortes por dengue e chikungunya por 100 mil habitantes.

Class. / Cidades / Casos conf. dengue / Casos conf. dengue por 100 mil habitantes
1º Passos 12.378 11.058
2º Uberaba 14.296 4.231
3º Uberlândia 25.470 3.571
4º Montes Claros 13.651 3.295
5º Betim 11.164 2.711
6º Contagem 13.306 2.140
7º Belo Horizonte 17.310 747

Class. / Cidades / Mortes por dengue / Mortes por dengue por 100 mil habitantes
1º Itaú de Minas 7 48,6
2º João Pinheiro 7 14,9
3º Monte Carmelo 7 14,7
4º São Sebastião do Paraíso 8 11,1
5º Passos 7 6,2
6º Patos de Minas 9 5,6
7º Uberaba 11 3,2
8º Uberlândia 12 1,7
9º Belo Horizonte 7 0,3

Class. / Cidades / Casos conf. chikungunya / Casos conf. chikungunya por 100 mil habitantes
1º Jaíba 2.879 7.644,7
2º Januária 3.266 5.014,6
3º Teófilo Otoni 3.144 2.287,9
4º Sete Lagoas 4.727 2.079,1
5º Montes Claros 8.586 2.072,7
6º Ipatinga 4.603 2.021,2
7º Belo Horizonte 5.601 241,9

Class. / Cidades / Mortes por chikungunya / Mortes por chikungunya por 100 mil habitantes
1º Joaima 2 14,4
2º Curvelo 3 3,7
3º Montes Claros 6 1,4
4º Sete Lagoas 3 1,3

Afonso Cláudio
12/7/23, 9h48m

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86791
De: Manoel Hygino Data: Quarta 12/7/2023 09:09:42
Cidade: Belo Horizonte

Um território inesquecido

Manoel Hygino

Não perco as oportunidades, que são muitíssimas, de falar sobre Montes Claros. Porque é minha terra, a que devoto o maior carinho e admiração. Só poderia ser assim, evidentemente. O que me, aliás, leva também a reler a mensagem do ilustre desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, que já foi juiz de Direito na Comarca, tornou-se Cidadão Honorário e nutre pela grande cidade norte-mineira a maior estima e respeito.

Registrou, dias atrás, o magistrado nascido em São João del Rei: “escrever sobre Montes Claros e sua gente é inspirador”. Conterrâneos agora, posso voltar ao meu tema de 28 de junho último, quando prestei minha homenagem a Konstantin Christoff, médico por vocação e notável pintor. O registro, recebi do jornalista e advogado Paulo Narciso, a observação que lhe enviara, assinada pelo atento Afonso Claudio: “na excelente mensagem 86772, de 28/6/2023, "Konstantin, cem anos", consta a data do nascimento dele em 12 de maio de 1923, na Bulgária, porém, conforme o livro "Efemérides Montesclarenses", do Dr. Nelson Vianna, ele nasceu em 18 de junho de 1923:

"— Nasce em Strajitza, Bulgária, o dr. Konstantin Christoff, filho de Christo Raeff e dona Russa Christova. Fez o curso primário em sua terra natal, o secundário, no Ginásio Municipal de Montes Claros, diplomando-se em Medicina pela U. M. G., em 1948. É cirurgião do Hospital N. S. das Mêrcês, de Montes Claros e do SESP, de Bocaiúva. Espírito de artista, faz ilustrações e caricaturas para diversos jornais e revistas, de Montes Claros e da Capital mineira. E’ escultor-amador e fundou, em Montes Claros, a revista Encontro”, lançada a 25 de junho de 1960”."E o irmão dele, o engenheiro Raio, faleceu em acidente aéreo, em Matias Cardoso, na data de 6/4/1952, conforme o mesmo livro”.

Mas, para explicar-me ou justificar-me, acrescento que as datas mencionadas foram colhidas em extensa e bela reportagem de Luiz Ribeiro, incluída em jornal de Belo Horizonte, em 30 de junho passado, a despeito das anotações do nosso grande Nelson Vianna; que era de Curvelo, mas – conhecendo a cidade ao Norte- nela se radicou e lhe dedicou inúmeras páginas de nossa história.

Graças a sua dedicação à pesquisa e ao cuidadoso registro de fatos e pessoas, a crônica da vasta região do sertão de nosso estado não se perdeu ou não se restringiu à memória dos pósteros. Enfim, a de todos que focalizou se guardaram páginas inesquecíveis de um território brasileiro próspero e querido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86790
De: José Ponciano Neto Data: Terça 11/7/2023 21:57:26
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

SESSÃO MAGNA DE REASSUNÇÃO E POSSE DO VENERÁVEL MESTRE E SUA DIRETORIA NA A.’. R.’.L.’.S.’. UNIÃO, PAZ E JUSTIÇA Nº 1781

A A.’.R.’. L.’. S.’. União, Paz e Justiça, nº 1781, do Oriente de Montes Claros/MG, Federada ao Grande Oriente do Brasil, no último 26 de Junho de MMXXII promoveu a reassunção e posse do seu “novo” Venerável Mestre Ir.’. Ramon da Silva Ribas para presidir e conduzir os destinos da Oficina no período de 2030/2025.(foto)

A Sessão Magna de instalação e posse foi marcada por uma atmosfera de harmonia e uma egrégora elevada.

A cerimônia foi conduzida pelo Presidente da Comissão Especial Instaladora Venerável Irmão José Anastácio Neto, membro do Ilustre Conselho Maçônico do GOB-MG. A Comissão Especial Instaladora contou o Sapientíssimo Ir.’. Celso Costa de Souza (Medalha Dom Pedro I) no cargo de 1º Vigilante – O Mestre Instalado Past-Venerável Ir.’. José Ponciano Neto no cargo de 2º Vigilante.

Todos trouxeram suas experiências e sabedoria para execução dos trabalhos durante a cerimônia.

Estiveram presentes ainda vários Irmãos de diversas coirmãs de vários orientes do Norte de Minas - convidados e autoridades maçônicas como: Veneráveis Mestres – Mestres Instalados – Mestres – Companheiros e Aprendizes.

O Venerável Mestre Ir.’. Ramon da Silva Ribas foi empossado com a responsabilidade de liderar a oficina (loja) com seu comprometimento e dedicação à maçonaria. O venerável Irmão assumiu o encargo com muito entusiasmo e a promessa de honrar todos os princípios e valores que regem a maçonaria, prometendo uma gestão melhor que a pretérita.

Além do Venerável Mestre, tomou posse a nova Diretoria da Loja também composta por uma equipe capacitada e comprometida - ficando assim composta:

1º Vigilante: Ir.’. Melquíedes Ferreira de Oliveira

2º Vigilante: Ir.’. Gerley Aparecido P. Guimarães

Orador: Ir.’. Marcelo Lelis Stehling

Secretário: Ir.’. Antônio Lúcio da Silva

Tesoureiro: Ir.’. Dalton Mendes Mota

Chanceler: Ir.’. José Henrique Gomes Pereira

Com a reassunção do venerável Mestre e a posse da nova Diretoria os obreiros da A.’.R.’. L.’. S.’. União, Paz e Justiça, nº 1781 aguardam com expectativa as ações e realizações que serão conduzidas pela nova diretoria nos próximos dois anos.

Após a sessão magna foi servido um Ágape para os presentes que puderam estreitar ainda mais os laços de fraternidade que nos unem como verdadeiros irmãos.

REFLEXÃO: "Leva tempo para alguém ser bem sucedido - porque o êxito é a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito."

XXVI – VI – XXIII
(*) José Ponciano Neto é ex-Venerável da Loja maçônica Deus União e Trabalho nº 3.310 – Membro da Loja Maçônica União, Paz e Justiça nº 1.781 - Membro da A.`.R.`.L.`.E.`.P.`. Cavaleiros do Vale do Jequitaí nº 4.764 - Suplente de Dep. Federal no Grande Oriente do Brasil em Brasília DF. CIM: no GOB nº 243.540

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86789
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 8/7/2023 09:51:31
Cidade: Montes Claros/MG

Velocidades mais baixas reduzem risco de tragédias nas estradas

Pela experiência adquirida ao longo de quase 40 anos dirigindo em rodovias de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro, sem nenhum acidente, tanto nas vias urbanas, como nas estradas, graças a Deus, posso afirmar que os motoristas têm que se conscientizar que a energia cinética de um veículo (é a energia devida ao seu movimento) é proporcional ao quadrado da sua velocidade. Se a velocidade dobra, a energia quadruplica. Se a velocidade triplica, a energia é 9 vezes maior, por exemplo.

Portanto, numa colisão frontal, a mais perigosa e mais comum nas rodovias de pistas simples, como as velocidades se somam no instante do choque, a energia cinética atinge valores altíssimos, resultando em tantas tragédias nas estradas, com mortos e feridos graves.

Havendo essa conscientização e os motoristas trafegando em velocidades mais moderadas e compatíveis com as rodovias por onde passam, bem como as autoridades de trânsito estabelecendo limites de velocidade e fiscalizando a obediência dos motoristas, inclusive com radares, haveria reduções significativas dos acidentes tão graves que a todo momento ocorrem nas pistas brasileiras.

Claro que os demais cuidados ao dirigir devem também ser postos em prática, por exemplo, uso do cinto de segurança, manutenção do veículo, direção defensiva, não dirigir com sono ou tendo feito uso de bebida alcoólica etc.
E rodovias seguras, bem sinalizadas e conservadas, lembrando sempre das rodovias duplicadas onde o trânsito mais pesado exigir.

Mas a prática da velocidade moderada e de acordo com a sinalização, por si só já significa grande segurança para os motoristas e passageiros.

Afonso Cláudio - Engenheiro
8/7/2023, 9h37m

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86788
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 5/7/2023 14:08:27
Cidade: Montes Claros/MG

Trânsito violentíssimo

I) "Um homem de 33 anos e uma mulher, de 56, morreram na tarde desta sexta-feira (30/6) após o carro em que eles estavam bater contra uma caminhonete na MG-402, em Brasília de Minas"
Sábado 01/07/23 - 8h05

II) "Carro vinha de Pedras de Maria da Cruz para Lontra: "...após o condutor perder o controle da direção, o veículo saiu da pista e chocou-se contra uma árvore, vindo a ficar capotado em uma ribanceira". O motorista de 39 anos morreu"
Segunda 03/07/23 - 7h13

III) "Na tarde de segunda, mais um grave acidente na BR-251: 2 homens morreram em carro que se partiu contra carreta. Motorista buscou socorro por 1 km. Rodovia ficou fechada no trecho e parte da carga, de fogões, foi saqueada como sempre"
Terça 04/07/23 - 7h44

Impressionantes demais as fotos desses três acidentes, publicadas pelo montesclaros.com, mostrando os veículos totalmente destruídos pela violência dos choques mecânicos.
Muito trágico o quadro que não para de crescer.
Totais nos 3 acidentes: 5 mortos e 2 feridos graves, com idades entre 33 e 56 anos.

Entre 18/02/2022 e 04/07/2023 (1 ano e meio) anotei 304 acidentes de trânsito, sendo a grande maioria no Norte de Minas, que resultaram em 197 mortos e 492 feridos, em 550 dias corridos.
Considerando 130 dias em que ocorreram 201 acidentes anotados em 1 ano, como na mensagem 86763, de 23/6/23, teremos 196 dias para 1 ano e meio e:
acidentes/dia: 304/196 = 1,5 x 365 = 547 acidentes/ano
mortos/dia: 197/196 = 1,0 x 365 = 365 mortos/ano
feridos/dia: 492/196 = 2,5 x 365 = 912 feridos/ano

Que o Senhor, Pai Nosso, Deus da Vida, abençoe os usuários, os familiares, parentes e amigos das vítimas e os gestores do trânsito nas rodovias e nas cidades.

Afonso Cláudio - Engenheiro
05/07/2023, 13h54m
Amanhã: Santa Maria Goretti

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86787
De: Manoel Hygino Data: Terça 11/7/2023 09:50:56
Cidade: Belo Horizonte

O mito Chávez

Manoel Hygino


Falando no dia 12 de junho, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, em convenção do Partido Republicano, declarou que, se reeleito em 2020, teria “tomado” a Venezuela e “pegado todo o seu petróleo”. O pensamento define bem o caráter do orador.

Segundo Trump, tido como um multimilionário que só engana e agrada seus eleitores, a Venezuela estava prestes a colapsar e os EUA teriam se apossado do país e aproveitado seus recursos petrolíferos. Criticou a compra do produto venezuelano, que enriquecia um ditador, embora o petróleo ali extraído seja o pior que se pode obter. Mas a Venezuela, com seus graves problemas, não sobreviveria sem o ouro negro, base de sua economia e responsável por mais de 90% das exportações do país.

Curioso: em seu excelente livro sobre a América Latina, o Nobel de literatura, Mario Vargas Llosa, não faz sequer referência à Venezuela. Pergunto-me porque. A resposta deve estar na própria retrospectiva de sua história, nas últimas décadas. O atual presidente, Nicolás Maduro, é uma simples continuação de mandatários que não corresponderam à esperança de seus súditos.

Maduro, por sinal, há muitos anos no poder, embora sem escolha livre dos conterrâneos, só governa pelo viés totalitário. É sucessor de Hugo Chávez (com acento no a), que não gostava de analisar sua atuação com objetividade.

Juliano Machado e Rodrigo Turrer, de “Época”, em reportagem de dez anos atrás, já recordavam que Chávez, “apesar da aparente humildade ao se considerar “só um soldado de Cristo”, apresentava-se como uma figura transcendental, um enviado por forças maiores para guiar seu país”.

Passei por lá, muitos antes: o povo era saudável e comunicativo, orgulhava-se de sua nacionalidade. O petróleo rendia muito e bem servia. Pelo menos era o que se sentia. Depois, apareceu Chávez, que mesmo doente – o terrível câncer que lhe roubou a vida – inspirava confiança ao povo, embora recolhido ao leito e assistido pelos médicos.

Depois da partida procurou-se manter o mito. Com ele, a inglória missão de seus discípulos políticos, entre os quais Maduro, de conservar aquilo que se entende por chavismo. O “namoro” de Lula com Maduro chama a atenção das Américas. A não ser que a aproximação represente um modo de fazer com que a Venezuela pague o Brasil o empréstimo concedido para construção do metrô de Caracas. Será? Surtirá efeito? Vamos esperar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86786
De: O Tempo Data: Terça 11/7/2023 12:28:46
Cidade: Belo Horizonte

Jornal O Tempo, de BH:

MG tem 300 mil casos de dengue e chikungunya; veja cidades com mais registros

Em relação à dengue, os casos estão concentrados no Triângulo Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte e Norte de Minas
Lucas Gomes

Minas Gerais superou 300 mil casos de chikungunya e dengue nesta semana. Desde março, o Ministério da Saúde afirmou que o Estado vive uma epidemia de arboviroses.

Em relação à dengue, os casos estão concentrados no Triângulo Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte e Norte de Minas. Uberlândia lidera os casos e os óbitos pela doença. Já os registros de chikungunya são liderados por Montes Claros.

Veja a lista das cidades com mais casos confirmados de dengue:
Uberlândia - 25.470
Belo Horizonte - 17.310
Uberaba - 14.296
Montes Claros - 13.651
Contagem - 13.306
Passos - 12.378
Betim - 11.164

Veja a lista das cidades com mais mortes por dengue:
Uberlândia - 12
Uberaba - 11
Patos de Minas - 9
São Sebastião do Paraíso - 8
Belo Horizonte - 7
Itaú de Minas - 7
João Pinheiro - 7
Monte Carmelo - 7
Passos - 7
Veja a lista das cidades com mais casos confirmados de chikungunya:
Montes Claros - 8.586
Belo Horizonte - 5.601
Sete Lagoas - 4.727
Ipatinga - 4.603
Januária - 3.266
Teófilo Otoni - 3.144
Jaíba - 2.879
Veja a lista das cidades com mais mortes por chikungunya:
Montes Claros - 6
Curvelo - 3
Sete Lagoas - 3
Joaíma - 2

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86785
De: Manoel Hygino Data: Quarta 5/7/2023 09:56:30
Cidade: Belo Horizonte

Magistrados nas letras

Manoel Hygino

Está circulando o número de abril da MagisCultura, publicação de cultura e arte dos magistrados mineiros. Pode-se, com alegria, confirmar que a edição realmente dá “um banho de Brasil”, como realça o presidente da entidade, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

A primeira matéria é um artigo/ ensaio do desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima focalizando Darcy Ribeiro, cujo centenário se comemorou no ano passado. Seguindo a temática, Amaury Silva, Juiz de Direito do TJMG em Governador Valadares, comenta “Maíra”, romance do prestigioso antropólogo de Montes Claros e membro da ABL, vindo depois magistrado aposentado Gutemberg da Mota e Silva sobre José Lins do Rego.

Aldina Soares, Juíza de Direito do TJMG, dedica matéria sobre Nélida Piñon, que abriu caminhos para a literatura de mulheres no país. Manoel Hygino dos Santos e Manoel Marcos Guimarães, este editor da MagisCultura, fazem um histórico da serenata e da seresta no Brasil, com ênfase em Minas Gerais, onde a modalidade musical ganhou destaque muito especial. Aliás, inspirou-se nelas a artista plástica Sandra Bianchi, que oferece belíssima ilustração à revista, uma das mais bem produzidas nos estados brasileiros.

E há mais: o Juiz de Direito do TJMG aposentado Jorge Paulo dos Santos trata de um escritor muito discutido em nosso meio, que é Nélson Rodrigues, de vida marcada por uma série de dramas pessoais e profissionais.

A Juíza de Direito do TJMG, em Guanhães, Silvia Nascimento comparece com o conto “Ofiúco”, enquanto o Juiz Amaury Silva, de Governador Valadares; Renato César Jardim, aposentado; José Quintino Silva Galinari, desembargador aposentado; Llewellyn Medina, também desembargador já aposentado; Aldina Soares, Juíza do Tribunal, apresentam suas poesias e o Juiz do Tribunal em Araxá, oferece a crônica “Cozinha”, fechando a bela edição.

Enfim, é sempre prazeroso saber que nossos magistrados são sensíveis aos chamamentos da cultura e da arte. Aí temos demonstrações suficientes, que merecem e devem ser degustadas com prazer e enlevo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86784
De: Manoel Hygino Data: Sábado 8/7/2023 07:34:13
Cidade: Belo Horizonte

Sepúlveda e Sabará

Manoel Hygino


Todos os que o conheceram renderam homenagem ao ensejo do falecimento do advogado José Paulo Sepúlveda Pertence, em Brasília, no último 2 deste mês. Manifestações de pesar emanaram de todas as fontes, expressando o sentimento pelo adeus de um dos grandes juristas brasileiros do século XX e XXI.

Dentre outras matérias em que teve atuação brilhante e decisiva, estão a garantia de direito de voto a jovens de 16 anos, a implementação do voto eletrônico, além de ter relevante papel em favor do diálogo no país e defesa do Estado Democrático de Direito, o que lhe valeu a cassação no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, durante a ditadura militar.

Íntegro e respeitado, brilhante como jurista e corajoso como brasileiro patriota, influenciou positivamente gerações dos nascidos neste país. O ministro Gilmar Mendes, do STF, ressaltou: “Pertence atuou na resistência à ditadura, na reconstrução democrática, na defesa da Constituição de 1988 desde sua promulgação. Sua situação como Procurador-Geral da República e como Ministro do STF foi marcante. Tenho orgulho de ter sido seu colaborador na PGR e colega no STF”, afirmou o magistrado.

Sepúlveda Pertence nasceu em 21 de dezembro de 1937, em uma das três primeiras vilas criadas na região e soube honrar a sua Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará, cuja primitiva jurisdição compreendia toda a parte do território da Capitania, menos Vila do Carmo, Mariana, e Vila Rica, outro Preto, presentemente.

Aliás, um outro Sepúlveda ficou intimamente vinculado à história de Sabará. Foi o médico Joaquim Aureliano Sepúlveda, nascido em Salvador, em 1861, que veio exercer clínica geral e se instalou na histórica cidade para sempre. Ali teve atuação elogiada como servidor da Santa Casa Local, conforme relatório do diretor Zoroastro Passos.

Segundo Pedro Salles, historiador da medicina na capital, Seúlveda exerceu a clínica geral, mas também foi pioneiro em oftalmologia, realizando uma cirurgia famosa, de primeira catarata congênita por aqui. É autor de uma tese sobre “amputação nas feridas por arma de fogo com fraturas” e foi Delegado de Higiene em Sabará, quando irrompeu grave epidemia de varíola, que lhe custou a saúde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86783
De: O Tempo Data: Quinta 6/7/2023 12:58:08
Cidade: Belo Horizonte

Divulgação da Polícia Civil:

Sargento é indiciado por matar tenente dos Bombeiros em Montes Claros

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito que apurou o homicídio de um tenente do Corpo de Bombeiros Militar, de 42 anos, em Montes Claros, no Norte do estado. O crime ocorreu no dia 5 de maio deste ano, quando a vítima saía de casa para trabalhar.
O suspeito, um sargento de 38 anos, lotado na mesma instituição, foi indiciado por homicídio, qualificado por motivo torpe (vingança), mediante emboscada, com impossibilidade de defesa para a vítima e, ainda, agindo contra profissional de segurança pública, em razão da função, com amparo constitucional inserido no Código Penal. Ele também foi indiciado por uso de documento falso e violação de sigilo funcional, visto que se aproveitou do acesso restrito aos sistemas do Corpo de Bombeiros para a obtenção do endereço residencial da vítima.

Motivação

A PCMG apurou que a motivação teve origem em uma animosidade entre vítima e indiciado. Conforme relatado pelo suspeito, havia um desentendimento entre eles desde o mês de fevereiro, quando trabalharam juntos. Algumas testemunhas também confirmaram atritos entre os dois.

De acordo com o delegado Bruno Rezende, as investigações apontaram para um crime premeditado, contando com planejamento sobre a execução e a posterior fuga do local. Levantamentos apontam que, na véspera do atentado, o suspeito teria sacado a quantia de R$ 17 mil, utilizada para pagar hotéis com dinheiro em espécie. Ele ainda teria subtraído o documento de outra pessoa e colado sua foto, para apresentação durante as hospedagens. As investigações também apontam que ele habilitou um novo chip de celular, com a intenção de não ser rastreado pela Polícia Civil.

O inquérito policial foi concluído na última segunda-feira (3/7) e encaminhado à Justiça.

***

Jornal O Tempo, de BH:

Polícia indicia bombeiro que matou colega em Montes Claros

Militar segue preso e recebendo salário
Lucas Gomes

Um sargento do Corpo de Bombeiros, suspeito de matar o tenente Rafael Alves Veloso, de 42 anos, em Montes Claros em maio deste ano, foi indiciado pela Polícia Civil. O crime ocorreu na porta da casa da vítima no dia 5 de maio.

O indiciamento feito pela Polícia Civil cita homicídio duplamente qualificado, realizado de forma que dificultou a defesa da vítima, além de ser um crime premeditado.

O tenente foi morto na porta de casa quando saía para trabalhar. Ele estava fardado quando foi alvejado pelo sargento. Quatro dias após o crime, o sargento se apresentou na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).

Após cometer o homicídio, o homem foi para Salvador, na Bahia. Lá, ele pediu para que o advogado e a esposa negociassem a rendição. Ele voltou para Montes Claros de ônibus. Segundo as investigações, no dia do crime, o sargento saiu de casa às 6h17, foi em uma padaria, comprou pão, deixou o alimento em casa e foi até a casa da vítima em uma moto, onde cometeu o crime.

Segundo as informações na época do crime, o suspeito estaria com problemas psicológicos e não aceitou bem uma cobrança feita pelo tenente. O coronel Júlio Toffoli do Corpo de Bombeiros, responsável pelo batalhão onde vítima e suspeito trabalhavam, disse que essa linha de investigação não está confirmada. "Com a prisão do sargento a gente entende que a investigação vai avançar e aí vamos ter mais informações", pontuou. O coronel afirmou que o sargento "não tem nenhuma restrição médica e trabalhava normalmente".

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que instaurou Inquérito Policial Militar(IPM) para apurar os fatos. “O indiciado se encontra preso e à disposição da Justiça. O inquérito foi finalizado e enviado à Justiça Militar Estadual que dará prosseguimento ao caso”, diz o comunicado. O militar segue preso e recebendo salário até que haja uma condenação contrária.


***

Jornal Estado de Minas, de BH:

Polícia indicia sargento acusado de matar tenente do Corpo de Bombeiros

Anderson Pinheiro Neves, de 39 anos, matou o tenente Rafael Alves Veloso. Ele foi indiciado por homicídio qualificado. Vítima foi assassinada pelas costas
Jéssica Alves

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou na quarta-feira (5) que indiciou o sargento do Corpo de Bombeiros Anderson Pinheiro Neves, de 39 anos, que matou o tenente Rafael Alves Veloso, de 42 anos, em Montes Claros, no Norte de Minas.

O sargento foi indiciado por homicídio qualificado, por agir de forma premeditada e impossibilitar a defesa da vítima, assassinada pelas costas, explicou o delegado Bruno Rezende.


O caso aconteceu no dia 5 de maio deste ano, quando o tenente foi atingido com tiros, na saída para o trabalho. O autor, que estava em uma moto, fugiu do local.

No dia 9 de maio, Anderson foi preso após se entregar e confessar para a polícia a autoria do crime. Ele usou a arma usada no homicídio.

O delegado o autor dos disparos usou um documento falso para a sua fuga, subtraído no batalhão dos bombeiros.

O crime

O tenente Rafael Veloso foi morto a tiro, quando saía de casa para o trabalho, no Bairro Ibituruna, área de classe média/alta da cidade. De acordo com o boletim de ocorrência, foram feitos 14 disparos com uma pistola 380 e quatro acertaram a vítima, que morreu no local.

O delegado Bruno Rezende informou, no dia da prisão de Anderson, que uma desavença teria motivado o crime, pois ele alegou que foi até a casa de Rafael Veloso para `conversar" sobre questões relacionadas a serviço.

As investigações da polícia apontaram que o assassinato foi premeditado, assim como a fuga.

"Informações preliminares dão conta de que havia desavenças entre ambos (autor e vítima), supostamente ligada a questões funcionais, não relatadas à instituição (Corpo de Bombeiros). Isso teria sido suficiente para alterar o ânimo do autor, que teria providenciado o para executar a vítima", disse.



Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86782
De: Corpo de Bombeiros Data: Quarta 5/7/2023 19:00:43
Cidade: Montes Claros

Divulgação do Corpo de Bombeiros:


Na manhã desta quarta-feira, 05 de julho, por volta das 07h00, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Janaúba deslocou-se até o km 866 da BR 122 na zona rural de Urandí, 200 metros após a divisa de Minas com a Bahia, para atendimento de uma ocorrência de um caminhão carregado com manga que saiu da pista numa curva e tombou.

No local, os militares realizaram a avaliação e isolamento da cena e confirmaram que tratava-se de uma vítima do sexo masculino, D.S.D.S de 34 anos, condutor do caminhão que encontrava-se preso às ferragens devido ao esmagamento da cabine.

A vitima teve seu óbito constatado pelo médico do helicóptero Arcanjo 03 de Montes Claros (BOMBEIRO/SAMU) do Serviço Aereo Avançado de Vida( SAAV) que prestou apoio na ocorrência.

Os bombeiros de Janaúba atuaram em conjunto com policiais civis e militares do estado da Bahia e também com os policiais militares mineiros.

Após a liberação por parte da perícia, os bombeiros iniciaram a estabilização do caminhão para segurança nas operações e posteriormente desencarceraram o corpo do motorista.
Finalizados os trabalhos dos bombeiros, a cena ficou sob responsabilidade dos policiais Baianos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86781
De: Manoel Hygino Data: Terça 4/7/2023 09:44:24
Cidade: Belo Horizonte

Droga em julgamento

Manoel Hygino


O Supremo Tribunal Federal ainda se encontra às voltas com discussões no julgamento da constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, que é de 2006 e criminaliza a aquisição, guarda e transporte desse tipo de produto para uso pessoal. O caso concreto levado ao STF reside em um recurso contra a condenação de um homem pelo porte de maconha para uso pessoal, proferida pela justiça de São Paulo.

Três ministros já votaram não considerando crime no caso do porte de maconha para consumo próprio. Os ministros Luiz Roberto Barroso e Edson Fachin entenderam que a descriminalização deve ser limitada ao porte para uso pessoal da droga. E as demais? Pergunta-se.

O ministro Gilmar Mendes defende a descriminalização do porte para consumo pessoal de todas as drogas. Que beleza, não é?, mas propõe a aplicação de sanções administrativas, com exceção da pena de prestação de serviços à comunidade. Por que, hein? Trabalhar é pernicioso ao ser humano?

E o problema fica desse tamanho, sem solução prática, inclusive com objetivo educativo. Mas tudo leva a pensar no que ocorre com as centenas de pessoas que se reúnem diariamente na malsinada e já famosa “Cracolândia”, talvez o maior núcleo de usuários de drogas da maior cidade do hemisfério, no Estado mais rico da nação. Que exemplo!

Seria o caso de se sair pesando quantos gramas de maconha carrega consigo cada ocupante de trechos de vias públicas de São Paulo? E, também, de conferir se cada um usa efetivamente a maconha nas reduzidas porções permitidas ou permissíveis pelo diploma legal?

O estado ou o município se veria na obrigação de contratar servidores para acompanhar os policiais na pesagem da droga na via pública, a fim de verificarem se realmente os viciados estavam levando consigo o número de gramas estabelecido... E se há, ademais, de estabelecer seguramente quem é usuário e quem é traficante, algo que a legislação atual não especifica.

O que se sabe, porque se lê no noticiário dos jornais e rádios, bem como se vê pela TV, é que o Brasil se torna um imenso palco para passagem e consumo de drogas.

Uma vergonha e uma calamidade, que não se sabe quando terminará, ou uma última e gravíssima alternativa, ou se a droga acabará com nosso futuro?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86780
De: Afonso Cláudio Data: Segunda 3/7/2023 11:49:51
Cidade: Montes Claros/MG

166 anos de Montes Claros

Uma modesta homenagem à querida Montes Claros nos seus 166 anos.
É a reprodução de mensagem que o montesclaros.com publicou em 2014, de minha autoria, mas principalmente do Dr. Francisco Sá.

"Reparem bem a beleza da oratória. Ele foi considerado um dos maiores oradores do Brasil, do nível do grande jurista e político Ruy Barbosa. E também, o que me impressionou muito, parece uma verdadeira profecia do crescimento de Montes Claros, que hoje tem cerca de 400.000 habitantes, mas, na época em que ele discursou, tinha cerca de 5.000 habitantes apenas.
É uma verdadeira obra de arte com as palavras, com figuras de linguagem e expressões sublimes, que já não ouvimos nos dias de hoje, mas que, quis Deus, ficassem guardadas para nós, para que possamos admirar o amor de um grande brasileiro pela sua região e pelos seus antepassados, e para que possamos mostrar para nossos descendentes, pois daqui a 90 anos, ou 180 anos, a beleza dessas palavras será atual.

"Montes Claros, coração robusto do sertão mineiro, eu nunca te vira e já te amava, em teu nome, em tua tradição, em teus homens, em teu destino!
Eu não havia recebido ainda, como ontem e hoje recebi, a impressão de tua beleza, esplendor destes dias de ouro, com que me acolhem o encanto de tua hospitalidade, e já minh`alma estava presa à tua fortuna.
Por que não hei eu de dizer as razões do coração que para ti conduziram o meu afeto e a minha ação?
Por que dissimular o manancial de amor de onde esta corrente deriva?
Por que desconhecer que eu vi em ti o centro e o guia da região na qual se esconde, obscuro e ignoto, o pequeno pedaço de terra em que deslizaram os meus primeiros dias, e onde alveja à margem do Gorutuba sussurrante, a minha humilde capela batismal?
Tu és a irmã da cidade alpestre que é a sede do meu município natal.
Deste mesmo céu, que é a glória de teus dias e a doçura melancólica de tuas noites, desceram as primeiras bênçãos, que me iluminaram o caminho da vida, e que, espero em Deus, hão de ser, através das sombras da reminiscência final, a derradeira claridade de meus olhos.
Guarda tua terra as cinzas do inesquecível antepassado que deu nome à minha família e de cujo espírito, impregnado de misticismo liberal, recebi a sugestão do amor à liberdade, que foi o sonho radioso da minha geração."

Discurso pronunciado pelo Dr. Francisco Sá, Ministro da Viação, em Montes Claros, em 8 de junho de 1924.

Parabéns Montes Claros e que Deus abençoe a nossa terra e seu povo. População atual: 414.240.

Afonso Cláudio
03/07/2023, 11h40m - São Tomé, Apóstolo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86779
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 1/7/2023 18:18:13
Cidade: Montes Claros/MG

22 acidentes de trânsito

Considerando 21 acidentes de trânsito ocorridos no Norte de Minas e 1 no Anel Rodoviário de BH (total de 22), em rodovias e cidades, referentes ao período entre 16/6/23 e 30/6/23, encontrei os seguintes resultados:
Veículos envolvidos 32
Mortos 13
Feridos 52

Abaixo, as participações percentuais das rodovias e das zonas urbanas (ZU) e rurais (ZR) em ordem decrescente:

Class. / Rodovias / Acidentes / %
1º MGs 8 36,4
2º BR-251 4 18,2
3º BR-135 3 13,6
3º ZU 3 13,6
3º ZR 3 13,6
4º BR-365 1 4,5
Total 22 99,9

Class. / Rodovias / Mortos / %
1º MGs 6 46,1
2º BR-135 4 30,8
3º BR-251 2 15,4
4º ZR 1 7,7
5º ZU 0 0
Total 13 100,0

Class. / Rodovias / Feridos / %
1º BR-135 18 34,6
1º MGs 18 34,6
2º ZR 6 11,5
3º ZU 5 9,6
4º BR-365 4 7,7
5º BR-251 1 1,9
Total 52 99,9

Class. / Veículos / Quant. / %
1º Carros 11 34,4
2º Caminhões 9 28,1
3º Carretas 4 12,5
3º Motos 4 12,5
4º Caminhonetes 2 6,2
5º Ônibus 1 3,1
5º Bicicletas 1 3,1
Total 32 99,9

Neste conjunto de 22 acidentes as MGs são o principal destaque nos números de acidentes e de mortos. Em feridos as MGs aparecem no 1º lugar junto com a BR-135.

Entre os 22 acidentes há um, ocorrido ontem, na Rua Padre Augusto, esquina com a Avenida Coronel Prates (...)


Infelizmente, a violência do trânsito continua, seja devido às deficiências das rodovias e do trânsito urbano e rural ou das falhas humanas.
Além da vítima com ferimentos graves, citada no parágrafo anterior, houve pelo menos outros 7 feridos graves entre os 52 feridos do conjunto dos 22 acidentes incluídos nesta análise.

Que as vítimas fatais descansem em paz na Eternidade e seus parentes e amigos tenham a consolação de Deus.
E que Ele abençoe e proteja a todos nós

Afonso Cláudio
01/07/2023, 18h07m

***

Resumo de 22 acidentes de trânsito em rodovias, zonas urbanas e rurais

Acidentes / Locais / Veículos / Mortos / Feridos / Data da notícia / Obs.

1 BR-135, Bocaiúva Moto 1 0 16/6/23 msg 86754
2 Anel Rodoviário, BH, ZU 2 caminhões 0 0 19/6/23 msg 86756
3 BR-135, J. Felicio Ônibus e carreta 3 18 19/6/23 O mais grave de todos os 22 acidentes.
4 BR-135, M. Claros Caminhão/incêndio 0 0 20/6/23
5 ZR, Uruana/MG Carro oficial Gov. MG 0 4 21/6/23 1 ferido mais grave, mulher
6 BR-365, Trevo C. Jesus Carro 0 4 22/6/23 1 ferido mais grave, adolescente 15 anos
7 BR-251, Salinas Carreta bi-trem, 45 mil litros álcool 0 0 22/6/23 msg 86763 + de 9h interd.
8 BR-251, Rubelita Carreta 0 1 24/6/23
9 BR-251, Riacho Mach. Caminhão 1 0 25/6/23 Motorista não identificado
10 LMG-657, M. Claros 2 carros e trator 0 2 26/6/23 1 ferido mais grave, mulher, 68 anos
11 BR-251, Tr. R. Mach. Caminhão refrig. 1 0 25/6/23
12 ZU Moc, B. Carmelo Carro 0 2 25/6/23 msg 86769
13 ZR Pintópolis 3 pedestres 0 2 25/6/23 queda de 4 m
14 ZR Itacambira Moto 1 0 26/6/23
15 MGC-122, Cap. Enéas Carreta e carro 1 4 26/6/23 4 feridos graves msg 86770
16 MGC-202, Brasília MG Carro e caminhão 1 0 28/6/23
17 LMG-251, C. Jesus Caminhão 0 1 28/6/23
18 MG-122, Janaúba Carro e Caminhão 0 2 27/6/23
19 LMG-626, Taiobeiras 2 carros 1 7 30/6/23
20 MGC-251, C. Jesus Bicicleta e caminhonete 1 0 30/6/23
21 MG-402, Brasília MG Carro e caminhonete 2 2 30/6/23 2 feridos graves
22 ZU Moc 2 motos e caminhão 0 3 30/6/23 1 ferido grave, 20 anos Av. Cel. Prates/R. Pe. Augusto

Totais: 22 acidentes, 13 mortos e 52 feridos

Afonso Cláudio
01/07/2023, 21h3m

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86778
De: Santana Data: Sexta 30/6/2023 09:03:40
Cidade: M. Claros

Notícia que vem de Portugal:


"O uso de caixinhas de som em praias vem se tornando uma dor de cabeça para muitos banhistas em Portugal.

Nas redes sociais, vem aumentando as críticas por parte de usuários sobre o incômodo causado pelo som das músicas.

Apesar das críticas serem frequentes, o uso de caixinhas de som nas praias portuguesas não é permitido.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), ligada ao Ministério da Defesa português, são proibidas a “utilização de equipamentos sonoros e desenvolvimento de atividades geradoras de ruído que, nos termos da lei, possam causar incômodos”.

O uso indevido de aparelhos de som que possam incomodar banhistas está sujeito à multa nas praias portuguesas, que pode variar de R$ 1 mil a R$ 20 mil para pessoas e de R$ 10,5 mil a R$ 190 mil para grupos."



Pois bem, enquanto em Portugal, nossa matriz política, administrativa e cultural, o incômodo do som alto é combatido nas praias - lugares às vezes remoto -, em M. Claros o barulho vem reocupando todos os lugares, inclusive e principalmente à noite.

Nesta que passou, uma banda foi ouvida depois da meia-noite na área hospitalar, fundos da Santa Casa.

Não se sabe de onde veio, mas tocou enquanto quis, até alta madrugada.

A cidade sem lei está de volta??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86777
De: Manoel Hygino Data: Sábado 1/7/2023 07:46:09
Cidade: Belo Horizonte

Putin em apuros

Manoel Hygino

Quem acompanha os acontecimentos internacionais deve estar certo ao julgar que nada de bom se deve esperar com respeito a paz partindo do Kremlin. Está longe de Putin amenizar a situação, o que se pode avaliar por sua própria postura ao percorrer salas e outras dependências do governo russo, como se observa pela TV. É sempre aquele andar apressado com ampla movimentação de braços. Isso não mudou.

Não muito longe, outro cavalheiro se mantém semelhantemente.

O presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, afirmou em uma entrevista, em 25 de maio, que as nações dispostas a se juntar ao Estado da União da Rússia e a seu país receberiam armas nucleares. Ele fez esse comentário após confirmar a transferência de alguns artefatos nucleares táticos de Moscou para Minsk, capital da Belarus, cujo dirigente tem sido um aliado próximo do presidente Vladimir Putin, como se depreende de sucessivas posturas.

O Acordo sobre o Estabelecimento do Estado da União Belarus e o Tratado da Rússia, assinados em 1999, estabelecem uma ampla aliança entre os dois países abrangendo economia, informação, tecnologia, agricultura, segurança nas fronteiras e outros aspectos.

Os comentários provavelmente aumentarão as preocupações em um momento de inquietação global crescente e, quanto a Rússia, chegou a ameaçar com seu próprio arsenal nuclear na guerra contra a Ucrânia. Isso, aliás, ficou evidente, quando Putin confirmou a transferência de dispositivos nucleares da Rússia para a vizinha. Belarus, que não tem armas nucleares em seu território desde a década de 1990, quando concordou em transferir todas as de destruição em massa da era soviética lá estacionadas para a Rússia, assim como fez a Ucrânia no fim da antiga União Soviética.

Do outro lado do mundo, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmava que os EUA não têm motivos para mudar sua conduta, não vendo “indício que a Rússia se prepara para usar uma arma nuclear”.

A declaração de Blinken foi divulgada praticamente enquanto Putin procurava equacionar a rebelião do grupo paramilitar Wagner, que Putin afirma ter representado uma “ameaça mortal e o risco de uma “guerra civil” no país”. O grande desafio agora é saber o que fazer com o líder do movimento, que só foi contido após intermediação de Lukashenko. De todo modo, o sentimento mundial é que Putin saiu enfraquecido e que, mais do que nunca, terá de contar com apoio da Bielorrussia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86776
De: Estado de Minas Data: Sexta 30/6/2023 09:59:42
Cidade: Belo Horizonte

Jornal Estado de Minas, de BH:

Motorista e passageiro morrem em acidente na MG-402

Outras duas pessoas ficaram gravemente feridas na colisão entre carro e caminhonete nesta sexta-feira (30/6) no km 6 da rodovia
Bruno Luis Barros

Um homem de 33 anos e uma mulher, de 56, morreram na tarde desta sexta-feira (30/6) após o carro em que eles estavam bater contra uma caminhonete na MG-402, em Brasília de Minas, no Norte do Estado. Outros dois ocupantes do automóvel ficaram gravemente feridos.

O condutor da caminhonete, de 40 anos, estava acompanhado de um passageiro. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, que atendeu a ocorrência, eles não tiveram lesões aparentes.

De acordo com as autoridades, o motorista da caminhonete, que trafegava sentido São Francisco/Brasília de Minas, disse que havia um caminhão a sua frente, quando, de repente, o carro, vindo em sentido oposto, bateu de frente com o veículo que ele dirigia no km 6 da rodovia.


O condutor declarou ainda que tudo aconteceu “muito rápido”, não sabendo dizer a causa da colisão, mas afirmou não ter invadido a contramão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu as duas vítimas gravemente feridas, que foram levadas a um hospital em Brasília de Minas. A perícia da Polícia Civil foi acionada para os trabalhos de praxe. As causas do acidente ainda serão apuradas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86775
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 30/6/2023 14:46:57
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

A ÁGUA EM MONTES CLAROS - Dados de 30 de JUNHO /2023

PERÍODO DE SECA INTENSA.

A BARRAGEM DE JURAMENTO chega ao final do 1º semestre de 2023 com 65,87 % da sua capacidade - ficando com 3,67 metros abaixo da cota de transbordo.

Hoje a Barragem é responsável em torno de 55% do abastecimento de Montes Claros, ofertando em média 610 litros por segundo.

A Barragem de Juramento é uma reserva estratégica para o ‘período de estiagem’ que vai de Março a Outubro.

Região de Juramento MG (bacia hidrográfica) responsável por grande parte do abastecimento de Montes Claros, choveu 2,1 mm em Junho - somando 795,30 milímetros de chuva desde 01 de Outubro/ 2022.

Montes Claros tem demanda em torno de 1100,00 litros por segundo. A cidade é abastecida por VÁRIAS CAPTAÇÕES, sendo elas: as MAIORES Rio São Francisco em Ibiaí-MG > Barragem de Juramento MG e Rio Pacuí em Coração de Jesus.

Além de outras captações de MÉDIO PORTE, como: Rebentão dos Ferros > Lapa Grande fornece 11,8 % > Barragem dos Porcos KM 07 - BR 365.

Captação “Sazonal” situada no Rio Verde Grande na Comunidade Rural de Riacho do Fogo (zona rural de Montes Claros) está parada devido à falta de água neste período.

INFORMAÇÃO: Estamos no período da seca – longos períodos sem chuva, com umidade do ar baixa e a maior intensidade do sol – queimadas estão rondando as reservas florestais.
Esta é a época de baixa produtividade nas culturas – prejuízos nos pastos e a escassez de água nas barragens.

XXX – VI – XXIII
(*) José Ponciano Neto é Técnico em Recursos Hídricos /Meio Ambiente – Ex- Supervisor de Gestão de Barragens e supervisor de Estação Climatológica com tanques Classe A – membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros -IHGMC e da Academia Maçônica de letras do Norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86774
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 29/6/2023 08:28:45
Cidade: Montes Claros/MG

Na excelente mensagem 86772, de 28/6/2023, "Konstantin, cem anos", consta a data do nascimento dele em 12 de maio de 1923, na Bulgária, porém, conforme o livro "Efemérides Montesclarenses", do Dr. Nelson Vianna, ele nasceu em 18 de junho de 1923:

"— Nasce em Strajitza, Bulgária, o dr. Konstantin Christoff, filho de Christo Raeff e dona Russa Christova. Fez o curso primário em sua terra natal, o secundário, no Ginásio Municipal de Montes Claros, diplomando-se em Medicina pela U. M. G., em 1948. E’ cirurgião do Hospital N. S. das Mêrcês, de Montes Claros e do SESP, de Bocaiúva. Espírito de artista, faz ilustrações e caricaturas para diversos jornais e revistas, de Montes Claros e da Capital mineira. E’ escultor-amador e fundou, em Montes Claros, a revista Encontro”, lançada a 25 de junho de 1960."

E o irmão dele, o engenheiro Raio, faleceu em acidente aéreo, em Matias Cardoso, na data de 6/4/1952, conforme o mesmo livro.

Afonso Cláudio
29/6/2023, 8h3m

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86773
De: Manoel Hygino Data: Terça 27/6/2023 09:33:56
Cidade: Belo Horizonte

Problema no Kremlin

Manoel Hygino


Os últimos acontecimentos da semana, finda na Rússia demonstram, de maneira clara e insofismável, que nenhum país ou nação se pode julgar invulnerável. Mesmo um regime fechado e duro, como o que sucedeu no das repúblicas socialistas sediadas em Moscou, pode jactar-se de encontrar-se acima de dificuldades tão graves como as ora registradas.

Sabe-se dos males e riscos que corroem as entranhas dos países poderosos, principalmente naqueles que não permitem divulgação mais livre de suas notícias. Não há povos sem problemas, embora os maiores evidentemente ocorram nas maiores, por razões óbvias. Enfim, desafios que podem ter âmbito internacional passam por eles e são até, por eles ser provocados.

Não se dirá que o atual governo russo correu riscos maiores. A velha nação de Pedro, o Grande, e de Lênin e Stalin, está apto a enfrentar maiores dificuldades, e não foram poucas as registradas desde que a casa caiu para o comando vermelho. Os interesses da grande nação abrangem todo mundo e, assim, ela é ou está sempre vulnerável a tentativas de golpes ou de rebeldia.

Desta vez, a participação de Belarus em busca de uma solução para as desavenças entre Putin e as tropas mercenárias fez voltar os soldados revoltados a seus quartéis ou acampamentos. Por enquanto, fica como estava. Mas não resta dúvida de que os detentores do poder no Kremlin, sobretudo Putin, ficarão de antenas mais ligadas naqueles contingentes que podem agir contra a situação atual.

Sabe-se que se conseguiu uma trégua, mas não se celebra uma paz sólida, porque a grande nação se vê às voltas com grandes problemas como a guerra contra a Ucrânia, uma bela encrenca planejada desde Moscou.

Não se perderá de vista que o grupo rebelde, o Wagner atua na Ucrânia desde 2014 no Donbass, exatamente onde estão autoproclamadas repúblicas separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk.

Os fatos da penúltima semana de junho na Rússia evidenciam o desgaste de Putin, que emudeceu diante das opiniões internas e dos países que formam a União Europeia até integram a Otan. Na hora do aperto e das dúvidas, o silêncio é o melhor conselheiro. O tempo se encarregará de responder as dúvidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86772
De: Manoel Hygino Data: Quarta 28/6/2023 09:06:36
Cidade: Belo Horizonte

Konstantin, cem anos

Manoel Hygno

O governo entendeu que tinha de instalar um pronto-socorro, capaz de atender convenientemente a população de Belo Horizonte, já que o posto da rua da Bahia, em dependência da Secretaria de Segurança Pública, em 1929, não correspondia mais ao fluxo sempre crescente de casos.

Implantou-se, assim, um modesto e acanhado hospital na rua Rio de Janeiro, acima da Tamoios. Começou a receber doentes em 3 de fevereiro de 1933. Em 1935, estruturou-se o serviço: era o Pronto Socorro Policial e o Instituto de Medicina Legal. Numa tarde dos anos 40, fui lá para conversar banalidades com um dos plantonistas. Era Konstantin Christoff Raeff, um dos formandos de 1948 da Faculdade de Medicina que se tornaria federal no ano seguinte.

Konstantin se dirigiu comigo até a margem da rua Rio de Janeiro e observou longamente o panorama lá do alto. Depois, comentou que, do outro lado da Afonso Pena, confluência da Tamoios, havia um triângulo que se prestaria perfeitamente à construção de algo imponente, embora ali já houvesse um templo metodista. Mas se ergueu, depois, edifício Acaiaca.

Diploma na mão e imensa disposição de servir começou a humana missão que empolgara Hipócrates. Nascido em 12 de maio de 1923, na Bulgária, transferiu-se para o Brasil, onde já estavam os pais, Christoff Raef, a mãe Rosa e o irmão Rayu. Este se inclinou à engenharia, formou-se Química Industrial na Faculdade da capital mineira, morrendo tragicamente em acidente rodoviário. Ambos eram apaixonados pelo desenho e pintura e pude apreciar-lhes o trabalho excelente nos primórdios.

Obsessivo no pincel, seguiu os caminhos do sábio de Ós, consagrando-se como um dos grandes médicos do Norte do Estado, prestando serviços à Santa Casa, amenizando dores e salvando vidas. Colaborou na ilustração e na capa de livros dos autores de sua nova terra, participou de exposições, publicou sua arte nas maiores revistas, percorrendo sua produção toda a nação praticamente. Casou-se em Montes Claros, com descendente de nobre família, gerou filhos que honram a região e o país. Expôs na ONU e grandes centros mundiais da arte. Faleceu em 21 de março de 2011. Este ano chegaria ao centenário.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86771
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 28/6/2023 10:52:44
Cidade: Montes Claros/MG

Rodovias e trânsito da morte

0s 3 maiores percentuais de mortos nos 201 acidentes que analisei em 23/6/23, conforme a mensagem 86763, são:
rodovias estaduais (MGs): 24,6%
BR-251: 22,9%
BR-135: 21,3%
Estes percentuais, muito próximos entre si, somados, valem 68,8% do total de 122 mortos relativos aos 201 acidentes, correspondentes a 84 mortes.
As MGs também se destacam devido a 47 acidentes em 4 diferentes regiões de Minas (Norte, Leste, Noroeste e Centro), sendo a grande maioria no Norte do Estado, que resultaram em 30 mortos nos mesmos 130 dias.

Fica bem claro que as mais perigosas, mais mortais, são as BRs 251 e 135, que tiveram 56 e 27 acidentes, respectivamente, num total de 83 acidentes e 54 mortos em 130 dias e isto é devido ao grande movimento de veículos de grande porte (carretas, caminhões e ônibus, por exemplo) em pistas simples e precárias em suas maiores extensões, além das falhas humanas, infelizmente, cometidas pelos motoristas.

O grande número de acidentes nas rodovias tem provocado muitos bloqueios nas mesmas, com durações de muitas horas e riscos de explosões dos caminhões tanque ou carretas, incêndios nos veículos e nas matas e de contaminações de rios ou córregos por produtos químicos, nocivos aos vegetais, animais e seres humanos.
Como disse na mensagem 86729, de 29/5/23, numa viagem de Belo Horizonte à região de Augusto de Lima, que normalmente dura 4 horas, em 26/5/23 tivemos um atraso de 5 horas, ou seja, a viagem durou 9 horas, devido à colisão e engavetamento de 4 caminhões de grande porte, próximo à ponte sobre o Rio das Velhas, entre Corinto e aquele município. Aquela mensagem detalha o que ocorreu.

Devemos lembrar que, conforme a mensagem 86763, além dos 122 mortos foram 354 os feridos em 130 dias.
Além das vitimas fatais, muitos feridos podem sobreviver, mas com sérias deficiências físicas pelo resto das suas vidas.

Sugerimos e suplicamos:
- Duplicação e modernização total das rodovias de trânsito pesado e mais intenso.
- Incrementar a (re)ativação do transporte ferroviário moderno, mais seguro, mais econômico, mais confortável e não poluente.
- Durante 70 anos a ferrovia, que aqui chegou em 1926, teve 3 ou 4 mortes e em 85 anos a aviação comercial, graças a Deus, não teve nenhuma morte.

Que o Senhor, Deus da Vida, nos abençoe, proteja e livre de todo mal.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro
28/6/2023, 10h50m - véspera de São Pedro e São Paulo, Apóstolos
71 anos do nascimento do meu saudoso irmão Luiz Victor de Souza Guimarães, falecido em acidente de carro em 26/12/1971. Deus o tenha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°86770
De: Samu Data: Segunda 26/6/2023 22:26:04
Cidade: Montes Claros

Divulgação do Samu:

*SAMU socorre vítimas de colisão entre carro e carreta na MGC-122*

Equipes do SAMU prestaram socorro às vítimas de uma colisão entre um carro e uma carreta, que estava carregada de sacos de cimento, na tarde desta segunda-feira (26), na MGC-122, km 229, em Capitão Enéas. Com o impacto, o motorista do carro teve múltiplas fraturas e foi a óbito no local. Ficaram feridos um homem e três mulheres que também estavam no veículo. As vítimas seguiam de Monte Azul em direção ao município de Perdizes quando ocorreu o acidente.

Foram socorridos pelo SAMU uma adolescente de 15 anos que ficou presa às ferragens e teve fratura exposta de fêmur; a paciente foi transportada para o hospital pelo Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV). Uma mulher de 24 anos estava com suspeita de fratura na clavícula e apresentava dor abdominal. Já um senhor de 51 anos estava com uma possível fratura no membro superior esquerdo, trauma de face e de tórax. Os pacientes foram atendidos no local e, em seguida, foram conduzidos pelo SAMU para a Santa Casa de Montes Claros.

A quarta vítima foi transportada para o hospital pelo Corpo de Bombeiros. O motorista da carreta não se feriu.

***

Divulgado pelos Bombeiros:

Na tarde desta segunda-feira (26/06/2023), por volta das 16h20min, Bombeiros Militares da cidade de Francisco Sá/MG, atenderam acidente automobilístico envolvendo uma carreta e um automóvel, na Rodovia MG122, Km 230, próximo ao trevo de acesso a Capitão Enéas-MG.

A carreta, placa HGB-5G31, transportava cimento e trafegava no sentido Montes Claros - Janauba.

O veículo, com 5 ocupantes, transitava em sentido oposto, quando colidiram.


O condutor do veículo, L.E.M.D, de 27 anos, teve óbito confirmado pela equipe do SAMU.

A carreta era conduzida por E.R.D.O, de 56 anos, que sofreu escoriações leves e dispensou atendimento.

Uma passageira do veículo, E.G.L.D., de 15 anos, estava presa às ferragens, com suspeita de fratura no fêmur.

Diante dos fatos, os militares, utilizando os EPIs, táticas e técnicas de Salvamento terrestre veicular, após avaliação do cenário, removeram parte da lataria do veículo e, juntamente com o SAMU, realizaram os trabalhos de retirada da vítima.

A mesma, foi conduzida de helicóptero até o Hospital Santa Casa de Montes Claros.

Outra vítima, L.V, de 21 anos, já estava fora do veículo e foi conduzida pela ambulância dos bombeiros.

Os demais ocupantes do veículo foram socorridos pelo SAMU.

A via ficou totalmente interditada por cerca de 04 horas.

Os veículo estavam fora da pista, porém parte da carga de cimento obstruía a mesma e teve de ser retirada pelos militares.

***

Divulgação da PM:


A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de sua 11ª RPM, foi acionada, na tarde dessa segunda-feira (26), a comparecer ao km 222 da MGC-122, em Coração de Jesus, onde ocorreu um acidente de trânsito.

Um caminhoneiro, de 55 anos, relatou aos militares que seguia no sentido Capitão Enéas/Janaúba conduzindo o caminhão-trator tracionando dois semi-reboques carregados de sacos de cimento e que o automóvel Honda Civic, conduzido por um jovem, de 27 anos, que seguia no sentido contrário com mais 04 ocupntes, perdeu o controle direcional, invadiu a contramão de direção e colidiu na parte frontal esquerda do caminhão.

Devido ao impacto, o caminhão tombou às margens da pista de rolamento e a carga ficou espalhada pelo local.

O caminhoneiro não sofreu ferimentos.

O Honda Civic ficou totalmente destruído às margens da rodovia e o seu motorista não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Os outros ocupantes do automóvel (duas jovens, de 22 e 24 anos; uma adolescente, de 15 anos; e um homem, de 50 anos) sofreram ferimentos graves e foram socorridos por ambulâncias do Samu e pelo helicóptero do CBMMG para o Hospital Santa Casa de Montes Claros.

O corpo do motorista do automóvel foi retirado do local e encaminhado por uma funerária ao IML de Montes Claros.


***

Jornal Estado de Minas, de BH:


Acidente entre carro e carreta mata um homem e fere quatro pessoas

Batida foi na rodovia estadual MGC-122, próximo ao trevo de Capitão Enéas, no Norte de Minas
Bel Ferraz

Um acidente entre carro e carreta matou um homem, de 27 anos, e deixou quatro pessoas feridas na tarde dessa segunda-feira (26/6), na rodovia estadual MGC-122, em Capitão Enéas, no Norte de Minas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente foi na altura do km 230. A carreta, que transportava cimento, seguia na pista no sentido Janaúba quando bateu no carro, que seguia no sentido oposto da via.


A suspeita da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) é de que o motorista do carro perdeu o controle da direção, invadiu a contramão e bateu na parte de carga da carreta.


O motorista do carro, de 27 anos, morreu ainda no local do acidente. O condutor da carreta, de 56 anos, teve escoriações leves e dispensou atendimento.

Uma passageira do carro, de 15 anos, ficou presa às ferragens com suspeita de fratura no fêmur. Ela foi retirada do veículo pelos bombeiros e levada de helicóptero para o Hospital Santa Casa de Montes Claros.


Outra passageira, de 21 anos, já estava fora do veículo quando o socorro chegou e foi conduzida para o hospital pela ambulância dos bombeiros.

Outros dois passageiros do carro foram socorridos e encaminhados para o hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


A pista ficou interditada por cerca de quatro horas. Os veículos estavam fora da pista, porém parte da carga de cimento se espalhou pela via e precisou ser retirada pelos militares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: