Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°84581
De: TRE Minas Data: Terça 17/3/2020 13:48:25
Cidade: Belo Horizonte

TRE suspende atendimento presencial ao eleitor e agendamento até o dia 31 de março - O TRE-MG vai suspender o atendimento presencial ao público em geral em todos os cartórios, centrais e postos de atendimento em Minas Gerais. A medida entra em vigor na quarta-feira (18) e valerá até o dia 31 de março, com possibilidade de prorrogação. Confira as informações na Portaria Conjunta nº 29/2020 (formato PDF), assinada pelos desembargadores Rogério Medeiros e Alexandre Carvalho, presidente e corregedor do TRE, respectivamente. A decisão foi tomada para preservar a saúde e segurança de servidores e eleitores, diante da preocupação com os riscos de transmissão do novo coronavírus, que causa a doença Covid-19. O Tribunal continuará acompanhando as informações oficiais sobre o vírus e as recomendações das organizações de saúde para avaliar a retomada dos serviços. O desembargador Rogério Medeiros, presidente do TRE-MG, destacou que a medida está em sintonia com os protocolos emitidos até aqui pelas autoridades federais, estaduais e municipais na área da saúde, e que “o importante é nós cuidarmos para evitar esse risco em todo o país”. O sistema de agendamento de atendimentos no site do Tribunal também ficará indisponível até o dia 31 de março. Os eleitores que tinham atendimento agendado nesse período serão comunicados sobre o cancelamento de seus horários e devem aguardar a liberação do sistema para fazer um novo agendamento. O Disque-Eleitor (telefone 148) funciona, para orientar os cidadãos que tiverem alguma dúvida, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento a advogados e partidos políticos deverá ser feito, preliminarmente, por telefone ou de forma virtual, nos canais já identificados no site do TRE. Havendo necessidade, será agendado atendimento presencial.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84580
De: Prefeitura Data: Terça 17/3/2020 13:09:37
Cidade: M. Claros

Decreto nº. 4002, 16 de março de 2020

DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE MEDIDAS TEMPORÁRIAS E EMERGENCIAIS DE PREVENÇÃO DE CONTÁGIO PELO NOVO CORONAVÍRUS – SARS-COV-2.
O Prefeito de Montes Claros – MG, no uso de suas atribuições legais, nos termos dos arts. 71, inciso VI e 99, inciso I, alínea “i” da Lei Orgânica Municipal e do disposto no artigo 30, inciso I, da Constituição da República, bem como nos termos da Lei Federal 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e,

CONSIDERANDO, o reconhecimento de Pandemia, pela Organização Mundial de Saúde, em virtude de doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, causada pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2, que constitui desastre biológico tipificado pela Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), com o n.º 1.5.1.1.0, nos termos da IN/MI n.º 02/16;

CONSIDERANDO, a edição do Decreto Municipal de nº. 4001, 13 de março de 2020, que: “DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS E CRIA GABINETE DE CRISE.”

CONSIDERANDO, a necessidade de atuação do Poder Público, em sua função precípua de Autoridade de Saúde, com o intuito de prevenir o contágio da população pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2;


DECRETA

Art. 1º – Fica suspenso o gozo de férias, regulamentares e prêmio, bem como as compensações de jornada pelos servidores Municipais lotados na Secretaria Municipal de Saúde, na Guarda Municipal e dos ocupantes do cargo de Fiscal Municipal.
§1º. Por decisão motivada do titular da respectiva pasta o gozo de férias do servidor poderá ser mantido.
§2º. Ficam suspensos os campos de estágio da área da Saúde de alunos que estejam cursando até o 10º (décimo) período.

Art. 2º – A partir do dia 21 de março corrente todos os hospitais e clínicas com vinculação ao Sistema Único de Saúde – SUS deverão suspender o agendamento e a realização de cirurgias eletivas e estéticas, bem como das consultas “W”, por um período de 30 (trinta) dias ou ulterior deliberação.
§1º. Ficam suspensos os tratamentos Odontológicos não emergenciais na rede municipal de Saúde, por um período de 30 (trinta) dias ou ulterior deliberação.
§2º. Os pacientes do SUS portadores de Glaucoma Ocular, deverão realizar o tratamento preferencialmente em domicílio.

Art. 3º – A partir do dia 23 de março corrente ficam suspensas as atividades escolares presenciais, bem como cursos de capacitação presenciais na rede pública e privada, nos ensinos fundamental, médio e universitário, até o dia 13 de abril corrente ou ulterior deliberação.
Parágrafo Único. Os Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs, permanecerão um funcionamento neste período e deverão disponibilizar recipientes de álcool em gel, para higienização.

Art 4º – A Secretaria Municipal de Saúde deverá disponibilizar equipes de trabalho na Rodoviária e no Aeroporto Municipal, objetivando o monitoramento e acompanhamento dos passageiros em trânsito que venham de localidades que possuam casos confirmados do contágio pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2, notadamente, dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Art. 5º – As visitas em asilos e casas terapêuticas deverão ser restritas a 01 (uma) pessoa por paciente ou interno, desde que o visitante esteja assintomático e não tenha viajado para localidades que possuam casos confirmados do contágio.
Parágrafo Único. As visitas serão restritas a uma por semana, para cada paciente ou interno.

Art. 6º – Ficam suspensas, no Município de Montes Claros, a partir do dia 21 de março corrente, a realização de todas as atividades e eventos com aglomeração de mais de 20 (vinte) pessoas por vez, compreendidos dentre outros os eventos esportivos, academias, boates cinemas, espetáculos de qualquer natureza, shows, cultos e demais manifestações religiosas, atividades de clubes de serviço e lazer, por um período de 30 (trinta) dias ou ulterior deliberação.
§1º. Em caso de descumprimento do disposto no caput do presente artigo, fica suspensa a emissão de alvarás para as atividades descritas acima.
§2º. Os estabelecimentos referidos no caput do presente artigo deverão fornecer toalhas de papel, álcool em gel ou sabonete líquido para os frequentadores.

Art. 7º – O consórcio que opera o sistema de Transporte Coletivo Urbano do Município deverá realizar a higienização diária dos veículos utilizados.

Art. 8º – Os Bares, Restaurantes e similares deverão incentivar o atendimento através de entrega na residência dos consumidores, mantendo o atendimento presencial apenas se respeitado a distância mínima de 02 (dois) metros de cada mesa, em ambiente com climatização natural e com as portas e janelas completamente abertas.
Parágrafo Único. Os estabelecimentos referidos no caput do presente artigo deverão fornecer toalhas de papel, álcool em gel ou sabonete líquido para os consumidores.

Art. 9º – Fica recomendado às sociedades empresárias localizadas no Município que adotem a flexibilização dos horários de trabalho dos seus empregados, visando a redução do trânsito de pessoas nos horários de pico.

Art. 10 – As medidas implementadas pelo presente Decreto serão reavaliadas periodicamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde

Art. 11 – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Município de Montes Claros, 16 de março de 2020.

HUMBERTO GUIMARÃES SOUTO
Prefeito de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84579
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 17/3/2020 11:12:24
Cidade: Montes Claros

Uma equipe deslocou para a Rodovia LMG 626, km 97 para atender ocorrência de vítima presa às ferragens após tombamento de caminhão carregado de madeira (eucalipto) próximo à cidade de fruta de leite, distante a aproximadamente 60 km de salinas, que seguia para Janaúba/MG. No local, caminhão tombado numa ribanceira, com a cabina totalmente destruída, com as rodas pra cima, com uma vítima no seu interior. Diante da situação, foi feito isolamento da via pela Polícia Militar, e utilizando equipamentos específicos (desencarcerador) e EPIs adequados foi feita a retirada da vítima que estava consciente, orientada, bastante agitada e queixando de muitas dores na perna, costas e braço, com vários ferimentos pelo corpo e suspeita de fratura fechada na perna direita, sendo repassada para uma unidade do SAMU de Salinas que efetuou os procedimentos de primeiros socorros e condução ao hospital municipal de Salinas para atendimento médico.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84578
De: Estado de Minas Data: Segunda 16/3/2020 09:03:59
Cidade: Belo Horizonte

Clima quente do Norte de Minas pode ser aliado contra epidemia de coronavírus - Luiz Ribeiro - postado em 16/03/2020 06:00 / atualizado em 16/03/2020 08:05 - O forte calor, predominante no Norte de Minas em quase todos os meses do ano, pode ser um transtorno para quem não está adaptado com o clima dessa parte do estado. Mas, esse mesmo incômodo pode ser benéfico: dificultar a transmissão do coronavírus na região, reconhecidamente carente em capacidade para enfrentar grandes agravos em saúde e com pequenos municípios que enfrentam carência de recursos. A explicação é da infectologista Cláudia Rocha Biscotto, professora do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
“Acho que é muito pequeno o risco do Norte de Minas – e, especificamente, Montes Claros – ter um surto de coronavírus e dele se espalhar na região. O vírus não se adapta bem ao nosso clima, que é quente e seco. O vírus gosta de regiões úmidas e frias. Se o coronavírus chegar aqui, com minha experiência e vivência, acredito que os casos serão poucos”, observa a especialista. “É claro que agora – quando começar o outono e (depois) o inverno – esfria um pouco o tempo. Isso é mais propício a espalhar qualquer vírus causador de infecções respiratórias, inclusive o H1N1, que é mais mortal do que o novo coronavírus”, pondera.
A infectologista e professora da Unimontes ressalta que em Montes Claros (404 mil habitantes) não existe nenhum hospital capacitado com leito em isolamento para receber portadores de doenças altamente transmissíveis. “Não temos um isolamento eficaz e eficiente em nenhuma unidade de terapia intensiva (UTI) em Montes Claros. Mas isso não é só para casos de coronavírus. Vale também para o H1N1 e para outras doenças transmissíveis, como tuberculose”, lembra Cláudia Biscotto.
Por outro lado, a especialista enfatiza que, mesmo com toda a mobilização em torno do plano de contenção do avanço do novo coronavírus, não há motivo de pânico em regiões como o Norte do estado. “Não vejo motivo de pânico, mesmo porque temos que entender que o COVID-19 é um vírus como o da gripe”, acentua Cláudia Biscotto, acrescentando que apenas um percentual, entre 0,5% e 1% dos pacientes, evolui para casos graves.
Mobilização
A preocupação com o plano de contenção para impedir o avanço do novo coronavírus também mobiliza as secretarias de Saúde e agentes de vigilância epidemiológica no interior do estado. Na tarde da última quarta-feira, foi realizado em Montes Claros (Norte de Minas) um encontro para a capacitação de profissionais de saúde de 70 municípios da região, visando ao enfrentamento contra a transmissão do COVID-19.
“A maioria dos pequenos municípios do Norte de Minas só oferece atendimento à saúde básica. Mas isso não significa que eles estão isentos do surgimento de casos eventuais do novo coronavírus e que também não precisam adotar cuidados preventivos contra a doença”, afirma Daniel Sávio, coordenador do Departamento de Saúde da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), que organizou a capacitação, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) e com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.
O treinamento foi realizado no auditório da Amams e contou com cerca de 280 participantes, entre secretários municipais de Saúde, coordenadores de vigilância epidemiológica, médicos e enfermeiros das cidades norte mineiras.
A capacitação foi ministrada pelo médico Mariano Fagundes, referência em vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Montes Claros. Ele orientou os profissionais da atenção básica dos municípios sobre os protocolos do Ministério de Saúde, que deverão seguir a atendimento a pacientes com sintomas semelhantes aos da infecção respiratória.
Mariano Fagundes lembrou que um surto do coronavírus dura em torno de três meses. Informou que a expectativa é que, se ocorrer um surto do COVID-19 na região, deverá começar no fim de abril ou início de maio. No entanto, não existem casos suspeitos da infecção respiratória no Norte do estado. No fim de fevereiro, surgiram dois casos suspeitos da doença em Montes Claros – de jovens que retornaram de viagem à Itália –, mas ambos já foram descartados.
O médico repassou informações sobre os sintomas e o “diagnóstico diferencial do coronavírus – os pacientes somente são considerados suspeitos se apresentarem manifestações clínicas como tosse, febre e dor de cabeça e tenham retornado de viagem recente a países com casos confirmados ou que tenham tido contato direto com pessoas que foram contaminadas pelo COVID-19.
Ele ressaltou que a orientação é que os pacientes com suspeição da doença sejam colocados em quarentena em isolamento domiciliar por 14 dias, devendo ser feito também recolhimento de material a ser encaminhado para exame na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. O Hospital Universitário Clemente de Faria, de Montes Claros, foi escolhido como unidade de referência para os pacientes dos casos suspeitos com sintomas mais graves.
Capital da cachaça
O avanço do coronavírus, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia, gera apreensão em municípios do interior como Salinas, a “Capital da Cachaça”, no Norte de Minas. A cidade fica às margens da BR 251, que tem um grande fluxo de veículos que viajam do Sul/Sudeste para o Nordeste brasileiro.
“Salinas tem grande preocupação com a prevenção ao coronavírus por causa da BR 251 e, por ser uma cidade turística, a Capital da Cachaça recebe gente de muitos lugares”, declarou Cláudio Barbosa Oliveira, coordenador de Vigilância Epidemiológica de Salinas – de 41,3 mil habitantes, distante 642 quilômetros de Belo Horizonte.
Uma das participantes da capacitação em Montes Claros foi a médica Patrícia Jéssica Moreira Irahola, que atende na Unidade de Saúde Básica (UBS) da sede de Berizal, de 4,37 mil habitantes, a 688 quilômetros de BH, no extremo Norte de Minas. “A população do município é formada por pessoas humildes, que não sabem quase nada sobre o coronavírus. Acredito que temos que estar preparados para atuar se surgir algum caso suspeito da doença no município”, disse a médica. Em Berizal não existe hospital e os pacientes mais graves são levados de ambulância para Taiobeiras (distante 47 quilômetros do município).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84577
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 16/3/2020 08:22:48
Cidade: Montes Claros

SÉTIMO BATALHÃO DE BOMBEIROS (MONTES CLAROS) ATENDE A ACIDENTE COM MOTOCICISTA ENVOLVENDO VÍTIMA FATAL
Na madrugada desta segunda feira 16mar20, duas equipes do 7ºBBM foram empenhadas para atendimento a ocorrência de acidente com motocicleta. Tratava-se de uma colisão entre motocicleta e caminhão. No local havia duas vítimas, sendo condutor ( sexo masculino) em parada cardiorrespiratória, apresentando ferimento na cabeça e membros inferiores e garupa ( sexo feminino), consciente, demais sinais vitais normais, apresentando suspeita de fratura de membro superior esquerdo. Após realização da segurança do local, as vítimas foram avaliadas, sendo a vítima em PCR assistida pela Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( SAMU) e a vítima consciente imobilizada e encaminhada ao recurso hospitalar ( Hospital Universitário) pela guarnição BM. Após tentativas de reanimação sem êxito, a vítima em PCR teve seu óbito atestado no local pelo médico do SAMU. A polícia judiciária foi acionada e a segurança do local ficou sob responsabilidade da Polícia Militar.
Data/Hora: Início 00:27
Término:01:39
Local: Av. Francisco Gaitani Nº535 Canelas II, Montes Claros/MG
Vítima fatal: R.D.R.M., sexo masculino,41 anos.
Vítima ferida: M. P. D. S. Sexo feminino, 37 anos
Viaturas: 01 Auto Comando de Área e
01 Unidade de Resgate
Apoio: PMMG
SAMU: (USA 01)
Marcus Vinícius Santos de Oliveira, 2ºTen BM CBU 3ºPel BM

***

Corpo de Bombeiros - (...) Na madrugada desta segunda feira 16mar20, duas equipes do 7ºBBM foram empenhadas para atendimento a ocorrência de veículo automotor acidentado. No local havia uma vítima confusa, apresentando ferimento grave ( traumatismo cranioencefálico) após colisão frontal do veículo que conduzia com um poste de iluminação pública. A vítima encontrava-se retida no interior do veículo. Após realizar a segurança do local, a guarnição efetuou a liberação da vítima, que foi avaliada e imobilizada ainda no interior do veículo juntamente com a equipe do SAMU. A companhia energética foi acionada e o local permaneceu isolado pela Polícia Militar.
Data/Hora: Início 04:3 Término:05:00
Local: Av. Governador Magalhães Pinto Nº1624 Vera Cruz, Montes Claros/MG
Vítima ferida: E. L. S. D.O., 24 anos
Viaturas: 01 Auto Comando de Área e 01 Auto Salvamento
Apoio: PMMG e SAMU( USA 01)
Marcus Vinícius Santos de Oliveira, 2ºTen B Cmt 3ºPel BM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84576
De: Unimontes Data: Domingo 15/3/2020 23:55:17
Cidade: M. Claros

COMUNICADO – SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS
POR 10 (DEZ) DIAS E OUTRAS PROVIDÊNCIAS

A Universidade Estadual de Montes Claros passa a cumprir, a partir desta data, as determinações do Decreto Nº 47.886, do Governo de Minas Gerais, publicado neste domingo (15/3), no Diário Oficial “Minas Gerais”, que cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e dá outras providências.

Dentre as medidas preventivas adicionais determinadas pelo Decreto está, no Artigo 3º, a autorização aos “dirigentes máximos dos órgãos e entidades” a implementação “de medidas que se fizerem necessárias e que forem recomendadas por órgãos de saúde pública”.

Desta forma, a Unimontes implementa, a partir desta SEGUNDA-FEIRA (16 DE MARÇO), a suspensão das atividades de cunho acadêmico em todas as suas unidades, como forma de minimizar o fluxo de pessoas e, consequentemente, os riscos de contágio. Importante ressaltar que não há casos suspeitos registrados no âmbito da Unimontes. Trata-se de uma medida preventiva.

O recesso escolar, inicialmente, se estenderá por dez dias, até 25 de março, mas, mediante novas orientações, pode ser estendido se mostrarem necessárias mais medidas para a contenção do vírus, conforme avaliação de risco. Conforme o Decreto Nº 47.886, recomenda-se a paralisação de atividades em unidades escolares para concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão, conforme orientação da Secretaria de Saúde.

No âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), é recomendada restrição de visitantes nas diversas Unidades de Internação e Pronto Socorro do HUCF, como estratégia para controle da propagação da doença;

Determina, temporariamente, que nas Unidades de Internação (Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Maternidade, Pediatria, UTI Adulto e Pronto Socorro) seja reduzido para 01 (um) visitante por dia e com tempo máximo de 15 minutos de visitação; na UTI Neonatal e Berçário será permitido apenas 01 familiar acompanhante (pai ou mãe) ficando a visita dos avós proibida.

Serão mantidos todos os acompanhantes que por lei faz-se necessário.

Recomenda ainda um controle mais rigoroso de acesso dos serviços voluntários. Orienta ainda a proibição de visitantes gripados ou com doenças infectocontagiosas ativas.

Faz-se necessário que orientações como higiene das mãos, etiqueta de tosse, não compartilhamento de objetos e proibição do uso de celulares durante tempo de visitação.

Minas Gerais está em situação de emergência desde a sexta-feira (13/3), de acordo com o decreto publicado no Diário Oficial “Minas Gerais”.

Ainda nesse sábado (14/3), em alinhamento com os decretos de emergência do Governo do Estado e do Município de Montes Claros e com as orientações do Ministério da Saúde, a Unimontes adotou como medida preventiva a criação pela Portaria Reitor Nº 030/2020 do Comitê Permanente Unimontes Covid-19, integrado por profissionais de saúde e pelos coordenadores de Campi para monitoramento e estudos de eventuais casos, tomadas de decisões e organização de ações de enfrentamento.

Em comunicado também no sábado (14/3), a Unimontes divulgou as medidas preventivas para enfrentamento dos riscos de transmissão do Coronavírus.

Nos ambientes administrativos, a orientação é para evitar o contato físico com pessoas que apresentem sintomas respiratórios, incluindo apertos de mão e abraços. A circulação em locais fechados com pouca movimentação de ar também deve ser evitada.

Como as situações de evolução dos riscos de transmissão do Covid-19 serão monitoradas permanentemente pelo Ministério da Saúde e os órgãos de saúde do Estado e do Município, novas medidas adicionais podem ser adotadas imediatamente.

Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros, 15 de março de 2020

Professor Antônio Alvimar Souza

REITOR

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84575
De: Governo de Minas Data: Domingo 15/3/2020 19:57:24
Cidade: BH

O governador Romeu Zema publicou decreto, neste domingo (15/3), que cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e amplia as ações de prevenção e combate ao coronavírus em órgãos e entidades da administração estadual.

O Executivo decidiu implementar recesso escolar para a próxima quarta-feira (18/3) em todas as escolas da rede estadual. A medida vale até o dia 22 de março. Sendo assim, as unidades de ensino estarão com suas atividades paralisadas até o dia 22 de março.

Já existe movimento de paralisação, em decorrência do coronavírus, em unidades federais e particulares.

O intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão. A retomada das aulas será no dia 23 de março, conforme orientação da Secretaria de Saúde. O Governo ressalta que não existe situação de contágio comunitário em Minas Gerais até o momento e todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia.

A medida está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país.

Decreto

Foi publicado neste domingo decreto do governador Romeu Zema, contendo medidas adicionais para lidar com a pandemia. Entre as medidas estão o impedimento de retorno ao trabalho de servidores que estiveram em localidades com alto índice de transmissão comunitária do vírus. O impedimento vale por 14 dias, caso o servidor apresente sintomas da doença, ou por sete dias, caso não haja sintomas. Nesse período, recomenda-se que o profissional permaneça em casa e em trabalho remoto, se houver condições. Se não for possível, as faltas serão abonadas. Em ambos os casos, não haverá perda no auxílio-refeição ou alimentação.

O governador Romeu Zema ressalta que não há motivo para pânico e que as medidas adotadas até o momento são preventivas.
"Tudo isso faz parte de um conjunto de ações para resguardar a saúde de todos os mineiros e proteger nossos cidadãos. Prevenção sempre será o melhor remédio", disse.

No último sábado (14/3), o governador já havia decretado a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas pelos próximos 30 dias. A recomendação é que a medida, que será revista semanalmente, também seja adotada por organizações da iniciativa privada.

"Evitando aglomerações, conseguimos conter a propagação do vírus de forma mais eficiente, com o objetivo de que a epidemia não se alastre em Minas Gerais e contamine, principalmente, quem está no grupo de risco", afirmou.

A gestão estadual esclarece que continuará empenhando todos os esforços para evitar que a pandemia do Covid-19 atinja a população mineira e conta com a contribuição e compreensão de todos.

Veja abaixo outros pontos do decreto publicado neste domingo:

- Órgãos e entidades implementarão ações recomendadas por órgãos de Saúde pública, como medidas de profilaxia, assepsia, sanitárias e de informação em relação ao coronavírus;

- Recomendação de realização de reuniões virtuais ou, não sendo possível, que estas sejam realizadas exclusivamente com a participação das pessoas indispensáveis;

- Suspensão por 30 dias de atividades de capacitação, treinamento ou outros eventos realizados pelos órgãos, autarquias e fundações que impliquem aglomeração de mais de 100 pessoas. Esse prazo poderá ser prorrogado;

– Suspensão por 30 dias de viagens oficiais de servidores do Poder Executivo estadual que tenham como origem ou destino localidade com caso confirmado de infecção pelo coronavírus (COVID-19). Esse prazo poderá ser prorrogado;

- O servidor que apresentar sintomas característicos da doença fica dispensado de comparecer à unidade pericial, hipótese em que a licença para tratamento de saúde poderá ser concedida mediante homologação, ou seja, envio de documentação comprobatória para análise e deferimento pela perícia médica;

- O prazo para recadastramento anual de inativos e pensionistas do Poder Executivo do Estado fica suspenso, enquanto perdurar a Situação de Emergência em virtude do coronavírus, sem implicar na suspensão da remuneração durante esse período.

Na última sexta-feira (13/3), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência a pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas está a dispensa de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais.

O decreto também oficializa a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas), coordenado pela SES-MG, para monitoramento e estudo dos casos, além da atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84574
De: Pefeitura Data: Sábado 14/3/2020 16:03:02
Cidade: M. Claros

Decreto no. 4001, 13 de março de 2020
DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS E CRIA GABINETE DE CRISE.
O Prefeito de Montes Claros – MG, no uso de suas atribuições legais, nos termos dos arts. 71, inciso VI e 99, inciso I, alínea “i” da Lei Orgânica Municipal e do disposto no artigo 30, inciso I, da Constituição da República, bem como nos termos da Lei Federal 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e,
CONSIDERANDO, o reconhecimento de Pandemia, pela Organização Mundial de Saúde, em virtude de doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, causada pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2, que constitui desastre biológico tipificado pela Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), com o n.o 1.5.1.1.0, nos termos da IN/MI n.o 02/16;
CONSIDERANDO, a Lei Federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que instituiu medidas que poderão ser adotadas para enfrentamento da emergência de saúde pública causada pelo agente patológico;
CONSIDERANDO, a necessidade de atuação do Poder Público para mitigar os efeitos da Pandemia no âmbito municipal;
DECRETA
Art. 1o – Fica declarada Situação de Emergência
em Saúde Pública, no Município de Montes Claros, em razão da Pandemia, declarada pela Organização Mundial de Saúde, em virtude de doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, causada pelo agente etiológico Novo Coronavírus – SARS-CoV-2.
Art. 2o – Nos termos do inciso III, do § 7o, do art. 3o, da Lei Federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus, poderão ser adotadas as seguintes medidas:
I – determinação de realização compulsória de: a) exames médicos;
b) testes laboratoriais;
c) coleta de amostras clínicas;
d) vacinação e outras medidas profiláticas;
e) tratamentos médicos específicos;
II – estudo ou investigação epidemiológica;
III – requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, especialmente os ligados aos
serviços de saúde e de fornecimento de medicamentos e equipamentos, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa.
Art. 3o – Fica dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus de que trata o presente Decreto, nos termos do art. 4o, da Lei Federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.
Art 4o – Fica determinado, no âmbito administrativo do funcionamento dos diversos órgãos administrativos do Município, que sejam adotadas as seguintes medidas:
I – proibição de audiências públicas, inaugurações e lançamentos de obras em locais fechados, com grande aglomeração de pessoas;
II – proibição, no horário de expediente, de contato físico entre servidores públicos e o público externo e entre os próprios servidores públicos, devendo mesmo os cumprimentos de cordialidade serem realizados com distância mínima de 1,5 (um vírgula cinco) metros;
III – proibição de compartilhamento de talheres e copos, devendo ser utilizados, nos prédios públicos, utensílios descartáveis ou previamente higienizados;
IV – quando possível, utilização de teletrabalho pelos servidores públicos, por decisão do Secretário responsável pela área, servindo então declaração do chefe imediato para efeito de controle de frequência;
V – qualquer servidor, colaborador, estagiário, ou agente político que apresentar febre ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais) passa a ser considerado um caso suspeito.
§ 1o. Para os casos considerados suspeitos de contaminação pela doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, não será exigido o comparecimento físico para perícia médica, desde que apresentem atestado médico externo, que deverá ser submetido a homologação administrativa.
§ 2o. Não se aplicam as restrições do presente artigo aos contatos pessoais entre alunos e professores e entre servidores da área da saúde e os usuários do Sistema Único de Saúde.
Art. 5o – Fica instalado o Centro de Operações de Emergência em Saúde, coordenado pela Secretaria Municipal Saúde, para monitoramento da emergência em saúde pública declarada.
Art. 6o – A tramitação dos processos referentes a assuntos vinculados a este decreto correrá em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades do Município.
Art. 7o – Fica determinado que os setores responsáveis pela limpeza das instalações públicas implementem esforços para manter a plena higiene das instalações, notadamente locais onde haja contato de pessoas.
Art. 8o – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação e vigorará enquanto perdurar o estado de emergência causado pelo Coronavírus, responsável pela Pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde.
Município de Montes Claros, 13 de março de 2020.
HUMBERTO GUIMARÃES SOUTO
Prefeito de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84573
De: Governo de Minas Data: Sábado 14/3/2020 15:42:11
Cidade: BH

(...) O governador Romeu Zema se reuniu, neste sábado (14/3), em Belo Horizonte, com o secretariado do Executivo mineiro para discutir medidas de prevenção e tratamento para o novo coronavírus no Estado. Durante o encontro, Zema decretou a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas pelos próximos 30 dias.
A recomendação é que a medida, que será revista semanalmente, também seja adotada por organizações da iniciativa privada. O governo ressalta ainda a importância da iniciativa privada seguir também as orientações do Ministério da Saúde. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84572
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 14/3/2020 14:40:09
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

Doenças do meu Brasil o Coronavírus-19

Estou dentro da “década de 60” após receber a primeira Luz - parto normal – Santa Casa – Montes Claros.

Sobrevivi de vários vírus e bactérias, graças este clima semiárido – seco e quente do setentrião mineiro . Sem contar com as rezas das benzedeiras e os banhos milagrosos de folhas e raízes. Minha avó Alzira Ponciano e a minha a mãe passavam um óleo no meu corpo, e este infectado ficava quarando no sol para matar a eczema que alastrou – os procedimentos eram receitas do Dr. Mário Ribeiro. Acabei sarando.

Tive Coqueluche, mas, foi curada no alto da Colina de Dona Germana (Morrinho). As 04:30 da manhã minha mãe nos levava à igrejinha, fazia todos rezar e respirar o ar do amanhecer. Só sei que a alvorada e o ar (que era puro) me curaram e também minhas irmãs.

Nunca tive doenças como : zika – chikungunya- Hepatite A – Sífilis – sarampo – catapora – paralisia infantil, mas, a gripe. Sou campeão!

A dengue quase me matou (doença diabólica). Que o país ainda não proscreveu. E ainda trás pânico, pois, mata – eu sobrevivi!

Nos últimos anos tivemos a “FEBRE AMARELA” que matou algumas centenas de brasileiros. Porém, quem mais pagou pela doença foram os pobres primatas (macacos e sonhins). Saíram matando tudo – logo eles que eram os indicadores do vírus.

Agora com o Novo Coronavirus (COVID-19) - acreditam que foi desenvolvido em laboratório, pois, o velho vírus não era tão letal.

Estamos em pânico! Mas acreditamos no nosso semiárido que eliminou até a CÓLERA. - Há doenças que vêm matando pelo mundo, mas, quando chegam aqui não encontram ambiente propícios. É este tal do Sol senegalês e o clima seco danado que os eliminam.

Agora! Nós que estamos nos anos 60 natalícios pra frente, apesar das experiências com as outras doenças, estamos mais vulneráveis ao COVID-19, devido a média e baixa imunidade, até as gripinhas nos maltratam.

Com esta descoberta do vírus, o efeito viralizou as Bolsas de valores, principalmente as europeias e as economias de alguns países, só sabemos que a China, berço do COVID-19 e os Estados Unidos estão se dando muito bem com as suas moedas.
Voltando lá atrás - com relação aos primatas e a Febre Amarela - no caso do COVID-19, os indicadores (parâmetros) foram os chineses, principalmente os moradores da cidade Wuhan, que fica no coração da China. – Cuidado! Não vão fazer besteira!

Ainda não fiz uso de nenhuma medida drástica para evitar a contaminação, mas, mudei a minha rotina.

(*) José Ponciano Neto é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84571
De: Manoel Hygino Data: Sábado 14/3/2020 08:22:04
Cidade: Belo Horizonte

O tempo e o vírus

Manoel Hygino

Março pela metade. Depois de chuvaradas pelo Sudeste, deixando mortos às dezenas em Minas Gerais, litoral de São Paulo, terras e serras do Espírito Santo, favelas do Estado do Rio, até da Bahia, a gente da extensa região brasileira quedou na ansiosa expectativa em torno dos próximos dias. Chover ou não chover? Em Belo Horizonte, o prefeito Kalil terá tempo de recompor o piso das vias públicas e demais danos causados por temporais.

As dúvidas se dão em face do Dia de São José, - popularmente o das enchentes das goiabas, que anunciam, segundo a gente da roça – o fim da temporada das águas no interior de Minas. Mas, como será 2020 já com tão desagradáveis surpresas nas atividades humanas? As hidrelétricas do Sudeste e Nordeste do Brasil, onde se localizam os principais reservatórios do Brasil, vão receber chuvas acima da média em março, contribuindo para recuperar o nível dos lagos, projetou o Operador Nacional do Sistema Elétrico em relatório. O Sudeste e o Nordeste deverão receber, respectivamente, precipitações equivalentes a 111% e 101% da média histórica para o mês - parte do chamado "período úmido" na região das usinas, que vai de novembro a abril. O volume esperado para o Sudeste, contudo, ficou abaixo da projeção de 117% divulgada no boletim da semana anterior. Para o Nordeste, o ONS elevou a projeção em 21 pontos percentuais.

Ninguém, no entanto, terá segurança para afirmar sobre o que o futuro nos reserva para 2020, além do que preconizam os meteorologistas. Chover ou não, é o que predominantemente menos inquieta esta metade de século. De fato, a declaração da Organização Mundial de Saúde com relação ao coronavírus confundiu o mundo e põe em sobressalto todos os países.

Uma coisa é certa: os povos começaram a perceber o que é exatamente uma pandemia. Impressionou uma informação da OMS de que a palavra se emprega quando uma doença espalha-se por grande área geográfica, não se restringindo a uma região ou povo. O planeta treme. Interrupção de grande parte das atividades do homem, a suspensão de viagens aéreas e cruzeiros marítimos, das aulas, do direito de ir e vir livremente, a frequência a práticas esportivas. E, como se fará para tratar um mal, que jamais nesta escala foi enfrentado pela humanidade? Quem paga a conta dos estragos cruéis do vírus? Como se comportarão as nações mais pobres de todos os continentes, se sabemos que os mais ricos e poderosos estão assustados ou em pré-pânico?

No Brasil, o ministro da Saúde opina que a contaminação pelo coronavírus se dará em progressão geométrica, a partir da semana que vem. Segundo ele, a situação é alarmante. Pediu recursos para o SUS, a fim de suportar a demanda. A ANS obrigará hospitais particulares a prestarem atendimento. Jornal de São Paulo revela que o Brasil poderá ter 4 mil casos em 15 dias. Para Mandetta, a letalidade do vírus é baixa, mas o principal impacto será a sobrecarga do sistema de saúde, que precisa de mais dinheiro público.

Onde buscá-lo?


(N. da Redação - Manoel Hygino, que ontem completou 90 anos no auge de suas atividades de escritor e jornalista, é também ouvidor da Santa Casa de BH, um dos maiores hospitais de Minas, onde está em contato diário com os maiores especialistas médicos de Minas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84570
De: Manoel Hygino Data: Quinta 12/3/2020 15:23:43
Cidade: Belo Horizonte

O Dia da Mulher

No segundo dia de março, Montes Claros perdeu, com quase 89 anos, Zezé Colares, pioneira em iniciativas dignas de lembrança na cidade. Passou da crônica social, em que atuou por sessenta anos, para o mecenato, o amparo às artes e à cultura. Graças a seu devotamento, centenas de jovens viajaram pelo mundo para participar de congressos de folclore e levou a inúmeros países, o grupo Banzé, sua dança e sua música.

Domingo passado, por sinal, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, que deveria inspirar respeito, amor e admiração por aquela gerada para acompanhar o homem em sua vida terrena. No entanto, o que se viu pelos veículos de comunicação foi a sucessão de notícias de crimes, até bárbaros, cometidos contra aquelas que são nossas mães, esposas e filhas. Que século é este? Que milênio vivemos? O que aprendemos com as lições da história? Ou, como disse Fukuyama; a história acabou?

A mulher, vilmente tratada e assassinada, é a mesma que espontaneamente surgiu durante a Idade Média, como lembra o humanista Ivan Lins. Ele ensina que se mede o grau de civilização de um povo – na expressão de Robertson – pela maneira com que nele é tratada a mulher, primitivamente considerada um ser inferior.

É ainda Ivan Lins quem diz que a mulher, tal qual se nos apresenta e a consideramos hoje, “o eterno feminino” de Goethe, é o misto de ternura e pureza, uma lenta criação da humanidade, isto é, resulta da longa e tormentosa evolução da humanidade desde o pântano em que nos achávamos enchafurdados, até os dias em que já começamos a parecer homens.

Gibson registra que, entre os antigos, nada mais subalterno do que o papel das mulheres – meras máquinas de procriar, sem merecerem o menor apreço sob o ponto de vista intelectual, quer mesmo sob o aspecto afetivo, compreendidas no Direito romano na classe das coisas. Não lhes cabia o direito de tratar dos próprios negócios, nem serem assistidas por um tutor, legalmente instituído, do qual dependiam inteiramente. Mesmo as patrícias ficavam, sob o nome de tutela, numa espécie de escravidão permanente.

Haveria imensamente a considerar e escrever. Mas lembraria, por exemplo, que – durante a fase ascendente da atividade conquistadora dos romanos é que cresceu o apreço pela mulher. Provam-no os nomes de Vetúria, mãe de Coriolano, imortalizada por Shakespeare, e Cornélia, a mãe dos Gracos, que preferiu a viuvez ao leito de um soberano.

Eis um rico e belo desenvolver. O conceito de mulher é indispensável ao sentimento de grandeza de seu significado para a sociedade e para a humanidade. Há muito a fazer, muitíssimo, para que a mulher seja instalada, efetivamente no lugar a que está destinada, começando por estabelecê-la na categoria de providência moral da espécie, como apregoava Comte. E os homens serão mais do que bípedes: precisarão ser gente, educar-se, respeitar para que as almas masculinas não sejam punidas como quis Platão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84569
De: Governo de Minas Data: Quinta 12/3/2020 15:23:18
Cidade: BH

Estado anuncia pagamento do 13º salário a servidores que têm direito a receber até R$ 3 mil líquidos

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta quinta-feira (12/3), a quitação do 13º salário de cerca de 47 mil servidores na próxima segunda-feira (16/3). O pagamento será feito de forma integral aos servidores que têm direito a receber de R$ 2.501 a R$ 3.000 líquidos. Dessa forma, 83% dos servidores e pensionistas do Estado já terão recebido o benefício.

O governo estadual realizou um esforço em seu fluxo de caixa para realizar o pagamento, que totalizará R$ 159 milhões. Com a medida, a educação, área com maior número de servidores do Executivo estadual, terá tido 81% de seus servidores contemplados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84568
De: Afonso Cláudio Data: Terça 10/3/2020 14:58:35
Cidade: Montes Claros/MG

Coronavírus

Posição às 14h38m de hoje, referente a alguns países de destaque no mapa internacional e comparação com números em datas anteriores:
Países/Mortes
24/2 10/3 +%
China 2.595 3.136 17,2
Itália 7 463 98,5
Iran 12 291 95,9
Coreia do Sul 7 54 87,0
Espanha 8* 35 77,1
França 2** 30 93,3
Est. Unidos 1** 26 96,1
Japão 12* 16 25,0

*7/3; **29/2; Japão: inclui navio de cruzeiro
Mundo: casos confirmados 116.015
mortes 4.089

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84567
De: Paulo Narciso Data: Terça 10/3/2020 14:05:22
Cidade: M. Claros

A missa de Ressurreição de Zezé Colares, ontem, na Catedral, foi de muita emoção.

O Banzé cantou suas músicas, e também as músicas da Igreja.

Uma delas rodou por mais tempo por todo o templo, fixando a parte que dizia - "meu cansaço... que a outros descanse..."

Contudo, o momento mais tocante foi quando - entre os filhos e netos de Zezé que se pronunciaram - apresentou-se um, pouco conhecido da M. Claros recente.

Gregory, norte-americano na faixa dos 60 anos, deu depoimento emocionado, cortado por lágrimas.

Disse que, aos 17 anos, estava em M. Claros, aí pelos anos quase 70, dando aulas na Cultura Inglesa, quando foi "adotado" como filho gringo do casal Zezé e João Carlos.

Os laços da afeição profunda nunca se desfizeram. Intensificaram-se.

Há poucos meses, ele mais uma vez veio visitar a mãe brasileira.

Chorou muito, ao vê-la resignada a dormir.

Na segunda-feira 2, ao saber que Zezé havia partido, depois da prolongada enfermidade, tomou o primeiro avião de Ohio, na região gelada dos grandes lagos dos EUA, e veio correndo, juntar-se "aos meus irmãos, cunhadas e sobrinhos".

- Graças a Deus que ela fez parte da minha vida, e continua, com meus irmãos, cunhadas e sobrinhos - resumiu na fala tocante, interrompida pelas lágrimas, que então eram de muitos.

Ao final, abraçado e consolado, juntou:

- Vocês não sabem o que é chorar num voo de 8 horas, chorar sem parar!



(Acima as anotações de Gregory para driblar as lágrimas no púlpito da Catedral, no ofício de Ressurreição de Zezé Colares, ontem, em Montes Claros)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84566
De: Manoel Hygino Data: Terça 10/3/2020 09:01:26
Cidade: Belo Horizonte

A vez do vírus

Manoel Hygino

O oftalmologista Li Wenlang, de 34 anos, chinês, que trabalhava em Wuhan, alertou no final de dezembro sobre o aparecimento de um vírus. Resultado: foi punido pelas autoridades e lhe sobreveio a morte, devido a uma infecção. Seus colegas protestaram: “é um herói que deu o alerta e pagou com a vida”. A mensagem, em rede social chinesa, foi censurada, pura e simplesmente, como convém aos governos totalitários. Mas o problema não cessou, exigindo uma investigação que revelou o significado macabro da advertência.

Ninguém segurou o coronavírus. Menos de três meses depois, todo o planeta estava com medo, com mais de 100 mil infectados, em 91 países e territórios, e 3,4 mil mortes. O Brasil também se assustava, apesar do pedido de serenidade formulado pelo ministro da Saúde.

O mundo entrou em plantão permanente, a despeito da empáfia inicial da Casa Branca, que esperava espantar o fantasma surgido na China simplesmente com um baú de dólares. O corona também chegara lá e deixara rastros fúnebres e temor generalizado.

As consequências finais, ou seja, numéricas, eram imprevisíveis e a Terra encerrou a primeira semana de março sob o signo do medo, inclusive, porque já pesava nos cálculos dos institutos de pesquisa com números alarmantes para a economia mundial. Antevia-se o agravamento da crise.

Na sexta-feira, Dia de São Leandro, alguns dos jornais publicaram as seguintes manchetes: “Se repetir a China, é administrável, disse o nosso ministro da Saúde”. “Diante da explosão de casos, Minas vai decretar emergência”.“Ministério da Saúde antecipa vacinação contra a gripe”. “Disparam no Brasil casos suspeitos de coronavírus”. “Coronavírus: chegam a 132 os casos suspeitos no país”.

O que se terá à frente, quanto ao coronavírus, é imprevisto, tudo dependendo da evolução da doença no mundo, sendo certo que ela avança todos os dias. Todas as áreas do fazer humano estão sendo afetadas. O movimento internacional de pessoas por terra, mar e ar já decresceu expressivamente. Tudo sofrerá modificações profundas e rápidas. É preciso salvar o possível, enquanto possível e com rapidez e eficiência. Jornal da capital opinou: “Democrático, o novo coronavírus prova que não tem ideologia nem preconceito. Ataca cinco continentes. Os estragos por ele causados se disseminam pelas economias globais e ameaçam uma quebradeira geral. Pobres e ricos estão com a espada de Dâmocles sobre a cabeça.”

Todo o sistema de saúde de Belo Horizonte se acha em ação permanente, com o secretário municipal, Jackson Machado Pinto, na liderança. A Prefeitura de Montes Claros, maior cidade do Norte do Estado, informou que não existem casos de coronavírus na cidade, mas apenas um paciente com suspeita do vírus. Está internado no Hospital Universitário Clemente de Faria, atendido dentro dos protocolos internacionais estabelecidos para a doença.

A Arquidiocese de BH orientou os fiéis a evitarem contato físico durante as missas. Dom Walmor deu a orientação de forma restrita à arquidiocese: “A Arquidiocese de Belo Horizonte, em comunhão com a Igreja em todo o mundo, está sempre comprometida com a defesa da vida, com o bem-estar de cada pessoa. A vida é dom de Deus, precioso, e por isso mesmo deve ser preservada e promovida, em todas as suas etapas, da fecundação ao declínio, com a morte natural. Por isso mesmo, a igreja une-se aos que hoje buscam combater a disseminação do coronavírus, uma ameaça à saúde, principalmente dos idosos e enfermos”.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84565
De: Afonso Cláudio Data: Segunda 9/3/2020 22:54:49
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem N°84561 - agradeço ao Felisberto, meu caro amigo e colega de trabalho na Biobrás, lá pelos idos de 1976/78, pela suas gentis palavras a meu respeito, das quais não sou tão merecedor, mas devo dizer que, com a supervisão do montesclaros.com, tenho tentado participar deste Mural com o objetivo de contribuir de alguma forma, com a experiência adquirida na vida, em alguns aspectos ligados à minha profissão, às notícias de modo geral, às famílias das quais eu e minha esposa somos descendentes, à história de Montes Claros e dos amigos, parentes e benfeitores da nossa querida cidade e região.
Este espaço é muito importante para as participações dos diversos leitores e colunistas, unindo e integrando um enorme contingente de pessoas, sem limitação de distância.
Muito obrigado pela sua atenciosa mensagem.
Que Deus abençoe você e sua família, Felisberto. Grande abraço.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84564
De: Prefeitura Data: Segunda 9/3/2020 15:59:37
Cidade: Montes Claros

(...) A Prefeitura de Montes Claros homenageará, com uma escultura gigante de borboleta, a folclorista e professora de História da Música e de piano, Maria José Colares de Araújo Moreira, popularmente conhecida como Zezé Colares, falecida no dia 2 de março desse ano. Ela foi fundadora do Grupo Folclórico Banzé, que levou o nome de Montes Claros para todos os cantos do mundo. A solenidade de inauguração será realizada nesta quarta-feira, 11 de março, às 19 horas, na Praça do Doutor João Alves, ou Praça do Automóvel Clube, que receberá, além da escultura, um jardim. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84563
De: José Versiani Santos Data: Terça 10/3/2020 07:14:05
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Hoje, 10 de março de 2020, faz 30 anos que nosso querido O Jornal de Montes Claros calou-se para sempre!

José Versiani Santos

Eu, criança de 12 anos de idade, já trabalhava no escritório de Advocacia do Dr. Oswaldo Alves Antunes o qual funcionava numa das salas térreas do então Grupo Escolar Dr. João Antonio Pimenta, situado na Rua Simeão Ribeiro, esquina com a Governador Valadares.

Em 10 de julho de 1954, Dr. Osvaldo, meu patrão, me pediu que eu procurasse um carroceiro, para fazer a mudança de seu escritório.

Naquela época, pouquíssimo eram os carros de transportes. Apressadamente, dirigi-me ao Mercado Central, na Praça Dr. Carlos, pois no seu entorno estacionavam diversos carroceiros.

Avistei logo o senhor Geraldo Pacote, irmão da minha tia Candinha, e combinamos a mudança do escritório para a Gráfica de O Jornal de Montes Claros, imóvel localizado na Rua Dr. Santos, 103, Centro de Montes Claros, que tinha sido propriedade de Capitão Enéas Mineiro de Souza e fora adquirido recentemente pelo Dr. Osvaldo. Atualmente, a Caixa Econômica Federal ocupa esse espaço.

Nessa Inesquecível e feliz data, Dr. Osvaldo imprimiu satisfeito, em novo formato, a primeira edição da Gráfica o Jornal de Montes Claros que estava sob a direção dele.

***

Os anos se passaram. Na segunda feira, 05 de março de 1990, o Dr. Osvaldo me chamou a seu escritório e me comunicou o definitivo fechamento do jornal que ocorreria sábado, 10 de março de 1990, com a publicação da sua última edição de n° 7.374.

Essa triste notícia me abalou profundamente, pois, durante 36 anos de serviço, acompanhei a trajetória desse jornal, sério, respeitado, imparcial, descomprometido com a política partidária.

Lágrimas rolaram pelas minhas faces! Dr. Osvaldo manifestou também o seu desejo, afirmando que eu fui o primeiro funcionário a trabalhar no jornal, sob a direção dele, por isso queria que eu estivesse presente no O Jornal de Montes Claros, sábado, 10 de março a fim de fechar definitivamente as suas portas, já que ele não presenciaria esse triste acontecimento.

Esse lamentável fato foi filmado pelo cinegrafista Viltomiro de Souza, o popular "MIRO", que era funcionário da TV Montes Claros, afiliada à então TV Bandeirantes, e o repórter Sérgio Nassau, também funcionário dessa TV, quis me entrevistar. Como eu estava emocionadíssimo, pedi a Paulo Braga, meu colega e editor, que fosse o entrevistado.

Relembro tudo isso com saudades, eternas saudades!


(N. da Redação - José Versiani Santos, que em julho completará 79 anos, é a memória viva dos jornais impressos de M. Claros. Trabalhava na publicidade e sempre mereceu a mais alta confiança de todos os veículos existentes em M. Claros a partir da segunda metade do século passado. É descendente, por linhas transversas, de festejado prefeito de M. Claros, cujo nome está na principal via do centro. É uma unanimidade entre os que se dedicaram à atividade jornalística.
De memória invejável e saúde perfeita, pescador que conhece a intimidade de todos os rios da região, tem conhecimento detalhado do que de mais importante ocorreu na imprensa local nos últimos 70 anos. Está sob sua guarda, atenta, o acervo de parte da nossa melhor história).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84562
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 9/3/2020 20:19:41
Cidade: Montes Claros

CARRETA TOMBA NA AVENIDA SIDNEY CHAVES E CAI DENTRO DO CÓRREGO VIEIRA

Na tarde desta segunda-feira por volta das 16h00min, o Corpo de Bombeiros Militar em Montes Claros foi acionado para atender uma ocorrência de tombamento de carreta na Avenida Sidney Chaves, próximo a fábrica da Nestlé em Montes Claros. No local tratava-se de uma Carreta carregada de engradados vazios de cerveja, placa EUU-5566, tracionada por um Cavalo Mecânico de placa GDC-0892, que seguia sentido Distrito Industrial/Centro e por motivos desconhecidos veio a tombar em uma curva caindo dentro do córrego Vieira, ficando o motorista ( Sr. C.J.A de 38 anos) retido no interior da gabine, consciente, orientado, apresentando escoriações na face e membros superiores. Após a imobilização da vítima e com a utilização de equipamentos e técnicas de salvamento em alturas a mesma foi resgatada e deixada aos cuidados da equipe do SAMU que encontrava-se no local, juntamente com a Polícia Militar que controlava o trânsitAtenciosamente, Ten Freitas CBU 1° Pel

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84561
De: Felisberto Data: Segunda 9/3/2020 17:47:03
Cidade: Goiania-Goias

E com muita emoção, que acompanho as mensagens do meu querido amigo e colega de Biobras, Dr. Afonso Claudio.
Suas mensagens falando sobre fatos e pessoas de Montes Claros, nos enche e emoçao. A mensagem 84560, de 08/03/2020, quando ele fale da dona Zeze Colares, bateu fundono meu coração, pois convivi tambem ai, com as pessoas que ele citou,inclusive o Paulinho, foi meu colega de TG 87, em 1969. Muito obrigado meu amigo, por trazer a minha memoria, a lembrança de fatos e pessoas que fizeram parte da nossa vida ai em Moc.
Um grande abraço meu amigo. Vc e inesquecivel.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84560
De: Afonso Cláudio Data: Domingo 8/3/2020 14:06:52
Cidade: Montes Claros/MG

Amigos para sempre

Há 6 dias partia para a Eternidade a Professora Maria José Colares de Araújo Moreira, a D. Zezé Colares, fundadora do Grupo Folclórico Banzé, cuja importância para a arte e a cultura foi e será mais ainda celebrada e exaltada pelos montesclarenses, mineiros, brasileiros e estrangeiros.
Lembro-me, com saudade, das oportunidades que tive de me encontrar com vários amigos do Banzé em 1970 e 1971, em razão da participação do meu irmão Luiz Victor, que nos deixou precocemente, com apenas 19 anos, juntamente com Paulo Afonso (Paulinho, filho de D. Emília, da Feira das Louças), em 26/12/1971, num acidente ocorrido próximo à Cerâmica Cowan, na estrada do Aeroporto, da qual era sócio um irmão de D. Zezé, o Dio Colares, que também faleceu muito novo, nos anos 70.
Eu morava em Belo Horizonte desde agosto de 1964, mas, após dezembro de 1969, retomei com mais frequência a convivência com minha querida Montes Claros e, em algumas oportunidades, aqui em Moc ou quando o Banzé ia se apresentar em BH ou próximo de lá, me encontrava com o Grupo.
Para mim era muito agradável e emocionante assistir as fantásticas apresentações e os ensaios, onde quer que ocorressem. Parecia que Montes Claros estava ali naquela cidade ou local onde o Banzé se apresentava.
Depois de 1971 iniciei a minha carreira profissional, constituí família e acompanhava sempre as notícias sobre o Banzé, que se tornou um grande orgulho para todos nós, expandindo suas atuações para outros Estados e exterior nos últimos 50 anos.
Lá no Céu se encontram alguns pioneiros do Banzé, por exemplo, os que sei: Luiz, meu irmão ("Cadê meu boi?"), Paulinho, Rubinho Sena, Wagner Guimarães (foi meu colega na CEMIG), Mary Guimarães Maldonado (minha prima), Hélio Guedes (meu colega de pré-primário no Colégio Imaculada Conceição, em 1955), que receberam D. Zezé ao som dos cantos e danças folclóricas tão encantadoras da nossa região, juntamente com muitos outros aos quais ela era ligada.
Quando for a vontade de Deus, nos encontraremos.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães




Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84559
De: Paulo Narciso Data: Domingo 8/3/2020 11:38:25
Cidade: Montes Claros




Sexta-feira 16/8/2019 16:53:46


Uma vez mais, a Festa de Agosto - repetida ano a ano há quase ou mais de 200 anos pelas ruas centrais de Montes Claros - reserva surpresas.

Uma voltou a ocorrer, hoje.

Quando a banda da PM, implantada nos anos 50 pelo benemérito sargento Nadir, quando a banda passava pela Rua Camilo Prates, encerrando o cortejo do Reinado de São Benedito, seus membros receberam ordem de estacar, parar. O cortejo seguia.

A banda parou no meio do quarteirão. Os músicos voltaram-se todos para um baixo muro de pedras, escuras. E passaram a tocar, sem aviso, a música que é o Hino da Nação Montesclarina, felizmente hino não oficial, a modinha Amo-te Muito.

Poucos dispunham de informação para avaliar o momento, de emoção.

Na casa de muro baixo, de pedras escuras, vindas de Grão Mogol, ali há cerca de 5 anos sua moradora resiste aos sintomas da doença da idade - o Alzheimer.

Chama-se Zezé Colares, tem 89 anos, 5 filhos. É mecenas de Montes Claros. Migrou da agenda de socialite, das colunas sociais, para a benemerência cultural.

A maior parte do tempo dorme, como uma bela adormecida. Serenamente, como nas histórias, estórias. Ontem, ainda ontem, foi levada para a varanda por onde passou o Reinado de Nossa Senhora, do Rosário.

Nesta mesma festa, há mais de 80 anos, a menina Zezé, aos 4 anos, foi a rainha, na década de 30.

Era tão difícil conseguir a vaga de Rei ou de Rainha de um dos desfiles que a escolha só podia ser feita por sorteio, entre tantos pretendentes. E um tio materno dela, solteiro, havia sido o sorteado. Então, Zezé e seu irmão Dio Colares foram os soberanos, imperadores do Divino.

No começo desta tarde, a banda da PM então voltou-se para a casa de muro baixo e pedras escuras, e tocou o Amo-te Muito.

Por merecidos motivos, interpretando o sentimento da cidade.

Além de despertada cedo para os valores e princípios da cultura do sertão, Zezé, como foi dito, avançou da agenda social para a benemerência cultural, aí pelos anos 70.

Fundou o Banzé e, com ele, levou centenas e centenas de jovens a visitar o mundo, percorrendo festivais em países da Europa e das Américas, arrancando aplausos para a alegria incomum que aquele corpo de jovens exibia por toda parte.

Lembro-me bem: há 30 anos, numa cidade de altos penhascos sobre o mar da Normandia francesa, um produtor da TV despencou-se da torre de filmagem e aproximou-se de Zezé, aflito:

- Senhora, por favor me explique: de onde esses seus jovens armazenam tanta alegria, impossível de ser vista, neste nível, no meu país, a França?

Zezé ainda trouxe grupos de muitos países a visitar Montes Claros. E o intercâmbio, jovens de lá e de cá, reunidos pela cultura, pela arte, pela música, pela dança, produziu frutos.


Enquanto a banda hoje tocava o Amo-te Muito, esta história de transmigração passou como num filme, no muro baixo de pedras escuras, na tarde ensolarada dos catopês.



***


Domingo 8/3/2020 11:38:25



PS. Devo acrescentar. Somos primos. A mãe de Zezé é Narciso Soares, irmã do meu pai. Gente retirada, do arrebol, os 2: o do Levante e o Crepuscular.

Existimos desde sempre do outro lado da ponte da Vila Brasília, uma plantação de uvas, videiras, e de sonhos, e onde no princípio do século passado uma família vinda de Diamantina para a cidade de 3 mil habitantes produzia vinhos finos, para missas, com uvas pisadas em grandes tonéis. Como nos filmes bíblicos.

Eu ainda peguei o pisoteio, eu me lembro.

Zezé teve vida de princesa, linda, educada nos melhores colégios, casamento com príncipe - o nunca igualado gentil homem chamado João Carlos Pena de Araújo Moreira, tão de todos nós.

Por tempos, a vida social de M. Claros passava por ela. O Brasil tinha Carmen Mayrink Veiga. Nós, sempre teremos Zezé.

Ela - com o empurrão de dona Marina - migrou para o mecenato.

Foi pelo mundo cantar Montes Claros.

E a modinha Amo-te Muito falava por nós, mais que tudo. Também vi, ouvi.

Sua retirada agora, longamente cultivada numa cama de bela adormecida, é a parte conclusiva deste filme.

Nos últimos anos, onde passo a maior parte do tempo é ensinado que o universo, de Uno, é um só e único giro, pois nada é particular e próprio.

Também é revelado, de boca a ouvido: quando o discípulo está pronto, o mestre aparece...

Rumi, poeta persa do século 13, o mesmo século de Francisco de Assis (e do Mestre Eckhart), o poeta Rumi nunca se cansou de ensinar, de repetir, de ciciar, como ainda agora:

"Na verdade, somos uma só alma, tu e eu.
Nos mostramos e nos escondemos tu em mim, eu em ti.
Eis aqui o sentido profundo de minha relação contigo,
Porque não existe, entre tu e eu, nem eu, nem tu."

Portanto, inútil procurar por Zezé onde depositamos o seu corpo na torrencial chuva de segunda-feira, na penumbra que é só, e sempre será, o começo da eterna madrugada. Pois tudo gira.

Amanhã (às 19, 30, na Catedral), cantaremos para Zezé o ofício da Ressurreição. Os albores, arrebóis. Levantes e Crepúsculos. Começos, recomeços.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84558
De: Eneide Data: Domingo 8/3/2020 10:18:21
Cidade: Montes Claros MG  País: Brasil

Bom. Gostaria muito que a Copasa desse ao povo de Montes Claros uma explicação convincente e verdadeira esclarendo o verdadeiro motivo pelo qual a barragem da Copasa nunca enche. Furnas está cheia, Três Marias transbordando o Rio São Francisco cheio e barragem de Juramento não chega nem a metade. Para onde está indo toda água das chuvas que tem caído?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84557
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 7/3/2020 12:41:41
Cidade: Montes Claros/MG

Nova comparação dos números de mortos, vítimas do coronavírus, em países que têm se destacado no mundo:
I) Entre 24/2 e 7/3:
China - de 2595 para 3070: +15,5%
Itália - de 7 para 197: +96,4%
Irã - de 12 para 145: +91,7%
Coréia do Sul - de 7 para 42: +83,3%
II) Entre 29/2 e 7/3:
Estados Unidos - de 1 para 12: +91,7%
França - de 2 para 11: +81,8%
O Japão, que tinha 12 mortos em 4/3, permanece com o mesmo número hoje, 7/3. Chamam atenção também a Espanha, com 8 mortos até hoje, e o Iraque, com 4.
No mundo: total de casos confirmados - 102.078; total de mortes - 3511. Hora: 10h49m.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84556
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 7/3/2020 08:51:00
Cidade: Montes Claros

COLISÃO FRONTAL ENTRE VEÍCULOS NA BR 135

Hoje, por volta das 5h30min, o Sétimo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Montes Claros, foi acionado para atendimento de colisão frontal entre dois veículos, na BR 135, KM 420, Zona Rural de Bocaiúva/MG, com uma vítima presa às ferragens.
Um dos veículos (Fiat Pálio) se encontrava somente com o condutor. O outro veículo (Fiat Siena) se encontrava com quatro ocupantes. Todas as vítimas já ESTAVAM fora do veículo, sendo atendidas pelas equipes do SAMU e ECO135.
As guarnições de Bombeiros fizeram a prevenção ao risco de explosão, através do corte dos cabos das baterias e auxiliaram na prestação dos primeiros socorros às vítimas.
Apesar da violência na dinâmica do acidente, todas as vítimas se encontravam conscientes, embora algumas apresentando múltiplas fraturas.
As causas do acidente não foram constatadas.
A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local, ficando responsável pelo cenário, para adoção das demais medidas decorrentes.
Atenciosamente,
Ten Igor
CBU 2º Pel

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84555
De: O Tempo Data: Sábado 7/3/2020 08:19:19
Cidade: BH

Donos de açougue são presos por sucessivos roubos de gados no Norte de Minas - Empresários gerenciavam organização criminosa que furtava animais em cidades do interior- Por MARIANA NOGUEIRA - Quatro homens foram presos e outros cinco são procurados pela Polícia Civil do Norte de Minas suspeitos de integrarem uma organização criminosa especializada em roubo de gado. Segundo as investigações, os autores seriam donos de açougues e fazendas de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, e cometeriam os crimes em Francisco Sá, na região Norte do Estado. O caso foi apresentado nesta sexta-feira (6) à imprensa.
O roubo que desencadeou as investigações aconteceu no dia 22 de janeiro deste ano. Na ocasião, os ladrões levaram bovinos e dois caminhões boiadeiros de uma fazenda. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos utilizaram armas de fogo e fizeram reféns o caseiro, a esposa e o filho de 5 anos, além dos motoristas dos veículos. As vítimas foram agredidas e ficaram em cativeiro por cerca de 12 horas. Os veículos e 13 cabeças de gado foram recuperados depois.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram que os autores compõem uma organização criminosa extremamente articulada e com clara divisão de tarefas entre seus membros. A delegada Juliana Grace informou que trabalho acontece em mais de um lugar. “Tem autores intelectuais na região de Pedra Azul e excelente executores na região de Montes Claros. São proprietários de açougues e fazendas. Eles encomendam esses crimes. Tem um braço executor. Encomendam o crime e os autores de Montes Claros fazem a execução”, afirmou a delegada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84554
De: Copasa Data: Sexta 6/3/2020 11:13:32
Cidade: M. Claros

A Copasa informa que o longo período de estiagem tem impactado diretamente a disponibilidade de água das fontes de produção para o abastecimento público, em Montes Claros.
Para garantir o fornecimento de água aos moradores da cidade durante este período, a Companhia iniciou o rodízio como medida preventiva.
O término do período de restrições no abastecimento dependerá da normalização das condições das fontes de produção de água.
Por este motivo a Copasa adota desde o dia 17 de novembro o rodízio na cidade, conforme cronograma abaixo:
(...)

REGIÃO 1 - Augusta Mota, Canelas I e II, Clarice Ataíde, Delfino Magalhães, Regina Perez, Jardim Alegre, Jardim Liberdade, Jardim Palmeiras, Jardim Primavera, Jardim São Geraldo, JK, Major Prates, Morada da Serra, Morada do Parque, Nova América, Parque Jardim Morada do Sol, Planalto, Planalto Prolongamento, Raul Lourenço, Recanto das Águas, Residencial Minas Gerais, Residencial Monte Cristal, Residencial Monte Fiore, Santa Lucia I e II, Santo Antônio I, São Lucas, Universitário, Vargem Grande II, Vilage do Lago l, Vilage do Lago II, Vargem Grande II, Guarujá.

REGIÃO 2 - Acácia, Alterosa, Amazonas, Chiquinho Guimarães, Cidade Industrial, Ciro dos Anjos, Conjunto Habitacional Joaquim Costa, Cristo Rei, Dona Gregória, Edgar Pereira, Independência e Adjacentes, Jardim Brasil, José Corrêa Machado, Mangues, Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Nova Suíça, Residencial Vitória I e II, Santo Inácio, Santos Dumont, São Bento, São Judas I,Vila Brasília, Vila Campos, Vila Greicy, Vila João Gordo, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Real, Vila Santa Cruz, Condomínio Moradas Montes Claros, Santa Rafaela. Barcelona Park, Bela Vista, Jardim Europa, Nova Morada, Panorama I, Vila Castelo Branco, Vila Mauricéia, Vila Oliveira, Cintra, Roxo Verde, Centro, Melo, Todos os Santos.

REGIÃO 3 - Belvedere, Camilo Prates, Cândida Câmara, Eldorado, Fazendas, Funcionários, Gran Royalle Pirâmide, Ibituruna parte baixa, Jardim Alvorada, Jardim Olímpico, Jardim São Luiz, Lurdes, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, Novo Delfino, Olga Benário, Panorama II, Parque jardim Olímpico, Ponta do Morro, Residencial Montes Claros, Residencial Sul e Sul Ipês, Residencial Vila do Cedro, Sagrada Família, Santo Expedito, Santa Eugênia, Santo Amaro, Santo Antonio ll, São Geraldo ll, São Judas II, Sumaré, Todos os Santos II, Vila Anália, Vila Atlântida, Vila Ipiranga, Vila Santa Maria, Conjunto Habitacional Bandeirantes, Mangues, Ibituruna parte alta, Vila Nova.

REGIÃO 4 - Alcides Rabelo, Alice Maia, Alto São João, Bela Paisagem, Carmelo, Clarindo Lopes, Esplanada, Interlagos, João Botelho, Monte Alegre, Monte Carmelo, Renascença, Tancredo Neves, Santa Laura, Santa Rita I e II, Santos Reis, Santa Cecília, São José, Vera Cruz, Vila Antônio Narciso, Vila Áurea, Vila São Francisco de Assis, Vila Exposição, Vila Regina, Conjunto Floresta, Vila Tiradentes, Jaraguá I e II, Novo Jaraguá, Residencial dos Ypês, Alto da Boa Vista, Vila Sion, Maria Cândida, Vila Telma, Conjunto. Havaí, Conjunto José Carlos de Lima, Dr. Antônio Pimenta, Dr. João Alves.

REGIÃO 5 - Bairros: Distrito Industrial. (Somente as indústrias).

OBSERVAÇÕES: Por questão de ordem técnica, para a região 5 foi fixado período diverso das demais regiões, paralisando todos os dias.
Devido à estruturação da malha de redes ligada à adutora de água tratada, os Bairros Cidade Nova, Vila Guilhermina e as adjacências não terão interrupção do abastecimento.

A COPASA esclarece que o abastecimento será restabelecido de forma gradativa. Para outras informações, dúvidas ou solicitação de serviços, ligue 115, cuja chamada é gratuita, ou vá até a agência de atendimento ao cliente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84553
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 6/3/2020 07:40:44
Cidade: Montes Claros

BOMBEIROS COMBATEM INCÊNDIO EM VEÍCULOS QUE RESULTOU EM UMA VÍTIMA GRAVEMENTE FERIDA

Na madrugada desta sexta-feira por volta das 01h50min, duas guarniçõe de combate a incêndio do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros deslocaram até o Posto D`Angelis na rodovia 251, km 516, em Montes Claros, onde segundo informações um caminhão estava em chamas na garagem de uma oficina mecânica e o seu motorista encontrava-se com grandes queimaduras pelo corpo. Na chegada foi constatado que tratava-se de um incêndio de grandes proporções em um caminhão baú de placa CQH 2597 de Campinas- SP, carregado com mudança e um cavalo mecânico de placa IKP 9123 de Sobral - CE sendo que ambos encontravam-se no local para manutenção. O motorista do caminhão encontrava-se deitado próximo ao local, consciente porém desorientado e apresentando queimaduras de segundo e terceiro grau em grande extensão do corpo. Diante da situação, foi iniciado o combate as chamas pela equipe de Bombeiros e atendimento a vítima pela USA do SAMU que compareceu ao local e conduziu a vítima para Santa Casa. Após duas horas de combate as chamas e com o uso de aproximadamente 7.000 litros d`água o incêndio foi totalmente debelado e realizado o rescaldo. Segundo informações do proprietário dos pertences da mudança que encontrava-se no local pois o mesmo acompanhava o motorista na viagem e relatou que o caminhão encontrava-se na oficina em manutenção e foi necessário passar a noite alí devido a problemas mecânicos durante o trajeto e citou que o incêndio iniciou no interior da cabine do mesmo onde o motorista estava dormindo, sendo retirado por terceiros já com as queimaduras pelo corpo.
Obs. A mudança que seguia de Janaúba para Uberlândia foi totalmente consumida pelas chamas e a vítima atendida pelo SAMU não foi identificada a causa do incêndio também não foi identificada.
Respeitosamente,
1° Ten Freitas, CBU 1° Pel.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84552
De: Governo de Minas Data: Quinta 5/3/2020 16:36:02
Cidade: BH

Romeu Zema anuncia nomeação de mil professores aprovados em concurso para atuar na rede estadual de ensino - Este é o primeiro lote de chamamento de 2020. Meta é chegar a oito mil novos servidores até julho deste ano
O governador Romeu Zema anunciou, nesta quarta-feira (4/3), a nomeação de mil servidores aprovados em concurso para atuarem na rede estadual de ensino. Todos os cargos nomeados são de Professor de Educação Básica (PEB), de diferentes disciplinas. As nomeações são referentes aos cargos disponibilizados no edital nº 07/2017 e contemplam vagas em municípios de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais (SREs).
“Esta é uma antiga e justa reivindicação dos profissionais da Educação. Os novos professores passaram em concurso público realizado em 2017, porém, não tinham sido nomeados ainda. Esses professores vão contribuir, e muito, para o desenvolvimento da Educação em Minas Gerais. Eles entram nas unidades com uma nova metodologia, que visa garantir efetividade no ensino. Em Minas, o aluno tem que sair da escola tendo de fato aprendido. A minha meta é aumentar a nota dos estudantes no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para isso, começamos a reorganizar, no ano passado, toda a rede. As nomeações fazem parte desse processo”, afirmou o governador.
Este é o primeiro lote de nomeações publicados neste ano. A ação integra a política de valorização profissional da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A pasta já nomeou, desde o último ano, mais de 2,9 mil servidores para atuarem na rede estadual. Foram realizados três lotes de nomeações. O primeiro ocorreu em agosto de 2019, quando foram feitas mil nomeações. Ainda no ano passado, em outubro, outros dois lotes de chamamento dos aprovados em concurso foram executados.
Com a publicação da nova lista, serão mais de 3,9 mil novos profissionais atuando na rede estadual. O objetivo, segundo o governador, é chegar a 8 mil novos servidores até julho.
Nos próximos dias serão publicados os nomes no Diário Oficial do Estado. Assim, os professores poderão dar início aos trâmites legais para começarem a trabalhar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84551
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 4/3/2020 23:37:59
Cidade: Montes Claros/MG

Comparação dos números de mortos, vítimas do coronavírus, em alguns países que têm mais chamado a atenção nos últimos dias.
I) Entre 24/2 e 04/3:
China - de 2595 para 2981: +12,9%
Itália - de 7 para 107: +93,4%
Irã - de 12 para 92: +86,9%
Coréia do Sul - de 7 para 33: +78,8%
II) Entre 29/2 e 04/3:
Estados Unidos - de 1 para 9: +88,9%
França - de 2 para 4: +50,0%
Japão - 12 mortes (4/3)
Esta mensagem é semelhante à 84543, mas percebe-se que os aumentos percentuais são maiores, até porque o intervalo de dias é maior, refletindo um quadro mais grave, infelizmente.
Deus permita que esta situação seja atenuada o quanto antes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84550
De: Manoel Hygino Data: Quarta 4/3/2020 15:20:52
Cidade: Belo Horizonte

O Ceará como é (ou foi)

Manoel Hygino

As lutas travadas no Ceará ao longo dos tempos vêm de longe e roubaram muitas e muitas vidas. Os tensos acontecimentos de agora já se tinham registrado, de algum modo, nos anais da história. O jornalista Lustosa da Costa, já falecido e com quem mantive correspondência, escreveu e se pode repetir sem medo de errar:
“O que é bom no Ceará dura pouco. O governo de Franco Rabelo, apoiado fervorosamente pela sociedade, é deposto pela contra-revolução do Cariri, que reuniu beatos e cangaceiros, abençoados pelo padre Cícero Romão Batista, o patriarca de Juazeiro, e liderado por José de Borba Vasconcelos e pelo médico Floro Bartolomeu. Gostosamente, o presidente Hermes da Fonseca, títere nas mãos de Pinheiro Machado, cuja candidatura ao Palácio Catete Rabelo se recusara apoiar, nomeia interventor do Estado, a 15 de fevereiro de 1912, o general Setembrino Carvalho”.
Os ódios acumulavam-se. Vicente Deodolindo Loyola, de O REBATE, para evitar agressões físicas, se refugia numa fazenda. Deodolindo, cidadão corajoso, fica em Sobral, disposto a tudo. Grupo de quarenta a cinquenta vai à sua casa a fim de puni-lo por suas ousadias. Deodolindo, que mantém seu jornal, está só e vai à porta, apertando um objeto volumoso às mãos. Grita: “O primeiro que entrar vira bagaço, porque estouro esta granada nos seus peitos”.
Os manifestantes, enfurecidos, saem em busca de atos menos arriscados, recordando atentados recentes, em Fortaleza, contra o general Thomaz Cavalcante e o deputado Gentil Falcão. Gentil Falcão? Que nome!
O Ceará é de gente brava. É o que se constata por fatos, sucessivos, inclusive os de 2020. Um deputado com motoniveladora tentando destruir barricadas de amotinados em quartel. Lustosa da Costa já contava:
Em 1922, vereador em Sobral, Chico Monte está de baixo, com o governo de Idelfonso Albano que sucedeu a Justiniano de Serpa, falecido no exercício do mandato e suscita o ódio dos “marretas”. Os correligionários lhe estimulam as estrepolias. A 7 de março, de manhã, numa roda no bar Itatiaia, os amigos lhe dão corda. Dizem-lhe que o novo chefe do destacamento policial, tenente Antônio Castello Branco, veio para Sobral só para lhe quebrar a castanha, por encomenda do chefe rabelista Dondon Pontes, em cujo hotel se encontrava hospedado. Para cúmulo do azar, entra no bar um democrata, Francisco de Freitas, a quem se atribuíam críticas a Chico Monte. Este o desacata. Freitas foge para o café da Maria Felismina, vizinho. Chico o segue, de arma na mão, atropelando mesas e cadeiras e lhe espeta a faca no traseiro.
Sangrando e humilhado, Freitas vai, disposto, ao Hotel do Norte reclamar providências do policial. Este tenta fazer corpo mole, sai, primeiro, à procura do delegado de Polícia, Júlio Aragão, na Praça do Menino Deus, que desparecera. Convenientemente, viajara para sua Fazenda Mato Grosso. Volta ao hotel. Dondon insiste em que prenda Chico Monte que se encontra em atitude de desafio, na esquina da Praça do mercado, diante da loja de Eloi Sabóia. Nada. Ele resiste. Por fim Maria Felismina lhe lança, no rosto, na presença de todos os hóspedes, o desafio mortal:
“Tenente, se o senhor não tem coragem, vista minha saia e me empreste sua farda que eu prendo o homem”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84549
De: Eco135 Data: Quarta 4/3/2020 14:54:39
Cidade: BH

Interdição total da BR-135 no Km 404 (Serra de Bocaiúva) devido a acidente. Equipes da Eco135 no local.

***

Informação inicial, às 16h: ocorreu acidente entre carreta-tanque (com 700 litros de óleo) e caminhão que transportava 20 bois. O caminhão boiadeiro vinha para M. Claros. A carreta-tanque seguia para BH e o choque foi de lado. Um ferido será transportado pelo helicóptero dos Bombeiros. Só este motorista se feriu.

***

Às 16h19m, a Eco135 confirmou por telefone o acidente "entre dois carros pesados". Disse que não há previsão para liberação das duas pistas. Houve derramamento de óleo no asfalto e ainda é preciso desobstruir as pistas. O tempo estava "fechado", chovia na hora do acidente.

***

Eco135 - 23h02m -" Boa notícia pessoal! Conseguimos liberar a rodovia nos dois sentidos no Km 404. Cuidado ao passar pelo local pois tem serragem sobre a pista. Lentidão ainda deve permanecer por mais 1h. Vamos continuar sinalizado durante a noite."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84548
De: Corpo de Bombeiros Data: Quarta 4/3/2020 06:43:58
Cidade: Minas Gerais

Corpo de Bombeiros de Salinas atende ocorrência de capotamento de caminhão na Rodovia MGC 626 – Taiobeiras - Uma guarnição de salvamento do 8º Pelotão de Bombeiros sediado em Salinas/MG, deslocou nesta terça-feira (03/03) por volta das às 15h00min, para atendimento de ocorrência de capotamento de caminhão carregado de engradados de cerveja vazios, na Rodovia MGC- 626 km 53 no sentido Taiobeiras/Rio Pardo no município de Taiobeiras, a aproximadamente 56 km do município de Salinas. A guarnição posicionou-se em local seguro e após sinalização do teatro de operações deu início aos trabalhos. Segundo relato da vítima, o senhor D. S. A., 40 anos, motorista do caminhão placa OQO-8624 da cidade de Montes Claros - MG, ele teria perdido o controle direcional do veículo, vindo a capotar às margens da rodovia e cair em um barranco de aproximadamente 06 metros de altura. O condutor (única vítima) sofreu fratura de clavícula e sentia fortes dores na região do torax. Na chegada da equipe de Bombeiros, a vítima estava presa dentro da cabine do caminhão, consciente/orientado. Com o uso do aparelho desencarcerador e de tecnicas de salvamento veicular, a guarnição conseguiu remover a vítima sem maiores danos. Em seguida, após imobilização, foi repassada para a Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU de Taiobeiras e levado para o Hospital da mesma cidade. Não foi necessário impedir o fluxo de veículos. Uma uma equipe da PMMG também esteve no local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84547
De: Manoel Hygino Data: Quarta 4/3/2020 07:49:59
Cidade: Belo Horizonte

Crimes sem castigo

Manoel Hygino

O brasileiro, responsável, assiste com profunda preocupação ao que acontece. Não mais se ouve sequer falar das manchas de petróleo que, de um instante para outro, começaram a aparecer no litoral do Nordeste para baixo até as praias fluminenses. O grande interesse em saber mais sua procedência desabou num silêncio inexplicável.

As fronteiras se transformaram em peneiras pelas quais passam, diariamente, contrabandos de toda espécie, de preferência drogas e armas de países vizinhos. Afinal são produtos de franco consumo e alto valor no mercado. A rede rodoviária nacional, a sua vez, facilita o transporte da carga perigosa, a despeito do policiamento. Inúmeros se enriqueceram com a venda da sórdida mercadoria. É o demorado motim policial no Ceará? E as atividades criminosas dos milicianos, sobretudo na Baixada Fluminense? E a inflexível devastação da floresta amazônica?

Brasileiros de vários recantos, que viajaram para os Estados Unidos na esperança de uma vida melhor e mais feliz, voltam às pencas, no longo e triste retorno. Os americanos do Norte não querem saber de estender as mãos aos que carecem de trabalho digno e salário justo, vindos de outros mundos. Um triste espetáculo, que já existia antes, do Rio Grande para baixo. Não se esperaria outra resposta do presidente americano.

Trump há certamente de argumentar que Tio Sam fez um grande papel, liberando a importação de carne bovina in natura do Brasil, suspensa há longo tempo, isto é, desde 2017. Uma notícia, contudo, chega simultaneamente com outra desfavorável: o rombo das contas externas brasileiras cresceu no início deste ano.

Segundo o Banco Central (BC), o déficit do setor externo foi de US$ 11,9 bilhões em janeiro. O resultado é o pior do mês nos últimos cinco anos e foi influenciado, sobretudo, pela queda das exportações brasileiras. O déficit em transações correntes (entradas e saída de dinheiro proveniente do comércio de bens e serviços, pagamento de transferências e as contas relativas a investimentos) de janeiro é cerca de 30% maior que o registro do mesmo mês do ano passado (US$9 bilhões). E é ainda maior que o rombo esperado pelo Baco Central (BC), que, no fim do ano passado, projetou resultado negativo de US$8,7 bilhões para resultado de janeiro passado.

E o motim dos policiais do Ceará? Custou resolver, não foi?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84546
De: José Ponciano Neto Data: Terça 3/3/2020 15:51:47
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

A Copasa foi questionada em audiência pública na ALMG.

Nesta Terça-feira 03/03 as 10:00, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma audiência pública em Reunião Extraordinária da atual sessão legislativa, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debateu sobre os investimentos vindouros e as possíveis cobranças indevidas por parte da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Um requerimento dos deputados Thiago Cota e Leonídio Bouças (ambos do MDB) e Arlen Santiago (PTB).

Durante a reunião, o ponto mais relevante foi quando o Deputado Carlos Pimenta pediu explicação do Diretor de Operações Dr. Guilherme Frasson acerca do Projeto de captação, tratamento e distribuição de água vinda do Rio São Francisco na cidade de IBIAÍ-MG - que é uma das condicionantes inserida no acordo de concessão por 30 anos junto ao poder concedente Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Em resposta o diretor Frasson dia que o Projeto está pronto, e no máximo em 50 dias entrará no processo de licitação. Além disso, o diretor - que está no cargo há pouco tempo - elogiou o Sistema Pacuí, no qual não conhecia. – “Obra magnífica e de uma grandeza impressionante” – diz.

Na oportunidade o Coordenador Técnico Operacional de Regulação e Fiscalização da Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais - ARSAE , Dr. Rodrigo Bicalho Polizzi esclareceu sobre a política tarifária – em especial a tarifa por serviços de esgotamento sanitário e os processos administrativos em relação as ações contra a Copasa.

Dr. Rodrigo explicou que os métodos de fiscalizações usados pela Arsae estão em conformidades com as Leis. Por último, atendendo uma solicitação do Deputado Carlos Pimenta, prometeu enviar a ALMG a relação das ultimas autuações.

A Diretora de Relacionamento com o Mercado, DRª Cristiane Schwanka foi bastante esclarecedora sobre o compromisso da Copasa com os consumidores e os poderes concedentes, destacando inclusive o novo modelo de gestão aplicado na empresa e o pacto com a sociedade e o mercado.

(*) José Ponciano Neto – Articulista e Cronista -(Escritor e vice presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84545
De: Prefeitura Data: Terça 3/3/2020 14:26:46
Cidade: Montes Claros

Câmara aprova mudanças no sistema previdenciário do Município de Montes Claros - Foi aprovado nesta terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Montes Claros, projeto de lei de autoria do Executivo que altera trechos da Lei Complementar nº 08, que dispõe sobre o plano de custeio e benefícios do regime próprio de previdência social do município.
O projeto trouxe adequações à Emenda Constitucional nº 103, que alterou regras da previdência no país. Pelo projeto, o município poderá realizar o parcelamento da dívida com a PREVMOC em até 200 parcelas, para os débitos existentes até março de 2017, e em 60 vezes, para os débitos surgidos além deste período.
Entre as alterações na previdência municipal está a mudança na administração e custeio de benefícios como auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade e abono de permanência, que passarão a ser de responsabilidade direta do órgão ou entidade de vinculação do servidor.
Outra mudança relacionada ao auxílio-doença será o fim do prazo mínimo de 15 dias de incapacidade para a concessão do benefício. A lei também deverá alterar regras do salário-maternidade, cujo custeio ficará a cargo do órgão ou entidade de vinculação do servidor.
O projeto aprovado também prevê, em adequação à Reforma da Previdência, a alteração na alíquota de contribuição dos servidores em atividade, que irá de 11% para 14%, bem como na alíquota de contribuição normal do município, que irá de 15,54% para 21,74%. O projeto segue agora para a sanção do prefeito Humberto Souto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84544
De: Governo de Minas Data: Terça 3/3/2020 12:27:55
Cidade: BH

Secretaria de Planejamento e Gestão anuncia escala de pagamento para março

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) anunciou, nesta terça-feira (3/3), a escala de pagamento dos servidores estaduais para o mês de março de 2020.

A 1ª parcela será no dia 11/3, com depósito de até R$ 3.000 para os servidores da Saúde e até R$ 2.000 para os demais servidores.

A 2ª parcela, com os valores restantes, será no dia 20/3.

Os servidores da Segurança Pública receberão o pagamento integral no dia 11/3.

O processamento da folha de pagamento será realizado no dia 10/3, com a disponibilização dos salários a partir da primeira hora do dia 11.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84543
De: Afonso Cláudio Data: Terça 3/3/2020 11:15:51
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem 84542: "Onde trabalho, viagens à China, Japão, Coreia, Itália e Irã estão proibidas..."
Números não mentem. Comparando os números de mortos na China, Itália, Irã e Coréia do Sul, entre 24/2 e 29/2/2020 (5 dias), vítimas do coronavírus, encontrei os seguintes valores:
China - passou de 2595 para 2835; +8,5%
Itália - de 7 para 29; +75,9%
Irã - de 12 para 34; +64,8%
Coréia do Sul - de 7 para 16; +56,3%
Portanto, as elevações percentuais confirmam: "todo cuidado é pouco" mesmo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84542
De: Leonardo Data: Terça 3/3/2020 06:07:35
Cidade: Alemanha/Br

Está correta a atitude desta escola. As pessoas viajando para os países com grande incidência do COVID-19, assumem o risco de contaminação e devemos ter um cuidado extra neste momento em ordem de não ajudar este vírus se alastrar. Onde trabalho, viagens à China, Japão, Coreia, Itália e Irã estão proibidas assim como visitas de clientes que estiveram em qualquer um destes países citados. Como meu pai sempre diz, “todo o cuidado é pouco “.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84541
De: Prefeitura Data: Segunda 2/3/2020 17:09:48
Cidade: Montes Claros

(...) Faleceu na manhã desta segunda-feira, 2, a folclorista e professora de História da Música e de piano, Maria José Colares de Araújo Moreira, popularmente conhecida como Zezé Colares, fundadora do Grupo Folclórico Banzé, que levou o nome de Montes Claros para todos os cantos do mundo.
Zezé Colares será a próxima homenageada do programa “Jardim para Borboletas”, vinculado ao projeto “Para Além das Prisões”, uma parceria da Prefeitura de Montes Claros com o Ministério Público Estadual de Minas Gerais que tem a finalidade de homenagear mulheres que são ou que foram influentes na nossa sociedade. As esculturas gigantes de borboletas são de autoria do artista Gu Ferreira, executadas com o apoio de reeducandos do sistema penitenciário. Os jardins são cuidados por pessoas em situação de rua.
A borboleta que irá homenagear Zezé Colares está sendo instalada na Praça Doutor João Alves, a Praça do Automóvel Clube, e deverá ser inaugurada ainda neste mês de março, juntamente com o jardim. Segundo o promotor de Meio Ambiente e mentor dos programas "Para Além das Prisões" e "Jardim para Borboletas", Paulo César Vicente, "o objetivo do programa Jardim para Borboletas é homenagear as mulheres com trajetórias de vida de envolvimento com questões sociais, culturais, ambientais e educacionais, e o nome de Zezé Colares foi unanimidade, diante da sua importância para a cidade, especialmente para a cultura regional. Pena que não foi possível homenageá-la em vida”.
“A morte de Zezé Colares entristece e põe de luto não só a cidade de Montes Claros, mas todo estado de Minas Gerais, o Brasil e os meios culturais do continente que, em diversas iniciativas, testemunharam sua dedicação à cultura, através do Grupo Folclórico Banzé, que é o nosso maior orgulho, disseminando e ecoando a nossa arte e cultura para os quatro cantos do mundo”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo Ribeiro.
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, também lamentou a morte de Zezé Colares e disse que a cultura perdeu uma de suas maiores referências. “Zezé Colares era um ícone da nossa cultura que, através do Banzé, levou o nosso folclore para várias cidades do Brasil e do mundo. Mas fica seu legado de uma dedicação imensa à nossa tradição, que inspirou várias gerações. Seu trabalho vai ficar para sempre em nossas memórias”, declarou o prefeito.
(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84540
De: Avilmar Soares Pinheiro Data: Segunda 2/3/2020 19:18:46
Cidade: Francisco Sa  País: Brasil

Verdadeiro diluvio agora em francisco Sa, são as águas de março fechando verão, pra glória dos nossos norte mineiros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84539
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 2/3/2020 07:28:33
Cidade: Montes Claros

Corpo de Bombeiros de Montes Claros atende acidente envolvendo carreta de combustível na BR-251 - Por volta das 18:23h, o Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros foi acionado para comparecer no KM 466 da BR 251 na “curva do vento lateral” para atendimento de um caminhão tanque tombado na pista de rolamento. No local os militares depararam com a interdição total da pista de rolamento em ambos os lados em detrimento ao acidente. Segundo informações do condutor do veículo, o mesmo, trafegava com a carreta tanque Mercedes Benz AX0R 1933s de cor Branca, de Jequié/BA com destino a Montes Claros/MG, quando de maneira repentina e sem esclarecer melhor os fatos perdeu o controle direcional e aquaplanou na pista, vindo a tombar. No momento do acidente chovia pela região. O condutor estava consciente e orientado, porém queixava de dores na região das costas e de tonturas, sendo atendido pela equipe do SAMU. A carreta tanque estava carregado com 35.000 litros de óleo diesel S500, porém o liquido combustível vazava em alguns pontos do tanque sem condições de estaqueamento. A PRF que se encontrava no local informou que solicitou junto a empresa o transbordo da carga onde o caminhão que iria fazer o serviço sairia da cidade de Montes Claros/MG para agilizar as operações. A guarnição de Bomba permanece no local até o termino dos trabalhos realizando Prevenção contra incêndios e ainda será necessário realizar a limpeza da pista após o transbordo, para evitar derrapagens de veículos que pelo local trafegar.
02 Viaturas de Bombeiros Empenhadas no total de 05 militares.
Apoio: PRF – GMF 849
USB/SAMU.
Ten Cangussu

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84538
De: Corpo de Bombeiros Data: Domingo 1/3/2020 14:50:15
Cidade: M. Claros

CORPO DE BOMBEIROS DE MONTES CLAROS ATENDE VÍTIMA DE QUEDA DENTRO DO CÓRREGO DAS MELANCIAS

Por volta das 10:47h deste dia, o Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros, foi acionado para comparecer na Av. Antônio Lafeta Rebello, na altura do nº 1027 no bairro Monte Carmelo para atendimento de vítima caída dentro do córrego de captação de esgotos denominado “córrego das melancias”. No local, deparamos com a vítima do sexo masculino, 17 anos de idade, consciente e orientado, caído dentro do córrego em decúbito dorsal e queixando dores na clavícula esquerda, joelho e tornozelo esquerdo. Segundo informações do local, a vítima trafegava com uma motocicleta, que foi retirada por terceiros, e sem esclarecer melhor os fatos, perdeu o controle direcional vindo a cair dentro do córrego com aproximadamente 3mts de profundidade. Diante da situação, os militares utilizando Epi, escada, cordas, sked, prancha rígida, colar cervical e mosquetões foi realizado o atendimento da vítima, imobilizando-o e retirando do local. Após, foi repassado para a equipe do SAMU para dar continuidade ao atendimento e o conduzindo até ao pronto socorro do Hospital da Santa Casa. A PMMG foi acionada para o local para tomar as medidas pertinentes. Familiares se encontravam no local.
Viaturas BMs: Aca e As 1259;
Guarnição BM: Ten Cangussu + 4 militares.
Apoio: Equipe da USB/SAMU e PMMG.
Vítima: P. L. M. S – 17 anos.
Tenente Cangussu
Cbu 1º Pel BM.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84537
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 29/2/2020 16:00:03
Cidade: Montes Claros/MG

A - Comparação dos milímetros das chuvas acumuladas em janeiro e fevereiro de 2019 e 2020 em Montes Claros:
I) 2019 - janeiro + fevereiro = 123 mm (msg 83850);
II) 2020 - janeiro 426; fevereiro 111 (até às 15h44m de hoje); total = 537 mm
Comparando 123 mm com 537 mm, verificamos uma elevação de 77,1% no primeiro bimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.
B - Fortes chuvas na região Sudeste do Brasil
Há previsão e alerta do Governo Federal de fortes chuvas na região Sudeste do Brasil para até a próxima quarta-feira.
"Temporal em Minas Gerais - Triângulo e Centro-Oeste mineiro foram as regiões mais atingidas" - Título de vídeo que a TV Globo mostrou, há cerca de 2 horas, com alagamentos, inundações e correntezas nas ruas de Bambuí e Prata, em Minas, e grandes danos ao asfalto, automóveis e imóveis.
Belo Horizonte deve ter fortes chuvas também, de hoje para amanhã.
Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84536
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 28/2/2020 17:05:38
Cidade: Montes Claros

BOMBEIROS ESCLARECE FALSO ÁUDIO

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informa que é falso um áudio que está sendo veiculado nas redes sociais sobre a disseminação do COVID-19 (coronavírus) em Minas Gerais, atribuído a um suposto Tenente-Coronel Jeferson e a um suposto 13° Batalhão de Bombeiros Militar. Todas as informações desse áudio são falsas, inclusive não existe esse militar nem esse batalhão na estrutura do CBMMG.
A Secretaria de Saúde reforça que não existe, no momento, nenhum tipo de acionamento do Corpo de Bombeiros para apoiar questões relacionadas ao coronavírus. Todas as informações sobre os casos suspeitos no estado e orientações são diariamente atualizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e disponibilizadas no site da Secretaria. Lembramos que nessa quinta-feira (27/2), a SES apresentou o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública COVID-19. Os dados também estão disponíveis no site oficial da Secretaria Estadual de Saúde

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84535
De: Prefeitura Data: Sexta 28/2/2020 16:37:56
Cidade: Montes Claros

REFERENTE A 2019

Prestação de contas da Prefeitura mostra situação econômica equilibrada e respeito à lei - Bruno Albernaz - Foi realizada nesta sexta-feira, 28, no plenário da Câmara Municipal de Montes Claros, a prestação de contas do município referente ao 3º quadrimestre de 2019, com a conclusão das receitas e despesas de todo o ano. A prestação de contas, que atende ao disposto na Lei Orgânica Municipal e na Lei de Responsabilidade Fiscal, foi apresentada aos vereadores e à população por técnicos da Secretaria Municipal de Finanças. Também nesta sexta-feira, foi realizada a prestação de contas específica da área da Saúde.
Os dados apresentados mostram o bom desempenho da gestão financeira da Prefeitura. A receita realizada em 2019 foi de R$ 886.247.326,61. Deste total, a receita liquidada foi de R$ 759.196.895,31, o que gerou um superávit financeiro de R$ 127.050.431,30.
Um dos principais investimentos do município no ano passado foi em obras, com a destinação de R$ 53.294.341,88 para esse fim. O total de recursos próprios registrados nas contas do município no último dia de 2019 era de R$ 134.878.721,30. Nos gastos com Saúde e Educação, o município cumpriu os requisitos estipulados pela Constituição Federal. Na Saúde, cujo mínimo de gastos deve ser de 15%, o investimento de recursos próprios ficou em 24,86%. Já na Educação, cujo mínimo constitucional é de 25%, os investimentos chegaram a 25,47%.
Outro percentual legal alcançado pelo município foi o de Despesas com Pessoal. Bem abaixo do limite máximo de 54% da receita, determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o gasto com pessoal ficou em 38,83% do orçamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84534
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 28/2/2020 14:37:40
Cidade: Montes Claros/MG

Acidentes fatais em BRs de Minas e do Brasil no Carnaval 2020

Desviando um pouco das notícias sobre o coronavírus, que também merecem nossa maior atenção, e apesar das campanhas das autoridades do trânsito, da mídia e de muitas pessoas preocupadas e interessadas em contribuir para a redução da violência nas rodovias e nas cidades, relativa aos acidentes de trânsito, observamos que infelizmente continuam os registros de aumentos de ocorrências com mortos e feridos nas rodovias federais.
Desta vez foram divulgados os seguintes números, referentes aos acidentes fatais em BRs de Minas e do Brasil, durante o Carnaval de 2020, não estando incluídas rodovias estaduais e municipais:
I) Mortes nas rodovias federais no Brasil
"Mortes em estradas federais no Carnaval de 2020 sobem 8%, diz PRF. 91 pessoas perderam a vida durante o feriado, entre 21 e 26 de fevereiro, contra 83 no mesmo período do ano passado. A Polícia Rodoviária Federal disse que houve aumento nas infrações que geram risco e letalidade, como a embriaguez..."
"...No ano passado, durante a Operação Carnaval, o número de mortos foi de 83 pessoas, o que representou uma queda de 19%, na comparação com 2018, quando 103 pessoas morreram..."
"...Os Estados de Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais e Paraná concentram 51% dos óbitos..."
Fonte: G1 - 27/02/2020 - 18h00
II) Mortes nas rodovias federais em Minas
"Mais de 170 acidentes e 12 mortes: rodovias federais em Minas apresentam números piores no Carnaval 2020"
"Segundo a PRF, todos os dados mais relevantes aumentaram em Minas Gerais neste ano. O de mortes pulou de nove, no ano passado, para as 12 vidas perdidas na folia de 2020 (aumento de 33%), duas a cada dia.
O Estado foi o segundo do país com o maior número de mortos, perdendo apenas para Santa Catarina. Contudo, vale lembrar que Minas Gerais abriga a maior malha rodoviária do Brasil."
Fonte: Estado de Minas - 28/02/2020 - 08h02
III) Últimos números por ano disponíveis
- Mortes em rodovias federais, em 2018, no Brasil: 5110 (14 por dia). Minas é o campeão desta triste estatística, com 693 mortes, ou 13,56% do Brasil. Fonte: JN 19/9/2019;
- Mortes por acidentes de trânsito no Brasil: 54.750 (150 por dia). Fonte: JH 21/09/2017;
Nunca é demais repetir: que todos os motoristas dirijam sempre com muita responsabilidade, prudência, respeito às leis do trânsito, às suas vidas e dos outros usuários das rodovias, com a proteção de Deus. Assim seja. Amém.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84533
De: Polícia Militar Data: Sexta 28/2/2020 12:38:00
Cidade: Montes Claros

Polícia Militar apreende armas de fogo e vasta munição após tentativa de homicídio no bairro Cintra - Por volta das 02h30min da madrugada dessa sexta-feira (28), policiais militares de serviço na Guarda do Quartel do 10o Batalhão de Polícia Militar (10o BPM), localizado na Av. Dep. Plínio Ribeiro, no bairro Cintra, escutaram estampidos semelhantes a disparos de arma de fogo advindos de uma loja (...) ao lado da Unidade Militar. Logo em seguida, dois veículos teriam saído em alta velocidade, sentido ao bairro Sumaré. De imediato, foi difundida a informação via rede-rádio para as equipes do turno, e, durante rastreamento, a Guarnição do Coordenador do Policiamento da Unidade deparou com um dos veículos envolvidos evadindo pela rua Boa Esperança, bairro Sumaré. Após perseguição, foi procedida a abordagem aos ocupantes e durante as buscas foi localizada na cintura de um homem de 34 anos, uma pistola calibre 9mm, utilizada para efetuar os disparos contra a vítima. O abordado relatou aos policiais que a confusão teria começado algumas horas antes, em uma outra loja de conveniência, também no pátio de um posto de combustíveis, porém no bairro Vila Regina. Segundo ele, quando se encontrava neste local teria se envolvido em uma confusão na qual foi agredido, e, após o fato, deslocou até a sua residência, armou-se com a pistola, e após procurar, localizou o autor das agressões na loja de conveniência no bairro Cintra, efetuando contra ele oito disparos de arma de fogo. O suposto autor das agressões, um homem de 20 anos, foi alvejado por dois disparos em uma das pernas e socorrido até um hospital por uma equipe do Samu, onde foi medicado e liberado. Na casa do autor dos disparos, no bairro JK, policiais militares localizaram outras nove armas de fogo, dentre espingardas, carabinas, revólveres, além de um fuzil e vasta munição de calibres diversos, inclusive de uso restrito. Apesar do autor apresentar registro de oito armas de fogo, duas não tinha o devido registro, sendo todas apreendidas pelo fato dele ter utilizado uma das armas para prática de crime doloso contra a vida, configurando os crimes de porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio. No total, quatro pessoas envolvidas na ocorrência, inclusive a vítima dos disparos, foram presas e conduzidas até à Delegacia de Plantão, com as dez armas de fogo e munições apreendidas. Três veículos utilizados pelos envolvidos foram apreendidos e removidos ao pátio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84532
De: Cemig Data: Sexta 28/2/2020 10:52:36
Cidade: Montes Claros

Cemig informa a abertura parcial das comportas de Três Marias, no São Francisco - A Cemig informa que fará a abertura parcial das comportas da Usina Hidrelétrica Três Marias, no Rio São Francisco, município de Três Marias (MG), a partir das 13 horas dessa sexta-feira (28/2). Devido às fortes chuvas registradas durante o período de carnaval e previstas para toda a primeira quinzena de março, a operação deve ser mantida pelos próximos 15 dias. O vertimento é necessário para evitar que se atinja o limite de armazenamento, quando seria obrigatório o repasse de toda a água recebida pelo reservatório, causando transtornos e inundações para as comunidades ribeirinhas.
A gestão da capacidade de armazenamento da Usina Três Marias vem sendo feita pela Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com a contribuição de todos os agentes representantes dos estados e usuários da bacia hidrográfica. Desde o último dia 18 de fevereiro, antes do período do carnaval, a vazão da usina já vinha sendo aumentada gradualmente por meio da geração de energia, chegando a 670 m³/s de vazão nessa quinta-feira (27/2). Atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, porém vale ressaltar que a Usina Três Marias tem evitado eventos críticos para as populações do Rio São Francisco, utilizando sua capacidade de “segurar” vazões muito superiores às que está liberando.
Durante as fortes chuvas do final de janeiro deste ano, por exemplo, a vazão máxima do Rio São Francisco, registrada nos municípios de Pirapora e Buritizeiro, no Norte de Minas, foi de cerca de 2.000 m³/s no dia 26 de janeiro. Esse aumento da vazão no Norte de Minas foi provocada, de forma quase exclusiva, pela chuva que atingiu a região, entre a barragem e ambas cidades, pois, no mesmo dia, o reservatório de Três Marias liberou apenas 300 m3/s, ou seja, menos de 6% de quase 5.000 m³/s que recebia, o que evitou que as cidades a jusante da usina sofressem efeitos graves de inundação à época.
Nesta sexta-feira, o vertimento máximo pelas comportas será de 840 m³/s, que, somado à vazão que passa pelas máquinas de geração, totaliza cerca de 1.500 m³/s. Historicamente, tal vazão nunca causou nenhum problema de inundação para as regiões a jusante da Usina Três Marias.
Tanto a Cemig quanto o ONS seguirão atualizando suas previsões diariamente para avaliar a necessidade de novas aberturas ao longo dos próximos eventos chuvosos desse início de março. Se forem necessárias, novas informações serão divulgadas, de forma a permitir a antecipação de medidas para tentar evitar possíveis problemas causados por inundações localizadas.
Histórico
O último evento chuvoso que levou à necessidade de abertura do vertedouro da Usina Três Marias ocorreu há mais de oito anos, em janeiro de 2012. Naquela época, as vazões liberadas pela usina, em quantidade menor do que as recebidas no reservatório, chegaram a 3.125 m³/s. Nos últimos anos, o reservatório da usina, localizado na cabeceira do Rio São Francisco, tem cumprido um papel muito importante de regularização de vazões, devido ao período de restrição hídrica na região Sudeste do país, verificado de 2013 a 2019. Porém, desde o início deste ano, o retorno do volume de chuvas aos patamares normais, verificados antes desse período de crise hídrica, demandou novas projeções de operação da usina.
Se, por um lado, a Usina Três Marias possui grande importância para o período de estiagem, o reservatório também funciona como proteção para as comunidades que vivem a jusante no período de cheias. Nesse sentido, desde o início do ano, o reservatório vem armazenando um grande volume de água, justamente para criar a “poupança” suficiente para ser utilizada ao longo da estação seca, partindo de 57%, em 1º de janeiro, para o nível atual, de 88,6%.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: