Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 11 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°80236
De: Prefeitura Data: Terça 7/7/2015 14:21:21
Cidade: Montes Claros

Horário de festas populares é ampliado em Montes Claros - Um Projeto de Lei (PL) do Executivo Municipal foi aprovado em regime de urgência na reunião ordinária da Câmara dos Vereadores ocorrida na última terça, 30. Trata-se do PL nº 82/2015, que altera o horário de funcionamento das atividades festivas, tanto na área urbana quanto na zona rural do município. No artigo 68 da Lei nº 3.754, de 2007, as festas com equipamento deveriam terminar, no máximo, às 00h00. Aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a nova legislação permite que os eventos, agora, possam terminar às 2 horas da manhã, na área urbana, e às 4 horas, na zona rual. Estão incluídos nestas novas regras eventos tradicionais da cidade, como Expomontes e Fenics.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80235
De: Luciano Data: Terça 7/7/2015 10:54:43
Cidade: Montes Claros

"Gostaria de deixar a minha indignação neste mural que sem dúvidas possui papel fundamental no desenvolvimento de Montes Claros. Após os show da Exposição Agropecuaria de Montes Claros, os TAXISTAS se recusam a ligar o taxímetro, alegando ser por causa do horário, sendo assim passam a cobrar por pessoa"

Realmente aconteceu comigo isso também...quando percebi que o taxista não havia ligado o taxímetro, solicitei ao mesmo que fizesse, porém não obtive êxito. Ao chegar na porta da minha casa ele, o taxista, me pediu um valor absurdo, imagino 5 vezes a mais que o preço normal (com taxímetro). Disse a ele que não pagaria aquele valor e quando peguei o celular para ligar pra a polícia o mesmo abaixou o preço consideravelmente, chegando ao meu ver, num preço justo. Em resumo, não pague e chame a polícia. Mas antes disso, caso o aparelho não seja ligado no momento em que você inicia a "viagem", peça educadamente para parar e desça e procure outro profissional que seja honesto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80234
De: Prefeitura Data: Terça 7/7/2015 10:00:14
Cidade: Montes Claros

Licitação para novos cemitérios acontece no dia 10 de agosto - No mês de maio, a Prefeitura de Montes Claros havia anunciado a intenção de solucionar o problema da falta de vagas para sepultamentos nos cemitérios do Bonfim e Jardim Esperança, com a outorga e concessão para implantação e exploração de cemitérios parques nas regiões sudeste e nordeste de Montes Claros, de acordo com o Decreto Municipal nº 3.282, de 13 de maio.
A medida considera a impossibilidade da ampliação dos cemitérios existentes, o crescimento populacional de Montes Claros e a indisponibilidade de recursos financeiros para que a Administração execute de forma direta o serviço. A licitação na modalidade Concorrência implicará em um contrato com prazo de 30 anos, permitindo a prorrogação por iguais períodos.
Com a exploração do serviço pela iniciativa privada, caberá ao Município a regulamentação de diretrizes e a fiscalização. Ficará conferida à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano a competência para exercer o acompanhamento, controle e fiscalização do empreendimento objeto da concessão, podendo expedir normas e regulamentos específicos. O edital completo do processo de concorrência nº 018/2015 está disponível no site oficial da Prefeitura de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80233
De: Manoel Hygino Data: Sexta 3/7/2015 10:27:22
Cidade: Belo Horizonte

Um singular prefeito de Minas

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Li o livro sobre um personagem raro: o prefeito de uma cidade importante em uma região não merecedora da atenção devida, em termos de reivindicações e demanda, dos homens que ascendem ao poder. Antônio Lafetá Rebello – Toninho Rebello, ali nascido e escolhido por sua gente, dispensava salamaleques. Agiu com retidão, competência, honestidade e humildade na chefia dos negócios do município, como depôs o jornalista Jorge Silveira, um dos autores de mencionada publicação.
Rico, não apreciava ostentação, sertanejo simples, e que, como homem público, tinha exemplar respeito pelo dinheiro do contribuinte. Durante dez anos, em duas gestões, mostrou quem era. Destinou integralmente sua remuneração para entidades beneficentes, sempre andou no seu próprio carro, que ele mesmo dirigia (um Fusca, no primeiro mandato, e um Corcel, no segundo), não aceitava presentes, não permitia que os filhos sequer se aproximassem da sede da prefeitura para evitar suspeitas e as más-línguas.
Instado a disputar novamente o cargo, descartou: “eu sou um homem ultrapassado para a política de hoje. Não sei fazer nada do que os novos políticos fazem. Esse comportamento não serve para mim”. Quem percorreu as ruas de sua cidade não encontrou placas indicando as obras que realizou, como assinala a co-autora do livro, Ivana Ferrante Rebello, professora universitária, doutora em Literatura em Língua Portuguesa e mestre em Estudos Literários, dentre outros títulos.
A professora acrescenta: “Foi um homem simples, bom, leal a seus princípios. Era irrequieto, obstinado e empreendedor, discreto ao extremo, bastante exigente com seus filhos, que tão bem soube se resguardar da luz e da lama que costumam resvalar da cena política”. Mas, há uma observação especial: “neste livro não pretendo idealizar Toninho Rebello. Meu objetivo é apenas contar uma história. Uma história que a cidade de Montes Claros merece conhecer”.
Prefeito de uma cidade marcante na crônica de Minas, Antônio Lafetá Rebello seguiu identificado com o diminutivo carinhoso – Toninho ou, até, “Seo Tunin”, mantendo-se na humilde altivez de homem bom, porque grande nunca desejou ser.
Paulo Narciso, jornalista, consignou suas impressões do cidadão, pater famílias, amigo da população. Ao tomar conhecimento de sua morte, em novembro de 1992, lembrou: “pelo telefone novamente o revi, manso, prudente, modesto, limpo no corpo e na alma, como sempre metido em camisa alva... limpa como ele, sóbrio como sempre foi. Morto, parece ainda maior do que vivo”.
O menino que nadara nas águas do rio Vieira, que fora piloto e se preparara para servir à FEB na Segunda Guerra Mundial, se fez herói na própria terra. Evidentemente, encontrou adversários, mas sobrevoou sobre as intrigas, deixando um legado de valiosos empreendimentos. Chefiou o município sem mordomias, sem carro oficial, tendo como seu líder na câmara municipal um representante da oposição. A cidade respirava desenvolvimento, em plena paz.
O livro “Toninho Rebello – O homem e o político”, de Ivana Rebello e Jorge Silveira, que o escritor Reinaldo Veloso Souto me trouxe em mãos, deve ser lido e analisado. Quem sabe surtirá algum efeito positivo sobre os dias degradados de nossa política atual?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80232
De: Manoel Hygino Data: Terça 7/7/2015 08:54:33
Cidade: Belo Horizonte

S. Exa., a mandioca

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Pedro Álvares Cabral inventou o Brasil em 1500 e a presidente do país descobriu a mandioca em 2015, embora a façanha seja antiga. Dela se extrai material para produção de pratos típicos do Nordeste brasileiro, passando a integrar a culinária dos mineiros.
Euclides da Cunha não poderia perder a ensancha tão oportunosa e descreveu, na página 335 de “Os Sertões”: “vivia-se à aventura, de expedientes. De modo próprio, sem a formalidade na emergência disponível, de uma licença qualquer, os soldados principiavam a realizar, isolados ou em pequenos grupos, excursões perigosas pelas cercanias, talando as raras roças de milho e mandioca, que existiam”.
O registro não poderia ser ignorado por Manif Zacharias, em “Lexicologia” de “Os Sertões”, um levantamento das palavras usadas pelo grande escritor, e definiu: “Mandioca, s.f. Planta da família das euforbiáceas (manihot utilíssima), cujos grossos tubérculos radiculares, ricos em amido, são de largo emprego na alimentação; o próprio tubérculo desta planta; aipim, macaxeira”. Mas cuidado, há a mandioca brava, uma variedade cujas raízes são venenosas e citada também em “Os Sertões”: “Alguns morreram envenenados pela mandioca brava e outras raízes, que não conheciam”, como está na página 337.
Em minha terra, como registrou o médico, pesquisador e historiador Hermes de Paula, “o pão não é usado em cem por cento em todos os lares no almoço e no jantar; a farinha de mandioca tem a primazia”. Ou tinha. Os hábitos devem ter mudado, mas se preparar uma paçoca ou farofa sem farinha? E há ainda os biscoitos, em cuja composição entram erva-doce, sal e ovos.
Eduardo Almeida Reis, cronista aplaudido, membro da Academia Mineira de Letras, condena determinado feijão de tropeiro, composto com meio quilo de torresmo, meio de linguiça, dois bifes de lombo grelhados, alho, cebola, quatro ovos, couve e feijão. E farinha evidentemente, como lhe foi servido alhures. Se não matar o comensal à mesa, descreveu ele, decerto matará a companheira no leito. “Morte ao feijão tropeiro, é doravante minha divisa. Se Mestre Hygino permitir...”.
Para Eduardo Frieiro, o trivial da mesa mineira é o mesmo, com pouca variação, nas diversas regiões do Estado, até as proximidades da Bahia, onde os hábitos alimentares se parecem um tanto aos baianos. Não pode faltar a farinha de mandioca, embora a de milho fosse mais comum antigamente.
O juiz Carlos Ottoni relatou como era a alimentação dos canoeiros de Minas, descendo o rio das Velhas até o São Francisco. Homens resistentes, alimentavam-se bem com o seu feijão com farinha e toucinho. Ao meio-dia, exigiam uma parada para a jacuba, que temperavam com farinha, rapadura e limão. Leopoldo Pereira pormenoriza: “No caldeirão onde uma boa porção de gordura de porco já está bem quente, rapa-se um pouco de rapadura e, depois que esta amoleceu pelo calor, junta-se farinha até fazer uma massa como angu. Para os outros, é repugnante este terrível engordurado ‘choriço’, mas o canoeiro o come como delícia e para ele o czar da Rússia pode comer mais caro, mas não tão bem”.
Nada lembra o acendrado patriotismo da presidente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80231
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 7/7/2015 08:31:21
Cidade: N. Claros

06/07/2015 às 22h20min. - incêndio em ônibus coletivo - rua walter silva santos, s/nº, bairro todos os santos, montes claros/ mg - incêndio no ônibus coletivo da empresa transmoc, placa gvj 3877 de montes claros/mg. segundo informações preliminares do local, o incêndio teria iniciado quando dois indivíduos desconhecidos se aproximaram em uma motocicleta honda bros de cor vermelha e atearam fogo utilizando liquído inflamável. as chamas vieram a consumir todo o veículo e ainda transmitiu o calor para a fiação elétrica da cemig, para duas árvores que estavam próximo ao incêndio, bem como para a faixada de uma edificação plurifamiliar, onde parte do seu revestimento de cerâmica veio a se soltar. foi realizado vistoria no imóvel não verificando risco de desabamento. para conter as chamas foram gastos aproximadamente 6.000 (seis mil) litros de água. no final, foi realizado o rescaldo para evitar a reignição de possíveis focos remanescentes. no incêndio houve apenas danos mateirais. a pmmg estava no local para tomar as providências cabíveis. para esta ocorrência, foram mobilizados para o atendimento a esta ocorrência 08 (oito) bombeiros militares, 03 (três) viaturas do cbmmg, sendo duas delas de combate à incêndio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80230
De: sandro Data: Segunda 6/7/2015 11:40:15
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

alguem sabe nocias de tiroteio em lava jato perto da rodoviaria

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80229
De: Maria Cleusa Data: Terça 7/7/2015 07:34:14
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Sobre mensagens 80.203 e 80.210, me emocionei ao ver o nome do meu pai Beto bombeiro neste mural.Tenho a honra de ser filha de um homem que, voluntariamente se uniu ao exército brasileiro para lutar na 2ª Guerra Mundial. Saudades...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80228
De: Rosa Data: Segunda 6/7/2015 16:24:49
Cidade: montes Claros  País: brasil

Foi sancionada a lei federal que proibe a venda de bebidas alcoolicas para menores,mas não há proibição de menores de 18 anos sozinhos nos bares da cidade. Não nem mesmo fiscalização nos barzinhos quanto a venda de bebida a menores, qualquer um pode consumir, não e pedido documento de identificação. Aos órgãos responsáveis, vamos fiscalizar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80227
De: Pai Data: Segunda 6/7/2015 16:35:01
Cidade: Montes Claros/MG

Abaixo está publicado que menores de 16 anos só podem entrar na Expomontes acompanhados pelos pais. Mas, como os menores de 18 anos matriculados em escolas têm direito a meia-entrada, não há uma única portaria que permite a entrada conjunta de pais e filhos. Ou seja, os pais têm que entrar pela portaria da entrada "inteira" e os filhos pela da "meia" entrada, que são separadas. Em dias de maior lotação, é difícil deixar os filhos sozinhos, mesmo na fila, onde estão sujeitos a assaltos e qualquer outro tipo de abordagem. Organização do evento, pense nisso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80226
De: Mãe Data: Segunda 6/7/2015 22:19:57
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Parabenizo a conduta do Juizado de Menores ou Conselho tutelar que interrompeu a festa (...) que acontecia no Salão de Eventos do (...) após o show do (...).Muita bebida alcóolica sendo vendida para menores, sem nenhum critério.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80225
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 6/7/2015 23:11:56
Cidade: Montes Claros - MG

Faleceu agora há pouco tempo (as 21:15) no Hospital Dr. Dílson Godinho, o radialista e comentarista Cosme Silva. O rádio perde. O ouvinte perde.
A família enlutada nossos sentimentos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80224
De: Paty Data: Segunda 6/7/2015 23:45:02
Cidade: Montes Claros MG

Alguém tem mais notícias sobre a origem do incêndio nesse ônibus coletivo, próximo a UNIMONTES? Eu tenho fotos mas não consigo mandar por aqui.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80223
De: WALTER ABREU Data: Segunda 6/7/2015 23:13:18
Cidade: Montes Claros MG

Concordo plenamente com a indignação do Bruno, manifestada na mensagem 80220. Os taxistas estão abusando e assustando os turistas que vieram para a EXPOMONTES. Vários me reclamaram. Uma corrida de táxi, do Parque de Exposições ao Hotel Intercity, que normalmente custaria entre R$10,00 e R$15,00, está custando R$40,00, se o táxi vier com 4 passageiros. Um absurdo o preço, sem falar na demora. Ao fim dos shows, uma espera de mais de 40 minutos para conseguir achar um táxi. Alô MC TRANS e PROCON. Vai a placa de um deles: PVG (...) Novo Corolla Prata.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80222
De: Polícia Militar Data: Segunda 6/7/2015 16:01:30
Cidade: Montes Claros

Aconteceu, na manhã de hoje, 06Jul, por volta das 09h35, uma tentativa de homicídio que vitimou um homem de 40 anos, na rua Joaquim Oliveira, no bairro Cidade Nova. Policiais militares patrulhavam as imediações do Montes Claros Shopping Center quando ouviram dois estampidos semelhantes a disparos de arma de fogo. Durante as buscas para localizar de onde teriam partido os disparos, os militares avistaram uma mulher em uma Hilux e um homem adentrando no referido veículo, ao que foi dada ordem de parada e procedida a busca. A vítima, que encontrava-se nas proximidades, relatou à guarnição que se encontrava em um "Lava a Jato" quando foi abordada pelo infrator, ex-marido de sua atual namorada, um homem de 38 anos, que o abordou e perguntou o que ele teria para dizer-lhe e, simultaneamente à pergunta, retirou uma arma da cintura e apontou em direção à vítima, sendo que esta atracou-se com o infrator que, ainda assim, disparou oito vezes contra ela, acertando de raspão os seus órgãos genitais, empreendendo fuga, em seguida. Do lado de fora do local do crime, a namorada do infrator, uma mulher de 27 anos o aguardava em uma Hilux, momento em que foram abordados pela Polícia Militar. Com o infrator foi recolhida a quantia de R$ 5.446,70 (cinco mil quatrocentos e quarenta e seis reais e setenta centavos) e, em um dos cômodos do "Lava Jato" foram localizadas as duas armas utilizadas na ação delituosa.
Os infratores encontram-se presos na delegacia de plantão.

***

Polícia Militar - 7/7/2015 - 7h10m -SUSPEITOS DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO SÃO PRESOS EM MONTES CLAROS - A Polícia Militar prendeu por volta das 9h35 de ontem, 6 de julho, um homem e uma mulher suspeitos do crime de tentativa de homicídio ocorrido na rua Joaquim Martins Oliveira, Bairro Cidade Nova, em Montes Claros.
Equipe de militares fazia patrulhamento nas proximidades quando ouviram disparos de arma de fogo. No local, onde funciona um lava-jato, algumas pessoas apontaram em direção a uma caminhonete Hilux prata, que estava dentro do lava-jato. Informaram ainda que um homem havia efetuado disparos em direção a outra pessoa que teria saído correndo do local.
Dentro do carro, os militares encontraram com a suspeita V. F. F., de 27 anos, já dando partida no veículo. O outro suspeito, G. F. R. de 38 anos, estava abrindo a porta para entrar no veículo com o intuito de fugirem do local do fato.
Os militares pediram à condutora que desligasse o veículo. O suspeito foi abordado, e negou a autoria dos disparos. Entretanto, durante a abordagem, a vítima (um homem de 40 anos) fez contato com uma viatura que estava na rua Iolanda de Almeida, no mesmo bairro, informando que poucos minutos atrás teria sofrido uma tentativa de homicídio praticada pelo suspeito G. F. R, que foi identificado pela vítima, e que ele estaria portando duas armas de fogo.
Segundo a vítima, estava lavando seu carro no lava-jato e, de repente, o suspeito apareceu atrás dele. Ao virar-se, viu o suspeito sacar uma arma de fogo. Para se defender, a vítima atracou-se com o suspeito, ambos caíram ao solo quando foram efetuados vários disparos. A vítima foi atingida de raspão na região da genitália, mas conseguiu tirar a arma do suspeito e a jogou no chão. O suspeito então, sacou outra arma de fogo e novamente efetuou outros disparos contra a vítima, que saiu correndo do local quando deparou com a viatura da PM.
A vítima informou ainda que esta tentativa de homicídio é devido ser namorado da ex-esposa do suspeito. Durante as buscas em um cômodo que fica dentro do lava-jato, os militares localizaram as duas armas de fogo, sendo: um revólver calibre 22 (com 03 cartuchos deflagrados, dois picotados e dois intactos) e um revólver calibre 38 (com 04 cartuchos deflagrados e 01 intacto) que foram apreendidos. Após a localização das armas e do relato da vítima, o suspeito assumiu a autoria do crime. Foi localizado ainda com o suspeito a quantia de R$ 5.446,70 (cinco mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e setenta centavos), dinheiro este, que a vítima acredita que seria utilizado para fuga.
Os suspeitos foram presos e conduzidos até a Delegacia de Polícia. A vítima foi conduzida ao Hospital Universitário por uma VP, onde foi atendida, sendo liberado em seguida. O veículo foi removido para o pátio.

***

O Tempo - Homem atira em testículos do namorado da sua ex-mulher no Norte de MG - Suspeito foi até uma lava-jato cometer o crime; atual namorada do agressor, uma advogada, foi presa como coautora - CAROLINA CAETANO - Um homem de 38 anos foi presos após tentar matar o atual namorado da sua ex-mulher, nessa segunda-feira (6), em Montes Claros, no Norte de Minas. A vítima levou um tiro de raspão nos testículos e não corre risco de morte.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o crime aconteceu dentro de um lava-jato, localizado na rua Joaquim Martins de Oliveira, no bairro Cidade Nova. Policiais que faziam patrulhamento de rotina próximo ao local escutaram três disparos.
A equipe deslocou para o estabelecimento e se deparou com o suspeito e uma mulher de 37 anos, atual namorada do atirador. Ela estava em uma Hilux de cor prata e se preparava para fugir com o homem. Na primeira conversa com a corporação, ele negou o crime.
Durante o registro da ocorrência, a vítima de 40 anos procurou uma outra viatura da polícia e contou que havia sofrido uma tentativa de homicídio. O homem contou que levou o carro para lavar e que o suspeito apareceu e disse: “O que você queria falar comigo?”. Em seguida, o agressor uma sacou a arma, e os dois começaram a se agredir fisicamente. Eles chegaram a cair no chão e o criminoso pegou outro revólver e atirou mais vezes.
A equipe que estava no lava-jato foi informada das declarações da vítima e começou a realizar buscas no veículo e no comércio. Dois revólveres calibre 22 e 38 foram encontrados. O suspeito confessou o crime e disse que, no domingo (5), a vítima o procurou para conversar, mas ele não quis. No entanto, ao avistar o desafeto nessa segunda, resolveu tirar satisfações.
O bandido e a namorada foram encaminhados à delegacia de plantão da cidade. A vítima foi socorrida ao Hospital Universitário Clemente de Faria, onde foi medicada e liberada.
Advogada presa como coautora
A namorada do suspeito foi presa como coautora.A mulher, que é advogada, além de dirigir o carro, estava com R$ 5.446,70. A quantia, segundo a vítima contou aos militares, seria usada pelo casal para fugir.
Policiais tentaram contato com a Ordem de Advogados do Brasil (OAB), seção Montes Claros, mas nenhum representante foi localizado para acompanhar a ocorrência.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80221
De: Juvenal Data: Segunda 6/7/2015 14:56:37
Cidade: M. Claros

Em boa hora, o governo do estado resolveu impor à Cemig que retire do seu marketing uma propaganda enganosa usada há muito tempo - a de que é a melhor energia do Brasil. O controlador da empresa, mas representante dos donos, que somos todos nós, por fim descobriu o que sabíamos. No Norte de Minas, desde os anos JK, que fundou a Cemig, temos uma das piores energias do Brasil. A primeira usina, a de 3 Marias, foi na nossa região, mas isto não impediu que a energia enviada para cá fosse de má qualidade, pouca e sofrível, porque estamos numa ponta de linha. Irapé atenuou o problema, mas ainda não o resolveu. É só perguntar qual consumidor não teve prejuízo com os repetidos piques de energia, sobretensão e colapsos no fornecimento de luz. Aparelhos queimados, prejuízos acumulados, etc.etc. O problema voltou a ficar mais crítico nos últimos anos. Faltou investimento, como o que é feito, sempre prioritariamente, em outras regiões de Minas, em detrimento da sua parte mais pobre, e sofrida. Talvez melhore a partir do reconhecimento interno de que a melhor energia do Brasil é uma falácia, palavra bonita que encobre outra - mentira, pura e simples. Agora, vamos torcer, todos, para que a energia elétrica realmente melhore, para todos. (Quem tiver dúvidas, consulte as estatísticas da Aneel).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80220
De: Bruno Data: Segunda 6/7/2015 14:16:51
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Gostaria de deixar a minha indignação neste mural que sem dúvidas possui papel fundamental no desenvolvimento de Montes Claros. Após os show da Exposição Agropecuaria de Montes Claros, os TAXISTAS se recusam a ligar o taxímetro, alegando ser por causa do horário, sendo assim passam a cobrar por pessoa. Uma classe que tanto exige de nossos governantes, também deve se dar o exemplo agindo de maneira coerente com seus clientes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80219
De: Avay Miranda Data: Segunda 6/7/2015 08:52:51
Cidade: Montes Claros

(...) Portanto, não estamos absolvendo os políticos da corrupção que grassa nos Poderes da Republica. Estamos dizendo que a nossa educação é que vai mal. O Governo gasta muito com a educação, mas, o dinheiro é mal-empregado, os professores são mal remunerados, não são reciclados, incentivados e nem valorizados.
Temos que acabar com a prática do levar vantagem em tudo.
Os Governos necessitam investir, urgentemente, na cultura e na educação do povo para que seja incutido na mente de cada um, que, qualquer dos atos acima praticados, está, na realidade, atingindo a sociedade como um todo. Necessitamos de uma mudança radical na nossa educação e na cultura do povo. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80217
De: Enoque Alves Data: Segunda 6/7/2015 08:46:02
Cidade: São Paulo/SP

(...) Geraldo Tito Silveira, Coronel, Escritor, Político, Professor, Delegado, Historiador, Jornalista, Diretor, Filantropo, Espírita Kardecista Vidente, era um dos filhos de Jacinto Silveira, fazendeiro e político e de Maria Luiza Silveira, normalista do outrora povoado de Brejo das Almas, hoje Francisco Sá, MG, onde nasceu no dia 06/02/1917 e desencarnou em Montes Claros no dia 18/12/2005 de causas naturais, com quase 89 anos.(...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80215
De: Elmo Lambert Data: Segunda 6/7/2015 06:22:21
Cidade: Montes Claros

Ainda sobre os ex-combatentes, fui aluno do professor Sapucaí no Colégio São José, onde diziam que também foi combatente na 2ª guerra. Excelente professor de geografia, por sinal. Não sei se realmente foi, seus filhos poderiam confirmar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80214
De: Maria José Data: Domingo 5/7/2015 23:06:15
Cidade: montes claros  País: Brasil

23 hs de pleno domingo e resolvem COMEÇAR o Show no parque de exposições. Estou a 3km do local e consigo ouvir perfeitamente o show, o que indica, por si só, que a poluição sonora é infinitamente superior a 50db, limite estabelecido na Lei Ambiental. "Todos são iguais perante a lei"? Acho que não. Se houvesse bom senso teria começado 19hs, mais um ano de poluição sonora na expomontes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80213
De: Jáder Data: Domingo 5/7/2015 14:54:46
Cidade: Montes Clars

Por um momento, foi uma volta ao passado. Na manhã azul de M. Claros, despontaram 9 aviões. Muitos correram até o aeroporto, para ver a "Esquadrilha da Fumaça". Não era incomum, ano sim, ano não, a Esquadrilha aparecer em M. Claros, no aniversário da cidade e na abertura, ou fechamento, da Exposição Agropecuária, A revoada dos pássaros metálicos no ar não era menor do que a revoada de gente no chão, procurando um melhor posto para acompanhar as acrobacias aéreas. Contudo, hoje, não era a Esquadrilha da Fumaça. Era o Esquadrão Cometa, baseado em Pirassununga, escola de aviação da FAB, sobrevoando a cidade em direção a Natal, no Rio Grande do Norte. Desceram para abastecer os aviões Tucano. Despertaram atenção, e esperança - esperança de um show que há tempos não acontece mais. Mas, logo partiram. (George Luca, que sabe tudo de aviões e de aviação, fotografou os aparelhos Tucano, nos céus de M. Claros e pousados no aeroporto local).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80212
De: Marina Data: Domingo 5/7/2015 12:53:08
Cidade: M. Claros

Alguém precisa colocar limites nesses novos táxis de Montes Claros. Ainda agora, um deles, de número (...), fazia horrores na Avenida Magalhães Pinto, em grande disparada, como se disputasse corrida. Ou as leis não são para todos?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80211
De: Juvenal Data: Domingo 5/7/2015 12:02:22
Cidade: M. Claros

Foram 9 aviões Tucano, dos comuns, que pousaram há pouco no aeroporto de Montes Claros. É o Esquadrão Cometa, da FAB, baseado em Pirassununga, onde fica a escola de pilotos da Força Aérea. Desceram para abastecer, pois voam, já agora, em direção a Natal! Onde cumprirão agenda. São jovens pilotos, em treinamento. Foi-se o tempo em que a Esquadrilha da Fumaça se apresentava em M. Claros, pela data do aniversário e, principalmente, da Exposição Agropecuária.(Na foto, de Márcio Farley, alguns dos 9 aviões Tucano pousados no aeroporto de M. Claros, nesta manhã de domingo).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80210
De: Afonso Data: Domingo 5/7/2015 11:50:51
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem 80207, 5/7/2015, de Eustáquio Ribeiro - Sobre os outros 2 ex-combatentes de Moc, que conheci, quando criança, além do Sr. Izar, eram Beto (bombeiro hidráulico) e Tasso (Gerente do Banco de Crédito Real). Mas estendo as minhas modestas homenagens ao Sr. Benjamim Ribeiro da Cruz e seus familiares, embora não o tenha conhecido, pelos seus feitos heróicos na II Guerra Mundial, certamente recompensados por Deus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80209
De: Carlos Data: Domingo 5/7/2015 09:46:04
Cidade: Montes Claros/MG

Sete aviões, aparentemente super tucano da Embraer, aterrizaram em Montes Claros agora pela manhã. Alguém sabe informar se haverá a apresentação aérea em Montes Claros?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80208
De: Fernando Data: Domingo 5/7/2015 09:30:17
Cidade: Moc/mg

Hoje, o ex-ministro e presidente do Supremo, Joaquim Cardoso, colocou no seu twitter:

Adorei tua resposta, Maju. Nem te conto o que se passou comigo nos 11 anos em que ocupei posição de alta responsabilidade e visibilidade...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80207
De: Eustáquio Ribeiro Data: Domingo 5/7/2015 09:09:08
Cidade: M. Claros

Na mensagem 74988, de 1/4/2013, Ucho Ribeiro diz: ´Talvez, o ex-combatente Izar, que comprou o Foto Pinto e o manteve no mesmo lugar por algum tempo tenha este arquivo.´ Conheci 4 ex-combatentes, até hoje, sendo 3 em Montes Claros, quando era criança, e 1 em Belo Horizonte, no final dos anos 90. Dentre os 3 de Montes Claros, um era o Sr. Izar, que faleceu anteontem aos 94 anos.(...)

Quanto aos outros dois de Moc, um deles era Benjamim Ribeiro da Cruz já falecido nascido em Montes Claros, e faleceu em Belo Horizote há 15 anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80206
De: Ciro Data: Sábado 4/7/2015 16:15:35
Cidade: Brasília DF

Boa informação para M. Claros:

Foi divulgada, no auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília, a lista das cidades que receberão o tour da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016.A chama olímpica o passará por 40 cidades de Minas e, em 8 delas - Belo Horizonte, M. Claros, Itabira, Uberlândia, Patos de Minas, Curvelo, Governador Valadares e Juiz de Fora, a tocha permanecerá ao fim de cada dia de revezamento, onde também será realizada uma festividade. A lista oficial completa do trajeto só será divulgada no início de 2016. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.A jornada começa em maio de 2016 para durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha – o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia. Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.A data em que a tocha desembarcar áem Brasília para dar início a seu trajeto ainda será definida, mas o revezamento tem dia exato para terminar: 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80205
De: Corredor de Rua Data: Sexta 3/7/2015 16:39:35
Cidade: Montes Claros

Corro por está Urbe quase todos os dias em média 30 Kilômentro, dividido em dois períodos.Hoje resolvi dá um passeio pela cidade correndo quase 22Kilõmentros.Passei pelas principais Avenidas como:José Corrêa Machado,Deputado Esteve Rodrigues,Mestra Fininha,Francisco Caetano,Donato Quintino,São Judas Tadeu,Avenida das Américas,Neco Delfino,Avenidas Das Palmeiras,Deputado Plínio Ribeiro e Geraldo Athayde. Um fato me chamou à atenção:pintaram os meios-fios e se esqueceram das faixas de TRÂNSITO,PRINCIPALMENTE A DE PÉDESTRE.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80204
De: Ana Data: Sábado 4/7/2015 15:10:23
Cidade: M. Claros

Mensagem: Os políticos, muitos deles, deveriam conhecer a história. Alguns, até a conhecem. Mas, por oportunismo, preferem muitas vezes desconhece-la. É o caso desses 158 anos de M. Claros, comemorados hoje. Quem viver verá: no dia 16 de Outubro de 2032, M. Claros, com governo próprio, autônomo, comemorará 200 anos. Como, no distante 16 de outubro de 1932, comemorou ruidosamente o 1º centenário. Acontece que em 1957, o nosso historiador Hermes de Paula, louvado seja, lembrou que era preciso comemorar a data de elevação da Vila para a Cidade. Não como sabemos hoje: Vila, ou Distrito, é um apêndice de um município, que elevado à condição de cidade vira cidade. Não era, naquele tempo, o caso de M. Claros, independente já em 1832. Por senso de oportunidade, e não de oportunismo, o querido Dr. Hermes orquestrou o ´centenário da cidade´. Atrairia recursos e daria visibilidade ao sertão. Dito e feito. No próximo 16 de Outubro Montes Claros comemorará efetivamente 183 nos, e não os 158 de hoje. Não há qualquer dúvida. Basta ler a história da Câmara Municipal, publicada por ela:(...)

De emancipação politico-administrativa Montes Claros tem, sim, 183 anos, mas de elevação de Vila de Montes Claros de Formigas à categoria de cidade de Montes Claros são 158 anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80203
De: Afonso Data: Sábado 4/7/2015 12:36:28
Cidade: Moc/MG

Na mensagem 74988, de 1/4/2013, Ucho Ribeiro diz: "Talvez, o ex-combatente Izar, que comprou o Foto Pinto e o manteve no mesmo lugar por algum tempo tenha este arquivo." Conheci 4 ex-combatentes, até hoje, sendo 3 em Montes Claros, quando era criança, e 1 em Belo Horizonte, no final dos anos 90. Dentre os 3 de Montes Claros, um era o Sr. Izar, que faleceu anteontem aos 94 anos. Cheguei a tirar umas fotos com ele nos anos 60. O de BH faleceu no ano passado. Quanto aos outros 2 de Moc, não tive mais notícias. São heróis da II Guerra Mundial. Deus os recompense pelo que fizeram pelo Brasil e outros paises, por suas famílias e pelos demais. E, em particular, aos familiares do Sr. Izar, os sentimentos da minha família pelo seu falecimento, na certeza que já está na Pátria Celeste.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80202
De: Polícia Militar Data: Sábado 4/7/2015 09:38:49
Cidade: M. Claros

Às 14h de ontem, 04Jul, na av. Ovídio de Abreu, no Centro da cidade, a Polícia Militar, junto ao Corpo de Bombeiros Militar, prendeu um homem por tentativa de roubo à transeunte. De acordo com informações prestadas pela vítima, uma mulher, quando transitava pelo local foi surpreendida pelo infrator, C. W. L., de 40 anos, que, usando de força física, a derrubou ao chão e subtraiu o seu aparelho de telefone celular. Uma guarnição Bombeiro Militar que passava pelo local, conseguiu dominar o infrator até a chegada da Polícia Militar que efetuou a prisão e condução do homem à delegacia. Em poder dele foram apreendidas, ainda, uma bicicleta e uma chave de um veículo Chevrolet, da qual o infrator não soube informar a procedência.

***

Às 12h15 de ontem 03Jul, na av. Governador Magalhães Pinto, no bairro Alcides Rabelo, a polícia foi acionada a registrar uma ocorrência de roubo consumado à transeunte.Segundo relatos da vítima, uma adolescente de 17 anos, transitava pela referida via quando foi abordada por um infrator que, simulando estar armado, anunciou o roubo e subtraiu seu aparelho de telefone celular e a quantia de R$ 4,00 (quatro reais) em dinheiro.

***

Às 02h da madrugada de hoje, 04Jul, na rodovia BR 251, nas proximidades de Campos Elísios, a polícia foi acionada a registrar uma ocorrência de roubo à mão armada de motocicleta.
Segundo relatos das vítimas, um homem de 26 anos e uma adolescente de 17, quando voltavam de um sítio, na motocicleta YAMAHA/FAZER YS250, foram interceptados por um veículo Fiat Uno de cor escura, ocupado por 02 (dois) infratores, sendo que um deles desceu do carro e, de arma em punho, ameaçou as vítimas, subtraindo delas a motocicleta e dois aparelhos de telefone celular. As vítimas alegaram que não conseguiram fazer contato imediato com a polícia por, só algum tempo depois do ocorrido, terem conseguido sair do matagal. Por volta da 01h da manhã, policiais militares avistaram dois infratores em atitude suspeita em uma motocicleta sendo que, quando foi dada ordem de parada, os infratores desobedeceram e evadiram por um matagal, abandonando a motocicleta YAMAHA FAZER, a mesma subtraída no crime acima narrado.
Diante dos fatos, a motocicleta foi apreendida e removida para o pátio. Os infratores responsáveis por sua subtração são procurados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80201
De: Cosme Damiao Data: Sábado 4/7/2015 09:16:19
Cidade: M. Claros-MG  País: BR

Montes Claros Perdeu ontem um de seu filhos notorico, como pesar que estive ontem no velório do meu amigo Sr. Juber Carneiro(mais conhecido por juber da autonorte), pessoa integra, trabalhador, de uma educação sem igual, detalhar aqui suas qualidade dava uma pagina de jornal, somente quem o conheceu sabe do seu caráter da suas qualidades, que Deus lhe dê um um bom lugar que ele merece.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80200
De: Marques Data: Sábado 4/7/2015 01:55:02
Cidade: M. Claros

Acabo de passar por "aquele posto" no fundo da Santa Casa, ao lado dos velórios. Bem debaixo de uma faixa "é proibido som neste local" estava parado um carro com o som a toda altura. Ao redor, muita gente bebendo. (...) Gradativamente a delinquência vem reocupando pontos da cidade, de onde havia sido expulsa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80199
De: Hildebrando Data: Sexta 3/7/2015 14:50:25
Cidade: Montes Claros

Muitos têm dificuldade em entender o imbróglio que cerca o aniversário de M. Claros. Talvez uma metáfora ajude.
- O nascimento de M. Claros, com administração própria, deu-se efetivamente em 16 de outubro de 1832. Ali nasceu a "cidade" como hoje entendemos a designação.
- O batizado, digamos assim, foi em 1857, 25 anos depois, sendo o termo "cidade" um título, e não como agora acontece quando a vila vira cidade e recebe autonomia político/administrativo, com governo próprio, independência financeira etc.. Em 1857, M. Claros tinha - já há 25 anos - Câmara e prefeito, que era o Agente Executivo.
Portanto:
Em 1932, foi comemorado o Primeiro Centenário, com toda pompa que a ocasião merece. É só pesquisar os jornais da época.
Em 1957, comemorou-se os 100 anos do "batizado", quando a criatura política completa já tinha 125 anos.

O município fará efetivamente 183 anos no próximo 16 de outubro. 25 anos a mais do que admite erroneamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80198
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 3/7/2015 12:11:43
Cidade: BRASILIA/DF

Justiça seja feita. Dr.Hermes de Paula, de médico do povo a historiador. Tornou-se historiador ao ser a primeira pessoa a, realmente, fazer pesquisas sobre todo o ciclo de evolução da cidade de Montes Claros, da Vila de Formigas até a elevação à categoria de cidade - cidade de Montes claros em 3 de julho de 1857, pela lei nº802. O nome MONTES CLAROS. "A mudança do nome para Montes claros veio ao encontro de uma velha aspiração dos formiguenses, conforme se lê no livro de atas das sessões da Câmara em 26/JUL/1844. O Sr.Presidente propôs que existindo duas vilas do mesmo nome de Formigas nesta rovincia e resulta muitos ofícios e papéis se desviarem por isto era conveniente que se dirigisse à Assembléia Provincial por intermédio do Govêrno para mudar-se o nome de Formigas para Vila de Montes Claros. Não deixou, portanto, de trazer certa satisfação a transição de vila para cidade."(vide): pg 22 de Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes - de Hermes de Paula- 1957- Rio de Janeiro".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80197
De: Carlos Eduardo Data: Sexta 3/7/2015 10:34:02
Cidade: Montes Claros

Os políticos, muitos deles, deveriam conhecer a história. Alguns, até a conhecem. Mas, por oportunismo, preferem muitas vezes desconhece-la. É o caso desses 158 anos de M. Claros, comemorados hoje.
Quem viver verá: no dia 16 de Outubro de 2032, M. Claros, com governo próprio, autônomo, comemorará 200 anos. Como, no distante 16 de outubro de 1932, comemorou ruidosamente o 1º centenário.
Acontece que em 1957, o nosso historiador Hermes de Paula, louvado seja, lembrou que era preciso comemorar a data de elevação da Vila para a Cidade. Não como sabemos hoje: Vila, ou Distrito, é um apêndice de um município, que elevado à condição de cidade vira cidade.
Não era, naquele tempo, o caso de M. Claros, independente já em 1832.
Por senso de oportunidade, e não de oportunismo, o querido Dr. Hermes orquestrou o "centenário da cidade". Atrairia recursos e daria visibilidade ao sertão. Dito e feito.

No próximo 16 de Outubro Montes Claros comemorará efetivamente 183 nos, e não os 158 de hoje. Não há qualquer dúvida.

Basta ler a história da Câmara Municipal, publicada por ela:


"A Câmara Municipal de Montes Claros foi criada através da Resolução da Assembleia Geral Legislativa, datada de 13 de outubro de 1831. Neste mesmo documento, também foram elevadas à categoria de Vila, várias povoações na província de Minas Gerais, incluindo a de Formigas (antigo nome de Montes Claros).
As eleições para vereadores em Montes Claros tiveram início em 23 de julho de 1832. Emancipada politicamente, instala-se a primeira Câmara Municipal da Vila de Montes Claros de Formigas em 16 de outubro de 1832, constituída dos seguintes cidadãos: Coronel José Pinheiro Neves – Presidente, Antonio Xavier de Mendonça – Vice-presidente, Lourenço Vieira de Azevedo Coutinho, Luiz de Araújo Abreu, Francisco Vaz de Mourão e Joaquim José Marques. O Coronel José Pinheiro Neves foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal e também o seu primeiro Agente Executivo, cargo este equivalente ao de Prefeito Municipal.
No processo eleitoral no período de 1832 a 1889 somente votavam as pessoas de grande poder econômico. Com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889,, as leis mudaram e, até 1930, outros cidadãos passaram a votar, exceto as mulheres e os analfabetos. Após a Proclamação da República, em 1891, foi instalado o Congresso Mineiro, com duas casas: a Câmara dos Deputados e o Senado do Estado de Minas Gerais. Posteriormente a democratização do país seguia a passos largos".

Resta a pergunta: Vila ou Distrito tem Câmara própria, cujo presidente é o Agente Executivo, cargo hoje correspondente a prefeito?

Respeitemos a história, ainda a Mestra da Vida. Ao menos isto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80196
De: Alberto Sena Data: Sexta 3/7/2015 10:21:04
Cidade: Grão Mogol

No jogo de perde e ganha há 158 anos

Alberto Sena

Recordo-me não como se estivesse acontecendo agora porque vejo tudo semioculto por tênue cortina, mas tenho lembrança de quando Montes Claros comemorou 100 anos. À época o menino tinha sete anos. Estava no início do “1º ano primário”, no Grupo Escolar Gonçalves Chaves. A família morava na Rua São Francisco, quase esquina de Rua Corrêa Machado.
Montes Claros era cidade sossegada à semelhança do que é hoje Grão Mogol. As ruas tinham trânsito incipiente de carros. Todo dia ouvíamos canto das rodas de carro de boi. Ouvíamos os reclames do vaqueiro condutor do carro puxado por quatro, seis ou mais juntas de boi. A vara comprida com prego pontiagudo na extremidade, o ferrão, ele a usava para despertar o boi sonso. “Ôaaa... Vemcá Fedegoso”, dizia um entre muitos nomes.
O pão nosso de todo dia era entregue em domicílio. Vinha de bicicleta. O verdureiro e o vendedor de frutas passavam todo dia na rua e o leiteiro montado a cavalo também. Com dois latões de leite dos lados do lombo do animal, o leiteiro gritava: “Olha o leeeiiiteeeirooo”. As donas de casa saíam à porta e o leiteiro enfiava uma lata de um litro dentro dos latões.
Em carne e osso, espichando o pescoço pra ver as encenações folclóricas no Estádio João Rebello, em pleno ano de 1957, no auge dos atrativos que à época oferecia, ali estava o menino vendo disputa de argola ou aliança. Era mais ou menos o seguinte: em determinado ponto do gramado do estádio havia uma aliança presa num barbante pendurado numa haste. O cavaleiro vinha a galope com um lança e aquele que conseguisse arrancar a aliança ganhava prêmio.
Lembro-me de o estádio cheio, tanto nas arquibancadas como na parte de baixo, ao redor do gramado. Nós, meus pais e irmãos, ficamos mais ou menos no meio da lateral do gramado, no lado contrário as arquibancadas. Alguma coisa me incomodava ali, mas não me recordo o quê. Talvez, o fato de ser menino e como era muita gente, não respeitaram o direito dele à visão do que se passava no campo. Mas ainda agora ouço o tropel de cavaleiros catando aliança na ponta da lança.
Passaram-se, portanto, 58 anos do Centenário de Montes Claros. Ridículo seria querer comparar a cidade de então com a metrópole de hoje. Evidentemente, desde aquela época a vocação de Montes Claros era essa mesma consumada mais de meio século depois dos vaticínios. Isso significa que houve tempo suficiente para as administrações públicas adequarem a cidade de modo a assegurar o bem-estar da população. Não é verdade?
No entanto, todos fizeram como se dizia em textos de antigamente, “ouvidos moucos” e chegamos ao gigantismo sem infraestrutura capaz de garantir qualidade de vida para a população. As ruas nasceram estreitas e estreitas se proliferam e com isso os problemas socioeconômicos agravados com a passagem da BR 251, que trouxe toda sorte de gente e de problemas para Montes Claros, e um dos principais é a violência promovida pelo tráfico de drogas.
A cidade completa 158 anos. A história do seu surgimento todo montesclarino sabe. Foi a partir duma fazenda fundada em abril de 1707, pelo então integrante da bandeira de Fernão Dias Paes Leme, Antônio Gonçalves Figueira. Ele iniciou uma fazenda de gado e a iniciativa prosperou e virou Vila de Montes Claros de Formiga, em outubro de 1831. Em julho de 1857, a vila foi elevada à cidade de Montes Claros.
A planura envolta pelos montes claros determinou a sua vocação de cidade polo. E polo continua sendo, agora vestida com vestes várias, multicoloridas. Mas continua vovó e mora no meu coração, porque entre tantas alegrias vividas, nunca encontrei por onde andei lugar de céu mais maravilhoso. De dia, é a luz sertaneja. E à noite o espetáculo do Luar do Sertão.
Apesar dos percalços, oh Montes Claros, a senhora é bela na feiura porque assim quiseram e assim parece ainda querer hoje os homens e as mulheres. Cidade bela aos olhos do coração porque é a terra onde nasci. E se em alguma ocasião ponho o dedo nas mazelas é porque a quero, muito, mas aí viver não dá mais. Se a minha cidade soube ganhar em fama o mundo na rudeza das décadas, perdeu em sossego, segurança pública e qualidade de vida.
Mais, muito mais Montes Claros perdeu. Perdeu os quintais. Perdeu o canto e o encanto dos passarinhos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80195
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sexta 3/7/2015 10:10:27
Cidade: montes claros  País: Brasil

UM AMIGO FIEL

* Marcelo Eduardo Freitas

Em dias tão corridos, embora lamentável, é forçoso concluir que temos tido dificuldades em cultivar amizades sinceras. Interesses não tão nobres movem as relações modernas. Crianças estão sendo criadas em "cativeiros" completamente apartadas das relações humanas. Tudo se tornou eminentemente virtual. Passam-se os anos e, ao olharmos pelo retrovisor da vida, observamos que não cultivamos amizades genuínas. Aquelas de infância, verdadeiras, tão raras em tempos atuais.
É bíblico e não se pode negligenciar: "Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé". Para os incautos, está lá no livro do Sirácida, mais conhecido como Eclesiástico, de autoria atribuída a Jesus Ben Sirac.
Ter amigos de infância, assim, é recordar o passado com um sorriso nos lábios. É ter a sensação de que bons momentos foram vividos na companhia de verdadeiros companheiros de jornada. Dá saudades! É semelhante àquela descrição apresentada pelo saudoso Manoel Bandeira, em Velha Chácara: "a casa era por aqui... Onde? Procuro-a e não acho. Ouço uma voz que esqueci: É a voz deste mesmo riacho. Ah quanto tempo passou! (Foram mais de cinqüenta anos). Tantos que a morte levou! (E a vida... nos desenganos...) A usura fez tábua rasa da velha chácara triste: Não existe mais a casa... - Mas o menino ainda existe".
Relembro com alegria do tempo que passou e não mais retornará. Mas a vida segue sempre adiante, para além do horizonte. Assim, para que ninguém perca a oportunidade de colacionar amizades fieis, nunca é demais relembrar a história do "Pai Conselheiro", aqui reescrita livremente: Um jovem recém-casado, num daqueles dias de calor ardente, estava sentado em um sofá, bebendo suco gelado durante uma visita à casa de seu humilde pai. Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as responsabilidades diárias, as obrigações da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo a derreterem no seu copo quando lançou um olhar claro e sereno para o filho.
- Nunca se esqueça de seus amigos, aconselhou! Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venha a ter, você sempre precisará de amigos. Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com eles. Façam coisas juntos. Cometam irresponsabilidades e conserve amizades de infância, estas as mais importantes de toda a sua jornada.
 "Que estranho conselho", pensou o jovem. "Acabo de ingressar no mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e a família que iniciaremos serão tudo de que necessito para dar sentido à minha vida!"
 Contudo, ele obedeceu ao pai. Manteve os amigos do passado e a cada dia aumentava o número de relacionamentos. Conforme os anos se sucediam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava. Na medida em que o tempo e a natureza realizavam suas mudanças e mistérios sobre o homem, amigos mostraram-se baluartes em sua vida.
Passados mais de 50 anos, o então jovem aprendeu: O tempo passa. A vida acontece. A distância separa. As crianças crescem. Os empregos vêm e vão. O amor perde a intensidade. As pessoas não fazem o que deveriam fazer. O coração se rompe. Os pais morrem. Os colegas esquecem-se dos favores. As carreiras terminam...  Mas os verdadeiros amigos estarão sempre presentes, não importando quanto tempo e quantos quilômetros haja entre vocês. Afinal, um amigo nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando por você de braços abertos, abençoando sua vida! Quando iniciamos esta aventura chamada vida, não sabemos o quanto precisaremos uns dos outros!
Enfim, cultivem amizades de infância! Como razão para concluir esse breve culto às amizades sinceras, não posso finalizar senão com as eternas palavras do velho delegado de polícia e cronista gaúcho, Paulo Sant`Ana, equivocadamente atribuídas a Vinícius de Morais: "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não o declare e não os procure".

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80194
De: Arduíno Data: Sexta 3/7/2015 10:01:59
Cidade: BH

A conjunção de Júpiter e Vênus teve aproximação máxima na noite de terça-feira, 30 junho, quando os planetas mais brilhantes do firmamento ficaram a 0,3 graus de distância. O fenômeno ainda poderá ser visto de perto até este sábado 4 de julho.Embora vistos próximos, como se fossem trombar um no outro, Júpiter está a 900 milhões de quilômetros da Terra e, Vênus, a 74 milhões. Júpiter, que foi o principal Deus dos Romanos no auge da sua glória,lá deles, de Roma, é 11 vezes maior do que Vênus, que é mais brilhante por causa de sua proximidade com a Terra.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80193
De: Polícia Militar Data: Sexta 3/7/2015 09:05:14
Cidade: M. Claros

A Polícia Militar informa que foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, entre a Polícia Militar, os promotores do evento e o Poder Judiciário local com vistas a regulamentar o acesso de menores de idade, no Parque João Alencar Athayde, quando da realização da 41ª EXPOMONTES.
No referido TAC, ficou acordado e determinado pelo Juiz …., que menores com idade inferior à 16 anos, somente terão acesso ao Parque de Exposições quando acompanhados por pais ou responsáveis, sendo estes últimos considerados Tutores ou Curados. Já os menores enquadrados na faixa etária compreendida entre 16 e 18 anos, somente adentrarão ao local já mencionado quando estiverem na companhia dos pais ou de um responsável adulto.
Diante de tal cenário, solicitamos à imprensa local, em suas diversas variações, que auxiliem os órgãos responsáveis pela fiscalização do cumprimento do TAC, divulgando em seus vários veículos as informações contidas na presente nota.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80192
De: Leitor Data: Quinta 2/7/2015 17:05:59
Cidade: Montes Claros

"Alguém sabe o que aconteceu no bairro renascença agora à noite? muita viatura policial e dos bombeiros, ruas interditadas... fiquei curiosa com tamanha movimentação"

Vazamento de produto tóxico de veículo, com risco de contaminação. A polícia não tem previsão para liberação do local. Transito tumultuado, buscar outras vias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80191
De: Paulo Narciso Data: Sexta 3/7/2015 00:09:41
Cidade: M. Claros

Houve tempo em que a Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros era aberta por presidentes da República. Lembro-me de pelo menos três - JK, Castelo Branco e Geisel. Parece que outros mais vieram. Quando não vinha o presidente da República, vinha o governador. Depois, nem mais o governador. Aparecia o Ministro da Agricultura, ou o secretário estadual da pasta. Hoje, ao declinar do dia, a Expomontes foi aberta sem presidente, sem governador, com um senador e dois - dois - representantes pessoais do governador, os deputados Tadeuzinho e Guedes, rivais na política local. Os dois se apresentaram enfaticamente como emissários do ausente Pimentel. O governador não teria sido convidado oficialmente, por dificuldades com a classe rural, ao conferir a Medalha da Inconfidência ao líder do MST. O vice-governador, do PMDB, este vindo de ligações com o campo, natural da diamantífera Coromandel, estaria confirmado em lugar de Fernando Pimentel. Alguma coisa aconteceu, porém. Nem o vice apareceu. Teria sido intriga nas franjas palacianas - que decididamente não são franjas de altar, com insinuações de possível, e improvável, hostilidade. Quem não veio perdeu. Poucas vezes o Parque João Ataíde se apresenta tão arrumado, como para esta exposição, em que pese a crise econômica, generalizada e profunda. O campo, tão maltratado, está carregando o País nas costas e a fala inaugural do presidente da Sociedade Rural, Osmany Barbosa, foi realista, elegante, sóbria. Mas um médico roubou a cena. Eduardo Alves do Amorim, nascido em Itabaiana, 52 anos, fez discurso alto, humano, breve, como recentemente não se costuma ouvir de político algum, eles que em certos momentos foram os maiores tribunos da fatigada pátria, e pela voz de quem ouvia-se a nação. Vide Aureliano Cândido de Tavares Bastos e Joaquim Nabuco, no Império, e Ruy Barbosa, Carlos Lacerda e Paulo Brossard, mais recentemente. Foi aplaudido, respeitosamente aplaudido, embora pouco conhecido aqui. Disse, e repetiu, que o pior da crise brasileira não está na economia, em frangalhos, sabemos todos. Reside, habita, na face moral, na ausência dela, no seu estraçalhamento. Foi aplaudido. Vem a ser senador por Sergipe, com ligações familiares no Norte de Minas. Roubou a cena, repito. Supriu a ausência dos que antes, em outros melhores tempos, reverenciavam o Norte de Minas e sua cidade líder. (Brava cidade, nos momentos em que a bravura é o último recurso). Vida que segue.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80190
De: JOHN DOE Data: Quinta 2/7/2015 23:41:13
Cidade: M. Claros

Fato lamentável, volta a ocorrer em Montes Claros. A praça da Estação Ferroviária, que dá acesso a importantes vias de distribuição de transito da cidade, a exemplo da Rua Barão do Rio Branco, Av. Francisco Sá, Av. Ouvídio de Abreu, e outras, volta infelizmente, a ser palco de um grupo de indivíduos, e desocupados, que estão fazendo dela, ponto de moradia, de encontros, de dormitórios, etc, com a presença de vasilhames e colchões espalhados pelo gramado, e ao entorno do busto do Ministro da viação, Francisco Sá. Há necessidade, que o setor social da Prefeitura, volte novamente lá, porque se percebe, que o contingente de invasores, estão aumentando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80189
De: Luiz Ortiga Data: Quinta 2/7/2015 20:04:17
Cidade: BRASILIA/DF

Dia 3 de julho de 2015 Montes Claros fará 158 anos da criação como cidade. Montes Claros cresceu muito e já tem os problemas das grandes cidades e seus habitantes que já ultrapassaram os 400 mil sentem as mazelas disso.
Abastecimento d`água e esgoto, iluminação e transporte públicos, habitação e todos os problemas inerentes a uma grande metrópole se mostram como desafios aos governantes. Aquela cidade da nossa infancia, já não existe mais. Sempre desejamos o crescimento da cidade e quando este crescimento chegou, sentimos que não era bem isso que sonhávamos. Talvez não tenhamos analisado bem que o crescimento tem o seu lado bom, mas tem um número maior de transtornos. Pedimos a Deus que dê à cidade muita paz e um desenvolvimento calmo e ordenado e que a sua população possa ursufruir disso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80188
De: Robson Data: Quinta 2/7/2015 20:04:58
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

A população de Montes Claros perde qualidade de vida com o barulho absurdo dos carros "usinas de som", que rodam a qualquer hora do dia e especialmente a noite, com volume altíssimo, acordando pessoas, assustando crianças pequenas, vibrando janelas e portas de nossas residências. Além do barulho, as letras de algumas "músicas" ou "funk" são de extrema imoralidade e perversão. Somos obrigados a conviver com tudo isso, sem nenhuma intervenção das autoridades competentes? Parece que a sociedade está indo muito rápido para um caminho muito ruim, que não terá mais volta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80187
De: Corpo de Bombeiros Data: Quinta 2/7/2015 17:23:24
Cidade: Montes Claros

Montes Claros - Corpo de Bombeiros atende ocorrência de vazamento de produtos químicos em via pública - Na tarde da última quarta-feira(01/07), por volta das 16h30, o 7º Batalhão de Bombeiros em Montes Claros foi acionado para atender uma ocorrência envolvendo produto químico que vazou de um caminhão que transitava na Avenida Minas Gerais no bairro Renascença em Montes Claros.
O produto identificado como Cloreto de Alumínio é corrosivo e reage violentamento com a aguaa podendo causar danos à saúde através de contato ou inalação.
Segundo o condutor da carreta que transportava o produto de São Paulo para uma fabrica de tecidos em Montes Claros, um dos tonéis teria se soltado dentro da carga ocasionando o vazamento no baú e por 200 metros na via pública
Devido a complexidade da ocorrência e riscos existentes o Corpo de Bombeiros instalou o Sistema de Comando em Operações (SCO) com a presença da Polícia Militar , Defesa Civil e MCtrans que gerencia a ocorrência até seu término. Após a análise da situação, os bombeiros utilizaram serragem e terra para cobrir o produto e evitar que um córrego próximo fosse contaminado.
Após a contenção do produto a empresa responsável compareceu e está realizando a remoção do produto.
O veículo possui autorização para o transporte do produto e notas fiscais.
A Defesa Civil solicitou que os moradores próximos do local deixassem suas casas para evitar contaminações.
58 pessoas deixaram o local, sendo que 35 foram para hotéis da cidade.
A perícia será feita por órgão ambiental competente, para que sejam dimensionados os danos causados e possíveis autuações.
A via continua interditada sem previsão de liberação. Militares do Corpo de Bombeiros permanecem no local até a total retirada do produto químico.

***
Hoje em Dia - Vazamento de produto químico tira 14 famílias de casas em Montes Claros - Quatorze famílias que moram no bairro Renascença, em Montes Claros, no Norte de Minas, tiveram que deixar suas casas após acidente registrado na tarde de quarta-feira (1º).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a carga de cloreto de alumínio que estava sendo transportada por um caminhão-baú vazou na avenida Minas Gerais. Ao detectar o problema, o motorista acionou o socorro.
Por precaução, os militares isolaram a área e contiveram cerca de mil litros do produto químico. Para isso, eles utilizaram 10m³ de terra. As famílias que estavam dentro do raio da operação foram retiradas e levadas para um hotel do município. Os comerciantes da região foram orientados a fechar os estabelecimentos.
A empresa responsável pelo produto tóxico compareceu ao local e realizou o manejo da carga. Durante o trabalho, os militares tiveram que realizar a prevenção contra incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros, posteriormente o cloreto de alumínio foi descartado em local apropriado.
Com o auxílio de um trator pá carregadeira e dois caminhões caçamba, a terra contaminada com o agente químico também foi removida e descartada. Os bombeiros realizaram a limpeza e a lavagem da pista.
A Secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros, as polícias Militar e Civil, a Defesa Civil e a Guarda Municipal auxiliaram no trabalho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80186
De: Juliana Data: Quarta 1/7/2015 18:46:56
Cidade: Montes Claros

Alguém sabe o que aconteceu no bairro Renascença agora à noite? Muita viatura policial e dos bombeiros, ruas interditadas... Fiquei curiosa com tamanha movimentação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80185
De: Manoel Hygino Data: Quinta 2/7/2015 10:14:15
Cidade: Belo Horizonte


Meados de ano perverso

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Junho de 2015 já é passado. Pena que, ao deixar de ser presente, marcou-se por acontecimentos nada alentadores ou promissores. Do Norte de Minas Gerais, chegou a informação de que, na quarta-feira de São João, ainda se viam “rabos de galo”, com a lua evoluindo a crescente.
Paulo Narciso, jornalista com vocabulário de poeta, explica que a data de São João teve céu azul pela manhã, com muitos rabos de galo, isto é, nuvens que indicam chuvas na crença popular. Mas, cidades interioranas vão perdendo a alegria das fogueiras na porta das casas, a começar porque a lenha diminui e, segundo, porque o costume se vai acabando, restando praticamente as festas em clubes, dolorosamente descaracterizadas. Bons tempos aqueles perdidos no infinito do tempo!
Obriga pensar, sobretudo neste 2015 do nascimento de nosso senhor Jesus Cristo, cujas bondades e lições ainda impregnam os homens de bem no Brasil, abençoado por Deus. Mas haverá um segundo a mais, como anunciou o Observatório de Paris.
O fenômeno inquieta os que habitam países de gente pobre ou oprimida ou de maus dirigentes: mais tempo a sofrer. O segundo cronológico a mais foi adicionado em 30 de junho, terça-feira, quando a contagem do tempo foi até 23-59-60, quando o normal seria 23:59:59.
Ajustaram-se os relógios para estarem em sincronia com a rotação da Terra. Mas as grandes empresas se preocupam. A alteração poderá provocar falhas em sistemas de tecnologia, pois os horários oficiais dos países são controlados por relógios atômicos, extremamente precisos. Os brasileiros, inquietos com o duro ano já pela metade, temem suportar um segundo a mais. Magistrado respeitável observou: “O momento exige prudência das autoridades. Vivemos uma guerra civil não declarada, com a corrupção institucionalizada. É preciso atuar dentro dos imperativos éticos e legais. Devemos ficar atentos, em permanente vigilância, na defesa da democracia e da legalidade”.
É questão de bom senso, tão exigido nas horas mais graves da vida do homem e da história de um povo. O mundo está profundamente abalado. Os recentes acontecimentos envolvendo ações bárbaras, reivindicadas pelo Estado Islâmico, no Oriente Médio, no Norte da África e episódios na própria Europa, advertem para a necessidade de os homens despertarem para a nova realidade.
Os meios de comunicação põem as pessoas cientes do que ocorre em questão de segundos. Se a tecnologia permite contatos imediatos, por que os homens não agem segundo os ditames da boa lei, da justiça, da solidariedade e da fraternidade? Por que há de predominar o império da violência e do crime nas relações humanas, nos governos e entre povos?
O que se ganha com a apropriação ou desvios delituosos de dinheiros públicos, no volume e com a desenvoltura demonstrados nas investigações realizadas no Brasil? O que pensará a comunidade internacional, ao tomar conhecimento do que aqui se faz incessantemente na gestão de bens do povo e do cidadão?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: