Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Polícia procura por autores de tentativa de homicídio contra integrantes de comunidade Quilombola - Por volta das 14h de ontem, 19 Jan, na Fazenda Assentamento Arapuim/ Fazenda da Torta, no município de Verdelândia, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio contra integrantes de uma comunidade Quilombola da região.
A guarnição que estava de plantão no quartel em Verdelândia foi informada, via Centro de Comunicações, que um grupo de pessoas armadas estava atirando em um grupo de Quilombolas na Fazenda da Torta. Diante das informações, foi feito contato com a cidade de Janaúba, com vistas a acionar reforços. Ao deslocarem-se para o local dos fatos, a guarnição deparou-se com pessoas fugindo que afirmavam que a fazenda havia sido invadida na data de 18Jan, por um grupo de aproximadamente 20 pessoas conhecidos como “Comunidade Quilombolas do Brejo Arapuim” e, nesta data, por volta das 14h, chegaram duas caminhonetes com homens fortemente armados com armas longas, pistolas e revólveres e de capuz, ordenando que as vítimas deitassem ao solo e ao mesmo tempo atirando contra estas e agredindo-as, deixando várias pessoas feridas. Logo em seguida, roubaram alguns pertences das vítimas como dinheiro, lanterna, celular, e outros.
Algumas pessoas no intuito de salvar suas vidas refugiaram-se no matagal. Chegando ao local dos fatos, próximo a uma residência, a guarnição deparou com um veículo, marca Fiat, modelo Uno Fire, placa HBA1435, cor azul, (quebrado o vidro traseiro do lado esquerdo), motocicleta marca Honda, modelo Titan, placa DWZ 0557 (com tanque amassado) e no interior de uma área estavam duas motocicletas, sem danos; uma da marca Honda, modelo CG, cor branca, placa GWU 8799 e uma da marca Yamaha, modelo YBR, placa HAJ5795, cor preta. Na cozinha da residência, havia uma poça vermelha, semelhante a sangue, 04 (quatro) cápsulas de espingarda, cal. 12 e 01 (uma) de revólver cal.38 deflagradas. Não foi possível fazer a condução dos veículos, pelo fato do local ser de difícil acesso; não sendo localizada nenhuma pessoa nas proximidades. As vítimas estavam sendo atendidas no Hospital Regional da cidade de Janaúba.
O rastreamento continua na busca dos autores do crime.

Estado de Minas - Feridos em confusão na cidade de Verdelândia são membros de comunidade quilombola - Duas pessoas foram baleadas e outras nove machucadas por coronhadas, socos e chutes na Fazenda da Torta em Verdelândia. O local foi invadido no último sábado por cerca de 20 quilombolas - Luana Cruz - Os 11 feridos em uma confusão na Zona Rural de Verdelândia, no Norte de Minas, na tarde de domingo, são integrantes da comunidade quilombola Brejo do Arapuim. De acordo com a Polícia Militar (PM), eles foram agredidos por homens encapuzados dentro da Fazenda da Torta, local que invadiram no último sábado para montar assentamento. Duas pessoas foram baleadas e outras nove machucadas por coronhadas, socos e chutes.
Segundo o boletim de ocorrência da PM, por volta de 14h, os quilombolas foram surpreendidos por 10 homens encapuzados e fortemente armados, que chegaram em uma Toyota Hilux e uma Mitsubishi L200. Eles mandaram as pessoas deitarem no chão, atiraram sem direção e distribuíram pancadas. Os homens ainda roubaram dinheiro e celulares dos membros da comunidade e fugiram nos veículos.
A PM foi acionada via 190 e quando policiais do destacamento de Verdelândia e do batalhão de Janaúba chegaram na área, encontraram alguns quilombolas na estrada que dá acesso à fazenda. Eles disseram ter reconhecido, pelo porte físico, um dos agressores, sendo um homem conhecido como “Joãozinho”, filho de João Dias que é proprietário do terreno.
Os policiais foram até o local da confusão e as vítimas já haviam sido levadas para o Hospital Regional de Janaúba. Apenas os baleados, José Soares Mendes, 61 anos, e Gustavo Prates Santos, 23 anos, foram encaminhados para o Hospital de Montes Claros. O idoso ficou ferido no braço esquerdo e Gustavo levou um tiro no braço direito. Ao todo, 20 pessoas estão morando no assentamento e durante o tiroteio algumas se esconderam no matagal para escapar os agressores.
Na área do acampamento, os militares um Fiat Uno com o vidro traseiro quebrado, uma moto com o tanque amassado e duas motos sem danos. Na cozinha da casa principal da fazenda foram recolhidos um revólver calibre 38 deflagrado e quatro cápsulas de espingarda calibre 12.
A polícia está apurando a denúncia dos quilombolas sobre a autoria dos tiros. Os policiais foram até um terreno vizinho, chamado Fazenda do Morro Preto, que também pertencem a João Dias. Em busca de suspeitos, os policiais varreram a área, mas não encontraram ninguém. Também foi repassada, para unidades vizinhas, a informação sobre as caminhonetes, porém os veículos não foram encontrados.
Quilombolas
De acordo com a Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, a comunidade do Arapuim faz parte do grupo Brejo dos Crioulos. O território desses quilombolas se estende pelos municípios de São João da Ponte e Varzelândia, na região Norte de Minas Gerais – mesma área onde fica Verdelândia. Ao todo são 3.000 pessoas reconhecidas como parte dos núcleos populacionais.

O tempo - Tiroteio em assentamento no Norte de Minas termina com 11 feridos - Dois homens foram baleados e nove pessoas foram agredidas com coronhadas, socos e chutes; segundo sobreviventes, filho do dono da fazenda invadida estava entre os atiradores - Carolina Caetano - m tiroteio em uma fazenda invadida em Verdelândia, no Norte de Minas, terminou com dois homens baleados e outras nove pessoas feridas, nesse domingo (19). Segundo algumas vítimas, um dos atiradores seria filho do proprietário da propriedade rural.
De acordo com a Polícia Militar, as tentativas de homicídios aconteceram por volta de 14h no assentamento Arapuim, dentro da Fazenda da Torta, onde cerca de 20 pessoas da “Comunidade Quilombola do Brejo de Arapuim” estão acampadas há dois dias.
Os invasores contaram que dez homens encapuzados e fortemente armados chegaram ao local em duas caminhonetes e ordenaram que as vítimas deitassem no chão. Em seguida, eles foram agredidos com coronhadas, socos e chutes. Vários tiros foram disparados, mas, por sorte, só duas pessoas foram atingidas.
Antes da fuga, o grupo quebrou os vidros traseiros de um Fiat Uno e amassou o tanque de uma moto dos quilombolas. Além disso, lanternas, dinheiro e celulares foram roubados. Na cozinha da casa principal da fazenda, militares recolheram cápsulas deflagradas de armas calibre 38 e 12.
Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional de Janaúba. José Soares Mendes, de 61 anos, levou um tiro no braço e várias coronhadas na cabeça. Gustavo Prates Santos, de 23, foi atingido no braço e a bala acertou o seu pulmão. Os dois foram levados para uma unidade de atendimento de Montes Claros.
Ainda segundo os sobreviventes, um homem identificado apenas pelo apelido de “Joãozinho” estaria no meio dos criminosos. Ele é filho de João Dias, dono do imóvel. No entanto, militares fizeram rastreamento na região, mas pai e filho não foram localizados.
Na manhã desta segunda-feira (20), policiais ainda fazem buscas pelos atiradores.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima